App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Portugueses apresentam maiores dificuldades económicas

21 DEZEMBRO 2022
Tópicos
Inflação Portugal União Europeia
Face a 2021, um terço afirma que lhes sobra apenas 10% dos rendimentos depois de efetuarem o pagamento de todas as suas contas.
Portugueses apresentam maiores dificuldades económicas
Fonte: Freepik
Autor: Redação

De acordo com os dados do ECPR - European Consumer Payment Report 2022, os portugueses têm manifestado sentimentos de pessimismo relativamente ao futuro e aguardam aumentos da inflação, a somar àqueles que já se fazem sentir, e sugerem uma falta de esperança na capacidade dos líderes políticos para controlarem estes aumentos.

O estudo, promovido pela Intrum, confirma o cenário de pessimismo vivido pela população, tendo em conta que 66% dos portugueses revela estar menos bem a nível financeiro comparativamente ao ano passado, e afirma este estudo que "a confiança do consumidor caiu para um novo mínimo, desencadeando uma onda de 'ansiedade da fatura', à medida que as pessoas lutam para fazer frente ao aumento dos preços e das taxas de juro".

Estas preocupações comprovam ser ainda maiores do que aquelas vividas durante o período de confinamento Covid-19, com 83% dos inquiridos a assegurarem que o aumento crescente dos preços está a impactar negativamente as suas finanças em casa, algo que se alinha com a média europeia que se fixa nos 82%.

Quanto às previsões de quando poderá ou não o cenário económico melhorar, 29% mantêm expectativas baixas, esperando que a inflação permaneça em alta durante, pelo menos, um ano, e 54% dos consumidores mostram preocupação relativa ao impacto destas subidas, principalmente nos setores alimentar e energético, além do seu bem-estar financeiro nos próximos doze meses.


Tópicos
Inflação Portugal União Europeia
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel