O SUPERCASA Notícias apresenta-lhe as vantagens e as estratégias de utilização, para que faça uso deste método eficiente de promoção e venda de imóveis.
Fonte: Freepik
Autor: Redação
Utilizar uma placa de venda na fachada de um imóvel é um método com muito potencial para a sua venda, pois é um chamariz para potenciais clientes que passam na rua e veem a disponibilidade daquela habitação para venda, estabelecendo maiores probabilidades de negócio.
Por parte dos proprietários, pode ser comum haver alguma resistência à sua utilização, por receio que crie demasiada exposição ou visitas inesperadas à habitação em venda. No entanto, existem
estratégias que podem ser aplicadas para evitar situações desconfortáveis, como colocar o número de contacto na placa, o que cria um
canal de comunicação que não necessita de visita presencial.
Ainda assim, e uma vez que este método de angariação é utilizado pelas agências imobiliárias, é importante que os proprietários optem pela contratação de uma agência ou consultor imobiliário para gerir os contactos e selecionar aqueles que têm um interesse real no imóvel, e não coloquem uma placa improvisada, sem publicidade ou rigor.
As agências e mediadores imobiliários certificar-se-são de que as negociações decorrem em prol dos interesses do seu cliente proprietário, conduzindo-as com maior facilidade. No entanto, para que isso aconteça, é necessário atender a certos detalhes nas placas de venda, e perceber de que forma funcionam.
As placas de venda de imóvel funcionam?
O mercado imobiliário encontra-se cada vez mais transformado pelo mundo digital, sendo hoje possível consultar qualquer informação e até visitar imóveis virtualmente através de qualquer dispositivo móvel. Contudo,
a placa de venda continua a ser um dos meios mais eficientes de promoção de imóveis, isto porque existem ainda muitas pessoas que procuram casas em zonas específicas do país e realizam uma
pesquisa presencial na zona desejada para conhecer melhor o local, a vizinhança e saber que imóveis se encontram disponíveis.
Esta é também uma
forma muito eficaz de atrair compradores estrangeiros que procuram casa em Portugal, uma vez que estes não dominam bem as zonas através de mapas
online e
conseguem facilmente identificar a sinalização de venda ou arrendamento de um imóvel.A placa de venda é uma boa opção para:
• Aumentar a captação de contactos;
• Atrair tráfego para o site imobiliário;
• Aumentar a visibilidade e reconhecimento da marca imobiliária.
Outro fator muito importante é o chamado “boca a boca”. Visto que a placa assinala a venda do imóvel, esta acaba por gerar interesse nas pessoas que a vejam, levando à partilha da informação com um familiar ou conhecido que queira comprar casa naquela área.

Estratégias de utilização da placa de venda imobiliária
1. Cores impactantes e texto nítido
A placa de venda é uma
estratégia eficiente para a captação de potenciais clientes, no entanto, só funciona se for bem empregue.
Opte por um design diferente, com cores chamativas e de alta resolução, para que a informação apresentada seja legível. Evite a utilização de cores que possam dificultar a leitura e aproveite cores que melhorem o contraste.
Este é também um momento em que pode aproveitar para
destacar a identidade do seu negócio e aumentar a visibilidade da marca.
Dica: existem cores que facilmente desaparecem com o tempo, pelo que deve optar por um acabamento que traga durabilidade à placa.
2. Utilização de QR code
Apesar de se tratar de um anúncio físico, pode sempre optar por
colocar uma vertente digital, e o QR code é uma excelente opção. Este código, que pode ser lido com a câmara do telemóvel, deve ser
inserido na placa de venda para levar o potencial comprador diretamente para o anúncio do imóvel, aumentando a probabilidade de venda do mesmo.
Este é também um fator que vai
despertar curiosidade e que pode levar os interessados para as listagens dos imóveis da agência online, site imobiliário ou qualquer outra fonte de informação que seja relevante, gerando tráfego positivo.
Tenha atenção que, ao colocar este elemento nas placas, e uma vez que
só funciona a distâncias curtas, não faz sentido ter a placa num 4.º andar de um edifício, uma vez que o dispositivo móvel não o vai conseguir ler.
3. Coloque apenas uma placa
Demasiada informação na fachada do imóvel pode ter o efeito contrário ao desejado e levar potenciais clientes a desconsiderarem o imóvel em questão. É importante que coloque apenas uma placa e que esta seja
simples e com informação apenas sobre o contacto da imobiliária ou do consultor, de forma a criar a necessidade de contacto e levar o cliente à agência.
4. Chamada à ação
Coloque informação na placa que obrigue a alguma ação da parte interessada em adquirir o imóvel, como a sua informação de contacto ou ícones de linhas de comunicação como o WhatsApp ou o QR code.
O objetivo é
gerar interesse a quem visualiza a placa e
levar o potencial cliente a procurar mais informações. Pode optar, também, por colocar na placa uma
frase que transmita a sensação de urgência no potencial comprador, e que o leve a pensar que não pode perder o momento de contactar a sua agência.
Que informações não podem faltar na placa de venda do imóvel?
• Nome do consultor
• Identificação do seu cargo profissional
• Nome e/ou logo da imobiliária
• Contacto
• QR code (opcional)
• Informação energética sobre o imóvel (opcional)