App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Comprar Casa

Projeto arquitetónico vs Projeto estrutural: entenda a diferença

15 MAIO 2024
Tópicos
Imóveis Arquitetura Comprar Casa em Portugal Construção Nova Custos de Construção Mão-de-obra na Construção Obra Nova Portugal Projetos Imobiliários Licença de Utilização
Estes dois tipos de projetos assumem papéis distintos, ambos cruciais para garantir a concretização de uma obra segura.
Projeto arquitetónico vs Projeto estrutural: entenda a diferença
Fonte: Freepik
Autor: Redação

No mundo da construção é necessário entender as diferenças que existem entre projetos de arquitetura, obras de remodelação que não implicam aprovação de projetos ou projetos estruturais, que assumem diferentes papéis e servem âmbitos distintos. Em Portugal, os projetos arquitetónicos e os projetos estruturais são essenciais para garantir obras seguras e legalizadas, pelo que lhe explicamos, neste artigo, em que consiste cada uma das vertentes e as suas diferenças. 

Para os dois tipos de projeto, recomendamos sempre que se informe junto de um profissional especializado, com conhecimento sobre a área, para obter o máximo de informação e conseguir o melhor trabalho possível. 

Projetos arquitetónicos

Um projeto arquitetónico, ou de arquitetura, é um tipo de processo que deve ser pensado e elaborado por um Arquiteto, que assume a responsabilidade de criar um edifício original, com estruturas adequadas a determinadas especificações e diretrizes concretas.

Este tipo de projeto terá uma representação do que será colocado em prática através de um esboço ou maqueta, para que fique representada a ideia de como o espaço foi imaginado, mas também de plantas baixas, plantas de cobertura, layouts gráficos, cortes e elevações superiores. 

Neste tipo de projeto são pensados os tipos de problemas que podem ocorrer, a nível funcional e no momento da execução, e nas soluções para evitar obstáculos futuros aquando da obra. 

Assim, um projeto arquitetónico terá sempre pensados os detalhes que envolvem diferentes características, quer acústicas, quer de conforto térmico, quer de ventilação, e o terreno onde é feita a construção é rentabilizado da melhor forma, com base nas necessidades e pedidos do cliente que solicitou a obra. 

Projetos estruturais

Estes tipos de projetos são complementos aos projetos arquitetónicos, realizados por um Engenheiro Civil e que incidem no detalhe e dimensionamento dos elementos estruturais da casa, como lajes, vigas e pilares. 

Assim, este tipo de empreitada acontece dentro dos critérios técnicos exigidos pelas normas regulamentadas, evitando problemas que apresentem riscos na estrutura da construção e possibilitando maior detalhe na utilização dos materiais. Neste ponto, é tida especial atenção na rentabilização do material, evitando desperdício e considerando os recursos e tempo disponíveis alocados à construção.

O que diz a lei em Portugal?

De acordo com a lei portuguesa, a lei prevê a elaboração dos dois tipos de projeto para qualquer obra de construção civil que envolva alterações estruturais (das quais se excluem pequenas remodelações, por exemplo). A responsabilidade destes projetos recai, assim, sob profissionais habilitados como arquitetos e engenheiros civis. 

Tanto os projetos arquitetónicos como os projetos estruturais são duas peças essenciais no sucesso de qualquer empreitada e, ao entender as suas diferenças e complementaridades, poderá garantir construções seguras, funcionais e esteticamente agradáveis, que contribuirão para o bem-estar das pessoas. 

Lembre-se destas recomendações:

    • Consulte profissionais legalmente habilitados para o orientar nas etapas de construção;

    • Valide a compatibilidade entre os respetivos projetos face à intervenção que pretende concretizar;

    • Invista em projetos de qualidade para ter uma obra tranquila e um resultado final do seu agrado

No SUPERCASA encontra Nova Construção a preços acessíveis. Explore e encontre opções de investimento compatíveis com os seus objetivos!

Tópicos
Imóveis Arquitetura Comprar Casa em Portugal Construção Nova Custos de Construção Mão-de-obra na Construção Obra Nova Portugal Projetos Imobiliários Licença de Utilização
Notícias mais lidas
Mediação Imobiliária: 7 bons argumentos de negociação
A importância do preço certo no imóvel que está a vender
Isenção do IMT na compra de casa vai entrar em vigor em agosto
Descubra as 4 regiões portuguesas onde comprar casa é mais difícil
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel