App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Natal: prepare o seu orçamento familiar

2 DEZEMBRO 2022
Tópicos
Dicas Decisões & Soluções Mais-Valias Natal
Reunimos um conjunto de sugestões que o poderão ajudar no planeamento do seu orçamento familiar durante a quadra natalícia.
Natal: prepare o seu orçamento familiar
Fonte: Pexels
Autor: Redação

O Natal é habitualmente uma época onde as despesas se avultam, mas existem formas de controlar os valores do dinheiro que vai gastar. É importante, antes de começar a fazer contas, perceber quanto dinheiro tenciona colocar de parte para este efeito, para que seja mais fácil organizar as suas finanças e limitar as extravagâncias típicas da quadra. 

Provavelmente, ao ouvir a palavra "Natal", uma das primeiras coisas que lhe vem à cabeça é o esforço financeiro que implica realizar a consoada ou rechear a sua árvore de presentes, no entanto, existem formas de contornar este sufoco. Poderá começar a planear o seu Natal com a mente mais descansada, seguindo os conselhos que o SUPERCASA Notícias reuniu para si. 

#1 Planear com antecedência vai garantir-lhe um maior equilíbrio do orçamento
Começar a comprar as prendas com uma maior antecedência, por exemplo, é uma das vias mais eficazes para que não acumule todas as despesas num único mês, e provavelmente terá mais tempo para fazer escolhas pensadas com atenção, ao invés daquelas prendas de última hora que implicam maiores dores de cabeça. 

Planear a ceia de Natal ao longo das semanas (ou até meses) anteriores também será mais sensato, podendo elaborar uma lista completa de tudo o que vai precisar e ir começando a fazer essas compras. Elaborar listas, aliás, pode ser uma ajuda eficaz, uma vez que terá mais atenção ao que é fulcral e ao que pode dispensar, tendo sempre em conta que terá tempo de antecedência para fazer todas as contas e gerir com mais facilidade o seu dinheiro. O ideal é começar já a planear tudo e não guardar para a semana anterior. 

#2 O susbsídio de Natal pode ser uma ajuda, mas com moderação
É tentador pensar em utilizar o dinheiro do subsídio de Natal para as despesas totais da consoada mas esse dinheiro poderá vir a fazer-lhe falta no futuro. A forma ideal de o rentabilizar seria tirar uma parte para as depesas da quadra e utilizar a parte da restante fatia para reforçar as suas poupanças. 

#3 Seja criativo nas prendas e planeie a quem as vai oferecer
É importante ter uma estratégia no que diz respeito às prendas e ser objetivo. A quantas pessoas vai oferecer? Quanto dinheiro quer gastar com cada uma? Organize o seu orçamento com base nestas questões e reflita acerca das prendas em si. Pode sempre optar por jogar fora da caixa e oferecer prendas homemade, com um cunho pessoal e mais criativas, que provavelmente serão valorizadas de outra forma.

#4 A ceia de Natal pode ser um momento de partilha
Depois de perceber quantas pessoas vão estar presentes na consoada, por que não sugerir aos convidados que tragam algo para partilhar? Podem ser alimentos, bebidas ou sobremesas. É uma forma de valorizar o espírito de partilha e de aliviar as despesas ao anfitrião.

Garanta um Natal feliz e sem dores de cabeça, começando a aplicar estas sugestões ao seu planeamento orçamental. Não se esqueça das suas despesas mensais fixas e assegure-se de que terá margem de manobra para consolidar todos os planos e despesas que tem em mente, garantindo equilíbrio nas suas finanças e um Natal feliz.

Tópicos
Dicas Decisões & Soluções Mais-Valias Natal
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel