Entre os vários tipos de Seguros de Vida Crédito Habitação, uma das principais diferenças relacionam-se com as coberturas e garantias de proteção. Por isso, é importante compreender todo o funcionamento, de forma a fazer uma escolha acertada.
Entre os vários tipos de Seguros de Vida Crédito Habitação, uma das principais diferenças relacionam-se com as coberturas e garantias de proteção. Por isso, é importante compreender todo o funcionamento, de forma a contratar a solução que vai ao encontro das suas necessidades.
As coberturas no seguro de vida associado ao crédito habitação mais comuns são:
cobertura principal (morte),
coberturas complementares (invalidez Absoluta e Definitiva (IAD); invalidez Definitiva para a Profissão ou Atividade Compatível 60%/65%, por doença ou acidente) e
cobertura complementar opcional (doenças graves).
A cobertura de morte é a principal cobertura no seguro de vida associado ao crédito habitação. Em caso de morte do segurado, por doença ou acidente, a seguradora garante o pagamento do capital seguro aos beneficiários ou herdeiros legais.
A cobertura de Invalidez Absoluta e Definida (IAD) é a cobertura mais restritiva, sendo necessário cumprir determinadas condições:
- Incapacidade total e definida de exercer atividade remunerada;
- Dependência permanente de uma terceira pessoa para tarefas básicas do dia-a-dia;
- Grau de incapacidade ser igual ou superior a 85%.
A cobertura de Invalidez Definitiva para a Profissão ou Atividade Compatível 60%/65% garante o pagamento do capital seguro em situação de invalidez do segurado, contudo é necessário que se verifiquem as seguintes condições:
- Incapacidade total e definida de exercer atividade remunerada;
- Grau de incapacidade entre 60% e 65%
Regra geral, os bancos exigem a cobertura de morte e uma das coberturas de invalidez. No entanto, em função do risco, podem pedir a contratação de coberturas mais completas, como a IDPAC.
Veja mais notícias relacionadas com o tema: