Fonte: Freepik Autor: Redação Num mercado competitivo é crucial estar um passo à frente e desenvolver novas estratégias para atrair clientes. Assim, o SUPERCASA Notícias apresenta-lhe o conceito de Open House e explica-lhe como aumentar as possibilidades de fechar negócio, para que consiga atingir exatamente os objetivos que pretende. O que é uma Open House no imobiliário? Uma Open House é uma técnica de marketing imobiliário que convida à visita dos imóveis que tem na sua carteira. O objetivo é reunir o maior número possível de pessoas, despertar o interesse pela propriedade apresentada e reduzir a duração da venda sem necessitar de marcações prévias de visita. Se tem algum imóvel com venda prioritária, esta é a oportunidade ideal para pôr este conceito em prática. Vantagens de uma Open House 1. Aumente o número de visitas ao imóvel A venda de imóveis fica dependente de uma rede de contactos sólida e do agendamento prévio de uma visita. Com este método, recebe no imóvel pessoas que não estejam presentes na sua lista de contactos, mas com interesse em comprar casa, tornando as suas oportunidades de venda mais elevadas. 3. Venda situações reais e não apenas o imóvel Receba os convidados e venda o conceito de acolhimento e de convívios em família. O sentimento também se vende e a ligação emocional é o seu maior aliado. Invista neste método para passar à fase seguinte da negociação. 4. Aumente o interesse pelo seu trabalho Esta é uma grande oportunidade para aumentar a sua rede de contactos e aproveitar para vender não só a propriedade escolhida para a Open House, mas também a sua carteira de imóveis. Já pensou em terminar este dia com mais de uma venda? Para que o evento seja um sucesso, dizemos-lhe quais são os passos necessários para organizar uma Open House e alcançar melhores resultados. Como organizar uma Open House O primeiro passo é escolher a data do evento . Posteriormente, terá de espalhar a palavra com antecedência para alcançar o maior número possível de potenciais clientes. Depois de conseguir o número desejável de presentes, prepare a casa com o máximo de conforto e faça parte desta experiência envolvente, sendo dinâmico e interativo. Estar preparado para responder a todas as perguntas dos compradores mostra profissionalismo e segurança para com o outro. Por isso, estude bem a propriedade e os arredores . Caso necessite de ajuda, recrute parceiros para se juntarem a si durante algumas horas. Prepare panfletos para distribuir e faça um acompanhamento personalizado após o evento . Só assim vai garantir reconhecimento pelo seu trabalho e ligação com o cliente para proceder à venda. Com o eGO Real Estate , CRM líder na Gestão de Negócios Imobiliários, poderá estar atualizado quanto a todas as fases de acompanhamento ao cliente após a venda e facilitar a gestão de todas as oportunidades e processos que vai receber logo após a Open House. Clique aqui para saber mais! Acompanhe mais temas do imobiliário: Vai abrir negócio? 3 perguntas a que deve responder antes , Blog Imobiliário: organize conteúdos e crie estratégias de SEO
Fonte: Freepik Autor: Redação Conforme apurou o INE (Instituto Nacional de Estatística) no seu mais recente relatório divulgado , o negócio da venda de casas em Portugal apresentou um decréscimo em 2023, face ao final de 2022 , que terminou em alta. No ano passado, ao que foi possível concluir, 167.900 habitações ficaram por vender devido ao elevado peso da inflação e à subida das taxas de juro nos créditos habitação, sendo já o maior número alguma vez registado pelo gabinete estatístico. De acordo com os dados, os portugueses foram responsáveis pela maior parte das transações, apesar de os estrangeiros terem tido um grande peso no mercado imobiliário, sendo os principais investidores nos imóveis de preços mais altos. Ainda assim, esta tendência significou um abrandamento na compra de imóveis, bastante acentuada nos primeiros três meses do ano. A quebra do poder de compra , em consequência da inflação, teve um peso negativo no mercado, impactando o número de imóveis vendidos em Portugal, que caiu para cerca de 21%. Foi na grande Lisboa que a descida se verificou mais expressiva, tendo caído para 28%, o valor mais baixo desde 2016. Nos dois trimestres seguintes de 2023 esta tendência continuou a manifestar-se, tendo existido uma queda de quase 19% nas transações imobiliárias efetuadas , que perfez um total de 34.256 habitações. Neste período, as maiores descidas foram registadas no Algarve e na grande Lisboa, conforme apurou o INE. Continue a ler: Crise Habitação: mais de 10 mil sem-abrigo sinalizados em 2022 , Stock de empréstimos habitação volta a registar aumento ligeiro ou Previsões Imobiliário 2024: saiba o que dizem os especialistas
Fonte: Freepik Autor: Redação Ser agente imobiliário é uma atividade aliciante para muitos, sobretudo por ser uma área profissional com um prospeto de alta rentabilidade , que torna o ramo imobiliário ideal para quem planeia mudar de carreira. A maioria dos profissionais imobiliários independentes recebem a grande parte da sua remuneração através da sua produção pessoal, ou seja, o seu rendimento depende do número de negócios fechados e da sua credibilidade dentro do mercado imobiliário , aspeto este muito importante num ramo de atividade assente na referenciação . Assim, os agentes imobiliários com melhor desempenho denominam-se de Top Producers, designação comum dentro do ramo que precisa de ficar conhecer caso trabalhe no setor. Habitualmente, os Top Producers têm um perfil muito específico, com características comuns que lhes permitem ser os melhores do mercado, e que resultam de um trabalho extenso e aprofundado dentro do setor. São características que podem ser trabalhadas por qualquer profissional, e que pode também implementar para conseguir melhorar o seu desempenho e os seus resultados. Características de um Top Producer 1. Carisma e confiança A capacidade de transmitir simpatia e criar uma relação imediata com as pessoas é uma característica essencial para qualquer agente imobiliário de sucesso. Os Top Producers conseguem desenvolver relacionamentos profissionais de forma fácil e agradável, despertando emoções positivas nas outras pessoas. 2. Ser um bom ouvinte Trabalhar no mercado imobiliário concede-lhe o privilégio de participar num dos momentos mais importantes da vida dos seus clientes , auxiliando-os a comprar a sua casa de sonho. No entanto, isto só será possível se conseguir ouvir os seus clientes e compreender as suas necessidades. Isto vai permitir-lhe desempenhar um papel muito importante na mediação, uma vez que será a sua função encontrar o meio-termo certo entre os sonhos do seu cliente e a realidade do mercado . Assim, para além de oferecer o melhor serviço possível, irá estabelecer uma relação de maior confiança com o seu cliente, fator essencial e decisivo no desfecho do negócio. 3. Curiosidade Para ser o melhor e conseguir destacar-se dentro do mercado, a curiosidade, aliada à vontade de aprender, é um elemento chave. Assim, conseguirá manter-se sempre a par das tendências do mercado, o que lhe vai permitir ser altamente competitivo e qualificado e estar preparado para as oscilações que possam acontecer no setor. O eGO Real Estate , CRM de Gestão Imobiliária, dá-lhe acesso a vários webinars que o podem ajudar a otimizar os seus recursos para conseguir mais vendas, assim como Workshops e Formações Presenciais . Dicas para se transformar num Top Producer 1. Seja especialista da sua zona de atuação Para ser um bom profissional dentro do mercado imobiliário, é fulcral conhecer de forma detalhada todas as características dos seus imóveis . No entanto, para se destacar de outros profissionais, é necessário ter também um conhecimento profundo da sua zona de atuação. Ter o conhecimento da área circundante aos seus imóveis permite-lhe ser muito mais confiante quando tiver de facultar alguma informação sobre o imóvel, possibilitando-lhe destacar-se ao demonstrar que não é apenas mais um agente imobiliário, mas sim um verdadeiro especialista . 2. Invista em tecnologia O sucesso dos seus negócios depende também das soluções que oferece. Uma das melhores formas de estar constantemente atualizado é investir em tecnologia que lhe permita alcançar uma performance mais eficiente. A tecnologia é um aliado poderoso, na medida em que lhe permite automatizar processos , e assim , dedicar-se mais tempo para fazer prospeção e angariar clientes. Uma das melhores formas de o fazer é através de uma plataforma como o CRM eGO Real Estate , que lhe permite não só gerir o seu dia a dia, como conciliar todos as suas tarefas num só lugar. 3. Mantenha-se atualizado Para ser um profissional bem-sucedido, precisa de estar na vanguarda do imobiliário, acompanhando as tendências, novidades e alterações recorrentes . Como tal, deve procurar acompanhar o mercado e as suas flutuações (preço, taxas de juro, políticas, etc.), estar presente em todos os eventos relevantes , onde poderá também alargar a sua lista de contactos , e estar atento não só à sua concorrência direta, como também a todos os profissionais relevantes dentro do mercado imobiliário. Está pronto para ser um Top Producer? Encontre outras dicas importantes: Como atrair mais clientes com o Inbound Marketing? e Reconhecimento no mercado imobiliário? Trabalhe a sua marca
Fonte: Freepik Autor: Redação São várias as estratégias de marketing que o podem ajudar a vender mais e melhor, como é o caso do Inbound Marketing , Outbound Marketing , imagem de marca , marketing digital e e-mail de marketing . Neste artigo, o SUPERCASA Notícias mostra-lhe uma forma diferente de fazer marketing , que pode ser igualmente eficaz a influenciar a decisão de compra de um imóvel: o Marketing Olfativo . Pode parecer algo estranho, no entanto, o marketing olfativo não se trata de uma invenção recente, sendo utilizado desde o final da década de 70 para estrategicamente levar as pessoas a associar certos aromas a espaços interiores. Quando um potencial cliente visita um imóvel, este não tem qualquer tipo de afinidade com o espaço. Criar uma ligação entre o comprador e o imóvel é uma das tarefas mais importantes do mediador imobiliário , sendo de alta importância trabalhar cada divisão para despertar o interesse do cliente e ativar nele emoções positivas. Este trabalho pode ser conseguido através do home staging , onde se trabalha a decoração e organização do espaço , mas também através da aromatização do mesmo, que cria um estímulo mais intenso e promove um comportamento mais propenso à compra . Atualmente, o marketing olfativo dá um contributo importante ao setor imobiliário, uma vez que pode ser uma ferramenta útil para acelerar o processo de venda. Como aplicar o marketing olfativo? 1. Eliminar maus odores Este é um passo muito importante na preparação de qualquer imóvel para venda, principalmente se os proprietários do imóvel forem fumadores ou tiverem animais de estimação. São vários os fatores que podem causar maus odores no imóvel, como a humidade, canalização ou falta de ventilação . Estes problemas são mais recorrentes em divisões sem janelas ou entradas diretas de luz solar, pelo que deve procurar identificar todas as potenciais fontes de maus cheiros, de forma a conseguir eliminá-los. 2. Métodos de difusão aromática Escolha as divisões que deseja perfumar e o método de difusão mais adequado. São várias as opções a que pode recorrer: • Velas de cheiro; • Difusores; • Sachês; • Micados; • Ervas aromáticas. Em seguida, é fundamental escolher o aroma indicado para provocar as melhores sensações aos seus potenciais clientes. Algumas opções são: • Citrinos: invoca destinos tropicais e dias quentes de sol. Este é também um aroma muito utilizado em produtos de limpeza, pelo que deve ter uma atenção redobrada para garantir que escolhe uma fragrância de boa qualidade. • Ervas aromáticas: alfazema, alecrim, tomilho ou manjericão, todos estes são elementos que pode facilmente incluir na decoração da casa, dando-lhe um ar mais natural e uma sensação mais caseira. • Pinheiro e cedro: estes aromas são típicos do espaço exterior, invocando uma sensação de estar em contacto com a natureza, ideal para casas mais rústicas. • Baunilha ou canela: numa altura mais fria de inverno, estes são os aromas ideais para aquecer qualquer divisão, transmitindo uma sensação de calor e conforto que permitem ao potencial cliente sentir-se em casa. Gostou das dicas? Leia também: Dicas para remodelar o seu imóvel sem gastar muito dinheiro , Transforme a sua casa sem gastar muito dinheiro e O perfil de Instagram ideal do Mediador Imobiliário
Fonte: Freepik Autor: Redação Ao criar um anúncio para o seu imóvel, são vários os fatores que deve ter em atenção para que este fique atrativo, como um título apelativo e uma descrição detalhada do mesmo . No entanto, um dos elementos-chave são as fotografias , uma vez que é através deste elemento visual que o cliente tem o primeiro contacto com a propriedade. Se quer aumentar a atratividade dos seus imóveis, a fotografia imobiliária pode ser a chave para o sucesso e, como tal, o SUPERCASA Notícias apresenta-lhe as melhores dicas para se transformar num profissional da fotografia imobiliária . 1. Preparação do espaço A primeira coisa a fazer, se quer tirar fotografias elegantes e impactantes, é preparar o espaço de forma a garantir que este se encontra limpo e arrumado. Como tal, deve procurar arrumar todos os brinquedos de crianças ou de animais de estimação e/ou outros objetos que se encontrem espalhados pela casa. Despersonalizar o imóvel é de extrema importância , uma vez que o objetivo é que o comprador se imagine a viver na propriedade e não que a identifique como pertencendo a outra pessoa. Para facilitar este processo, deve remover todos os objetos pessoais das paredes e prateleiras , assim como os objetos utilitários das bancadas, apostando numa decoração neutra que dê a sensação de estar a observar uma tela em branco pronta a ser personalizada pelo cliente. 2. Iluminação A iluminação é o principal aliado da fotografia imobiliária. A falta de luz ou luz a mais pode mesmo arruinar a sua imagem, devendo ser utilizada de forma ponderada e estratégica. Existem dois tipos de iluminação: a luz natural e a luz artificial. Sempre que possa, deve recorrer à luz natural para dar vida ao imóvel, uma vez que, para além de ser gratuita, não envolve a montagem de outros equipamentos e representa melhor a exposição solar do imóvel. Não se esqueça de que para utilizar este tipo de iluminação deve ter em conta as horas a que pretende realizar a sessão fotográfica, de forma a maximizar a iluminação do imóvel . Para tirar fotografias com luz natural, basta abrir todas as cortinas, estores e portas da casa, para que a luz flua entre divisões. 3. Perspetivas As melhores fotografias são aquelas que apresentam o imóvel do ângulo que melhor o favorece, almejando captar todos os detalhes relevantes da propriedade. Assim, deve tentar vários ângulos e perspetivas para conseguir encontrar a melhor forma de captar imagens, principalmente em espaços mais pequenos. 4. Invista em diferentes conteúdos O mercado imobiliário evoluiu muito nos últimos tempos, principalmente na era digital, sendo possível não só a captação e partilha de imagens, como a realização de vídeos do interior do imóvel, filmagens de drone do exterior da propriedade e até a inclusão de plantas 2D, plantas 3D e visitas virtuais . Investir em diferentes tipos de conteúdo visual, não só nos seus anúncios, como no seu site imobiliário, vai permitir-lhe destacar-se da concorrência e atrair mais clientes. Para conseguir alcançar isto, invista em plataformas inovadoras como o Virtual Tour e obtenha visitas virtuais de forma rápida e acessível , sem qualquer preocupação no que diz respeito à sua elaboração. Achou estas dicas importantes? Sugerimos que leia: Dicas para remodelar o seu imóvel sem gastar muito dinheiro , Imobiliário: estratégias para analisar a sua concorrência
Fonte: Freepik Autor: Redação A apresentação de imóveis a clientes é essencial para se destacar no mercado imobiliário e concretizar vendas, e como tal, é essencial que coloque o imóvel na melhor condição possível . Neste sentido, para conseguir torná-lo mais apelativo e esteticamente aprazível, podem ter de ser feitas reformas no interior e exterior da propriedade. Esta remodelação é muitas vezes um pesadelo para os proprietários, uma vez que estes estão à procura de receber o dinheiro da venda do imóvel e não a ter de investir mais dinheiro no mesmo. No entanto, o SUPERCASA Notícias dá-lhe as melhores dicas para remodelar o seu imóvel sem ter de despender muito do seu orçamento. São várias as melhorias que pode fazer no seu imóvel com um melhor custo-benefício que, para além de lhe proporcionarem um maior retorno do investimento , o vão ajudar a atrair mais compradores. 1. Limpeza A melhor forma de melhorar a apresentação de qualquer imóvel é através de uma limpeza profunda , uma tarefa que pode realizar por si mesmo sem grandes custos e que vai dar à propriedade um novo ar. É muito importante que, ao fazer a limpeza do imóvel, não descure nenhum aspeto do mesmo, sendo essencial prestar atenção ao mais pequeno dos pormenores, pois vai fazer a diferença. Assim sendo, estes são os pontos principais que deve lembrar: • Limpeza de janelas, utensílios e eletrodomésticos; • Limpeza de tapetes, carpetes, cortinas, cortinados e outros elementos de decoração; • Eliminar odores através de purificadores de ar, velas ou qualquer ambientador da sua preferência; • Limpeza do interior e exterior do fogão, frigorífico e armários da cozinha (que também pode auxiliar a identificar quaisquer maus odores e livrar-se deles); 2. Decoração Um dos fatores que mais cativa os potenciais compradores é a decoração da casa, pelo que investir em elementos de decoração que acrescentem estilo e cor a cada divisão é sempre uma boa aposta. É importante compreender que não deve ter nenhum elemento pessoal, uma vez que isso pode levar um eventual comprador a sentir que está na casa de outra pessoa e prejudicar a sua capacidade de se identificar com a propriedade. Tente investir numa decoração mais neutra , com alguns toques de cor, de forma a ser mais fácil agradar à maioria dos gostos e criar um ambiente acolhedor. Algumas opções que pode experimentar são: • Colocar flores e plantas no imóvel; • Apostar em elementos decorativos como tigelas de fruta fresca na cozinha ou sala de estar; • Colocar toalhas limpas em todas as casas de banho; • Decorar a mesa de jantar; • Acrescentar almofadas, cobertores e outros elementos de decoração a espaços como a sala de estar e os quartos. 3. Iluminação e luz natural A iluminação do imóvel influencia bastante o apelo que este tem para os compradores, não só por aumentar a qualidade das fotografias nos anúncios do imóvel, como por criar uma ambiente muito mais alegre e convidativo. Para ajustar a iluminação e aumentar a luz natural do imóvel, pode: • Ligar todas as luzes externas e internas; • Abrir todas as cortinas e persianas para deixar entrar a luz do sol; • Investir em luzes adicionais para criar iluminação ambiente; • Substituir as lâmpadas antigas; • Substituir os candeeiros que estiverem visivelmente danificadas. 4. Home Staging O Home Staging é uma técnica de organização pode tornar as divisões do seu imóvel muito mais atraentes e apelativas, e é bem simples de fazer. Algumas ações que pode adotar são: • Remover objetos pessoais como brinquedos, livros e ferramentas; • Organizar armários, dispensas e estantes de livros; • Remover algumas das suas roupas dos armários para que estes pareçam mais espaçosos; • Retirar os móveis de maior dimensão que possam fazer demasiado ruído visual. 5. Renovação de divisões Se tiver espaço no orçamento para tal, pode considerar renovar algumas das divisões , como, por exemplo, a cozinha, que é uma das áreas da casa mais valorizadas por potenciais compradores. Não precisa de fazer grandes alterações nem um investimento alargado, podendo optar por substituir os puxadores dos armários, pintar as paredes ou colocar adesivos nos armários para lhes dar um ar novo. Para além da cozinha, deve também considerar as casas de banho, e substituir os elementos mais pequenos que possam necessitar de ser trocados, como as barras das toalhas, acrescentar uma nova camada de tinta e fechar qualquer fenda que exista. 6. Fachada do imóvel A fachada do imóvel pode não ser o fator mais valorizado ao observar um imóvel online, no entanto, é o elemento que molda a primeira impressão ao realizar visitas à propriedade e, como tal, é uma das áreas que não deve ser negligenciadas. Procure arranjar os espaços exteriores como o quintal, entrada de automóveis e vegetação circundante. Para isso, pode aparar a relva e arbustos que existam, reparar persianas, telhas, sarjetas e janelas, investir numa pintura exterior e realizar uma lavagem ao telhado e aos caminhos de entrada até ao imóvel. Vai colocar em prática as nossas sugestões? Por que não aproveitar e ler também: A importância das Visitas Virtuais na Mediação Imobiliária e Transforme a sua casa sem gastar muito dinheiro
Fonte: Freepik Autor: Redação Se vendeu casa e só conseguiu investir o seu valor noutra habitação fora do prazo legal para beneficiar da isenção de IRS sobre essas quantias, pode conseguir obter isenção sobre as mais-valias do valor em causa . Para beneficiar desta isenção, é necessário contactar a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a partir de abril de 2024. Isto porque, um dos diplomas do programa Mais Habitação, prevê a suspensão do prazo para o reinvestimento das mais-valias durante dois anos a partir de dia 1 de janeiro de 2020 , o que significa que a contagem se inicia a partir do dia 2 de janeiro de 2022. De acordo com a AT, para beneficiar da isenção, deve apresentar uma declaração de IRS de substituição , ou então, apresentar uma reclamação contra o facto de a AT ter liquidado o IRS. Pode ainda fazer um “pedido de revisão dos atos tributários de liquidação” nos três anos posteriores ao ato tributário, utilizando como fundamento “injustiça grave ou notória” . Acompanhe estes e outros temas no SUPERACASA Notícias
Fonte: Freepik Autor: Redação As redes sociais estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas, acompanhando-as para onde quer que vão através do seu dispositivo móvel. O elevado número de utilizadores das plataformas digitais faz com que estas sejam ferramentas essenciais para o desenvolvimento de muitas atividades económicas, como a mediação imobiliária. Ser profissional imobiliário significa ter uma extensa lista de contactos e estar constantemente à procura de novas relações para a expandir. Uma das melhores formas de praticar networking é justamente através das redes sociais, onde consegue ter acesso a um público extenso e criar uma presença digital através de conteúdos que o diferenciem da concorrência. Vantagens de utilizar as redes sociais na mediação imobiliária Hoje em dia, o mundo digital permite aos seus utilizadores encontrar qualquer informação necessária através de uma pesquisa rápida . Isto significa que, se não tiver presença digital, quando alguém que está a ponderar comprar ou vender casa fizer uma pesquisa online , não o vai conseguir encontrar. Por isso, é essencial, para além de ter um bom site profissional, utilizar também as redes sociais, uma vez que estas plataformas permitem aos seus clientes verificar a sua existência, relevância e competência, através do conteúdo que cria, as suas interações, associações e avaliações . Nas redes sociais é possível não só encontrar os seus conhecimentos, como também as opiniões que os outros têm sobre si. As plataformas digitais permitem-lhe: • Obter uma grande visibilidade; • Receber retorno em tempo real; • Acompanhar diariamente os resultados; • Criar uma maior interação com o seu público-alvo; • Melhorar a experiência dos seus clientes; • Obter um relacionamento mais próximo com o seu público. Invista na sua marca pessoal Para criar uma presença digital não basta criar conta nas redes sociais, tem de criar conteúdo relevante e que mostre o potencial e os valores da sua marca . Isto porque os clientes, ao visualizar o seu perfil, só o vão escolher se se identificarem com aquilo que comunica e verificarem que a sua marca transmite notoriedade, confiança e credibilidade. Assim, é necessário ter uma atenção redobrada na forma como se apresenta , e no tipo de conteúdo que coloca nas redes sociais, seja em texto, imagem ou vídeo. Qual o melhor tipo de conteúdo? Para despertar o interesse do público é essencial criar diversos tipos de comunicação que apelem aos sentidos dos utilizadores. Pode fazê-lo através de texto, imagens ou vídeos, no entanto, tenha em mente que cada rede social privilegia diferentes tipos de conteúdos. Neste sentido, a criação de conteúdo multimédia é fulcral para ter um perfil de sucesso , nomeadamente a utilização de vídeos, um tipo de conteúdo que permite ver, ouvir e ler ao mesmo tempo e de forma rápida e eficaz. O vídeo é também o formato de conteúdo que melhor funciona em redes sociais, como o Facebook, Instagram, Youtube e Tiktok, uma vez que estas têm separadores específicos para este conteúdo. Analise as métricas Atualmente, são várias as redes sociais que lhe permitem aceder aos dados sobre o conteúdo que publica, nomeadamente, o número de utilizadores alcançados, quais as publicações que tiveram mais interações e a origem das mesmas. Investir tempo para aprender o que dizem as métricas vai permitir-lhe perceber se deve ou não continuar com a sua estratégia de comunicação e, assim, tomar melhores decisões sobre o conteúdo que publica. Não se esqueça também da importância de interagir com os seguidores , certificando-se de que responde a comentários e mensagens diretas, uma vez que isto irá permitir-lhe, não só criar e manter uma relação de proximidade com os mesmos, como atrair mais pessoas para a sua página. Quais são as melhores redes sociais para divulgar os seus imóveis? WhatsApp O WhatsApp permite-lhe enviar mensagens de forma rápida e eficaz a todos os seus contactos, assim como segmentar os seus contactos e enviar comunicações apenas para aqueles que lhe interessam. Através desta rede social, pode enviar mensagens de texto para esclarecer dúvidas aos seus clientes, partilhar imagens e vídeos dos seus imóveis e encaminhar links , tanto do seu site, como da sua carteira de imóveis. Youtube O Youtube é uma rede social focada principalmente na publicação e partilha de vídeos. Para além de poder partilhar os vídeos das suas propriedades, pode também criar outro tipos de conteúdo interessantes em que, por exemplo, dê dicas sobre o mercado imobiliário ou mostre o trabalho da sua equipa. Instagram Esta é uma das redes sociais com maior variedade de conteúdos, e onde pode publicar stories com a duração de 24 horas onde mostra aos seus seguidores onde está e o que está a fazer. Permite-lhe também publicar Reels , que irão aparecer a um público vasto, para além dos seus seguidores, assim como partilhar conjuntos de imagens que aparecerão na página principal dos seus seguidores. Facebook O Facebook é, em muitos aspetos, semelhante ao Instagram. No entanto, enquanto que o Instagram se destaca pelos conteúdos visuais, no Facebook pode fazer uma melhor combinação entre o visual e o textual, permitindo-lhe assim comunicar de forma eficaz com o seu público. Esta plataforma também lhe permite integrar links , onde consegue dar acesso aos seus seguidores a toda informação externa à rede social, como o seu site e anúncios de imóveis. TikTok Apesar de ser a rede social mais recente, esta plataforma permite-lhe partilhar conteúdo audiovisual de forma simples e angariar várias visualizações , sendo muito popular, principalmente, entre os mais jovens. Ficou a par das tendências? Explore as inúmeras funcionalidades das Redes Sociais e adquira um CRM que lhe permita uma integração total com as mesmas, para dinamizar os seus negócios! Tem interesse em algo assim? Clique aqui e fale com os nossos especialistas.
Fonte: Freepik Autor: Redação O mercado imobiliário português continua a ser muito atrativo para os investidores estrangeiros , o que cria novas oportunidades de negócio que não vai querer perder. As vantagens fiscais, o clima ameno, a gastronomia e o baixo custo de vida atraem turistas que passam a contemplar o nosso país como destino para passar a reforma, comprar casa de férias, ou simplesmente como uma perspetiva de investimento. Assim sendo, apostar no mercado internacional pode ser uma forma de angariar novos clientes e destacar-se da concorrência. No entanto, criar uma ligação com este tipo de clientes nem sempre é fácil, pelo SUPERCASA Notícias reuniu para si os melhores conselhos para angariar mais negócios. Como estabelecer uma ligação com o cliente? Existem vários constrangimentos no momento de contactar clientes internacionais, sendo o principal a barreira linguística . Dominar a língua nativa do seu cliente é sempre uma mais-valia, no entanto, este objetivo nem sempre é atingível, uma vez que os seus clientes podem vir de qualquer parte do mundo. Se não conseguir compreender nem falar o idioma do cliente, pode sempre optar por comunicar em inglês , visto que esta é a língua universal que a maioria das pessoas sabe falar. Em último caso, é importante que se faça acompanhar de alguém que consiga comunicar com clareza com o comprador. O essencial é que consiga criar empatia com o cliente . Coloque-se no lugar deste e utilize a empatia para criar uma relação mais sólida e de maior confiança. Procure perceber exatamente o que o cliente procura, o momento em que pretende adquirir o imóvel e como vai conduzir o negócio. Não se esqueça de que, para além da diferença de idioma, existem também diferenças culturais e sociais que deve ter em conta, como, por exemplo, a necessidade de utilizar uma comunicação concisa e objetiva, não sendo recomendado cair na tentação de exagerar as características do imóvel, pois estas nem sempre são valorizadas. Isto porque os clientes internacionais podem apreciar elementos completamente diferentes do que os compradores portugueses. Faça um acompanhamento personalizado Ao contactar os seus clientes o primeiro passo deve ser entender quando e como o investimento será realizado, de forma a compreender se existe um interesse real e imediato, ou se o cliente anda simplesmente a sondar o mercado . Este passo é essencial, pois não só lhe permite traçar o percurso que terá que percorrer com o cliente para chegar à venda, como irá evitar que pressione um cliente que não está pronto para comprar , e eventualmente fazer com que este se afaste. Acompanhe o cliente durante todo o processo e tenha presente que as questões legais e burocráticas vão inevitavelmente atrasar o processo, como a transferência de divisas e os pedidos de crédito para compradores estrangeiros. No entanto, este não precisa de ser um aspeto negativo, uma vez que se pode destacar da concorrência ao oferecer um acompanhamento que vise facilitar os processos burocráticos. Para além de colocar à disposição as suas competências técnicas , as competências humanas também são altamente valorizadas pelos clientes estrangeiros. Assim sendo, é essencial fazer um bom enquadramento e acompanhamento ao cliente ; ajude-os a contextualizar-se ao ambiente envolvente e dê a conhecer todos os acessos e serviços próximos à localização do imóvel. Esta é uma ótima forma de criar uma ligação com o cliente. Partilhe o seu conhecimento sobre a área envolvente do imóvel e mostre como este se pode encaixar nos interesses do cliente. Quanto mais informado e esclarecedor for, maior será a confiança em si. Como atrair clientes internacionais? A melhor forma de se destacar perante os seus clientes é desenvolver a sua marca , nomeadamente através da sua presença online , uma vez que este é o meio mais utilizado pelos clientes para procurar casa. Procure desenvolver uma forte presença online onde seja claro todas as suas atividades de venda e de marketing , assim como os seus objetivos e as suas especialidades, que o diferenciam de todos os outros agentes. Para conseguir captar clientes internacionais pode desenvolver, no site da sua empresa, uma página onde mostra todas as informações relevantes para auxiliar este tipo de clientes. Outro fator importante é a inclusão de visitas virtuais nos seus anúncios , uma vez que esta nova tendência do setor imobiliário oferece a possibilidade de visualizar imóveis à distância e acelerar o processo de venda. Invista em plataformas inovadoras como o Virtual Tour e aumente o seu alcance geográfico de forma fácil e a um baixo custo. Ficou satisfeito com as nossas dicas? Recomendamos que leia também: As 3 dicas essenciais para uma melhor negociação do imóvel e Mediação Imobiliária: a importância de um bom posicionamento
Fonte: Freepik Autor: Redação O dia a dia de qualquer consultor imobiliário passa muito por angariar novos clientes , divulgar os seus imóveis e gerir o processo de negociação de compra e venda dos mesmos . Como tal, estar a par das melhores táticas de negociação é essencial para ser um profissional de sucesso. Assim, o SUPERCASA Notícias reuniu as melhores dicas de negociação para que transmita confiança aos seus clientes e consiga mais facilmente conduzir o processo de negociação para o fecho da venda. 1. Comunicação Para negociar um imóvel é imprescindível, não só, ser um bom comunicador, assertivo e correto, como um bom ouvinte . O seu objetivo principal deve ser entender as necessidades do seu cliente, compreender aquilo que ele mais valoriza e quais são as suas maiores dúvidas , através de uma escuta ativa e de um diálogo mais pessoal. Ao conhecer as necessidades do seu cliente, ficará também melhor equipado para responder a todas as questões que possam surgir e antecipar-se às objeções . Não se esqueça que é importante dar espaço ao cliente para argumentar, sendo a melhor prática estar preparado para expor os atributos da propriedade e responder às objeções do cliente com argumentos sólidos. Isto vai permitir-lhe criar uma relação de confiança com os seus clientes. Procure reforçar a ideia de que o seu papel é facilitar o processo de compra e venda do imóvel, e seja um aliado dos seus clientes . Mesmo no final do processo, deve procurar receber algum feedback sobre o processo de negociação , de forma a melhor compreender o que está a funcionar na sua estratégia, o que precisa de melhorar e, assim, conseguir ajustar as suas técnicas de negociação. 2. Crie a sensação de urgência Este é um recurso importante para conseguir angariar mais clientes e reduzir o tempo de duração do processo de venda. Assim, exalte as qualidades do imóvel como sendo imperdíveis e realce a atratividade da propriedade. Outro recurso que pode utilizar são os gatilhos mentais , ou seja, estímulos que despertem emoções e reações positivas nos seus clientes . Esta é uma estratégia de marketing para gerar um maior interesse e provocar sentimentos de urgência, escassez, curiosidade ou novidade , através de frases impactantes. 3. Planeie a negociação A negociação de um imóvel é um processo que está em constante mudança, por isso, deve planear todos os passos que pretende seguir e os prazos a cumprir de forma a ter uma maior segurança durante todo o processo e evitar que este se prolongue mais do que é necessário. Crie etapas de negociação, que podem ir desde a apresentação do imóvel, passando pelas visitas, a negociação e oferta de propostas até ao fecho da venda. Para que a negociação corra de forma previsível, procure conhecer profundamente todos os imóveis que pretende apresentar e inteirar-se de todos os detalhes relevantes do imóvel, tais como a região em que se localiza. Se quer melhorar as suas capacidades de negociação e atualizar os seus conhecimentos, pode sempre investir na sua formação e integrar cursos especializados no mercado imobiliário, como os webinares e formações presenciais eGO Real Estate. Apostar na sua formação vai permitir-lhe manter-se relevante dentro do setor, ser competitivo com outras empresas e alcançar melhores resultados!
Fonte: Freepik Autor: Redação Quando inicia o processo de venda de um imóvel , é essencial averiguar qual o seu valor. Este é um aspeto que nem sempre é aparente, sendo por vezes difícil chegar a um consenso, uma vez que a perceção do proprietário pode não ser equivalente com o valor real da propriedade. Como tal, é necessário reunir todos os fatores que podem valorizar ou desvalorizar a propriedade . Apesar de alguns aspetos serem conhecidos pela generalidade das pessoas, existem pequenos detalhes que podem influenciar o valor da casa e nem sempre são considerados. Assim, o SUPERCASA Notícias reuniu uma lista de todos os tópicos que lhe vão permitir fazer uma análise completa de todo o imóvel , tendo em conta as condições atuais do mercado imobiliário , e assim estabelecer um valor de venda justo que equilibre os interesses tanto do vendedor como do comprador. O que influencia o valor de um imóvel? Quando um proprietário toma a decisão de vender o seu imóvel, existe muitas vezes uma expectativa irreal sobre o valor do mesmo , principalmente porque não existe uma fórmula fixa para considerar todos os fatores que estipulam o valor de venda de um imóvel, cabendo ao consultor imobiliário fornecer todos os dados necessários para chegar ao valor ideal. Assim, estes são os fatores que deve ter em consideração: 1. Localização O valor do imóvel é altamente influenciado pela região do país em que se encontra . Um imóvel com as mesmas características vai valer muito mais se estiver localizado numa zona central da cidade, principalmente se for numa das áreas metropolitanas, comparativamente a um imóvel localizado numa região periférica ou cidades menos centrais. 2. Área do imóvel A área do imóvel que pretende vender, geralmente, está diretamente relacionada com o valor do mesmo , ou seja, quanto maior a propriedade, mais este irá valer. No entanto, existem diferenciais de valorização que devem ser considerados, sendo que a área útil é a mais valorizada, seguida da área exterior, a área bruta, a área de garagem e espaço de arrumação. Um bom exemplo disto é a influência que a tipologia do imóvel tem no seu valor, pois quanto maior for a tipologia do imóvel, maior será o valor do mesmo, uma vez que terá mais área útil. O mesmo se aplica às propriedades com espaço de garagem, uma comodidade que, para o comprador, não só lhe vai economizar tempo na procura de estacionamento, como lhe trará uma maior segurança, e como tal, é um aspeto muito valorizado. A área exterior é também um fator relevante, com a presença de varandas, terraço ou até de um jardim, que podem levar o preço da propriedade a subir alguns euros. 3. Acessos Para além da localização geográfica no território português ser um fator importante, a localização dentro da cidade, nomeadamente na questão de acessos a transportes, serviços públicos e superfícies comerciais, é outro aspeto que influencia o valor de cada imóvel. Quanto mais comodidades existirem nas redondezas do imóvel, maior será o valor do mesmo, uma vez que estas são as características que os compradores mais valorizam. Outro aspeto que fará subir o valor de uma propriedade, é a sua vista. Um imóvel com acesso e vista para o mar terá sempre mais valorização do que um apartamento com vista para uma estrada, ou zona de autoestrada, por exemplo. 4. Qualidade dos materiais e acabamentos Os materiais utilizados na construção de um imóvel, assim como os seus acabamentos, podem parecer pequenos detalhes quando comparados com a totalidade do imóvel, no entanto, podem mesmo vir a determinar o valor do imóvel, uma vez que lhe podem configurar uma classificação de imóvel premium e, na maioria das vezes, implica terem uma maior longevidade e segurança para o comprador. Caso não saiba o tipo de materiais utilizados na sua casa, pode procura r informar-se junto da empresa construtora ou do condomínio. 5. Aquecimento As variações de temperatura são frequentes no nosso país e, como tal, é essencial, para muitos compradores, encontrar um imóvel com um sistema de aquecimento e um sistema de ar condicionado integrado . Apesar de ser algo que pode ser instalado posteriormente, é um investimento de tempo e de dinheiro que a maior parte das pessoas prefere evitar, preferindo realizar um investimento maior à partida. 6. Exposição solar A quantidade e qualidade de luz natural que a casa recebe é um fator muito importante. Uma casa bem iluminada, com janelas grandes ou muitos pontos de entrada de luz, é muito mais agradável e terá sempre um valor mais elevado . Se gostou destas dicas, consulte também: Avaliação de Imóveis: descubra a sua importância
Fonte: Freepik Autor: Redação A sustentabilidade é um objetivo comum a todos os setores, e são várias as medidas criadas para transformar a sociedade em prol de um mundo mais sustentável e em sintonia com o meio ambiente. No mercado imobiliário, a sustentabilidade é imensamente valorizada, nomeadamente no que diz respeito a certificações ambientais. Em Portugal, existem alguns processos de certificação de caráter obrigatório, como o desempenho energético dos edifícios (SCE) , aprovado no Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto, que engloba o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços. O conjunto de Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT) é também obrigatório no momento da construção de um novo empreendimento , consistindo num conjunto de normas de instalação e de segurança nas instalações elétricas de utilização em baixa tensão. No entanto, existe uma série de certificações ambientais voluntárias para imóveis, especialmente projetadas para promover a sustentabilidade no mercado imobiliário e no setor da construção. Certificações ambientais para imóveis Para além dos processos obrigatórios, são várias as certificações energéticas de caráter voluntário , reconhecidos internacionalmente como símbolos de sustentabilidade. 1. LEED A certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), ou, em português, Liderança em Energia e Design Ambiental, avalia a eficiência energética e hídrica das construções, e o seu impacto no meio ambiente com a emissão de gases e gestão de recursos naturais. Este certificado foi criado pelo U.S. Green Building Council para promover o desenvolvimento de projetos de construção com critérios sustentáveis e eficientes, aplicáveis a qualquer tipo de construção, e que passa por influenciar 5 áreas principais: • Localização sustentável; • Proteção e eficiência da água; • Eficiência energética e energias renováveis; • Conservação de materiais e recursos naturais; • Qualidade do ambiente interior. 2. BREAAM Esta é a mais antiga certificação de edifícios sustentáveis, intitulada Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM) ou Método de Avaliação Ambiental do Estabelecimento de Pesquisa do Edifício. O certificado BREEAM é mundialmente conhecido e tem como objetivo avaliar, classificar e certificar a sustentabilidade dos edifícios através de métricas e indicadores que abrangem uma série de questões ambientais, como: • Uso de energia; • Gestão de resíduos; • Materiais de construção; • Poluição; • Transporte; • Saúde. 3. ISO 50001 O ISO 50001 é um sistema de gestão de energia destinado a apoiar organizações para conservar recursos e melhorar a utilização de energia . O seu objetivo passa por: • Desenvolver uma política para uma utilização mais eficiente da energia; • Fixar metas e objetivos para cumprir a política; • Utilizar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre a utilização de energia; • Medir os resultados; • Analisar o bom funcionamento da política; • Melhorar continuamente a gestão da energia. 4. WELL A certificação WELL rege-se pelo princípio de que os imóveis devem melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores , com foco nas pessoas e no seu contexto social. É aplicável a edifício residenciais e do setor comercial , nomeadamente para guiar as empresas na criação de espaços de trabalho e nas suas políticas de bem-estar e fomentar um ambiente mais feliz e produtivo. Os critérios deste certificado assentam em 10 conceitos essenciais: • Ar; • Água; • Nutrição; • Iluminação; • Fitness; • Conforto térmico; • Acústica; • Materiais; • Mente; • Comunidade. Os sistemas de certificação ambiental têm como objetivo fomentar práticas sustentáveis em todas as áreas que envolvem o setor imobiliário e da construção. Para obter estas certificações, devem ser implementadas práticas sustentáveis , que classificam o edifício de acordo com o seu grau de adoção e que serve como ferramenta de benchmarking , para conseguir destacar-se da sua concorrência . Esta informação foi-lhe útil? Sugerimos também: Arquitetura sustentável e amiga do ambiente e Construção sustentável ganha destaque no mercado imobiliário
Fonte: Pexels Autor: Redação Estão a surgir novas formas de habitação influenciadas por mudanças socioeconómicas à escala global, que fazem nascer tendências, novas alternativas à casa tradicional e modos de vida nómada que exigem diferentes burocracias para a questão da morada. A tecnologia e a evolução da industrialização na construção está a empurrar muitas pessoas para soluções mais económicas de habitação, como casas pré-fabricadas, casas modulares ou até autocaravanas. Diferenças entre domicílio fiscal e morada fiscal, quais são? O domicílio fiscal contempla questões de procedimento e processos, que implicam, por exemplo, a cobrança de impostos para corrigir ou entregar declarações, ou ser chamado à execução, entre outras situações. A residência fiscal, por outro lado, é a informação que aufere se um contribuinte tem ou não uma conexão forte o suficiente para ser tributado em território nacional , sendo que, grosso modo, esta se traduz no facto de o contribuinte dispor de uma habitação própria e permanente, na qual pernoita, recebe os seus amigos e família, faz as suas refeições, passa o seu tempo livre – basicamente, vive –, tratando-se de um imóvel próprio ou arrendado. O domicílio fiscal é apurado de acordo com o Artigo 19.º da Lei Geral Tributária baseando-se no local de residência habitual . Este pode coincidir, na maioria das vezes, com a habitação própria e permanente do contribuinte. O domicílio fiscal pode aplicar-se a autocaravanas ou casas pré-fabricadas? Para ser considerada uma residência habitual, o domicílio fiscal deve pressupor um grau de permanência geográfica. Assim, alguém que viva numa autocaravana, que à partida estará em constantes deslocações, não é aplicável a domicílio fiscal, pelo que é inviável determinar a sua localização concreta para a atribuição de procedimentos ou processos. Por outro lado, uma autocaravana afeta com carácter de permanência, se assim estiver registada, mantendo-se assente ou fixa no mesmo local por um período de mais de um ano, pode ser considerada domicílio fiscal , ainda que estejam abrangidas pequenas alterações sobre o local onde se situa. Ou seja, uma autocaravana com esta afetação pode fazer pequenas transferências para locais da área circundante. O mesmo é aplicável às casas pré-fabricadas ou modulares, que podem ser consideradas permanentes e fixas, apesar não serem, literalmente, habitações fixas ao solo. Para este efeito, são consideradas prédios , sem qualquer dúvida de que podem ser um domicílio fiscal. Que procedimentos deve ter para constituir domicílio fiscal e casas pré-fabricadas? Para constituir domicílio fiscal neste tipo de habitação, estas têm que estar devidamente licenciadas pela Câmara Municipal, nos mesmos trâmites em que são constituídos os processos de licenciamento exigidos para a construção de habitações convencionais. De acordo com o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, mais concretamente o artigo 2.º sobre o conceito de “edificações”, uma casa é legível a domicílio fiscal se for uma habitação destinada a habitação ou utilização permanente, ou, por exemplo, através da instalação de um restaurante, bar ou loja aberta ao público, para os quais é exigido um processo de licenciamento, ainda que não seja de carácter obrigatório que a habitação possua características de permanência e inamovibilidade do solo. Conseguiu perceber as diferenças? Sobre Habitação, outros temas que lhe podem interessar: Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber , Manutenção preventiva: entenda a importância deste conceito ou O que é a Área Bruta Privativa?
Fonte: Freepik Autor: Redação Está a aproximar-se do objetivo final: formalizar o negócio da venda da sua casa . Nesta fase, a primeira coisa a fazer é ter em ordem todos os documentos necessários , nomeadamente escrituras, certificado energético, licenças de construção ou qualquer outra papelada relevante. Ao organizar estes papéis, ainda antes da formalização do negócio e da assinatura do contrato-promessa compra e venda, estará a poupar tempo para quando chegar a verdadeira altura de avançar com o negócio. Esta proatividade deve partir de si, independentemente de estar ou não a ser acompanhado por uma agência imobiliária, contudo, o mais certo é que, enquanto decorrem os processos de divulgação e visitas ao imóvel, a agência que o acompanha lhe peça para começar a reunir esta documentação fundamental. Mas vamos por partes. Tem um interessado no seu imóvel? Dizemos-lhe o que deve fazer a partir daqui! Discuta o valor de venda da casa Vai ter de começar a entrar em negociações assim que alguém manifestar interesse na casa que está a vender. À partida, e se tiver seguido todos os passos que lhe explicámos em artigos anteriores, nomeadamente a Avaliação do imóvel na venda: como e porquê? , já deverá ter definido um valor final para a venda , contudo, e porque muitos são os compradores que gostam de regatear, este pode ser um valor mutável . Ainda assim, não deve baixar ou aumentar o preço só porque sim . Em negociações deve ter sempre definido um objetivo mínimo razoável sobre o qual não deve baixar, fazendo a negociação em função desse mesmo valor. Depois de acertado o valor, certifique-se de que tem todos os documentos de que lhe vamos falar abaixo, para, finalmente, poder avançar com a formalização do negócio. Que documentos deve ter na sua posse para poder avançar com a venda Se não é conhecedor das burocracias associadas à venda de uma casa ou sabe pouco acerca do mercado imobiliário e de como funcionam estes trâmites, só precisa de saber que, para conseguir avançar com a venda, deve ter na sua posse uma série de documentação importante, exigida por lei durante o processo de venda, para formalizar a venda, nomeadamente: • Certidão predial permanente atualizada • Caderneta predial urbana • Licença de utilização • Ficha técnica do imóvel • Certificado energético • Distrate do imóvel • Plantas do imóvel • Escritura de compra e venda • Cartão de cidadão Explicamos-lhe do que trata cada um destes documentos. Certidão predial permanente atualizada Pode obter este documento na Conservatória do Registo Predial, sendo que este é um documento que lhe permite, basicamente, consultar todo o historial do imóvel – com informação acerca da construção, sucessões hereditárias ou possíveis penhoras associadas. Caderneta predial urbana Neste documento, terá acesso a todas as informações do imóvel do ponto de vista fiscal , nomeadamente o titular do imóvel e respetivo valor patrimonial tributário, bem como a sua localização e características. Este vai ser um dos documentos mais importantes para a formalização do negócio, através do contrato-promessa compra e venda. Através da caderneta predial urbana poderá calcular o Imposto Municipal sobre o Imóvel (IMI) e o Imposto sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), sendo fundamental estar atualizado. Licença de utilização O objetivo deste documento é comprovar que o imóvel foi previamente inspecionado e que está em total conformidade com a obra realizada , projetos aprovados por autoridades competentes e com as normas legais e em vigor , bem como comprovar a idoneidade do edifício ou fração autónoma para o fim pretendido. Ficha técnica do imóvel Esta ficha técnica dar-lhe-á a informação sobre as características técnicas e funcionais de um prédio urbano com fins habitacionais , depois de concluídas as obras de construção ou reconstrução, e pode ser pedida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil e na Direção-Geral do Consumidor, sendo que o requisito para a sua obtenção é que os prédios tenham sido edificados ou submetidos a obras de ampliação, construção ou reconstrução depois do dia 30 de março de 2004. Certificado Energético Este é um documento onde encontra não só a avaliação da eficiência energética do imóvel, numa escala de “muito pouco eficiente” (F) a “muito eficiente” (A+), bem como informação sobre características do imóvel, tais como isolamentos, tipos de ventilação, climatização e produção de águas quentes sanitárias, e o seu efeito no consumo de energia. Além disso, reúne medidas de melhoria que sugerem formas para baixar o consumo energético e a indicação dos benefícios fiscais e tipos de financiamentos disponíveis. Distrate do imóvel Só precisa de apresentar este documento caso exista um crédito habitação associado ao imóvel , o qual é apresentado no momento da escritura pública na transmissão do imóvel, uma vez que comprova a extinção da hipoteca associada à casa que está a transacionar. É um documento emitido pelo banco. Plantas do imóvel Estes desenhos do imóvel descrevem a sua constituição, a nível de divisões, espaços disponíveis e outros elementos que podem ajudar à venda do imóvel, pois apresentarão uma visão completa da casa e das suas áreas . Deve ter este documento na sua posse, uma vez que o mesmo pode ser solicitado pelo banco ao comprador do imóvel aquando do pedido de empréstimo habitação, ou pelo próprio cliente comprador , aquando da tomada de decisão. Escritura de compra e venda Este documento é obrigatório para poder avançar com a venda de um imóvel , uma vez que verifica as condições da transação anterior. Depois de reunidos estes documentos, passará à fase crucial do processo de vender a casa, e que se trata da formalização do negócio. Sobre esse assunto, poderá ficar a conhecer tudo no próximo artigo do SUPERCASA Notícias !
Fonte: Freepik Autor: Redação Se tem um crédito habitação é importante estar a par de como funcionam as hipotecas e tudo o que envolve esta garantia ao banco, que poderá ser cancelada em três situações distintas. Através da hipoteca, assegura o pagamento do crédito habitação que tem com o seu banco ou instituição financeira, mesmo se incorrer em incumprimento, visto que o bem hipotecado serve de garantia para pagar a dívida. Mas explicamos-lhe tudo em maior detalhe. O que é uma hipoteca? Quando compra uma casa com recurso a crédito habitação, poderá fazer uma hipoteca para garantir que o dinheiro que o banco lhe emprestou será pago. Ou seja, trata-se de uma garantia . A sua capacidade financeira é avaliada neste momento, de forma a perceber se será capaz de pagar, ou não, o empréstimo que pretende contrair . Assim, a hipoteca serve para minimizar o risco de incumprimento, que é geralmente o imóvel a adquirir. Contudo, pode ser hipotecada, também, o imóvel de uma terceira pessoa , existindo bancos que aceitam a hipoteca da casa de familiares do mutuário do empréstimo. Em suma, a hipoteca é o garante do financiamento para a compra de um bem imóvel, que permite aos compradores o pagamento do valor do imóvel durante um período de vários anos. Em que situações pode a hipoteca ser cancelada? Os cenários que podem implicar o cancelamento da hipoteca são na venda de um imóvel registado com hipoteca, no pagamento da dívida do crédito habitação ou numa situação de expurgação da hipoteca. Descubra cada uma destas situações. Quando vende uma casa com hipoteca Ao comprar uma casa com recurso ao financiamento do banco, por meio de um crédito habitação , poderá ver-se a par, no futuro, com a venda desse mesmo imóvel . Nesta situação, em que vende o imóvel que está a pagar o banco, pode efetivamente cancelar a hipoteca. Nesta situação, só o poderá fazer se o dinheiro adquirido com a venda do imóvel for suficiente para pagar o empréstimo contraído, devendo solicitar, para esse efeito, o cancelamento da hipoteca e proceder ao registo da venda da casa para o novo comprador. Quando paga a dívida do crédito habitação Quando consegue liquidar a dívida do empréstimo habitação, pode pedir o cancelamento da hipoteca, pois se pagou a sua dívida, já não precisa de apresentar qualquer garantia. Depois de eliminar a hipoteca, deverá proceder ao cancelamento do seu registo numa Conservatória do Registo Predial e, depois de ter o seu empréstimo hipotecário totalmente pago, o banco envia-lhe um documento que confirma o cancelamento desta garantia . Nesta situação, fica com as suas obrigações do contrato totalmente cumpridas. O documento que o banco lhe vai enviar designa-se distrate de hipoteca . Quando expurga a hipoteca do imóvel que comprou Pode acontecer comprar uma casa com hipoteca, sendo possível cancelá-la depois da aquisição . A lei diz que o novo proprietário da casa hipotecada pode proceder a este cancelamento, contudo, apenas através de um processo judicial. Assim, caso tenha comprado um imóvel recentemente, e o mesmo esteja hipotecado, depois de registada a compra não será o responsável pelo pagamento da hipoteca anterior. Nesta situação, deve informar os credores do procedimento, pagar completamente todas as dívidas associadas à hipoteca ou chegar a acordo de pagamento com os credores, o qual pode envolver o pagamento de uma quantia igual ao valor da compra do imóvel. Depois destes procedimentos, tem de pedir um processo legal junto do tribunal, comprovando que tudo decorreu de forma correta. Ficou esclarecido acerca deste tema? Acompanhe o SUPERCASA Notícias para mais temas como este e, caso ainda lhe restem dúvidas acerca de como pode vender a sua casa, aconselhamos a ler Formalizar a venda de um imóvel: quais são as burocracias
Fonte: Freepik Autor: Redação O mercado imobiliário é um segmento muito específico que exige não só um grande nível de preparação teórica, como um compromisso para com as mudanças do setor, que está em constante evolução . Os desafios são vários e diferentes de caso para caso, mas existem premissas que nunca mudam e que deverá ter em conta se procura ser um profissional bem-sucedido e com grandes taxas de sucesso. É normal existir confusão, medo e inexperiência, e por isso mesmo, o SUPERCASA traz-lhe este artigo para o ajudar a crescer no mercado e a conseguir melhores e maiores concretizações . Descubra quais são os cinco erros a evitar e faça crescer a sua carreira! 1. Falta-lhe um plano de negócios Este é o erro crasso de muitos profissionais que entram no mercado sem experiência e/ou conhecimento. Não ter um plano de negócios vai atrasá-lo e afastá-lo dos seus objetivos, levando-o por um de dois cenários: ou estará completamente perdido e sem saber o que fazer, recorrendo ao improviso e a uma maior taxa de erro, ou será visto como um profissional amador, incompetente e sem conhecimentos que lhe permitam criar notoriedade no mercado. O plano de negócios é o passo zero quando entra no mercado como agente imobiliário, quer a título individual, quer vá trabalhar para uma agência ou abra o seu próprio negócio. Em qualquer uma destas situações , para conseguir fazer crescer a sua reputação e aumentar a sua rede de contactos, é importante que defina a sua estratégia para se conseguir destacar. Uma das formas mais eficazes para conseguir este plano de negócios é através de diretrizes sólidas e que elevem a sua reputação para outro patamar. Falamos, concretamente, de um plano de marketing , nomeadamente através da comunicação dos seus serviços, de uma estratégia para a captação de leads e de meios para concretizar os seus objetivos financeiros. Tudo isto, facilmente, conseguirá obter com recurso a plataformas de gestão imobiliária que lhe proporcionem uma integração completa e de última geração às várias vertentes do seu negócio. Assim, deve procurar serviços que o ajudem neste plano de negócios, como o CRM de Gestão Imobiliária eGO Real Estate , o mais completo, mais inovador e mais utilizado em Portugal. Com este CRM, consegue desde logo definir um público-alvo para atrair leads qualificadas e optar por uma estratégia de marketing digital ao dividi-lo por interesse. Desta forma, vai comunicar apenas a informação relevante para esse público. Descubra como pode fazer tudo isto aqui . 2. Não está totalmente familiarizado com o mercado local É possível que, caso se esteja a iniciar no mercado, ainda não se sinta totalmente à vontade com o mercado local, com a sua área de atuação ou com as particularidades da zona e segmento em que vai trabalhar. Esta é uma desvantagem que deve trabalhar para melhorar, investindo tempo em conhecer tudo o que envolva a sua área. Para conseguir este conhecimento aprofundado, a sugestão é que utilize plataformas de metasearch que lhe permitam realizar análises comparativas de mercado, relatórios de angariação, listagens com todos os imóveis disponíveis na zona em que atua e alertas de novos imóveis que entrem no mercado. Consegue tudo isto, facilmente, através do Infocasa , a maior base de dados a nível nacional. Através do Infocasa vai conseguir uma visão mais alargada do mercado e ficar a conhecê-lo mais profundamente, informando-se acerca de tendências e nichos. Desta forma, prestará um serviço mais completo e personalizado aos seus clientes, mostrando-lhes exatamente aquilo que eles querem ver. Conheça o Infocasa aqui e descubra em que outras situações ele o pode ajudar! 3. Não utiliza as redes sociais na sua totalidade As redes sociais são das plataformas mais fortes atualmente e, ao não estar a utilizá-las na sua totalidade, está a perder várias oportunidades de negócio. Qualquer comprador que esteja à procura de casa está sujeito às redes sociais, pelo que , investir numa divulgação por este meio, poderá significar uma visibilidade dos seus anúncios muito mais alargada e completa. Para conseguir esta utilização eficiente, recomendamos-lhe que invista no eGO Real Estate , o CRM do qual já aqui falámos e que o pode ajudar nas várias vertentes do negócio. No que respeita às redes sociais, a particularidade do eGO é que poderá receber as leads provenientes deste meio no seu CRM, otimizando a gestão dos anúncios e concretizando uma estratégia eficaz. O utilizador do eGO pode, assim, ativar a integração de leads da sua página de Facebook ou Instagram, fazendo o acesso e gestão diretamente no CRM. Peça uma demonstração de como tudo isto funciona aqui . 4. Não está a fazer formações contínuas Um dos pontos essenciais para uma boa progressão da sua carreira e negócio é a formação contínua e especializada , quer acerca de produtos que o possam ajudar na gestão, divulgação, angariação e prospeção imobiliária, quer acerca do mercado e das suas tendências. Tal como já mencionámos, o mercado imobiliário é um segmento em constante evolução, sendo importante que se mantenha atualizado e a par com as tendências, quer para conseguir estar preparado para qualquer situação que se lhe surja, quer para que se destaque da concorrência. Sabia que o CRM eGO Real Estate dá formações contínuas sobre diversos temas relacionados com o mercado imobiliário? É uma excelente oportunidade para participar nestes eventos, que se realizam quer presencialmente, quer online, seja ou não cliente do eGO. Se tem interesse nos webinars, descubra as várias datas aqui . Para formações e workshops, consulte o calendário para os próximos meses no link que lhe disponibilizamos. 5. Não está a acompanhar de perto os seus clientes Uma má comunicação pode ser o início do fim de muitas relações e negócios , sobretudo no mercado imobiliário, em que é comum haver uma concorrência feroz. Assim, ao não investir no acompanhamento junto dos seus clientes, poderá estar a cometer um erro fulcral. O sucesso de um bom profissional imobiliário é sustentado por uma boa rede de contactos e relações de confiança, sendo para isso imprescindível ter do seu lado uma plataforma que lhe permita organizar a informação sobre os seus clientes e, ainda, permitir-lhe um relacionamento estreito e personalizado com eles. Através do CRM eGO Real Estate consegue, por exemplo, organizar roteiros de visita em que expõe as marcações das visitas aos imóveis, estabelecendo um elo de ligação entre você, o agente, o potencial cliente e o proprietário. Fará tudo isto através das Oportunidades do eGO , e em poucos cliques, de forma muito simples: faz a marcação da visita, cria a ficha de visita, solicita as assinaturas digitais e partilha tudo isto com o proprietário. Desta forma, cria confiança com o seu cliente, apresentando-lhe toda a informação necessária, e aumenta a sua notoriedade junto do mesmo. Gostava de experimentar esta funcionalidade? Clique aqui . Leia também: Conheça a nova ACM personalizável do Infocasa , Experiências exclusivas para dinamizar vendas: 3 ideias e 5 Pontos-chave para abrir o seu negócio