App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Noticias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Sustentabilidade em casa

18 NOVEMBRO 2022
Tópicos
Fotografia Imobiliária Dicas Casas Casas Sustentáveis Certificação Energética Classificação Energética Investimento Imobiliário Sustentabilidade Tecnologia Eficiencia Energetica Economia Curiosidades
Saiba como tornar o seu imóvel mais amigo do ambiente.
Fonte: Pexels
Autor: Redação

A procura por um ambiente mais sustentável é uma das metas mais procuradas e na Europa tem-se sentido isso com as variadas exigências para tornar todos os setores mais aproximados de um futuro amigo do ambiente.

Neste artigo iremos abordar as variadas formas de como tornar a sua casa mais sustentável e de como aplicar mecanismos amigos do meio ambiente, seja na nossa casa, numa futura construção ou até em ambiente de trabalho.

#Aposta em energia verde
Gerada a partir de recursos naturais e de fontes renováveis, esta energia visa um complemento das suas necessidades diárias com a proteção e preservação do meio ambiente.
Energia solar, eólica, marés, água, biomassa e de calor são as fontes de energia verde, podendo apostar, por exemplo, nos painéis solares que usam a energia solar, para o seu consumo, que a longo prazo também se irá refletir na poupança na sua casa.

#Soluções Retrofit
Apesar de o custo de construção ser um pouco mais elevado com este sistema, pode garantir uma maior sustentabilidade.
Retrofit é uma forte tendência na recuperação de imóveis antigos, sendo a nova trend de construção no setor, pois permitem a continuidade do imóvel antigo somente com a sua restauração.
Apesar de ser muito idêntico à Reabilitação, o Retrofit pretende renovar os espaços de modo mais profundo e consoante as necessidades que os imóveis possam precisar para um futuro mais seguro, por outro lado, a reabilitação passa pelo próprio restauro, mas que isso implique perder a memória e arquitetura do imóvel em questão.

#Equipamentos simples e sustentáveis
A eficiência é uma das qualidades deste tipo de mecanismos para aumentar a sustentabilidade no seu lar, por isso, apostar em lâmpadas LED e em equipamentos AVAC que ofereçam maior eficiência energética, mesmo que na sua aquisição pareçam um pouco mais caros, a longo prazo reverterão todo o investimento e ainda ajudará no meio ambiente.

#Diminuição de consumos
Diminuir os nossos gastos energéticos em casa, no trabalho ou em público, é um dos principais passos para criar um ambiente sustentável e salvaguardar as gerações futuras.
A poupança na água é um ponto fulcral para o futuro de todos e por isso deve-se ter em atenção os consumos que ultrapassem as nossas necessidades básicas. Podemos adotar disciplina para poupança, ou para os mais distraídos, usar aparelhos que "relembrem" a hora de fechar a torneira, como, por exemplo, usar lembretes ou despertadores para banhos de curta duração.
Em alguns locais de trabalho, podemos verificar que muitas empresas também já adotaram os sistemas temporizadores para consumo de água e eletricidade.

#Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Tal como indica, reduzir primeiro, reutilizar sempre que possível e reciclar para poupar o meio ambiente.
Esta técnica, direcionada ao meio ambiente, não só ajuda a reduzir a nossa pegada no planeta como também o pode ajudar na sua casa em questões de pequenas poupanças que o ajudarão ao final de um tempo.
Um exemplo disso, é a horta em casa.

Criar pequenas hortas, reutilizar a água para lavagem do carro ou terraço, ou mesmo apostar em DIY são ótimas oportunidades de poupanças aliadas à sustentabilidade.

Desde 1995 que o consumo de água aumentou mais de 30%, refletindo uma média diária de 100L por pessoa no presente ano.
Tópicos
Fotografia Imobiliária Dicas Casas Casas Sustentáveis Certificação Energética Classificação Energética Investimento Imobiliário Sustentabilidade Tecnologia Eficiencia Energetica Economia Curiosidades
Notícias mais lidas
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel