App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Nómadas digitais em Portugal: destinos mais escolhidos

13 AGOSTO 2023
Tópicos
Dicas Portugal Teletrabalho Cowork
Conheça alguns dos melhores lugares portugueses para trabalhar remotamente.
Nómadas digitais em Portugal: destinos mais escolhidos
Fonte: Freepik
Autor: Redação

Portugal faz parte da lista dos melhores países para trabalhar à distância. Neste artigo dizemos-lhe quais os destinos preferidos pelos nómadas digitais.

O trabalho remoto trouxe um novo paradigma profissional a muitos portugueses e cidadãos de todo o mundo, tornando-se numa opção com muitas vantagens, nomeadamente a liberdade horária, geográfica e até financeira

A presença de cada vez mais nómadas digitais em Portugal acaba por ter um impacto positivo no mercado imobiliário português, pelas mais diversas razões:
  • Promovem a economia local – o facto de não estarem fixos numa empresa faz com que necessitem sempre de um local com internet para trabalhar, alojamento local, transporte e bens alimentares. Isto traduz-se num aumento da economia local, pois acabam por investir dinheiro em serviços e produtos locais.
  • Alojamento local – uma vez que necessitam de um lugar para ficar durante o tempo em que cá estão, é provável que recorram a alojamentos locais ou até que arrendem um imóvel nessa zona. Isto pode contribuir tanto para uma maior valorização imobiliária em determinadas zonas, como também para estimular a construção e restauração em lugares pouco desenvolvidos.
  • Investimentos imobiliários por estrangeiros – alguns poderão gostar muito de Portugal e escolher ficar a viver por aqui. Isto traduz-se em possíveis oportunidades de investimentos estrangeiros que podem impulsionar o mercado imobiliário português a nível internacional. 
De acordo com a Nomadlist, Portugal está muito bem posicionado no ranking mundial: Lisboa está em 1.º lugar na lista de melhores destinos para nómadas digitais, Madeira em 5.º lugar, Portimão em 9.º, Lagos em 11.º, Porto em 17.º e Ericeira em 24.º lugar

Além disso, Portugal é um dos destinos escolhidos pelas boas condições que apresenta, nomeadamente por ter um visto de trabalho remoto; nível de vida com boa qualidade no que diz respeito ao custo de vida, saúde e segurança social; um nível elevado de pessoas que falam inglês, estabilidade política e segurança, ótimo clima e baixa poluição do ar.

Eis abaixo alguns dos destinos portugueses mais escolhidos:

Lisboa

A capital portuguesa é uma das cidades mais apetecíveis para se viver, e onde encontram muitas atrações turísticas e culturais a explorar. É também de fácil acesso a nível de alojamento, transportes, supermercados e hospitais. 

Há também uma grande diversidade de mercados locais e acessíveis. O nível de qualidade de vida é muito positivo e equilibrado, tendo a serra e a praia a cerca de 30 minutos. 

É das cidades com mais espaços de trabalho em regime cowork, sendo que deixamos duas sugestões perto do centro: Sitio Work Marquês de Pombal, no centro da capital; Idea Spaces Parque, a 8 minutos de carro do aeroporto.

Madeira

A ilha portuguesa que os nómadas adoram. É aqui que está sediada a primeira Vila Nómada Digital: a Digital Nomad Village Madeira Islands, que pretende replicar a vila para nómadas digitais, no município de Ponta do Sol, no Funchal. O objetivo foi cumprido: criou-se uma comunidade unida e que acolhe nómadas de vários países, que visitam a ilha e por cá passam longas temporadas.

A ilha tem, assim, proporcionado excelentes condições locais para acolher nómadas: desde alojamento, restauração local e mercados, todos se conhecem e há muita interação com os habitantes locais.

É um destino cada vez mais atrativo e que tem permitido juntar o útil ao agradável: trabalhar e viver numa das mais bonitas ilhas portuguesas, rodeado de paisagens naturais únicas e da tranquilidade da vida fora do ambiente citadino, usufruindo de um ambiente um pouco mais rural e acolhedor.

Portimão

É considerada a segunda melhor cidade algarvia para viver. O bom tempo, a proximidade da praia e do aeroporto de Faro podem ser bons argumentos para quem queira viver e trabalhar aqui. 

Conta com quatro hospitais, fruto de uma economia bastante desenvolvida, além de ser também um lugar muito atrativo para estrangeiros e muito turístico. 

Sendo conhecido internacionalmente, o inglês é uma língua muito comum por aqui, o que é mais um ponto a favor para nómadas digitais, além do espaço de cowork a 500 metros a pé do centro, o  CoCreate Coworking.

Lagos

É um dos destinos algarvios mais populares, sendo uma cidade costeira muito turística, mas também cada vez mais digital. A prova disso é que é uma das cidades pioneiras na criação de um projeto 100% português, para ajudar nómadas digitais e quem trabalha remotamente a instalar-se em Lagos, juntando pessoas de todo o mundo: o Lagos Digital Nomads

Há também outros espaços de cowork disponíveis e bem localizados, tais como o Centro – Work & Event Space e o Colagos - Cowork Municipal, ambos no centro de Lagos.

