App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Mercado regulado do gás natural

8 SETEMBRO 2022
Tópicos
Imóveis Governo Inflação
Transição já é possível sem quaisquer encargos.
Mercado regulado do gás natural
Fonte: Pexels
Autor: Redação

No seguimento do apelo do Governo em atuar para evitar prejudicar os consumidores de gás, clarificando a lei de modo a não ser exigida esta inspeção aquando a mudança para tarifa regulada. Na passada terça-feira foi publicado no Diário da República o decreto-lei que prevê o retorno ao mercado regulado do gás. 

Esta mudança não exige aos consumidores encargos e é possível deslocar-se a uma loja para realizar a mudança ou então poderá fazê-lo via online. 
Segundo o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, os Comercializadores de Último Recurso (CUR) terão apenas 45 dias para providenciar aos consumidores a possibilidade da transferência.

Por que há tanta procura por retorno ao mercado regulado do gás natural após os aumentos assistidos? 

"No mercado regulado, ao contrário do que se verifica no mercado liberalizado, a atividade exercida pelos vários comercializadores de gás natural, está totalmente sujeita às regras estabelecidas" pelo regulador. 

Contudo, as normas contratuais são aprovadas pela ERSE e são iguais para todos os CUR. A entrada neste mercado só se poderá verificar se os clientes forem taxados pelas tarifas e preços fixados integralmente pela ERSE

A mudança para o mercado regulado já é permitida para "todos os clientes (consumidores domésticos e pequenas empresas), cujo consumo anual de gás não ultrapasse os 10.000 m³, podem, se assim o pretenderem, celebrar um contrato de fornecimento de gás natural com o CUR da sua zona geográfica" segundo o regulador. 
Tópicos
Imóveis Governo Inflação
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel