No que diz respeito à produção na construção, verificou-se um crescimento homólogo, com valor percentual de 1,9%, em maio, para 1,7%, no mês seguinte. Isto deve-se uma diminuição de atividade em ambas as partes. A Construção de Edifícios apresentou um aumento 2,0% no mês de junho, em maio os valores rondavam os 2,2%. A Engenharia Civil, que apresentava uma variação de 1,5% em maio, em junho mudou para 1,2%, segundo o INE. Os índices de empregos e remunerações em junho registaram variações equivalentes a 2,0% e 6,2%. No mês de maio estes índices apresentaram valores de taxa de variação de 0,1% e 9,8%, valores superiores comparando com o ano 2021, com taxas de variação com 0,2% e 10,2%.
Certamente que se já comprou uma casa e recorreu a um crédito habitação, já ouviu falar em Euribor, um indexante aos empréstimos para comprar casa em Portugal. Os 52 bancos mais conhecidos da zona euro têm custos com a Euribor, isto porque para financiarem a sua atividade tem de pagar juros. Este custo mais tarde é transferido para os clientes finais, normalmente por créditos pessoais ou habitação. Neste sentido, sempre que a Euribor aumenta, os créditos cuja taxa é variável aumento o seu valor, e pagam uma prestação mensal mais elevada. O contrário também se verifica, quando a Euribor desce a remuneração dos depósitos bancários também desce. A taxa da Euribor não é apenas uma, são 5: 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 e 12 meses, sendo que cada intervalo de tempo corresponde ao momento em que a taxa é recalculada. O cálculo destas taxas são feitas em Lisboa às 10h, diariamente. Os resultados obtidos são consoante a média dos juros contratados entre as entidades financeiras. Este valor irá sofrer alterações consoante os momentos económicos, se registarem aumento a Euribor aumenta, e vice-versa. Como afeta a prestação mensal do seu crédito habitação? Se comprar casa em Portugal e recorrer a um crédito habitação este está sujeito a taxas de juro, se optar pela taxa de juro variável é formada uma junção do spread em conjunto com a Euribor. O spread é uma componente fixa do crédito acordada entre o banco e o cliente, a Euribor não, caso se verifique o aumento a sua prestação mensal também irá aumentar, se descer a mensalidade também acompanha a redução. Se a taxa da Euribor apresentar valores negativos será mais favorável a aquisição de crédito habitação, pois irá pagar menos. Euribor: Taxa fixa ou variável? Contudo, nos últimos tempos a Euribor tem apresentado valores positivos, leia mais sobre o assunto aqui .
Julho foi o mês em que se verificou mais aceleração na política monetária, 71 bancos centrais divulgaram subidas nas taxas de juro quase 230 vezes, compreendendo 89 países. Com este novo ciclo do BCE já se admitiram 228 decisões de aumento dos juros para obrigar a vergar a inflação que o FMI prevê que alcance uma média anual mundial de 8,3% este ano. A Hungria apresenta o recorde de subidas, no Magyar Nemzeti Bank, o banco central do país, que já verificou um aumento 8 vezes só neste ano, e em apenas um mês aumentou os juros em 300 pontos-base. A nível percentual, o Banco Central da Argentina representa o valor mais alto, em 8% dos pontos (800 pontos-base). Um aumento de 200% verificou-se no mês de julho pelo banco central do Zimbabué, o maior aumento registado. Banque Nationale Suisse, na Suíça, subiu os juros, contudo, ainda apresenta taxa negativa em -0,25%. Devido ao impacto da pandemia na China, a mesma, de modo a dar resposta ao aceleramento da economia, desceu as taxas para 3,7%.