App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias
Categorias
Comprar Casa

Seguro de vida para crédito habitação: Como proceder?

28 MARÇO 2022
Tópicos
Bancos Spreads Crédito Habitação Economia
Um dos critérios para a conceção do crédito habitação é ter um seguro de vida. Por isso, se está a pensar comprar casa e recorrer a um empréstimo, é normal ficar com algumas incertezas sobre este tema.
O Seguro de Vida Crédito Habitação salvaguarda o património, protege os seus projetos familiares e pessoais, ao mesmo tempo que garante a sua independência financeira. 

O seguro de vida associado ao crédito habitação não é obrigatório, no entanto, torna-se mais difícil de conseguir obter um empréstimo bancário. Isto porque é uma forma dos bancos garantirem o pagamento do valor do capital em dívida em caso de morte ou invalidez da pessoa que solicitou o seguro. Deste modo, risco que o banco corre ao fazer-lhe o empréstimo é menor e, consequentemente, o spread do seu crédito habitação também será mais baixo.

Regra geral, as entidades bancárias solicitam que faça o seguro de vida junto da seguradora da instituição de crédito, permitindo que tenha um spread menor. Mas saiba que não é obrigado a fazê-lo, de acordo com o decreto-lei n.º 222. Além disso, ao abrigo desta lei pode também transferir o seguro de vida associado ao crédito habitação para outra seguradora, podendo inclusive alterar as condições, desde que correspondam às exigências mínimas do banco.

O que cobre?
As coberturas no seguro de vida associado ao crédito habitação mais comuns são: cobertura principal (morte), coberturas complementares (invalidez Absoluta e Definitiva (IAD); invalidez Definitiva para a Profissão ou Atividade Compatível 60%/65%, por doença ou acidente) e cobertura complementar opcional (doenças graves).
Tópicos
Bancos Spreads Crédito Habitação Economia
Notícias mais lidas
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel