App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Semana fecha com a taxa Euribor em queda a 3, 6 e 12 meses

11 NOVEMBRO 2022
Tópicos
Bancos Mercado Imobiliário Euribor Taxas de Juro Compra de Imóveis Comprar Casa em Portugal Impostos Portugal BCE Zona Euro
Deixamos-lhe aqui um resumo dos últimos cinco dias que ficaram marcados pelo registo da inversão na tendência da evolução da taxa Euribor.
Semana fecha com a taxa Euribor em queda a 3, 6 e 12 meses
Fonte: Unsplash
Autor: Redação

Hoje é sexta-feira - 11 de novembro - e, com ela, é chegado o final de mais uma semana em que, após termos vindo a acompanhar com apreensão uma subida continuada das taxas Euribor, podemos recuperar algum fôlego perante a comunicação de uma inversão nesta tendência registada ontem, quinta-feira.

O início da semana ficou marcado por novos aumentos da Taxa Euribor, registados de forma sucessiva nas primeiras três sessões de avaliação do BCE e contribuindo para uma apreensão, também ela crescente e generalizada, quer por parte de governantes, como especialistas em Economia e, claro, do cidadão comum que aprendeu a ter bem presente o impacto que esta evolução terá na sua vida, consoante o prazo da taxa associada ao seu crédito à habitação. E não só.

Na segunda-feira, dia 7 de novembro, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou novos aumentos para os principais prazos da taxa Euribor. Embora sem surpresas, a comunicação de novos aumentos deixam-nos a todos a fazer novas contas perante os novos dados disponibilizados: a taxa Euribor a 6 meses registou um aumento de mais 0,018 pontos, para os 2,296%; a Euribor a 12 meses a ser fixada em 2,820%, ou seja, mais 0,026 pontos; no prazo a 3 meses, os dados ficaram fixados em 1,742%, mais 0,008 pontos face à sessão anterior.

Terça-feira, dia 8 de novembro, confirmou o que já se suspeitava, com o BCE a fixar um novo aumento da taxa Euribor nos prazos a 3, 6 e 12 meses. Assim, a taxa Euribor a 6 meses - o prazo mais utilizado na concessão de crédito à habitação em Portugal -, registou um aumento de 0,020 pontos, fixando-se nos 2,316%. Por seu lado, a Euribor a 3 meses obedeceu à mesma tendência, ao ser fixada em 1,791%, mais 0,049 pontos do que na sessão anterior. Finalmente, na Euribor a 12 meses, o aumento registado chegou aos 2,846%, ou seja, mais 0,026 pontos.

Na quarta-feira, dia 9 de novembro, a taxa Euribor manteve o desempenho, com a comunicação de novos aumentos e com o prazo a 6 meses a subir para 2,333%, mais 0,017 pontos em relação à sessão do dia anterior. No mesmo sentido, no prazo de 12 meses, a Euribor avançou mais 0,028 pontos, fixando-se em 2,874%. Finalmente, a Euribor a 3 meses acompanhou o registo desta tendência, desta feita, fixando-se em 1,802%, mais 0,011 pontos do que na terça-feira.

E foi assim que, chegados a quinta-feira, dia 10 de novembro, o BCE divulgou os novos dados da taxa Euribor para os vários prazos associados, revelando uma inversão da tendência registada nas últimas sessões, contribuindo para uma expectativa global sobre quando é que esta descida irá passar a ser o padrão de evolução da Taxa Euribor, permitindo dar início a um novo ciclo económico europeu que devolva o equilíbrio perdido ao longo deste ano

Assim, depois de seis sessões consecutivas com registo de subida, a taxa Euribor a 6 meses desceu ontem para 2,319%, com menos 0,014 pontos. O prazo da Euribor a 12 meses seguiu no mesmo sentido, ao ser fixada em 2,886%, menos 0,012 pontos do que na sessão do dia anterior. Também a Euribor a 3 meses recuou ontem ao ser fixada em 1,798%, com menos 0,004 pontos e depois de 15 sessões consecutivas a subir.

Sexta-feira, dia 11 de novembro, trouxe consigo novo anúncio por parte do BCE, confirmando nova descida da taxa Euribor nos principais prazos pela segunda sessão consecutiva, com a Euribor a 6 meses a registar um recuo de 0,028 pontos para 2,291%, tendência também acompanhada pelo prazo a 12 meses, fixado em 2,811%,com menos 0,051, bem como pelo prazo a 3 meses, também ele descendo pela segunda sessão consecutiva, tendo-se fixado nos 1,762%, menos 0,036 pontos face à sessão de ontem.

Consulte a tabela evolutiva da taxa Euribor desta semana e continue a acompanhar connosco a par e passo todas as notícias relacionadas com este tema:
Fonte: SUPERCASA
Tópicos
Bancos Mercado Imobiliário Euribor Taxas de Juro Compra de Imóveis Comprar Casa em Portugal Impostos Portugal BCE Zona Euro
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel