App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Os 7 mandamentos para uma casa saudável

23 NOVEMBRO 2022
Tópicos
Dicas Casas Sustentáveis Sustentabilidade Decoração Matérias-primas
Damos-lhe um conjunto de dicas para que possa manter um ambiente sustentável na sua casa.
Os 7 mandamentos para uma casa saudável
Fonte: Pexels
Autor: Redação

Manter um ambiente saudável pode ser mais difícil do que pensa: fazer limpezas constantes ou ter um lifestyle sustentável não é suficiente. Existem truques que nem sempre conhecemos e que podem facilitar na hora de mudar as energias do seu lar.


1. Adote um mindset ecológico

Opte por materiais renováveis, de custo mais baixo e que possuam durabilidade e resistência. Nas situações em que precise de uma opção descartável, evite plásticos, alumínios e outros materiais que não sejam de rápida decomposição.


2. Reaproveite materiais

Nas obras em casa, se precisar de efetuar remodelações ou arranjos, tente procurar matérias-primas abandonadas, de casas antigas ou que tenham sobrado de outras obras. Facilmente conseguirá reaproveitar pedras que não tenham sido utilizadas, ou madeiras que estejam bem conservadas. Estará a dar uma nova vida a esses elementos de construção.


3. Opte por produtos caseiros

Sabia que é possível, por exemplo, fazer um detergente caseiro? Seja para limpar vidros, eliminar gorduras ou manchas de superfícies, pode utilizar produtos caseiros para fazer soluções amigas do ambiente, e igualmente eficazes. Evitará assim o uso de produtos tóxicos e estará a seguir por uma via mais económica.


4. Faça uma gestão inteligente da água que gasta

É importante certificar-se de que as suas torneiras estão bem vedadas, por exemplo, já que uma simples gota, ao fim de uma hora, pode traduzir-se numa perda significativa de água. Seja mais consciente no tempo que gasta no banho. Além destes truques, se colocar um sistema de aquecimento de água movido a energia solar, também estará a poupar alguns euros ao final do mês.


5. Evite compras decorativas superficiais

É possível manter a casa bonita e decorada com pouco, utilizando objetos e materiais reutilizados. Pode reaproveitar paletes para criar novos móveis, por exemplo, ou utilizar boiões como vasos. Dando asas à imaginação, qualquer coisa, desde as latas de feijão até às garrafas de água, podem ser transformados em elementos decorativos originais e que evitarão o desperdício de matérias-primas.


6. Os plásticos não são seus amigos

Existe plástico espalhado por todo o lado, mesmo que não se aperceba e este pode emanar substâncias que são nocivas para a saúde. Geralmente, os materiais utilizados, como o PVC, não são biodegradáveis, ou têm um tempo de vida muito mais longo do que se possa imaginar. Por isso, evite a aquisição deste tipo de materiais. Dê preferência aos sacos de pano, por exemplo.


7. Faça um uso inteligente da luz natural

Se for possível, opte por paredes brancas ou com ladrilhos de vidro, que deixem passar o máximo de luz solar. Além de reduzir o consumo de energia, a sua casa vai ter um ambiente mais saudável e luminoso naturalmente, sem que tenha de recorrer a elementos artificiais.


Estamos cada vez mais atentos e conscientes das consequências negativas que o impacto do consumo de plásticos, a utilização de combustíveis fósseis e outras práticas têm no aquecimento global e na forma como o nosso planeta reage. Por isso, sugerimos-lhe estas práticas sustentáveis, para que possa começar já a tornar a sua casa numa casa saudável e inteligente.
Tópicos
Dicas Casas Sustentáveis Sustentabilidade Decoração Matérias-primas
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Diferenças entre um fiador e um avalista: entenda-as
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel