App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Vender Casa

Vender ou Comprar uma Casa: Formação do Preço de um Imóvel

11 NOVEMBRO 2021
Tópicos
Dicas Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Negócios Imobiliários Preço das Casas
Saiba quais os fatores que mais influenciam o preço de um imóvel.
Vender ou Comprar uma Casa: Formação do Preço de um Imóvel
Apesar de existirem vários modelos matemáticos alguns bastante fiáveis, de valorização e atribuição de valor a um imóvel, a formação de preço leva sempre em conta multiplos aspectos que devem ser tidos em conta antes de se fechar um negócio:

#1 Localização
Casa com as mesmas características poderão ter valores diferentes consoante a sua localização geográfica. Por outro lado, além da geografia, importa também analisar a envolvência do espaço. Assim, a zona onde se situa o imóvel e toda a sua envolvência serve de valorização ou desvalorização para determinar o preço.

#2 Dimensão
As áreas do imóvel também vão pesar no preço. Os metros quadrados de uma habitação são, por norma, proporcionais ao valor da casa. Quanto maior o imóvel, mais caro.

#3 Tipologia
Outro fator que influencia o preço de uma casa é a sua tipologia, isto é, o número de quartos. Assim, quanto mais quartos tiver a casa, maior será o seu valor de mercado.

#4 Altura da fração
Se o imóvel for um apartamento, o andar vai ter influência no preço. Quanto mais alto, mais caro, regra geral. Ou seja, uma casa no 5.º andar tende a valer mais do que uma no rés-do-chão, por exemplo. Isto porque, quanto mais alto for o andar maior é a exposição solar e melhor vista tem.

#5 Área exterior
O espaço exterior também é importante na determinação do preço. Se o imóvel tiver jardim, varanda ou terraço, valerá mais por isso. O mesmo acontece se dispuser de comodidades como churrasqueira, piscina, garagem, entre outros.

#6 Exposição solar
Uma casa com exposição solar, melhor iluminação natural, mais quente e consequentemente mais eficiente energeticamente, será mais confortável e, por isso, provavelmente mais cara.

#7 Segurança
Outra questão relevante para o apuramento do preço de uma casa é o nível de segurança. Se o imóvel se localizar numa zona onde existe uma sensação de insegurança (assaltos e confusões, de forma regular), essa situação certamente irá retirar valor.

#8 Idade do imóvel
Por fim, a antiguidade do imóvel é um dos principais fatores que influenciam o seu preço. Quanto mais recente for a casa, maior probabilidade terá de valer mais dinheiro, uma vez que o tipo de construção e o estado de conservação será melhor do que, por exemplo, uma casa com mais anos de construção.

Para estar a par dos valores aplicados a imóveis semelhantes, aceda já ao Infocasa - serviço de informação e dados de mercado.
Tópicos
Dicas Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Negócios Imobiliários Preço das Casas
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Diferenças entre um fiador e um avalista: entenda-as
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel