App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Economia

Preços da energia diminuem e inflação abranda

14 ABRIL 2023
Tópicos
INE Inflação Portugal Zona Euro
O INE confirmou as previsões relativas à taxa da inflação, que se fixa nos 7,4% no mês de março, além da queda dos preços dos bens alimentares e dos produtos energéticos.
Preços da energia diminuem e inflação abranda
Fonte: Pexels
Autor: Redação

Confirma-se, pelo quinto mês consecutivo, o alívio na subida dos preços, com a taxa de inflação a fixar-se nos 7,4%. Estes são dados validados agora pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), que dá conta, além desta informação, de uma descida de 0,6% em termos homólogos do Índice de Preços no Consumidor (IPC), ainda acima da taxa que o Eurostat havia previsto para a zona euro, de 6,9%.

Esta desaceleração da inflação pode estar relacionada com o aumento do preços dos combustíveis e dos produtos alimentares que se registou no ano passado, encontrando-se agora num período de regularização, sobretudo no que diz respeito aos produtos energéticos cuja variação dos preços, em março, teve uma quebra de 4,4%, e que desde fevereiro de 2021 se apresenta como o primeiro valor negativo. Assim, relativamente ao que se passou no ano passado - oscilações motivadas pela invasão da Rússia à Ucrânia e das sanções aplicadas contra Moscovo - houve uma descida dos valores destes bens.

No que diz respeito aos produtos alimentares não transformados, terá havido uma descida branda, reduzindo dos 20,1% para os 19,3% em mês homólogo. 

Tópicos
INE Inflação Portugal Zona Euro
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Diferenças entre um fiador e um avalista: entenda-as
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel