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Porto: Admitidos sete candidatos no concurso da nova ponte do Douro

30 DEZEMBRO 2021
Tópicos
Construção Nova Governo Porto Vila Nova de Gaia
A construção da nova ponte D. António Francisco dos Santos terá um preço base do concurso de 38,5 milhões de euros e o prazo máximo de execução de 1150 dias.
Porto: Admitidos sete candidatos no concurso da nova ponte  do Douro
A Câmara do Porto revela, em comunicado, estar concluída a fase de qualificação do concurso da empreitada de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro que ligará o Porto a Vila Nova de Gaia.

Conforme o relatório final da fase de qualificação foram admitidos sete candidatos: 
  • Empresa Puentes y Calzadas Infraestructuras S.L.U., 
  • Consórcio de Alexandre Barbosa Borges, S.A. e Construgomes Engenharia, S.A., 
  • Consórcio Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. e Omatapalo - Engenharia e Construção, S.A., 
  • Consórcio Afavias - Engenharia e Construções, S.A., Casais - Engenharia e Construções, S.A. e Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A., 
  • Consórcio Ramalho Rosa Cobertar, Sociedade de Construções, S.A. e FCC Construcción, S.A., 
  • Consórcio Alberto Couto Alves, S.A., Alves Ribeiro, S.A. e Betar Consultores, Lda., 
  • Empresa Conduril - Engenharia, S.A.

A Câmara acrescenta que ainda que alguns dos candidatos "tenham de confirmar o cumprimento de determinados requisitos exigidos", os sete vão ser "oportunamente convidados" a apresentar as propostas.

Os candidatos terão um prazo de sete meses para a respetiva apresentação, onde devem abranger um estudo prévio da solução que se propõem a executar.

Assim que terminada esta fase do concurso, que culmina com a adjudicação da proposta ao concorrente vencedor, inicia-se a fase de execução contratual, nomeadamente, a execução de estudos e projetos durante os primeiros 12 meses e a realização da empreitada nos 24 meses seguintes.

A autarquia nota que e estes três anos, acrescem dois meses para a realização de ensaios, estando prevista a conclusão da obra para "o primeiro semestre de 2026".

O preço base do concurso é de 38,5 milhões de euros e o prazo máximo de execução de 1150 dias.

A Câmara do Porto observa também que "o custo da obra, de elevada relevância para a região, será totalmente assumido pelos dois municípios".

Construída a montante da Ponte de São João e a jusante da Ponte do Freixo, a nova ponte ligará a marginal ribeirinha do Porto (Avenida Paiva Couceiro) à zona de Quebrantões, em Gaia, onde "nascerá uma nova via de ligação à atual rotunda Gil Eanes".

A nova ponte terá uma extensão de 625 metros, sendo que 300 metros se desenvolvem sobre o leito do rio Douro e os restantes sobre os terrenos de Gaia.

O tabuleiro da ponte D. António Francisco dos Santos, assim designada em homenagem ao falecido bispo da Diocese do Porto, terá duas faixas de rodagem, com duas vias de circulação cada, bem como passeios e ciclovias de ambos os lados.

Do lado do Porto, em termos de acessos, está prevista a construção de uma rotunda sobrelevada à atual Avenida Paiva Couceiro, que se interligará a esta "através de dois ramos de ligação em viaduto", esclarece a autarquia, acrescentando que se pretende que a continuidade da avenida se mantenha, "reservando a atual marginal, sob a rotunda, para usufruto pedonal e dos meios suaves".

Já do lado de Gaia, o acesso à futura ponte será feito através da construção de uma rotunda e de um novo arruamento com cerca de 590 metros de extensão, que ligará à rotunda Gil Eanes, objeto também de intervenção para que nela se possa incluir "uma ciclovia em todo o seu perímetro".

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