Há igualmente uma excelente oferta de serviços e bens locais, além das belíssimas praias e do ritmo de vida tranquilo.

Porto

É considerado o segundo maior centro económico do país, partilhando com Lisboa o espírito cosmopolita e citadino, mas com um ritmo de vida ligeiramente desacelerado. O Porto é uma cidade bastante económica e ideal para viver e trabalhar. 

A cidade Invicta é contemplada pelo seu charmoso centro histórico, a belíssima Ribeira, o delicioso vinho do Porto e a típica francesinha. É também conhecido lá fora pela mítica Livraria Lello. 

Há inúmeros lugares para descobrir fora do horário de trabalho, podendo também optar por trabalhar à beira-rio, usufruindo de uma vista completa sobre a cidade. Há uma variada oferta a nível cultural e turístico, dentro e fora do centro da cidade. 

Facilmente se consegue alojamento e bons acessos a transportes e locais para trabalhar, dos quais destacamos dois, bem no centro: Typographia Cowork, mesmo no centro histórico do Porto; e o Porto i/o, também no centro, na zona Ribeira.

Ericeira

A bela vila piscatória, repleta de aldeias de pescadores, atrai surfistas de todo o mundo. Praias como Ribeira d'Ilhas e Coxos são bastante conhecidas, não só em virtude da sua beleza, mas também por acolherem etapas das competições mundiais de surf.

O turismo local é forte, bem como a presença de estrangeiros que visitam a vila durante o ano inteiro. Não faltam boas opções de alojamento perto das praias e mercados locais com peixe fresco. 

A localização privilegiada bem perto do mar e da cidade, bem como a quantidade de negócios locais, leva muitos a desejar ficar a viver aqui. 

Entre os espaços de yoga e outras atividades que juntam diferentes culturas, sugerimos o WOT Ericeira e o Cowork Salt, no centro histórico da Ericeira.

Cascais

A vila preferida de muitos cidadãos estrangeiros para viverem a sua reforma na plenitude, e usufruírem de todas as condições para um ritmo de vida tranquilo e sossegado.

Ideal para nómadas que gostam de trabalhar a 5 minutos a pé da praia e com uma bela vista para o mar. O sítio perfeito para apreciar o peixe e marisco português num dos vários restaurantes à beira-mar, a 30 minutos de carro da capital.

Tem vindo a tornar-se numa verdadeira atração para investimentos estrangeiros, dado que se trata de um lugar com elevada atração turística nacional e internacional

Apesar de ser vila, tem um hospital a 15 minutos de carro do centro, mercados locais e várias opções de alojamento e de trabalho. Sugerimos dois espaços de cowork muito bem localizados: Luna House & Cowork, a 500 metros do centro de Cascais e Lobo Cowork Estoril, a 5 minutos a pé da praia.

Faro

É considerada a “capital” do Algarve, e um dos destinos turísticos mais cobiçados a nível internacional. Dado o elevado número de estrangeiros, pode ser um bom lugar para viver temporariamente, pois junta diferentes culturas, várias opções de alojamento e praias paradisíacas com temperaturas amenas.

As áreas de turismo, hotelaria e restauração estão muito presentes e desenvolvidas, sendo também uma ótima opção para que trabalha remotamente nestas áreas. É possível ter um estilo de vida saudável e tranquilo. Sugerimos o espaço de cowork Faro Avenida, a 3 minutos a pé do centro.

Braga

Repleta de elementos culturais, arte e história, é um destino que deixa qualquer um rendido à zona norte do país. É considerada uma das cidades empreendedoras, devido ao elevado número de empresas 100% portuguesas aqui sediadas, sobretudo das áreas de marketing digital. 

Alojamento é o que não falta, bem como boa acessibilidade a supermercados, hospitais e mercados locais. Pode visitar os vários monumentos e desfrutar da gastronomia típica.

Sugerimos estes dois espaços de cowork: o Braga Business Center, no centro da cidade e o ER Braga Coworking, no centro histórico.

Apesar de estes serem os principais destinos eleitos pelos nómadas digitais, há cada vez mais espaços de cowork em diferentes cidades do país, bem como uma aposta cada vez maior no desenvolvimento de alojamento e diversas opções a nível imobiliário por parte das Câmaras, para atrair mais nómadas para Portugal, sobretudo para o interior do país.

Tópicos
Dicas Portugal Teletrabalho Cowork
Notícias mais lidas
O que é a Área Bruta Privativa?
Casas para recuperar: dê vida a um imóvel
Melhores cidades do mundo em 2024: Lisboa e Porto em destaque
Vila Nova de Milfontes: um guia para viver nesta localidade
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel