App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Particulares e as empresas portuguesas atingem máximos históricos em dinheiro depositado no banco

29 DEZEMBRO 2021
Tópicos
Bancos Portugal
Os depósitos de particulares em bancos presentes em Portugal cresceram 7,1% em novembro, para os 171,9 mil milhões de euros, renovando um máximo histórico.
Particulares e as empresas portuguesas atingem máximos históricos em dinheiro depositado no banco
Os depósitos de particulares em bancos presentes em Portugal cresceram 7,1% em novembro, para os 171,9 mil milhões de euros, renovando um máximo histórico, de acordo com as estatísticas do Banco de Portugal (BdP) divulgadas esta quarta-feira, conforme o Expresso. Já o montante de depósitos das empresas teve uma variação homóloga positiva de 15,8% para 60,1 mil milhões de euros, também um máximo de sempre.

No que toca ao máximo histórico nos depósitos a particulares, "para esta situação contribuíram essencialmente os depósitos à ordem que cresceram 15,1% face ao período homólogo", esclarece o banco.

A poupança dos depositantes em Portugal aumentou substancialmente desde o início da pandemia, em março de 2020, com uma subida na ordem dos 19,7 mil milhões de euros.

Entretanto, do lado dos créditos, no mês de novembro, 1,5% do total de empréstimos dos bancos aos particulares estava em incumprimento, o que configura um novo mínimo histórico.

"Para a redução do rácio [de malparado] contribuiu, maioritariamente, a diminuição do rácio de empréstimos ao consumo e outros fins que se encontram em incumprimento (reduziu 0,7 pp face ao mês anterior, para 4,6%)", explica o banco central, adiantando que "estes empréstimos deixaram de estar registados no balanço dos bancos devido à venda de empréstimos e à conversão em empréstimos abatidos ao ativo".

A particulares, em novembro, os bancos emprestaram mais 4,4% em créditos à habitação, mantendo o ritmo de crescimento de outubro, alcançando os 96,6 mil milhões de euros. No crédito ao consumo, o crescimento homólogo em novembro foi de 2,2% para os 19,2 mil milhões de euros. Em outubro, o crescimento fora de 1,7%.

Já os empréstimos a empresas subiram, em novembro deste ano, 4,7% face ao mês homólogo para os 76 mil milhões de euros. O ritmo de crescimento desacelerou pelo sétimo mês consecutivo, tendo sido de 4,9% em outubro, uma tendência que abrange as micro e as pequenas e médias empresas.

As grandes empresas viram, entretanto, o volume de crédito concedido aumentar 2,3% em novembro, uma aceleração de 0,2 pontos percentuais face a outubro.

"O crescimento dos empréstimos às micro e pequenas empresas não era tão baixo desde abril de 2020, mês após o qual foram disponibilizadas linhas de crédito de apoio às empresas no âmbito da pandemia", explica o banco central.
Tópicos
Bancos Portugal
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel