App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

PRR: Edifícios mais sustentáveis? Então não os podemos isolar com plástico e material poluente

3 DEZEMBRO 2021
Tópicos
Sustentabilidade PRR
O Portal da Construção Sustentável (PCS) considera que este é um passo de gigante, mas para trás, na imperativa corrida a um desenvolvimento mais sustentável.
PRR: Edifícios mais sustentáveis? Então não os podemos isolar com plástico e material poluente
Portugal, recorrendo ao PRR e através do Fundo Ambiental, acaba de reforçar o Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, em 15 milhões de euros, segundo o Diário Imobiliário, incluído uma nova categoria que visa a melhoria da eficiência energética e ambiental dos edifícios, recorrendo a materiais convencionais para isolamento, leia-se: derivados de petróleo!

O Portal da Construção Sustentável (PCS) considera que este é um passo de gigante, mas para trás, na imperativa corrida a um desenvolvimento mais sustentável. Esta medida significa que continuaremos a isolar os nossos edifícios com materiais baratos e altamente poluentes.

É importante frisar que o ambiente construído é um dos mais poluentes. Desde a extração de matérias-primas até ao fim de vida útil de um edifício, o setor da construção é responsável por mais de 40% das emissões poluentes; de gerar mais de 50% de resíduos; consumir cerca de 60% de recursos naturais e por gastar mais de 40% de energia, no mundo. Então, como podemos tornar os nossos edifícios mais sustentáveis?

Conforme o PCS, temos de começar pelo início, percorrendo depois todo o ciclo de vida um edifício:

1 - As matérias-primas tem de deixar de ser oriundas do petróleo! Todo o material proveniente deste combustível fóssil já poluiu o bastante. Não esquecer que o CO₂ liberado durante a queima de petróleo é o principal responsável pelo aquecimento global. O dióxido de enxofre, um dos poluentes também libertados na mesma combustão, é a causa principal da chuva ácida. Além de que o transporte deste combustível é feito através de navios, com um risco enorme, pois quando por acidente há vazamentos e são libertadas substâncias tóxicas estas se misturadas com água, causam sérios impactes à vida aquática;

2 - A construção deve optar por pré-fabricados: a pré-fabricação de materiais de construção pode representar uma poupança de 80% de energia, já que a eficiência energética não se refere apenas ao funcionamento de um edifício, mas também ao uso e aplicação de recursos materiais. Os materiais convencionais e as técnicas tradicionais de construção são grandes consumidores de energia e geram resíduos sólidos que, na maioria das vezes, não são reciclados, como, por exemplo, os materiais plásticos ou derivados de combustíveis fósseis. Construções modulares podem reduzir a produção de resíduos até 90%, (Waste & Resources Action Program) já que são realizadas em ambiente controlado.

3 - Isolar convenientemente os edifícios: edifícios mal isolados ou com materiais pouco duráveis, que não garantem o isolamento durante toda a vida útil de um edifício, não estão a contribuir para a sua eficiência energética, obrigando à instalação de equipamentos que consomem energia para climatização. Os isolamentos devem ser naturais e não provenientes de petróleo, por todas as razões já descritas. No nosso país já temos produção e bons aplicadores de outro tipo de isolamento que não os combustíveis fósseis, como, por exemplo, as lãs e a cortiça.

4 - Isolar um edifício diz também respeito às caixilharias: optar sempre por materiais duráveis e, mais uma vez, não provenientes de petróleo. Estes, aplicados a caixilharias tendem a deteriorarem-se, a alterarem a sua forma com o tempo sendo, mais uma vez, altamente poluidores. Não só na extração de matéria-prima, como no fim de vida útil deles mesmos. Não há mercado que absorva tanto plástico para reciclagem!

5 - Construir a pensar na desconstrução: construir para desconstruir é o novo mote para uma construção mais sustentável. Se ao invés de aplicarmos colas e outro aglutinantes que dificultam a reciclagem e reutilização de materiais e optarmos por sistemas mecânicos de encaixe, estaremos a possibilitar novas vidas aos materiais quando o edifício atingir o seu fim de vida. É por isso que os projetos devem conter também as “instruções” de desconstrução.

6 - Reduzir, reutilizar, reciclar: para isso o edifício deve, no final da sua vida útil, ser desconstruído seletivamente. Todos os materiais devem ser separados por tipologias, os aptos a serem reutilizados e os aptos a serem reciclados. Só uma ínfima parte, senão nenhuma, deve ser considerada para aterro. Assim, estamos a contribuir para a redução de fabricação de novos produtos, implicando a extração de novas matérias-primas e por aí fora.

"O planeta augura por um desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade tem mesmo de ser levada a sério. As nossas casas necessitam ser reabilitadas e isoladas convenientemente com recurso a materiais duráveis e amigos do ambiente, senão teremos, daqui a uns anos, as mesmas necessidades de reabilitação dos dias de hoje, em casas onde os portugueses continuarão a morrer de frio!", Aline Guerreiro, CEO do Portal da Construção Sustentável.
Tópicos
Sustentabilidade PRR
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Diferenças entre um fiador e um avalista: entenda-as
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel