App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Viagens

Viagens: Tudo o que necessita de saber sobre seguro de viagem

20 MAIO 2022
Tópicos
Dicas Segurança Curiosidades
Um seguro de viagem protege de eventos inesperados que podem ocorrer antes da partida ou durante a viagem.
Viagens: Tudo o que necessita de saber sobre seguro de viagem
Pessoas de todas as idades procuram cada vez mais realizar um seguro antes de partir para as suas viagens no estrangeiro. Apesar de as gerações mais jovens, como os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) e Geração Z (entre 1997 e 2009), fazer menos seguros de viagem, a pandemia encorajou muitos a repensar a sua abordagem.  

As principais motivações apontadas para a contratação de um seguro de viagem são:
  • minimizar o risco relativo à saúde; 
  • proteção contra contratempos financeiros; 
  • flexibilidade em caso de cancelamentos. 

Seguro de viagem: Coberturas
Um seguro de viagem protege de eventos inesperados que podem ocorrer antes da partida ou durante a viagem.

Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD)
Dispor de um CESD significa que, em caso de emergência médica, tem acesso a cuidados de saúde públicos durante uma estadia temporária em qualquer país da União Europeia, tal como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. 

No entanto, o CESD não é uma alternativa ao seguro de viagem, já que não cobre cuidados de saúde privados, voos de regresso a casa, ou a perda, ou roubo de bagagem, ou pertences pessoais.

Seguro para viajar dentro de Portugal
Problemas inesperados (e muitas vezes dispendiosos) não acontecem só numa viagem ao estrangeiro, pelo que é essencial dispor um seguro de viagem ativo mesmo que tire férias no país. 

Em Portugal, o tratamento de uma doença inesperada ou de um ferimento é garantido pelo Serviço Nacional de Saúde. Contudo, poderá necessitar de proteção referente a outros componentes das suas férias, abrangendo perda ou roubo de bagagem, atrasos nas viagens ou cancelamentos.  

Certificar que os bens se encontram cobertos
O propósito é certificar que as suas malas e objetos de valor se encontram seguros durante a viagem e é mesmo para isso que serve o seguro de viagem. Conter um seguro de viagem retrata que poderá ser reembolsado por bagagem e artigos pessoais que tenham sido perdidos, roubados ou danificados.

Guarde os recibos dos artigos comprados antes de partir, visto que artigos sem recibos serão reembolsados com base em 10% do capital seguro. 

Tenha em consideração que a cobertura poderá não incluir todos os artigos com que viaja, por isso deve confirmar o que está abrangido.  

Seguro de viagem: Apoio antes, durante e depois da minha viagem
Para facilitar a vida e certificar que a viagem decorre sem problemas, a maioria das seguradoras disponibiliza apoio telefónico e/ou online para resolver quaisquer questões ou dúvidas antes ou durante a viagem. 

Antes de partir, tome nota dos contactos disponíveis para emergências, tal como do número da sua apólice, para que possa ser rapidamente auxiliado enquanto está fora. 

Se precisar de qualquer tratamento médico ou dentário durante a viagem, a seguradora poderá pô-lo em contacto com profissionais de saúde locais que serão capazes de o ajudar.

O Cartão Europeu de Seguro de Doença não é uma alternativa ao seguro de viagem, já que não cobre cuidados de saúde privados, voos de regresso a casa, ou a perda ou roubo de bagagem ou pertences pessoais.

Situação de cancelamento de viagem 
Ao optar por um seguro de viagem que abranja cobertura de cancelamento, poderá ser reembolsado pelo custo total da sua viagem caso tenha de cancelar reservas, incluindo de voos, alojamento, cruzeiros, excursões e/ou bilhetes para eventos. 

Entre os motivos para indemnização por cancelamento estão: morte de familiar direto, internamento, desemprego, entre outros.

Se lhe tiver sido dada a possibilidade de remarcar a viagem em vez de a cancelar em virtude de um motivo coberto, então o seguro poderá cobrir taxas de alteração cobradas pelo fornecedor de viagens, como companhias aéreas, companhias de cruzeiro ou operadores turísticos. 
Tópicos
Dicas Segurança Curiosidades
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Diferenças entre um fiador e um avalista: entenda-as
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel