App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Lifestyle

Senha de acesso ao Portal das Finanças: Saiba como recuperar

27 JUNHO 2022
Tópicos
Dicas Autoridade Tributária e Aduaneira Destaque Notícia Homepage IRS Curiosidades
No caso de não se lembrar da senha de acesso ao Portal das Finanças e de necessitar de submeter a declaração de IRS, siga as dicas para saber como recuperá-la.
Senha de acesso ao Portal das Finanças: Saiba como recuperar
Passwords existem para tudo e mais alguma coisa: do e-mail à conta bancária, passando pelos sites de compras online e serviços públicos. 

É pedido para criar senhas diferentes, complexas e para não as gravarmos no telemóvel, por questões de segurança. Contudo, a memória não chega para tudo. 

Neste sentido, se perdeu ou esqueceu-se da senha de acesso ao Portal das Finanças, saiba como recuperá-la o mais rapidamente possível.

Entre no Portal das Finanças
Basta entrar no Portal das Finanças, diretamente na opção "Recuperar senha". Para conseguir de novo o acesso tem de preencher o seu NIF e colocar a pergunta secreta, bem como a resposta, que escolheu no momento em que fez o registo.

Contactos fiabilizados: É mais rápido recuperar a senha de acesso ao Portal das Finanças
Este é um dos benefícios pelas quais os contribuintes devem fiabilizar os seus contactos de e-mail e telemóvel. Deste modo, a Autoridade Tributária e Aduaneira contacta de uma forma segura e eficaz. 

Quem já dispõe dos seus contactos fiabilizados junto das Finanças, pelo menos o número de telemóvel, tem duas hipóteses no momento de recuperar a senha, e uma delas é imediata.

#1. Carta
Ao escolher esta opção, a senha anterior é anulada de imediato e substituída por outra. A nova senha será enviada para a morada fiscal, com um prazo médio de receção de 5 dias úteis.

#2. Código por SMS
Ao clicar nesta opção, é possível recuperar imediatamente – ou mudar – a senha de acesso ao Portal das Finanças, através de um simples SMS. Uma vez selecionada a opção, deve indicar o número do seu telemóvel fiabilizado. Depois clique em ‘Recuperar Senha’ e recebe de seguida um SMS com um código de seis dígitos. 

Terá 5 minutos para digitar o código no respetivo campo. Agora já pode definir a nova senha. Finalize carregando em ‘Alterar’ e a partir desse momento está ativa a nova senha de acesso ao Portal das Finanças.

Sem contactos fiabilizados: Tem de esperar 5 dias úteis
Se não tiver o seu número de telemóvel fiabilizado, só tem uma opção: esperar cinco dias úteis para receber a nova senha de acesso ao Portal das Finanças no domicílio fiscal. Ainda assim, tem sempre de preencher a pergunta e a resposta de segurança, por si escolhidas, no momento em que fez o registo.

Esqueceu-se: Mais burocracia e tempo de espera
Se além da senha de acesso ao Portal das Finanças, também não se recorda da pergunta e resposta secretas, deve enviar um e-mail para [email protected] com os seguintes dados:
  • Assunto do e-mail: ‘Cancelamento de senha NIF’
  • Informações no corpo do e-mail: nome completo; NIF e domicílio fiscal;

Depois tem de aguardar um e-mail de confirmação do cancelamento da senha e já pode voltar a fazer um registo no Portal das Finanças. A nova senha é enviada por carta para a morada fiscal, pelo que tem de esperar mais 5 dias úteis (prazo médio).

Dicas
  1. Certifique-se de que tem a morada fiscal atualizada, para garantir que a carta vai mesmo parar ao destino correto.
  2. Se a carta com a nova senha de acesso ao Portal das Finanças não chegar no prazo de 5 ou 6 dias úteis, dirija-se ao seu Serviço de Finanças. É possível que se tenha extraviado, mas também pode ter sido devolvida por alguma razão, e nesse caso o local de atendimento mais próximo é o melhor para contactar. Também pode ligar para o Centro de Atendimento da Autoridade Tributária: 21 720 67 07, para confirmar que já foi enviada a carta.
  3. Há especialistas que dizem que a password é como uma escova de dentes: não se deve partilhar, deve guardar-se com cuidado e deve ser trocada a cada três meses.
Tópicos
Dicas Autoridade Tributária e Aduaneira Destaque Notícia Homepage IRS Curiosidades
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel