App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Progressão da inflação aumenta probabilidade de recessão técnica na zona euro

16 NOVEMBRO 2022
Tópicos
Bancos Inflação BCE Zona Euro
Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central Europeu (BCE) alerta para uma contração económica que já começa a dar os seus primeiros sinais.
Progressão da inflação aumenta probabilidade de recessão técnica na zona euro
Fonte: Unsplash
Autor: Redação

Foi esta manhã, a partir de Frankfurt, durante a apresentação do Relatório de Estabilidade Financeira do BCE, que Luis de Guindos, vice-presidente da instituição monetária, declarou que “a nossa análise é que os riscos para a estabilidade financeira aumentaram, enquanto uma recessão técnica na zona euro é mais provável”.

O potencial crescente de uma conjuntura económica caracterizada por uma recessão económica, inflação elevada, condições financeiras mais restritivas e menor liquidez está a pressionar cada vez mais o sistema financeiro, sendo certo que, nas palavras de de Guindos, “as famílias e empresas em toda a Zona Euro já estão a sentir os efeitos de uma inflação mais elevada e de uma atividade económica mais fraca, no meio da atual crise energética provocada pela guerra na Ucrânia”.

Ainda de acordo com o vice-presidente do BCE, “as condições financeiras tornaram-se mais rigorosas à medida que os bancos centrais atuam para controlar a inflação", realidade que tem feito a economia entrar numa situação de contraciclo, resultando num impacto direto sentido em todos os setores, resultando numa maior dificuldade por parte das empresas no acesso ao crédito, acrescida ainda dos desafios que estas têm vindo a enfrentar ao longo do ano "devido aos preços mais elevados da energia e a outros custos dos fatores de produção", tendo por consequência, uma redução dos seus lucros e da sua liquidez operacional. 

E é neste sentido que o BCE apela aos reguladores globais para acelerarem o seu trabalho no sentido de enfrentarem a vulnerabilidade do setor financeiro não bancário às crises de liquidez. “A resiliência e os lucros dos bancos beneficiam de taxas de juro mais elevadas, mas as ameaças à qualidade dos ativos podem levar a necessidades de aprovisionamento mais elevadas“ concluiu de Guindos.


Recessão económica: o que é?

Uma recessão é uma contração da atividade económica generalizada. Ou seja, é a quebra de atividade simultânea em todos os setores de atividade de uma economia. Considera-se que uma economia se encontra em recessão quando se verifica uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) medido em termos reais - descontado o efeito da inflação - em dois trimestres seguidos. Este declínio registado, acaba por também ter um impacto negativo generalizado a nível do rendimento, do emprego, da produção industrial e das vendas a grosso e a retalho.
Tópicos
Bancos Inflação BCE Zona Euro
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel