App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Comprar Casa

Taxa Euribor mantém tendência de subida, registando máximos de mais de 13 anos

18 NOVEMBRO 2022
Tópicos
Euribor Taxas de Juro Compra de Imóveis Governo Inflação Crédito Habitação BCE
Deixamos-lhe aqui um resumo da semana sobre a evolução diária da taxa Euribor.
Taxa Euribor mantém tendência de subida, registando máximos de mais de 13 anos
Fonte: Freepik
Autor: Redação

Chegamos hoje ao fim de mais uma semana que, contas feitas, nos vem confirmar, mais uma vez, a tendência verificada em semanas anteriores relativamente ao aumento da taxa Euribor para os prazos a 3, 6 e 12 meses. Depois termos encerrado a semana passada com notícias de recuo da taxa Euribor nas duas últimas sessões, esta semana veio contrariar as expectativas criadas. Confira:

Segunda-feira, 14 de novembro, veio acabar com o verão de São Martinho com o qual tínhamos sido brindados na sexta-feira anterior, perante a confirmação de nova inversão na evolução da Euribor. E, foi desta forma que, a nova comunicação do BCE,  deu origem a notícias de nova subida desta taxa nos prazos a 3, 6 e 12 meses, fixando-se cada um deles em 1,791%, 2,337% e 2,867%, respetivamente.

Na terça-feira, 15 de novembro, a avaliação divulgada pelo BCE, veio confirmar, uma vez mais, nova subida da Euribor a 3 meses, tendo avançado para os 1,795%. Em sentido contrário, registou-se uma descida para o prazo a 6 meses - o mais utilizado em Portugal nos créditos à habitação - para os 2,300%, tal como para o prazo a 12 meses, tendo-se ficado nos 2,852%.

Já na quarta-feira, 16 de novembro, o BCE manteve a tendência de descida apenas para a Euribor no prazo a 12 meses, a qual recuou para os 2,843%. Por seu lado, a Euribor a 3 meses, manteve um registo de subida, tendo-se fixado em 1,803%, acompanhada pela Euribor a 6 meses que chegou aos 2,311%.

Ontem, 17 de novembro, entrámos na reta final desta semana com a expectativa de uma repetição da semana anterior e uma eventual descida da taxa Euribor nos três principais prazos. Expectativa essa que veio confirmada no anúncio diário do BCE, com a Euribor a recuar a 3 meses para os 1,802%, a 6 meses para os 2,294% e a 12 meses para os 2,834%.

Contudo, foi sol de pouca dura, uma vez que, hoje, sexta-feira, dia 18 de novembro, voltámos a registar uma tendência de aumento das taxas Euribor, com novos máximos de 2009 nos dois prazos mais curtos. Assim, o prazo a 3 meses avançou para 1,821%, um novo máximo desde fevereiro de 2009, enquanto o prazo a 6 meses se fixou nos 2,342%, num novo máximo desde janeiro de 2009. Finalmente, o prazo a 12 meses chegou aos 2,837%, confirmando, assim, a tendência generalizada de subida das taxas.

Resta-nos, assim, aguardar pela próxima semana e continuar a seguir de perto as próximas comunicações do BCE, na expectativa de novos sinais para a economia europeia e nas contas que cada um de nós terá de continuar a fazer. 

Consulte as tabelas evolutivas da taxa Euribor e continue a acompanhar connosco, a par e passo, todas as notícias relacionadas com este tema:


Tópicos
Euribor Taxas de Juro Compra de Imóveis Governo Inflação Crédito Habitação BCE
Notícias mais lidas
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Setor da construção acorda nova tabela salarial para 2024
Tem uma casa que quer vender: o que deve ter em conta?
Eleições: conheça as propostas de cada partido para a habitação
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel