App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Sobrevalorização no mercado imobiliário

21 DEZEMBRO 2021
Tópicos
Bancos Mercado Imobiliário Lisboa
Há alguma "sobrevalorização" no mercado imobiliário, mas não há evidência de que esteja associada à concessão de crédito para esse setor.
Sobrevalorização no mercado imobiliário
O administrador do Banco de Portugal (BdP) Luís Laginha de Sousa disse que há alguma "sobrevalorização" no mercado imobiliário, mas não há evidência de que esteja associada à concessão de crédito para esse setor, segundo o Diário Imobiliário.

"Até aqui, a nossa conclusão tem sido de que havendo sinais de sobrevalorização do mercado, não temos evidência que isso esteja, sobretudo, relacionado com a concessão de crédito", disse aos jornalistas o administrador do BdP, na conferência de imprensa de apresentação do Relatório de Estabilidade Financeira (REF).

Falando no Museu do Dinheiro, em Lisboa, o administrador referiu que o supervisor irá continuar a "monitorizar e a ver se são necessários ajustamentos", e caso esse seja o caso, o BdP não deixará de "tomar decisões em conformidade".

Anteriormente, o governador do BdP, Mário Centeno, já tinha reconhecido que no banco central há "sempre uma preocupação muito significativa sobre o funcionamento desse mercado", até "pela dimensão dos desequilíbrios que até historicamente se foram acumulando" no setor.

Mário Centeno reconheceu que até pelo "papel dos não residentes nessa área", e pela "evidência" de "alguma canalização de poupanças em termos relativos", o mercado imobiliário "possa ser motivo de procura robusta".

"Tem um impacto esperado, que é de pressão adicional" sobre a inflação, afirmou o governador, para logo a seguir descartar "um impacto significativo em termos daquilo que consideramos ser a evolução geral dos preços".

No REF, o BdP alerta para "alterações nas condições de financiamento nos mercados internacionais, com impacto nos preços do mercado imobiliário residencial e no custo de financiamento do soberano e dos restantes setores institucionais".
Tópicos
Bancos Mercado Imobiliário Lisboa
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel