App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
instalar
Notícias
Categorias
Lifestyle

Portugal terá 350 mil pessoas com demência em 2050

19 JANEIRO 2022
Tópicos
Destaque Notícia Homepage Portugal Curiosidades
Um novo estudo estima que 153 milhões de pessoas no mundo terão demência em 2050, quase o triplo do estimado para 2019 (57 milhões), devido ao crescimento e envelhecimento da população.
Um novo estudo divulgado na publicação científica The Lancet Public Health, poucos meses após outro do mesmo género elaborado da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que Portugal terá 351.504 pessoas com demência em 2050, menos do dobro do número previsto para 2019, com 200.994 pessoas.

Já em todo o mundo, estima-se que 153 milhões de pessoas terão demência em 2050, quase o triplo do estimado para 2019, com 57 milhões de casos, em virtude da evolução e envelhecimento da população.

O trabalho demonstra estimativas do número de adultos com 40 ou mais anos a viverem com demência em 204 países, ou territórios, comparando projeções de 2019 e 2050, considerando ainda quatro componentes de risco: tabagismo, obesidade, hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue) e escolaridade baixa.

Face aos dados, os autores pedem esforços redobrados para diminuir o risco de demência, nomeadamente ao nível da educação, dieta alimentar, atividade física, assistência na saúde e apoio social, tal como investimento na investigação de tratamentos eficazes.

A subida de casos de demência é esperado em todos os países ou territórios abrangidos pelo estudo, no entanto, o crescimento estimado será maior em países do norte de África, Médio Oriente e leste da África Subsariana.

Conforme os autores do estudo, a melhoria no acesso à educação pode levar a menos seis milhões de casos de demência no mundo até 2050, comparativamente ao número estimado.

No entanto, ressalvam que o tabagismo, a hiperglicemia e a obesidade podem conduzir a sete milhões de casos de demência adicionais, face às projeções feitas para 2050.
Tópicos
Destaque Notícia Homepage Portugal Curiosidades
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel