App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Noticias do Mercado Imobiliário
Categorias
Comprar Casa

Utilize o termostato para garantir um sistema de aquecimento sustentável em sua casa

5 DEZEMBRO 2022
Tópicos
Dicas Imóveis Casas Modernas Comprar Casa Sustentabilidade
Muitas são as famílias que optam pela utilização de sistemas de aquecimento. Evite alguns erros comuns que ajudamos aqui a desmistificar.
Fonte: Pexels
Autor: Redação

O tempo frio começa a dar sinais de chegada e, além de já apetecer uma bebida quente, acompanhada de uma manta, são as casas que exigem maior manutenção no que toca à temperatura ideal. É nas nossas habitações que procuramos conforto e estabilidade e já existem sistemas de aquecimento que permitem esta qualidade de vida, aliando sustentabilidade e ergonomia. Falamos dos termostatos, que servem para regular e medir as oscilações de temperatura, e que resultam num controlo da climatização das divisões abrangidas por estes sistemas. 

O termostato pode ser fantástico para quem, nas estações frias, procura garantir uma climatização eficaz. No entanto, a sua utilização poderá implicar um aumento no valor da fatura da luz. Mas, e se lhe dissermos que esse aumento pode estar relacionado com erros de utilização? Mostramos-lhe aqui as formas mais sustentáveis de utilização deste tipo de aquecimento, evitando desperdícios de energia e garantindo uma rentabilidade maior do mesmo:

Não se esqueça que este equipamento regula a temperatura, mas não a fará aumentar mais rápido
Assim que chega a casa, liga o termostato de imediato para que a sua casa aqueça rapidamente? Isto seria excelente se o termostato se tratasse efetivamente de um aquecedor. No entanto, o termostato tem como única função a regulação da temperatura, ajustando-a de acordo com o que ficar definido pelo utilizador. Desta forma, assim que o sistema de aquecimento atinge a temperatura previamente definida, o termostato desliga-se, garantindo que a climatização da casa desejada. Não adianta voltar a ligá-lo, mas fará certamente diferença na fatura mensal. 

Ter a casa sempre quente não pode depender de um sobreaquecimento
É compreensível que pretenda uma casa aquecida em todos os momentos, seja antes de sair para o trabalho ou quando regressa a casa. No entanto, ao aumentar a temperatura de forma repentina e para além daquela que seria a considerada normal, estará a gastar muito mais energia. Esta prática diária não é, de todo, eficaz pois resultará num desperdício de energia significativo. Para o evitar, invista num termostato que lhe permita programar a temperatura de forma a adaptar-se às suas necessidades numa ótica de comodidade e conforto.

Lembre-se de que, para uma casa bem climatizada, ligar e desligar não basta
Vai sair de casa e desliga o termostato? Podia ser uma medida inteligente para poupar energia. No entanto, este gesto terá um impacto negativo e direto na mensalidade da sua fatura de energia. Isto porque, se a sua casa está quente, ao desligar o termostato quando sai, a temperatura vai acabar por baixar e esta oscilação de temperaturas poderá contribuir para o desenvolvimento de humidades. Portanto, antes de sair, regule a temperatura para valores mais baixos durante a sua ausência, de forma a que, ao atingir essa temperatura, o termostato se desligue automaticamente. Este detalhe vai evitar grandes oscilações na climatização, mantendo o ambiente ameno. 

Um termostato mais simples pode não representar simplicidade nas contas finais
Ao contrário do que possa pensar, ao optar por um termostato tradicional que simplesmente liga e desliga, pode acabar por estar a perder dinheiro. A longo prazo, um termostato deste género não lhe vai oferecer eficiência energética, a qual conseguirá garantir com termostatos inteligentes, cujas funções não passam apenas pelo on/off mas, também, pelo aquecimento automático, programação de aquecimento e até acessos remotos. A sua casa será mais inteligente e significativamente mais sustentável. 

Algum destes erros lhe é familiar? É importante perceber de que forma está a utilizar o seu termostato e, além destes comportamentos sustentáveis, fazer uma manutenção regular dos filtros do ar condicionado, certificar-se de que tem as suas janelas bem isoladas para que não existam fugas de calor e fechar as portas das divisões que não estejam a ser utilizadas, de modo a preservar as temperaturas. 

Procura casas com termostato? Veja a nossa seleção em SUPERCASA:
Tópicos
Dicas Imóveis Casas Modernas Comprar Casa Sustentabilidade
Notícias mais lidas
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel