App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Prestação da casa: Famílias portuguesas podem enfrentar dificuldades de pagamento

14 JUNHO 2022
Tópicos
Taxas de Juro Destaque Notícia Homepage Governo Prestação da Casa Crédito Habitação BCE
Mais de 70% dos novos contratos assinados nos últimos dois anos estão amarrados a taxas de juro "adaptáveis", ou seja, a dívida dos particulares aos bancos em forma de juros aumenta quase automaticamente se o Banco Central Europeu aumentar as taxas diretoras.
Prestação da casa: Famílias portuguesas podem enfrentar dificuldades de pagamento
Segundo revela a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), num estudo sobre a situação de Portugal "é altamente provável" que as famílias portuguesas falhem mais nas prestações da casa, com o aumento do crédito malparado e do incumprimento. E, a partir de agora, será numa situação garantida de aumento rápido das taxas de juro em reação à escalada dos preços no consumidor (inflação).

No novo contexto económico referente a mais de três dezenas de países considerados ricos e desenvolvidos, a OCDE refere que há "uma probabilidade elevada e prevalecente" de existir um novo incumprimento quando os países em causa apresentam um maior peso de contratos de crédito imobiliário indexados a taxas de juro variáveis.

Apesar de esta regra da indexação a taxas variáveis não ser a norma ou média no grupo da OCDE, ela impera em certas economias.

Em Portugal, domina. Conforme o novo panorama da organização sediada em Paris, mais de 70% dos novos contratos assinados nos últimos dois anos estão amarrados a taxas de juro "adaptáveis". Ou seja, a dívida dos particulares aos bancos em forma de juros aumenta quase automaticamente se o Banco Central Europeu (BCE) também aumentar as suas taxas diretoras.

É o que já acontece. Em julho, o BCE vai subir, pela primeira vez desde 2016, as taxas de referência e é bem possível que, posteriormente, em setembro, suba o patamar, para deter a inflação. Não se prevê quando pode acabar este ciclo de aperto monetário.

Num contexto mais sombrio, o BCE aponta para que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia se arraste.

Nessa situação "mais desfavorável", as taxas de juro estabelecidas a partir de Frankfurt terão de continuar a aumentar em 2023, embora a economia da zona euro entre claramente em recessão. É um cenário adverso, contudo, o BCE calcula ser plausível: a economia do euro pode quebrar 1,7% em 2023, por exemplo.

Se a guerra não se prolongar, a zona euro ainda pode aumentar 2,8% este ano. No entanto, neste quadro menos pessimista, a inflação prevista por Frankfurt chega na mesma a uns problemáticos 6,8% em 2022.

Neste sentido, o BCE decide agora. Movido por um propósito de ancorar a inflação do euro nos 2%, é necessário aumentar as taxas de juro e acabar com os enormes programas de compras de ativos, onde a dívida pública impera. A partir de julho, começa a nova era, de facto. As taxas iniciam um ciclo de subidas.

Contudo, cerca de 70% dos empréstimos contratados pelas famílias em Portugal, realizados nos últimos anos, com tudo por pagar ainda, são indexados a taxas de juro variáveis, segundo indica a OCDE.

A organização acrescenta que "é maior a probabilidade de incumprimento das hipotecas quando as taxas de juro sobem em vários países do sul da Europa (Portugal e Grécia), do leste (Polónia, Bulgária, Roménia e países bálticos) e do norte europeu (Suécia, Finlândia e Noruega)".

Em 2021, tinha o equivalente a 69% do produto interno bruto (PIB) estacionado em crédito às famílias, um valor acima da média da OCDE (62,6%).

Contudo, o peso dos empréstimos hipotecários indexados a taxas de juro variáveis está muito acima da média. Como referido, estes retratam 70% do total em Portugal.

O país não está sozinho nesta vulnerabilidade. Na zona euro, a Finlândia (também com 69% do PIB em crédito às famílias) regista um nível de indexação a juros variáveis de 96%.

Seja como for, Portugal não é a Finlândia. O potencial de crescimento português é muito inferior, o fardo da dívida pública finlandesa é de 66% do PIB este ano, o de Portugal continua perto de 120%, conforme afirma a Comissão Europeia.

Quando o governo for compelido a descer ainda mais o rácio da dívida e a comprimir o défice público, Portugal terá sempre menos graus de liberdade neste processo. A dívida, mesmo a cair, continua muito elevada, é uma das maiores da Europa, da OCDE, do mundo desenvolvido.

Neste sentido, o processo de ajustamento orçamental implica uma gestão minuciosa do endividamento e custos associados, resultados excecionais no uso dos fundos europeus, do investimento público e privado e na execução orçamental.

A OCDE "espera que a política orçamental traga apoio a 2022", bem como os fundos do quadro Próxima Geração da UE (subsídios e empréstimos), "impulsionando o investimento público".

No entanto, os fundos "evidenciam riscos de atraso". É a OCDE a alinhar com as dúvidas do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Tópicos
Taxas de Juro Destaque Notícia Homepage Governo Prestação da Casa Crédito Habitação BCE
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel