Fonte: Freepik Autor: Redação A internet oferece cada vez mais possibilidades ao mercado imobiliário , sobretudo às empresas que se queiram destacar face aos meios tradicionais e fazer crescer o seu alcance no digital. Através de anúncios do Google, encontra uma forma eficaz de posicionamento e visibilidade, que o ajudará não só a captar visitantes e leads, como notoriedade no seu meio , e a ferramenta mais eficiente para este efeito é o Google Display , da qual pode tirar partido com os vários tipos de anúncios à disposição. Para poder implementar esta estratégia de uma forma eficaz e conhecedora, mostramos-lhe quais são os tipos de anúncios que pode utilizar no Google e de que forma o podem ajudar a captar melhores resultados. Anúncios de texto: atraia visibilidade Este tipo de anúncios são das categorias mais utilizadas, pela sua possibilidade criativa, podendo ser integrados com campanhas de Rede de Pesquisa, funcionando como caixas de texto, compostas por título e duas linhas de descrição do anúncio, e que se posicionam na lateral das páginas online. Vai encontrá-las, geralmente, do lado direito, captando o olhar de utilizadores que pesquisam online. Sem imagens, este tipo de anúncio exige forte sentido de comunicação, criatividade e força na mensagem que está a passar, adaptados para aparecem no Display. Através deste tipo de anúncio, que captam a atenção de quem gostar da sua mensagem, vai atrair visibilidade à sua marca e captar o contacto de potenciais clientes. Anúncios de imagem: crie engagement e conversão Os anúncios de imagens são a verdadeira montra do Google Display . E porque uma imagem vale mais que mil palavras, é certamente mais seguro optar por este tipo de comunicação, cuja probabilidade de gerar mais impacto é maior face aos anúncios de texto. Com os anúncios de imagens, pode destacar-se com algo que marque a sua marca, optando por criar uma estratégia de comunicação em torno do seu público-alvo, e que pode implementar através de banners de diferentes formatos e designs . Deve apenas procurar informar-se corretamente acerca das proporções das imagens , para que sejam aceites pelo Google, e seguir as recomendações da plataforma. Anúncios de vídeo: interações que impactam O YouTube é, atualmente, uma das plataformas mais eficazes no que respeita a publicidade e comunicação, podendo ser utilizada através da Rede Display para atingir o seu público-alvo. As suas campanhas podem ser pensadas para colocar banners na barra lateral dos vídeos ou no rodapé dos mesmo, para que permaneçam sob o olhar dos utilizadores enquanto assistem ao conteúdo. Com este tipo de interação, colocada de forma estratégica numa plataforma multimédia que alimenta e capta a atenção do utilizador, vai impactar e obter bons resultados. Anúncios rich media : seja dinâmico Os anúncios Rich Media são um tipo de conteúdo que cria engajamento qualificado e consegue passar uma comunicação mais eficaz para uma segmentação mais precisa, e funcionam com todos os tipos de formatos. Podem estar em animações, posts em carrossel, anúncios interativos ou em banners expansíveis, oferecendo um leque de possibilidade muito amplo e proficiente. Os Rich Media são, assim, um dos tipos de anúncio mais versátil e com capacidade para resultados mais abrangentes, que pode utilizar a seu favor nos mais diversos formatos. Sabia que pode ter as leads do Google Ads integradas no seu CRM? Obter os resultados que provêem das suas campanhas é uma das partes mais importantes do processo, sendo importante que implemente medidas para facilitar esta análise e acompanhamento das interações que recebe. Para conseguir esta gestão, deve ter do seu lado uma plataforma que permita integrar as leads do Google Ads, como o eGO Real Estate, CRM líder de mercado , que lhe permite criar formulários e integrar nos seus anúncios. Um potencial cliente que veja o seu anúncio no Display poderá assim, interagir com ele, preencher o formulário de contacto integrado no seu anúncio, e a lead cair-lhe-á no CRM, onde não só poderá criar uma Oportunidade que pode gerir em tempo real, como guardar os contactos e aumentar a sua base de dados. Estas são funcionalidades essenciais num mercado altamente competitivo! Faça a sua experiência e adira ao eGO. Clique aqui para saber mais.
Fonte: Freepik Autor: Redação O litoral alentejano é um destino que tem vindo a adquirir destaque entre os portugueses como um dos favoritos para passar férias . A região, que se caracteriza pela abundância de praias e tesouros únicos naturais, oferece uma série de parques de campismo onde pode desfrutar do contacto direto com a natureza, e hoje mostramos-lhe 5 opções a não perder. Para aproveitar a essência total da Costa Vicentina, siga a rota desde o parque de campismo de Odeceixe, Sagres, até à Praia do Burgau, situada a quinze quilómetros de Lagos , e aproveite esta região em toda a sua plenitude, explorando praias, aldeias charmosas e a incrível natureza selvagem. 4 parques de campismo a contemplar Para usufruir das paisagens contagiantes do litoral português, não há plano melhor do que ficar num parque de campismo que lhe permita esta aproximação com os recursos naturais do litoral alentejano, e por isso, descubra os 5 parques de campismo que o SUPERCASA Notícias propõe para as suas próximas férias. Parque de Campismo Carvalhal, em Odemira Provavelmente já terá ouvido falar deste parque de campismo, que é um dos mais conhecidos e procurados da região . Aqui, com atividades que o vão entreter e uma excelente proximidade a Zambujeira do Mar e a Odeceixe, terá dias dinâmicos e recheados de aventuras , mas também de bons serões de descanso. Camping Milfontes, em Vila Nova de Milfontes Situado em Vila Nova de Milfontes, este parque permite uma deslocação de apenas 800 metros até à praia . Com acesso a qualquer um dos quatro balneários, o parque oferece igualmente um aluguer de teepees , bungalows e caravanas residenciais . O conforto é a palavra-chave, e estas possibilidades foram criadas para que tenha a máxima experiência, juntamente com a adrenalina do acampamento ao ar livre. Campismo e Bungalows S. Miguel, em Odeceixe Neste parque, vai poder maravilhar-se com a beleza da Costa Vincentina , não só porque lhe oferece áreas enormes de fauna e flora, onde poderá ficar a conhecer a natureza selvagem da zona, como pelo facto de a sua localização estratégica permitir deslocar-se para outros percursos da região. Mas o ponto mais interessante sobre este parque é a sua vertente ecológica, que oferece segurança e bem-estar aos seus residentes, enquanto proporciona as melhores comodidades que pode imaginar, nomeadamente sessões de cinema ao ar livre, campos de ténis, salões de jogo e esplanadas onde poderá relaxar. Yelloh Village Costa do Vizir, em Porto Corvo Com proximidade a belas praias e outros serviços, este é um dos melhores parques de campismo da região, não só pelas maravilhosas condições de estadia que oferece, como pelos espaços de lazer, zonas de campismo e restauração de excelência , que é proporcionada por um chefe com estrela Michelin. Achou estas sugestões interessantes? Por que não explorar também: É bom garfo? 3 festivais gastronómicos pelo país , Os jardins com história: roteiro a não perder ou Trás-os-Montes: o que existe neste retiro natural?
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação O mercado imobiliário é feito de estratégias , quer no que respeita à angariação , ao tentar convencer um proprietário a deixar que seja você, o agente imobiliário, a vender-lhe a casa, quer na venda efetiva, em que é necessário um jogo de sedução com o potencial cliente e o imóvel que está a vender, tornando-o o mais apelativo possível para a efetivação do negócio . Para estas etapas, é necessário causar boa impressão, pois será essa quem dita o desfecho da interação e o detalhe por detrás da decisão final de quem está a escolher os seus serviços. Encontrar a faceta certa, para cada tipo de cliente, é o maior desafio dos agentes imobiliários, que diária e semanalmente lidam com centenas de pessoas diferentes, com personalidades distintas, e que não correspondem aos mesmos estímulos, e por isso, é preciso ter trunfos na manga. Convidamo-lo a descobrir a magia por detrás da visita a um imóvel , se for a sua primeira vez no lugar de agente imobiliário, ou caso ainda não tenha definidas as suas estratégias de fecho de venda. Descubra como pode transformar a sua abordagem e aprenda os segredos que mudarão por completo a forma como conduz as suas visitas. Há magia no imobiliário? Digamos que sim A magia no imobiliário é dos segredos mais bem guardados, sobretudo pelos profissionais mais antigos e experientes que conhecem todas as estratégias de conquista de um potencial cliente. São aplicados princípios de ilusão, história, utilização estratégica de elementos visuais e de articulação do discurso , necessário para causar o efeito de persuasão . A atenção seletiva é um dos fundamentos desta estratégia , aplicada quer nos truques de magia, quer nas visitas com potenciais clientes a imóveis, e que consiste no direcionamento da atenção do público – ou neste caso, do seu potencial cliente – para longe de certos aspetos de um truque. Trocado por outras palavras: faça com que o seu potencial comprador apenas se foque nos detalhes mais atraentes do imóvel que está a tentar vender, minimizando possível desagrado ou desinteresse. Assim, lembre-se: na sua próxima visita a um imóvel, em que leve um potencial comprador exigente ou com quem está a tentar finalizar a venda, destaque os pontos mais interessantes da casa e faça-o apaixonar-se pelos detalhes. Mas deixamos-lhe outras dicas que pode implementar! 1. Faça uma boa gestão de expectativas No imobiliário é fácil um cliente sentir-se fascinado com um imóvel e, no momento imediatamente a seguir a tê-lo visitado, já não sentir o mesmo interesse. É essencial fazer uma gestão realista das expectativas, não as elevando muito até à visita presencial, mas destacar de forma acirrada os pontos positivos da propriedade quando ele a visitar presencialmente. Além disso, um mágico pode criar expectativas e quebrá-las de forma surpreendente , e um mediador imobiliário tem o mesmo poder. Como? Imagine que está a mostrar vários imóveis ao seu cliente, todos dentro da mesma faixa de preço. Experimente levá-lo a um imóvel completamente diferente, que supera totalmente as suas expectativas. Mesmo que seja de um preço mais elevado, o seu potencial cliente pode ter abertura para o comprar, se gostar realmente dele . Assim, faça uma mediação inteligente das opções que tem à disposição, jogando com timings e oportunidades disponíveis. 2. Ilusão do controlo Um cliente que está consigo, à procura de casa, pode achar que está no controlo da situação, contudo, sendo que é você quem detém todo o conhecimento do mercado, pode criar uma ilusão em torno desse jogo de poder, predeterminando o resultado das opções que apresenta ao seu cliente. Só tem de o orientar para a melhor direção, quer para as suas necessidades, quer para os benefícios que esse negócio lhe pode trazer. 3. Conte uma história apelativa As histórias são um elemento essencial na impressão que causa ao seu cliente quando lhe mostra uma casa , sobretudo se existirem hesitações ou dúvidas nele. Através de uma boa história, terá o poder de mudar a opinião do seu cliente relativamente a um imóvel , destacando os seus pontos únicos e do estilo de vida que aquela casa lhe pode oferecer, criando, além do fator wow , uma conexão com o seu cliente. 4. A escassez faz a diferença Um bom mágico sabe que um truque vai parecer sempre mais interessante se for interpretado como uma oportunidade única ou exclusiva, e um mediador imobiliário pode adotar o mesmo princípio , levando o seu cliente a imóveis que lhe sejam apresentados como oportunidades únicas, exclusivas ou perto de serem adquiridas por outros compradores, aumentando, assim, o apelo àquela casa e criando o desejo de compra de algo que parece irresistível. 5. Luz e cor são estratégias fundamentais Pode achar que não faz diferença, mas uma boa ilusão visual pode criar maravilhas aquando da visita de um potencial comprador a uma casa que acaba de conhecer. Bem aplicadas, a luz e a cor que utiliza na casa podem mudar a perceção que uma pessoa tem do espaço , direcionando a sua atenção para detalhes mais apelativos ou que criem impacto. Assim, faça o imóvel parecer espaçoso, luminoso, jogue com a estética do mobiliário e utilize iluminação estratégica. O seu potencial comprador vai olhar para o espaço de uma forma diferente face à que olharia sem todos estes apetrechos. 6. Elementos surpresa que pode utilizar a seu favor As reviravoltas inesperadas são aspetos que criam sempre muito sucesso nos melhores truques de magia, pelo fator surpresa que acarretam. No imobiliário, a mesma coisa acontece. Imagine ocultar um detalhe incrível do seu potencial comprador, ao falar-lhe de um imóvel que pode corresponder aos seus desejos e, no dia da visita, surpreendê-lo com essa característica única. Essa interação, pode mudar por completo o desfecho da visita. Utilize este tipo de elementos surpresa para criar impacto nas visitas e fazer o seu cliente sentir-se entusiasmado com o imóvel , criando desejo e tentação na compra. Um bom acompanhamento é ponto-chave Para que todos este truques de magia resultem, é fundamental que adote o compromisso de acompanhar o seu cliente de forma próxima. Para isto, deve não só conhecê-lo, mas fazer uma boa organização dos seus pedidos de visita, para não baralhar informação, e manter um registo das interações que são feitas. Pode fazer este acompanhamento através do CRM eGO Real Estate , não só através de ferramentas como o Funil de Vendas , que lhe permite acompanhar as etapas da sua relação com o cliente ou potencial cliente, mas também da gestão de Oportunidades , onde fica guardado o histórico das interações e propostas trocadas. Faça a magia acontecer! Peça uma demonstração das funcionalidades integradas no CRM eGO Real Estate e trabalhe para fechar mais negócios. Clique aqui para obter mais informações.
Fonte: Freepik Autor: Redação A isenção do IMT foi uma das medidas da nova estratégia para a habitação do Governo, aprovada para aliviar a carga fiscal sentida aquando da compra de casa , nomeadamente aos jovens até aos 35 anos que pretendam adquirir a sua primeira habitação. De acordo com o Governo, esta isenção do IMT virá acompanhada, também, da isenção do Imposto de Selo, e vai permitir poupar até 13.700€ numa habitação que custe 300.000€. A lei, lançada para aprovação ao Parlamento, estabelece três condições que permitem a manutenção da isenção do imposto aos jovens , apesar de o Governo impor que, para manterem o benefício, os jovens terão de manter a casa como habitação própria e permanente por um período de seis anos, exceto na situação de venda, alteração do agregado familiar ou divórcio, ou no caso de uma alteração do local de trabalho. Estas três condições permitem, assim, a manutenção do benefício, no prazo dos seis anos depois da compra da casa, contemplando um destino diferente ao pressuposto na compra, e que justificou a isenção do imposto de IMT. Contudo, quando aos bens for dado destino diferente daquele em que assentou o benefício, no prazo de seis anos a contar da data da aquisição, salvo no caso de venda, os proprietários perdem a isenção e redução da taxas de IMT. No que respeita a alterações do agregado familiar, o Governo indica que por motivo de casamento ou união de facto, dissolução do casamento ou união de facto ou aumento de dependentes será possível manter a isenção, mas também devido a alteração do local de trabalho para uma distância superior a 100 km do prédio , na condição de que, em ambos os casos, o prédio se mantenha destinado exclusivamente a habitação. Quanto aos municípios e a redução da despesa advinda da cobrança do imposto, o Governo contemplou, na sua proposta, a criação de um mecanismo de compensação para que nenhum município seja prejudicado . Mais temas como este que lhe podem interessar: Governo assina contrato para obras com financiamento do PRR , Garantia pública na compra de casa só vai até 15% do empréstimo e Governo vai aprovar redução da carga fiscal no IRS Jovem
Fonte: Freepik Autor: Redação No âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), o Governo pretende avançar com investimentos de 217 milhões de euros nas Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), cruciais para a prevenção de fogos rurais . A medida, aprovada pelo Executivo, “pretende acelerar pagamentos, até 2025” e “contrariar a atual baixa taxa de execução” , conforme afirma o comunicado conjunto do Ministério do Ambiente e Energia e do Ministério da Agricultura e Pescas. Para alcançar este objetivo, o Governo decidiu que as entidades gestoras das AIGP podem considerar como “elegível o investimento na contratação de serviços técnicos, jurídicos, financeiros e administrativos, desde que a despesa com estas rubricas não ultrapasse 10% do previsto no investimento total”. É sublinhado, ainda, que as AIGP têm o propósito de promover a gestão e a exploração conjunta dos espaços agrícolas e florestais com elevado risco de incêndio. Desta forma, é expectável a redução da vulnerabilidade a fogos rurais, valorização dos solos e territórios, assim como a dinamização da economia . Sugerimos: Síntese estatística da habitação: consumo de cimento subiu 2,1% , Municípios vão ser responsáveis pela execução de projetos e Quais são as multas para quem não limpa terrenos?
Fonte: Freepik Autor: Redação Segundo os dados divulgado pelo Banco de Portugal (BdP) acerca das taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos, foi possível apurar uma tendência positiva em território português, tendo a taxa de juro referente atingido um valor mais baixo à da Zona Euro no mês de abril. De acordo com o regulador, a taxa de crédito habitação na Zona Euro não era mais alta do que taxa em Portugal desde setembro de 2022, tendo a primeira fixado-se nos 3,77%, e a do nosso país nos 3,75%, no mês de abril. O Banco de Portugal adiantou ainda que a taxa de juro média nas novas operações de crédito habitação ultrapassou os 3,88% no mês de março, caindo para os 3,75% no mês de abril, e taxa de juro média em novos contratos registou o decréscimo de 0,05 pontos percentuais, fixando-se nos 3,63%. Quanto a contratos renegociados, conforme indicou o banco regulador, a taxa de juro média decresceu 0,25 pontos percentuais, atingido os 4,05%. Nos novos depósitos a prazo de particulares, a taxa de juro média caiu de 2,77% para 2,75%, pelo quarto mês consecutivo, e o montante destas operações chegou a um total de 10.645 milhões de euros, perfazendo um aumento de 2.947 milhões de euros face ao mês de março. No que respeita a novos depósitos com prazo até 1 ano, a taxa de juro média caiu 0,01 pontos percentuais, para os 2,79%, mantendo-se como a classe de prazo com remuneração média mais alta, tendo representado, em abril, 96% dos novos depósitos. Sobre economia e bancos, sugerimos: Proprietários pagaram 148 milhões de euros de AIMI em 2023 , Crédito habitação: taxas Euribor em queda
Fonte: Freepik Autor: Redação O Plano de Ação para as Migrações criado pelo Governo de Luís Montenegro contempla um novo visto gold solidário que funcionará como um apoio a imigrantes com dificuldades . Na prática, um estrangeiro que pretenda adquirir uma autorização de residência poderá fazê-lo em troca de 250 mil euros , valor este que será investido em infraestruturas e equipamentos de apoio a imigrantes em situação vulnerável. Este novo visto será uma Autorização de Residência para Investimento Social , integrada na Autorização de Residência que já existe atualmente, e que abrange apoios a produção artística. O investimento será a fundo perdido , não havendo retorno para o estrangeiro que adquira este visto gold solidário e, conforme indica o Executivo, o dinheiro será utilizado no investimento em equipamentos e infraestruturas de apoio ao acolhimento e integração de imigrantes em situação de vulnerabilidade. Acompanhe este e outros temas em SUPERCASA Notícias
Fonte: Freepik Autor: Redação No seguimento do seu plano de expansão internacional previsto para este ano , conforme indicou em comunicado ao SUPERCASA Notícias , o Barceló Hotel Group anuncia a sua chegada a Cabo Verde, onde prevê investir mais de 80 milhões de euros na aquisição, reposicionamento e desenvolvimento de novos hotéis no país. A 15 de maio, a empresa inaugurou o novo Barceló Praia Cape Verde, o primeiro hotel da empresa no país . O hotel de cinco estrelas está localizado na famosa praia da Prainha, na Praia, capital da ilha de Santiago, a apenas dez minutos do centro histórico. Tem 80 quartos espaçosos com todos os confortos e vistas espectaculares sobre o Oceano Atlântico . Esta semana, a rede hoteleira abriu também as portas do Occidental Boa Vista Beach, um resort 4 estrelas com 300 quartos, localizado à beira-mar da Praia de Chaves, uma das melhores praias da Ilha da Boa Vista. O Barceló Praia Cape Verde está localizado na Ilha de Santiago, um dos destinos favoritos dos amantes do turismo de aventura. Santiago é a ilha mais completa de Cabo Verde, onde pode encontrar de tudo, de grandes cidades – como a Praia, capital do país – a praias espetaculares e paisagens naturais de grandes contrastes, devido à sua exuberante vegetação, colinas e paisagens desérticas. As instalações deste hotel incluem uma piscina infinita, zonas de solário, ginásio e diferentes salas de reuniões totalmente equipadas. A proposta gastronómica inclui um restaurante buffet , o Breeze Gastro Bar à beira da piscina e o Lobby Bar. Após a abertura destes dois estabelecimentos, a cadeia hoteleira prevê incorporar até ao final do ano um segundo hotel na Boa Vista – anteriormente conhecido como Hotel Marine Club Beach Resort – de categoria de 5 estrelas, com 160 quartos, que funcionará sob a marca Barceló Hotels & Resorts; e a construção de um novo projeto hoteleiro na ilha do Sal, na zona do Pontão, no concelho de Santa Maria, um ‘resort’ só para adultos, de categoria 5 estrelas com 260 quartos. Nas palavras de Pilar Parejo, diretora regional do Barceló Hotel Group em Cabo Verde e na Madeira, na nota enviada ao SUPERCASA Noticias , Cabo Verde é um país estratégico na expansão da empresa devido ao seu grande potencial turístico. Nos próximos anos, tencionamos investir mais de 80 milhões de euros na aquisição e reposicionamento de vários hotéis, bem como na construção de novos projetos, colaborando no desenvolvimento económico e social do arquipélago . Temas que podem estar relacionados: Quebra no Turismo em abril: Páscoa afetou o setor , Residentes portugueses fizeram um recorde de viagens em 2023
Fonte: Freepik Autor: Redação Segundos os dados partilhados pelo Instituto Nacional de Estatística esta quarta-feira , os custos de construção têm aumentado desde há quatro meses consecutivos, em cadeia, tendo atingido, em abril, e segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), o crescimento de 3,4% em termos homólogos. Trata-se de um crescimento face ao mês de março, em que o aumento havia sido de 2,3%, e também o mais acentuado comparativamente a abril de 2023. Segundo o gabinete estatístico, o crescimento aconteceu em função do aumento acentuado dos custos de mão-de-obra (8,1%), impulsionando pela subida dos preços dos materiais, que verificaram a correção homóloga de 0,2%. É a taxa mais alta desde novembro de 2023. Assim, a mão-de-obra é o indicador com mais expressividade, e o que exerce maior pressão nos custos de construção, influenciando o aumento mensal médio de 1,09%, relativamente ao acréscimo de 0,4% mensal, no 1.º trimestre do ano. O INE explica: o custo da mão-de-obra contribuiu com 3,5 pontos percentuais (2,9 pontos percentuais no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e os materiais com -0,1 pontos percentuais (-0,6 pontos percentuais em março) . Fique para ler: PIB português cresceu 0,8% nos primeiros três meses do ano
Fonte: Freepik Autor: Redação O Instituto Nacional de Estatística (INE) apurou que o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou, em termos homólogos, 1,5%, e em cadeia, no primeiro trimestre do ano, 0,8%. As últimas previsões apontavam para uma revisão em alta de uma décima, de 1,4% e 0,7%, respetivamente. Neste sentido, o PIB português cresceu 1,5%, e em termos homólogos, nos primeiros três meses do ano, depois de uma subida de 2,1% no trimestre anterior, o que reflete uma diminuição do consumo privado, bem como um crescimento de 0,7% face aos 1,6% do trimestre anterior, e do investimento, que cresceu 1,5% face aos 3,6% do trimestre anterior. O consumo público também cresceu de forma ligeira no primeiro trimestre (1,4%), comparando com os 1,2% do trimestre anterior, juntando ao impacto que a procura externa líquida teve na variação homóloga do PIB, fazendo-o crescer 0,5%, comparativamente aos 0,1 pontos percentuais registados no período homólogo. As exportações de bens e serviços aumentaram 2,5%, face aos 3,2% no 4.º trimestre do ano passado, e as importantes de bens e serviços subiram 1,4% relativamente aos 2,9% do trimestre precedente. Assim, face ao trimestre passado, o PIB aumentou 0,8%, depois de um crescimento em cadeia de 0,7% no 4.º trimestre, com a procura externa líquida a assumir o maior contributo para a taxa de variação em cadeia do PIB. Sugerimos: Pagamentos com numerário caíram 28% no espaço de 5 anos e OCDE teve crescimento de 0,4% do PIB no 1.º trimestre do ano
Fonte: Freepik Autor: Redação A freguesia de Válega, em Ovar, vai construir 30 fogos para colocar no mercado de habitação acessível, num investimento que chega perto dos 3,9 milhões de euros, e que pretende a construção de 15 apartamentos de tipologia T3 e os restantes de tipologia T2. O município de Ovar tem trabalhado para que todos os munícipes tenham condições habitacionais dignas e este é mais um passo importante para criar habitação acessível no concelho , anunciou o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva. O objetivo passa por apoiar as famílias do município , que poderão beneficiar da solução integrada na Estratégia Local de Habitação de Ovar: tendo em conta as novas construções previstas e também as soluções já existentes, muito em breve o município terá capacidade para apoiar a habitação de cerca de 300 famílias, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Ainda não existe, contudo, uma data para o arranque das obras , sabendo-se apenas que está dependente do desenvolvimento do concurso para a adjudicação da empreitada , apesar de já existir projeto de execução concluído e aprovado. Quer ler sobre temas semelhantes? Sugerimos: Municípios vão ter formação no âmbito da sustentabilidade , Porto vai colocar mais 11 casas no mercado de renda acessível e Lisboa lança concurso para casas a renda acessível
Fonte: Freepik Autor: Redação Coimbra está no caminho para a atração de mais investimento tecnológico , através de várias medidas que pretendem dinamizar esta atratividade e transformação, nomeadamente através da assinatura de um protocolo, entre o município e o Politécnico de Coimbra, através da INOPOL - Academia para o Empreendedorismo, que visa dinamizar o CoimbraCityLab. O CoimbraCityLab funcionará como um laboratório de inovação tecnológica e de experimentação , que pretende não só captar mais projetos empresariais, como a sua instalação na incubadora do Politécnico de Coimbra, através de partilha e integração de ideias, soluções e projetos inovadores com base tecnológica, mas também interligar a comunidade científica e tecnológica ao município local , de forma a coexistirem e otimizarem recursos. A autarquia menciona que, através da assinatura deste protocolo, será reforçada a criação de territórios inteligentes e conectados que contribuirão para o desenvolvimento económico, inclusivo e sustentável, com serviços interoperáveis centrados no cidadão e nas empresas . Assim, a INOPOL e o município de Coimbra farão a união de forças para a cooperação na participação de projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em diversas áreas técnico-científicas, nomeadamente com foco no empreendedorismo, valorização de conhecimentos e inovação tecnológica, promovendo a integração entre colaboradores da autarquia e dos mentores da INOPOL. Achou este tema interessante? Leia também: Investimentos estratégicos vão ter novo sistema de incentivos , Coimbra quer atrair mais investimento tecnológico e Participação de portugueses no setor de TIC era de 4,5% em 2023
Fonte: Savills Autor: Redação A Savills , através do seu departamento de Industrial & Logística , acaba de colocar a Paack , empresa espanhola líder de soluções para entregas sustentáveis para e-Commerce e uma das startups tecnológicas mais relevantes a nível internacional no setor logístico, no empreendimento logístico em Adarse, segundo indicou em comunicado de imprensa enviado ao SUPERCASA Notícias . A empresa que apresenta já uma cobertura de distribuição sustentável para 24,5 milhões de habitantes, irá ocupar um espaço de aproximadamente 4.000 m 2 que integra o ativo localizado num dos principais eixos logísticos do país e que foi recentemente reabilitado, tendo como objetivo obter a certificação BREEAM In-Use. O empreendimento tem atualmente disponíveis espaços entre 4.000m 2 e 12.000m 2 , adequados a empresas que pretendam assegurar a sua operação num parque logístico de elevada qualidade, numa localização privilegiada e com elevados padrões de sustentabilidade. Reconhecida por ser uma plataforma tecnológica que otimiza, automatiza e robotiza os processos da cadeia operacional, a Paack opera já em quatro países - Espanha, França, Portugal e Itália – e em mais de 100 cidades europeias, sendo que, em Portugal, a sua atividade serve 85% da população. João Tenreiro Gonçalves, sócio da Bedrock Capital Partners: “a celebração deste acordo com a Paack valida a estratégia da Ecologis de reposicionamento deste ativo logístico, o qual foi sujeito a uma profunda reconversão de forma a responder às exigências dos operadores logísticos de referência em Portugal. Salientamos em particular o objetivo de certificação BREEAM-In-Use com nível Very Good e a instalação de painéis solares na cobertura em parceria com a Greenvolt Comunidades, que se revelou essencial para atração da Paack” . Ramon Crivellaro, Operations Area Manager da Paack: “a inauguração deste hub responde ao objetivo da empresa em reforçar a sua posição no mercado, ampliando a sua cobertura nacional e internacional. Este centro logístico, que iniciou a sua operação em maio, obterá o Certificado BREEAM, um método europeu que certifica a sustentabilidade ambiental do armazém. E na Paack, temos o compromisso não só de oferecer a melhor experiência de entrega, mas também o de respeitar o meio ambiente . Samuel Lima, I&L Associate da Savills Portugal, aponta: assessorar a operação que marca a entrada da Paack no Parque Logístico de Adarse sublinha a capacidade da Savills de colocar empresas líderes no seu setor de atividade em ativos prime que atendem às suas necessidades logísticas específicas. A Paack é uma adição importante para o Parque Logístico de Adarse, e estamos confiantes de que esta parceria trará benefícios significativos para ambas as partes, quer pela localização privilegiada do ativo, quer pelas suas especificações que respondem aos mais elevados padrões de sustentabilidade e atuais requisitos dos ocupantes” . Fique para ler mais temas como este em SUPERCASA Notícias
Fonte: Freepik Autor: Redação Os municípios portugueses vão poder beneficiar de formação especializada no âmbito da construção sustentável e eficiência energética , através do projeto Municípios Sustentáveis, dinamizado pelo Portal da Construção Sustentável (PCS). Através desta ação, é pretendido fomentar os conhecimentos das autarquias, nomeadamente dos técnicos da administração pública. Serão abordadas informações sobre materiais de construção sustentável, bem como práticas amigas do ambiente , e podem realizar-se em âmbito interno ou com abertura ao público, carecendo de qualquer custo associado. De acordo com a CEO do PCS, Aline Guerreiro: o combate à desinformação nesta área é urgente, aparecem muitos produtos no mercado que não são amigos do ambiente e são apelidados de sustentáveis. Não havendo informação disponível para avaliar a sua sustentabilidade, é difícil perceber a credibilidade dos mesmos. É por isso que é preciso, cada vez mais, desmistificar o tema, e combater aquilo a que se chama de greenwashing . O greenwashing tem sido uma das preocupações da União Europeia, que aprovou uma diretiva que proíbe a utilização de afirmações ambientais falsas, nomeadamente em ações publicitárias . Assim, os consumidores poderão exercer uma escolha mais concreta, sem serem levados ao engano. No que respeita à construção, tem vindo a ser uma tendência, sobretudo no setor, apelar a escolhas mais amigas do ambiente e de carácter sustentável, com várias medidas tomadas neste sentido para atenuar os efeitos dos processos tradicionais, visto que é, atualmente, o setor que mais consome energia e faz utilização de uma grande percentagem de recursos naturais disponíveis. Sobre este tema, sugerimos: Construção: o que são Tiny Houses e o que diz a legislação? , Sustentabilidade no design de uma casa: tudo o que deve saber e Comunidade de energia renovável: Coimbra apresenta proposta
Fonte: Freepik Autor: Redação A internet oferece cada vez mais possibilidades ao mercado imobiliário , sobretudo às empresas que se queiram destacar face aos meios tradicionais e fazer crescer o seu alcance no digital. Através de anúncios do Google, encontra uma forma eficaz de posicionamento e visibilidade, que o ajudará não só a captar visitantes e leads, como notoriedade no seu meio , e a ferramenta mais eficiente para este efeito é o Google Display , da qual pode tirar partido com os vários tipos de anúncios à disposição. Para poder implementar esta estratégia de uma forma eficaz e conhecedora, mostramos-lhe quais são os tipos de anúncios que pode utilizar no Google e de que forma o podem ajudar a captar melhores resultados. Anúncios de texto: atraia visibilidade Este tipo de anúncios são das categorias mais utilizadas, pela sua possibilidade criativa, podendo ser integrados com campanhas de Rede de Pesquisa, funcionando como caixas de texto, compostas por título e duas linhas de descrição do anúncio, e que se posicionam na lateral das páginas online. Vai encontrá-las, geralmente, do lado direito, captando o olhar de utilizadores que pesquisam online. Sem imagens, este tipo de anúncio exige forte sentido de comunicação, criatividade e força na mensagem que está a passar, adaptados para aparecem no Display. Através deste tipo de anúncio, que captam a atenção de quem gostar da sua mensagem, vai atrair visibilidade à sua marca e captar o contacto de potenciais clientes. Anúncios de imagem: crie engagement e conversão Os anúncios de imagens são a verdadeira montra do Google Display . E porque uma imagem vale mais que mil palavras, é certamente mais seguro optar por este tipo de comunicação, cuja probabilidade de gerar mais impacto é maior face aos anúncios de texto. Com os anúncios de imagens, pode destacar-se com algo que marque a sua marca, optando por criar uma estratégia de comunicação em torno do seu público-alvo, e que pode implementar através de banners de diferentes formatos e designs . Deve apenas procurar informar-se corretamente acerca das proporções das imagens , para que sejam aceites pelo Google, e seguir as recomendações da plataforma. Anúncios de vídeo: interações que impactam O YouTube é, atualmente, uma das plataformas mais eficazes no que respeita a publicidade e comunicação, podendo ser utilizada através da Rede Display para atingir o seu público-alvo. As suas campanhas podem ser pensadas para colocar banners na barra lateral dos vídeos ou no rodapé dos mesmo, para que permaneçam sob o olhar dos utilizadores enquanto assistem ao conteúdo. Com este tipo de interação, colocada de forma estratégica numa plataforma multimédia que alimenta e capta a atenção do utilizador, vai impactar e obter bons resultados. Anúncios rich media : seja dinâmico Os anúncios Rich Media são um tipo de conteúdo que cria engajamento qualificado e consegue passar uma comunicação mais eficaz para uma segmentação mais precisa, e funcionam com todos os tipos de formatos. Podem estar em animações, posts em carrossel, anúncios interativos ou em banners expansíveis, oferecendo um leque de possibilidade muito amplo e proficiente. Os Rich Media são, assim, um dos tipos de anúncio mais versátil e com capacidade para resultados mais abrangentes, que pode utilizar a seu favor nos mais diversos formatos. Sabia que pode ter as leads do Google Ads integradas no seu CRM? Obter os resultados que provêem das suas campanhas é uma das partes mais importantes do processo, sendo importante que implemente medidas para facilitar esta análise e acompanhamento das interações que recebe. Para conseguir esta gestão, deve ter do seu lado uma plataforma que permita integrar as leads do Google Ads, como o eGO Real Estate, CRM líder de mercado , que lhe permite criar formulários e integrar nos seus anúncios. Um potencial cliente que veja o seu anúncio no Display poderá assim, interagir com ele, preencher o formulário de contacto integrado no seu anúncio, e a lead cair-lhe-á no CRM, onde não só poderá criar uma Oportunidade que pode gerir em tempo real, como guardar os contactos e aumentar a sua base de dados. Estas são funcionalidades essenciais num mercado altamente competitivo! Faça a sua experiência e adira ao eGO. Clique aqui para saber mais.
Fonte: Freepik Autor: Redação Segundos os dados partilhados pelo Instituto Nacional de Estatística esta quarta-feira , os custos de construção têm aumentado desde há quatro meses consecutivos, em cadeia, tendo atingido, em abril, e segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), o crescimento de 3,4% em termos homólogos. Trata-se de um crescimento face ao mês de março, em que o aumento havia sido de 2,3%, e também o mais acentuado comparativamente a abril de 2023. Segundo o gabinete estatístico, o crescimento aconteceu em função do aumento acentuado dos custos de mão-de-obra (8,1%), impulsionando pela subida dos preços dos materiais, que verificaram a correção homóloga de 0,2%. É a taxa mais alta desde novembro de 2023. Assim, a mão-de-obra é o indicador com mais expressividade, e o que exerce maior pressão nos custos de construção, influenciando o aumento mensal médio de 1,09%, relativamente ao acréscimo de 0,4% mensal, no 1.º trimestre do ano. O INE explica: o custo da mão-de-obra contribuiu com 3,5 pontos percentuais (2,9 pontos percentuais no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e os materiais com -0,1 pontos percentuais (-0,6 pontos percentuais em março) . Fique para ler: PIB português cresceu 0,8% nos primeiros três meses do ano
Fonte: Freepik Autor: Redação Segundo os dados divulgado pelo Banco de Portugal (BdP) acerca das taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos, foi possível apurar uma tendência positiva em território português, tendo a taxa de juro referente atingido um valor mais baixo à da Zona Euro no mês de abril. De acordo com o regulador, a taxa de crédito habitação na Zona Euro não era mais alta do que taxa em Portugal desde setembro de 2022, tendo a primeira fixado-se nos 3,77%, e a do nosso país nos 3,75%, no mês de abril. O Banco de Portugal adiantou ainda que a taxa de juro média nas novas operações de crédito habitação ultrapassou os 3,88% no mês de março, caindo para os 3,75% no mês de abril, e taxa de juro média em novos contratos registou o decréscimo de 0,05 pontos percentuais, fixando-se nos 3,63%. Quanto a contratos renegociados, conforme indicou o banco regulador, a taxa de juro média decresceu 0,25 pontos percentuais, atingido os 4,05%. Nos novos depósitos a prazo de particulares, a taxa de juro média caiu de 2,77% para 2,75%, pelo quarto mês consecutivo, e o montante destas operações chegou a um total de 10.645 milhões de euros, perfazendo um aumento de 2.947 milhões de euros face ao mês de março. No que respeita a novos depósitos com prazo até 1 ano, a taxa de juro média caiu 0,01 pontos percentuais, para os 2,79%, mantendo-se como a classe de prazo com remuneração média mais alta, tendo representado, em abril, 96% dos novos depósitos. Sobre economia e bancos, sugerimos: Proprietários pagaram 148 milhões de euros de AIMI em 2023 , Crédito habitação: taxas Euribor em queda
Fonte: Freepik Autor: Redação A isenção do IMT foi uma das medidas da nova estratégia para a habitação do Governo, aprovada para aliviar a carga fiscal sentida aquando da compra de casa , nomeadamente aos jovens até aos 35 anos que pretendam adquirir a sua primeira habitação. De acordo com o Governo, esta isenção do IMT virá acompanhada, também, da isenção do Imposto de Selo, e vai permitir poupar até 13.700€ numa habitação que custe 300.000€. A lei, lançada para aprovação ao Parlamento, estabelece três condições que permitem a manutenção da isenção do imposto aos jovens , apesar de o Governo impor que, para manterem o benefício, os jovens terão de manter a casa como habitação própria e permanente por um período de seis anos, exceto na situação de venda, alteração do agregado familiar ou divórcio, ou no caso de uma alteração do local de trabalho. Estas três condições permitem, assim, a manutenção do benefício, no prazo dos seis anos depois da compra da casa, contemplando um destino diferente ao pressuposto na compra, e que justificou a isenção do imposto de IMT. Contudo, quando aos bens for dado destino diferente daquele em que assentou o benefício, no prazo de seis anos a contar da data da aquisição, salvo no caso de venda, os proprietários perdem a isenção e redução da taxas de IMT. No que respeita a alterações do agregado familiar, o Governo indica que por motivo de casamento ou união de facto, dissolução do casamento ou união de facto ou aumento de dependentes será possível manter a isenção, mas também devido a alteração do local de trabalho para uma distância superior a 100 km do prédio , na condição de que, em ambos os casos, o prédio se mantenha destinado exclusivamente a habitação. Quanto aos municípios e a redução da despesa advinda da cobrança do imposto, o Governo contemplou, na sua proposta, a criação de um mecanismo de compensação para que nenhum município seja prejudicado . Mais temas como este que lhe podem interessar: Governo assina contrato para obras com financiamento do PRR , Garantia pública na compra de casa só vai até 15% do empréstimo e Governo vai aprovar redução da carga fiscal no IRS Jovem
Fonte: Freepik Autor: Redação A rede social Facebook é, atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas por empresas e empreendedores, tendo-se tornado indispensável no sucesso destes negócios, que crescem pelo seu reconhecimento e dinamismo online . Para agências e consultores imobiliários, é também um canal de comunicação em ascensão , que funciona como uma plataforma estratégica pela proximidade exclusiva com novos potenciais clientes . No entanto, para se conseguir destacar face aos milhares de outros utilizadores, é crucial ter do seu lado uma estratégia de partilha de imóveis sólida e integrada no seu CRM. 1. Um blogue vai ajudá-lo A utilização do Facebook pode ser complementada com um blogue no seu site , que pode explorar com conteúdo interessante e pertinente para a sua área de atuação. Depois de ter esse conteúdo publicado no seu blogue, pode partilhá-lo no seu Facebook e, assim, gerar tráfego entre plataformas , captando a atenção de novos utilizadores que ainda não conheçam a sua agência. Esta estratégia vai ajudá-lo a gerar mais conversões e, sobretudo, a chegar a um público mais abrangente e que poderá, através dos seus conteúdos, colocar questões, interagir com a sua página e consultar os imóveis e informações que lhe são relevantes . 2. Implemente um discurso de “ call to action ” É importante, sempre que faça um post no Facebook ou partilhe alguma coisa, que na descrição desse mesmo conteúdo insira um discurso que motive à interação . Utilizar uma call to action , que é nada mais do que uma chamada à ação, incentivará o seu público a interagir com as suas publicações, deixando like ou partilhando-as, e assim, mais tráfego e crescimento online. 3. Complete e detalhe a informação do seu perfil Um perfil bem preenchido, com toda a informação útil, não só fará com que a sua página tenha melhor performance aos olhos da rede social, como atrairá mais potenciais clientes e seguidores que vejam na sua página informação de confiança. Quanto mais completa for a informação do seu perfil, mais facilmente as pessoas que o seguirem conseguirão chegar diretamente até si, através dos contactos que proporcionar, obtendo assim leads mais qualificadas e que se poderão transformar em verdadeiras oportunidades de venda. As informações ficarão disponíveis na área de “Sobre” da sua página, que deve conter contactos telefónicos, sites e ligações, informações básicas (como horário, intervalo de preço e serviços), endereço eletrónico, morada e área, e tipo de serviço. 4. Invista em boas legendas Além da utilização de boas fotografias, recomendamos vivamente que capriche nas descrições e legendas das suas publicações , sobretudo nas de imóveis. Ao descrever bem uma publicação, estará a criar ligação e conexão com a pessoa que está a ver o post , fomentando o desejo da visita ao imóvel ou na aquisição de um serviço. Descreva os pontos fortes daquilo que está a vender e crie o desejo no utilizador , não esquecendo de mencionar as principais características do imóvel, preço e localização. 5. Utilize o Facebook para mais além de imóveis A sua página de Facebook não precisa de conter, em exclusivo, posts promocionais e/ou comerciais. Utilize-a de forma inteligente, e com recurso a uma estratégia de marketing bem pensada para atrair um público mais abrangente. Sugerimos que, além de publicações onde tenta vender ou arrendar um imóvel, ou apresentar diversas opções da sua carteira, invista em posts com conteúdo interessante, onde mostre o backstage do sua dia a dia, apresente a sua equipa ou informe os seus clientes e potenciais clientes acerca de novidades relacionadas com o setor. Esta diversidade de informação vai tornar o seu Facebook apelativo, interessante e convidativo a que mais pessoas de fora possam demonstrar interesse pelo seu trabalho. Dica extra: integre o Facebook com o seu CRM O CRM vai desempenhar um papel fundamental na gestão da sua agência, seja com questões burocráticas, de gestão de comissões, faturação ou de leads e, ao tê-lo integrado com as suas redes sociais, nomeadamente o Facebook, poderá tirar o maior partido do seu tempo e recursos. O CRM eGO Real Estate permite esta integração , funcionando de forma eficiente para oferecer uma automatização do fluxo de trabalho e uma recolha das leads que surgem da rede social, organizando-as e canalizando-as com eficiência. Além disto, tornará mais fácil acompanhar o desempenho das suas campanhas de marketing, já que as poderá criar diretamente no CRM, ficando com a perceção de cliques, visualizações, contactos que receberam as suas campanhas e quantas leads surgiram daí. Terá acesso a um mundo de possibilidades, de forma integrada e com recurso a tecnologia de ponta, que ajudará o seu negócio a obter mais leads e seguidores. Faça esta gestão integrada e não perca tempo: peça a sua demonstração aqui .
Fonte: Freepik Autor: Redação As habitações nas quais a morada fiscal tiver sido de 12 meses, e que forem vendidas para reinvestimento do valor noutro imóvel, vão passar a beneficiar da isenção da tributação das mais-valias , reduzindo este prazo dos atuais 24 meses exigidos, conforme aprovou o Governo, na reunião do Conselho de Ministros extraordinário que teve lugar na passada segunda-feira, 27 de maio. De acordo com a medida, as mais-valias que resultem da venda de um imóvel passam a estar isentas se o imóvel tiver sido a morada fiscal do proprietário durante 12 meses , reduzindo o prazo mínimo implementado pela lei do Programa Mais Habitação, que o fixava nos 24 meses. Com esta atualização, segundo o Executivo, pretende-se eliminar obstáculos fiscais à mobilidade geográfica por motivos laborais, permitindo que o valor das mais-valias, resultantes da venda do imóvel onde há 12 meses o proprietário residia, como morada habitual e permanente, seja reinvestido numa nova habitação para o mesmo fim. Desta forma, o período passa de 24 para 12 meses, do período anterior à data de transmissão da habitação própria e permanente, comprovada através do respetivo domicílio fiscal, necessário para que seja excluída a tributação das mais-v alias . Poderá interessar-lhe também: Reembolsos IRS: Fisco já pagou quase 2 mil milhões , Formalizar a venda de um imóvel: quais são as burocracias? e Habitação: Pinto Luz indica urgência na resolução de problemas
Fonte: Freepik Autor: Redação A Câmara Municipal do Porto anunciou um novo concurso de arrendamento acessível, oferecendo 27 habitações localizadas em diversas áreas da cidade. As tipologias das casas variam de T0 a T4, atendendo a diferentes necessidades familiares. As candidaturas começam nesta sexta-feira e podem ser submetidas até às 18 horas do dia 13 de junho. Segundo o comunicado oficial do município, liderado por Rui Moreira, os valores das rendas são pelo menos 20% inferiores aos praticados no mercado atual. Desde o início do programa, a autarquia já disponibilizou mais de 300 habitações com rendas acessíveis, sendo que o valor médio das rendas é de 428 euros. Além disso, a Câmara do Porto destaca a possibilidade de atribuição de subsídios ao arrendamento para candidatos que cumpram determinados critérios estabelecidos no programa Porto com Sentido. Este apoio visa tornar mais acessível obter habitação digna na cidade. Este é o 26.º concurso de arrendamento acessível lançado pela autarquia, que busca ativamente mitigar a crise habitacional que afeta o país. A iniciativa foi anunciada poucos dias após o Governo ter apresentado o programa Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação, com um pacote de medidas para enfrentar o desafio habitacional. As candidaturas podem ser feitas através do site da empresa municipal Porto Vivo, SRU, ou pessoalmente no Balcão da Habitação Acessível, localizado na Loja de Cidadão. Com estas ações, a Câmara Municipal do Porto reafirma o seu compromisso em promover condições de habitação digna e acessível para todos os cidadãos, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar da comunidade portuense. Acompanhe também: Municípios vão ser responsáveis pela execução de projetos
Fonte: Freepik Autor: Redação 1 – Uma pesquisa aprofundada é essencial Se está em processo de procura de casa para arrendar , é muito importante que pesquise nos portais imobiliários , como o SUPERCASA e o CASASAPO , para encontrar a casa que melhor se enquadra nas condições que procura. No SUPERCASA a pesquisa é muito fácil e intuitiva , basta escrever uma rua ou só um ponto de referência que lhe devolve resultados completos com as opções disponíveis consoante os filtros que selecionou. 2 – Visite e avalie minuciosamente cada pormenor das casas Depois de uma pesquisa bem aprofundada, faça uma seleção dos imóveis que pretende visitar. Na visita veja se a casa corresponde ao que estava no anúncio, em que estado se encontra, se tudo funciona corretamente. 3 – Verifique todas as informações que constam no contrato Antes de avançar com um contrato de arrendamento há algumas informações a que deve estar atento na hora de assinar os documentos. Ainda antes da redação do contrato deve ter do seu lado toda a informação necessária. Leia com muita atenção tudo o que consta no contrato e acrescente todos os detalhes que considere importantes . Defina bem as obrigações de cada uma das partes: quem deve proceder ao pagamento das despesas de água, luz, gás, telecomunicações, e outras. Não se esqueça de validar também como e em que condições ficou acordado o pagamento da renda (se pode ter a possibilidade de pedir o pagamento antecipado ou não, se está contemplada a obrigação de o senhorio emitir o recibo eletrónico do valor da renda, entre outros). 4 – Tome nota de tudo o que vai influenciar a nova casa Antes de assinar o que seja, lembre-se de que há outros fatores que influenciam o seu contrato de arrendamento, nomeadamente a localização e o recheio do imóvel . Isto porque se a casa que está prestes a arrendar se situar no centro da cidade, o custo de vida será mais alto. Conte sempre com todas as despesas que vai ter no dia a dia, tais como o passe de transportes públicos, o combustível caso tenha carro próprio, custos adicionais que poderá ter no caso de a casa não ser mobilada. Já sabe de antemão que o valor da renda será muito mais elevado se considerar todos estes gastos. Veja o impacto financeiro no seu orçamento e certifique-se de que o contrato de arrendamento contempla estes detalhes e outros como, por exemplo, se tem ou não autorização do senhorio para fazer pequenas obras e modificações , e se fica definido para as duas partes todas as questões relacionadas com arranjos e substituições de eletrodomésticos . Se realmente estiver consciente de que quer mesmo avançar, veja aqui como fazer um contrato de arrendamento passo a passo. Ficou interessado? Leia mais: Que tipos de contratos de arrendamento existem? Conheça
Fonte: Freepik Autor: Redação No âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), o Governo pretende avançar com investimentos de 217 milhões de euros nas Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), cruciais para a prevenção de fogos rurais . A medida, aprovada pelo Executivo, “pretende acelerar pagamentos, até 2025” e “contrariar a atual baixa taxa de execução” , conforme afirma o comunicado conjunto do Ministério do Ambiente e Energia e do Ministério da Agricultura e Pescas. Para alcançar este objetivo, o Governo decidiu que as entidades gestoras das AIGP podem considerar como “elegível o investimento na contratação de serviços técnicos, jurídicos, financeiros e administrativos, desde que a despesa com estas rubricas não ultrapasse 10% do previsto no investimento total”. É sublinhado, ainda, que as AIGP têm o propósito de promover a gestão e a exploração conjunta dos espaços agrícolas e florestais com elevado risco de incêndio. Desta forma, é expectável a redução da vulnerabilidade a fogos rurais, valorização dos solos e territórios, assim como a dinamização da economia . Sugerimos: Síntese estatística da habitação: consumo de cimento subiu 2,1% , Municípios vão ser responsáveis pela execução de projetos e Quais são as multas para quem não limpa terrenos?
Fonte: Freepik Autor: Redação Coimbra está no caminho para a atração de mais investimento tecnológico , através de várias medidas que pretendem dinamizar esta atratividade e transformação, nomeadamente através da assinatura de um protocolo, entre o município e o Politécnico de Coimbra, através da INOPOL - Academia para o Empreendedorismo, que visa dinamizar o CoimbraCityLab. O CoimbraCityLab funcionará como um laboratório de inovação tecnológica e de experimentação , que pretende não só captar mais projetos empresariais, como a sua instalação na incubadora do Politécnico de Coimbra, através de partilha e integração de ideias, soluções e projetos inovadores com base tecnológica, mas também interligar a comunidade científica e tecnológica ao município local , de forma a coexistirem e otimizarem recursos. A autarquia menciona que, através da assinatura deste protocolo, será reforçada a criação de territórios inteligentes e conectados que contribuirão para o desenvolvimento económico, inclusivo e sustentável, com serviços interoperáveis centrados no cidadão e nas empresas . Assim, a INOPOL e o município de Coimbra farão a união de forças para a cooperação na participação de projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em diversas áreas técnico-científicas, nomeadamente com foco no empreendedorismo, valorização de conhecimentos e inovação tecnológica, promovendo a integração entre colaboradores da autarquia e dos mentores da INOPOL. Achou este tema interessante? Leia também: Investimentos estratégicos vão ter novo sistema de incentivos , Coimbra quer atrair mais investimento tecnológico e Participação de portugueses no setor de TIC era de 4,5% em 2023
Fonte: Freepik Autor: Redação O litoral alentejano é um destino que tem vindo a adquirir destaque entre os portugueses como um dos favoritos para passar férias . A região, que se caracteriza pela abundância de praias e tesouros únicos naturais, oferece uma série de parques de campismo onde pode desfrutar do contacto direto com a natureza, e hoje mostramos-lhe 5 opções a não perder. Para aproveitar a essência total da Costa Vicentina, siga a rota desde o parque de campismo de Odeceixe, Sagres, até à Praia do Burgau, situada a quinze quilómetros de Lagos , e aproveite esta região em toda a sua plenitude, explorando praias, aldeias charmosas e a incrível natureza selvagem. 4 parques de campismo a contemplar Para usufruir das paisagens contagiantes do litoral português, não há plano melhor do que ficar num parque de campismo que lhe permita esta aproximação com os recursos naturais do litoral alentejano, e por isso, descubra os 5 parques de campismo que o SUPERCASA Notícias propõe para as suas próximas férias. Parque de Campismo Carvalhal, em Odemira Provavelmente já terá ouvido falar deste parque de campismo, que é um dos mais conhecidos e procurados da região . Aqui, com atividades que o vão entreter e uma excelente proximidade a Zambujeira do Mar e a Odeceixe, terá dias dinâmicos e recheados de aventuras , mas também de bons serões de descanso. Camping Milfontes, em Vila Nova de Milfontes Situado em Vila Nova de Milfontes, este parque permite uma deslocação de apenas 800 metros até à praia . Com acesso a qualquer um dos quatro balneários, o parque oferece igualmente um aluguer de teepees , bungalows e caravanas residenciais . O conforto é a palavra-chave, e estas possibilidades foram criadas para que tenha a máxima experiência, juntamente com a adrenalina do acampamento ao ar livre. Campismo e Bungalows S. Miguel, em Odeceixe Neste parque, vai poder maravilhar-se com a beleza da Costa Vincentina , não só porque lhe oferece áreas enormes de fauna e flora, onde poderá ficar a conhecer a natureza selvagem da zona, como pelo facto de a sua localização estratégica permitir deslocar-se para outros percursos da região. Mas o ponto mais interessante sobre este parque é a sua vertente ecológica, que oferece segurança e bem-estar aos seus residentes, enquanto proporciona as melhores comodidades que pode imaginar, nomeadamente sessões de cinema ao ar livre, campos de ténis, salões de jogo e esplanadas onde poderá relaxar. Yelloh Village Costa do Vizir, em Porto Corvo Com proximidade a belas praias e outros serviços, este é um dos melhores parques de campismo da região, não só pelas maravilhosas condições de estadia que oferece, como pelos espaços de lazer, zonas de campismo e restauração de excelência , que é proporcionada por um chefe com estrela Michelin. Achou estas sugestões interessantes? Por que não explorar também: É bom garfo? 3 festivais gastronómicos pelo país , Os jardins com história: roteiro a não perder ou Trás-os-Montes: o que existe neste retiro natural?
Fonte: Freepik Autor: Redação No seguimento do seu plano de expansão internacional previsto para este ano , conforme indicou em comunicado ao SUPERCASA Notícias , o Barceló Hotel Group anuncia a sua chegada a Cabo Verde, onde prevê investir mais de 80 milhões de euros na aquisição, reposicionamento e desenvolvimento de novos hotéis no país. A 15 de maio, a empresa inaugurou o novo Barceló Praia Cape Verde, o primeiro hotel da empresa no país . O hotel de cinco estrelas está localizado na famosa praia da Prainha, na Praia, capital da ilha de Santiago, a apenas dez minutos do centro histórico. Tem 80 quartos espaçosos com todos os confortos e vistas espectaculares sobre o Oceano Atlântico . Esta semana, a rede hoteleira abriu também as portas do Occidental Boa Vista Beach, um resort 4 estrelas com 300 quartos, localizado à beira-mar da Praia de Chaves, uma das melhores praias da Ilha da Boa Vista. O Barceló Praia Cape Verde está localizado na Ilha de Santiago, um dos destinos favoritos dos amantes do turismo de aventura. Santiago é a ilha mais completa de Cabo Verde, onde pode encontrar de tudo, de grandes cidades – como a Praia, capital do país – a praias espetaculares e paisagens naturais de grandes contrastes, devido à sua exuberante vegetação, colinas e paisagens desérticas. As instalações deste hotel incluem uma piscina infinita, zonas de solário, ginásio e diferentes salas de reuniões totalmente equipadas. A proposta gastronómica inclui um restaurante buffet , o Breeze Gastro Bar à beira da piscina e o Lobby Bar. Após a abertura destes dois estabelecimentos, a cadeia hoteleira prevê incorporar até ao final do ano um segundo hotel na Boa Vista – anteriormente conhecido como Hotel Marine Club Beach Resort – de categoria de 5 estrelas, com 160 quartos, que funcionará sob a marca Barceló Hotels & Resorts; e a construção de um novo projeto hoteleiro na ilha do Sal, na zona do Pontão, no concelho de Santa Maria, um ‘resort’ só para adultos, de categoria 5 estrelas com 260 quartos. Nas palavras de Pilar Parejo, diretora regional do Barceló Hotel Group em Cabo Verde e na Madeira, na nota enviada ao SUPERCASA Noticias , Cabo Verde é um país estratégico na expansão da empresa devido ao seu grande potencial turístico. Nos próximos anos, tencionamos investir mais de 80 milhões de euros na aquisição e reposicionamento de vários hotéis, bem como na construção de novos projetos, colaborando no desenvolvimento económico e social do arquipélago . Temas que podem estar relacionados: Quebra no Turismo em abril: Páscoa afetou o setor , Residentes portugueses fizeram um recorde de viagens em 2023
Fonte: Freepik Autor: Redação De acordo com o portal ePortugal , até hoje já foram submetidos 157.389 pedidos ao prémio salarial de valorização de qualificações , com tendência a aumentar. O apoio, conhecido por devolução de propinas , dirige-se a todos os que tenham obtido o grau de licenciado ou mestre, que tenham ficado a trabalhar em Portugal e cumpram os requisitos de elegibilidade ao apoio. Se obteve o grau de licenciado ou mestre e ainda não fez a sua candidatura, saiba que tem até ao dia 31 de maio de 2024 , aceder ao ePortugal, fazer a simulação e submeter o pedido. Não se esqueça de que deve também entregar a declaração de IRS, pois as Finanças irão verificar se teve rendimentos no ano de 2023. No caso de não haver rendimentos declarados, a devolução das propinas poderá ser recusada. Relativamente aos pedidos já submetidos, a Direção-Geral do Ensino Superior irá proceder à verificação das informações fornecidas, no que ao grau académico diz respeito. Por sua vez, a Autoridade Tributária terá 30 dias para validar o pedido , para avançar com o respetivo pagamento do prémio para o IBAN indicado. Encontre mais temas como este no SUPERCASA Notícias
Fonte: Freepik Autor: Redação O alargamento do apoio a alojamento para estudantes deslocados sem bolsa foi aprovado esta quinta-feira, 23 de maio, em Conselho de Ministros, permitindo que estes possam receber 50% do complemento de alojamento atualmente previsto a estudantes bolseiros. De acordo com o Governo, este pode chegar a 13.000 alunos sem bolsa. No documento aprovado esta quinta-feira lê-se: para todos os estudantes cujos rendimentos familiares o excluem do acesso ao complemento de alojamento por um valor marginal, será concedido o apoio do complemento de alojamento, no montante de 50% do valor atual . Esta medida vai contemplar os agregados com rendimento per capita superior a 23 IAS e igual ou inferior a 28 IAS, isto é, rendimentos mensais entre 836 e 1.018 euros, conforme indicou Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e Modernização. Assim, os estudantes serão selecionados com base no rendimento do agregado, para efeitos de atribuição do apoio, e até que se esgote a dotação orçamental, para a qual está alocado um valor total anual de 32 milhões de euros. Contudo, de acordo com o Governo, a medida pode vir a contemplar mais de 13.000 estudantes não bolseiros. Governo anuncia reforço da oferta da camas para estudantes Esta não foi a única medida aprovada pelo Governo de Luís Montenegro, que anunciou o reforço da oferta de camas para estudantes do ensino superior , através da capacidade fornecida pelas Pousadas da Juventude e INATEL, com protocolos que vão permitir aumentar o número de camas disponíveis para um total de 709. A Ministra da Juventude e Modernização indicou: sabemos que há um plano nacional para o alojamento estudantil em execução, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência até 2026, mas há um problema ao dia de hoje e o Governo tem obrigação de apresentar soluções. Na última semana, em negociações com a Movijovem e a Inatel, conseguimos juntar 709 camas, com equilíbrio territorial, para dar uma resposta já a estes alunos ou aos jovens que não são alunos porque ainda não tiveram oportunidade de aceder ao ensino superior , concluiu. Acompanhe também: 450M€ do PRR vão ser utilizados para obras em escolas
Fonte: Freepik Autor: Redação O Plano de Ação para as Migrações criado pelo Governo de Luís Montenegro contempla um novo visto gold solidário que funcionará como um apoio a imigrantes com dificuldades . Na prática, um estrangeiro que pretenda adquirir uma autorização de residência poderá fazê-lo em troca de 250 mil euros , valor este que será investido em infraestruturas e equipamentos de apoio a imigrantes em situação vulnerável. Este novo visto será uma Autorização de Residência para Investimento Social , integrada na Autorização de Residência que já existe atualmente, e que abrange apoios a produção artística. O investimento será a fundo perdido , não havendo retorno para o estrangeiro que adquira este visto gold solidário e, conforme indica o Executivo, o dinheiro será utilizado no investimento em equipamentos e infraestruturas de apoio ao acolhimento e integração de imigrantes em situação de vulnerabilidade. Acompanhe este e outros temas em SUPERCASA Notícias
Fonte: Freepik Autor: Redação O Instituto Nacional de Estatística (INE) apurou que o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou, em termos homólogos, 1,5%, e em cadeia, no primeiro trimestre do ano, 0,8%. As últimas previsões apontavam para uma revisão em alta de uma décima, de 1,4% e 0,7%, respetivamente. Neste sentido, o PIB português cresceu 1,5%, e em termos homólogos, nos primeiros três meses do ano, depois de uma subida de 2,1% no trimestre anterior, o que reflete uma diminuição do consumo privado, bem como um crescimento de 0,7% face aos 1,6% do trimestre anterior, e do investimento, que cresceu 1,5% face aos 3,6% do trimestre anterior. O consumo público também cresceu de forma ligeira no primeiro trimestre (1,4%), comparando com os 1,2% do trimestre anterior, juntando ao impacto que a procura externa líquida teve na variação homóloga do PIB, fazendo-o crescer 0,5%, comparativamente aos 0,1 pontos percentuais registados no período homólogo. As exportações de bens e serviços aumentaram 2,5%, face aos 3,2% no 4.º trimestre do ano passado, e as importantes de bens e serviços subiram 1,4% relativamente aos 2,9% do trimestre precedente. Assim, face ao trimestre passado, o PIB aumentou 0,8%, depois de um crescimento em cadeia de 0,7% no 4.º trimestre, com a procura externa líquida a assumir o maior contributo para a taxa de variação em cadeia do PIB. Sugerimos: Pagamentos com numerário caíram 28% no espaço de 5 anos e OCDE teve crescimento de 0,4% do PIB no 1.º trimestre do ano
Fonte: Freepik Autor: Redação As habitações nas quais a morada fiscal tiver sido de 12 meses, e que forem vendidas para reinvestimento do valor noutro imóvel, vão passar a beneficiar da isenção da tributação das mais-valias , reduzindo este prazo dos atuais 24 meses exigidos, conforme aprovou o Governo, na reunião do Conselho de Ministros extraordinário que teve lugar na passada segunda-feira, 27 de maio. De acordo com a medida, as mais-valias que resultem da venda de um imóvel passam a estar isentas se o imóvel tiver sido a morada fiscal do proprietário durante 12 meses , reduzindo o prazo mínimo implementado pela lei do Programa Mais Habitação, que o fixava nos 24 meses. Com esta atualização, segundo o Executivo, pretende-se eliminar obstáculos fiscais à mobilidade geográfica por motivos laborais, permitindo que o valor das mais-valias, resultantes da venda do imóvel onde há 12 meses o proprietário residia, como morada habitual e permanente, seja reinvestido numa nova habitação para o mesmo fim. Desta forma, o período passa de 24 para 12 meses, do período anterior à data de transmissão da habitação própria e permanente, comprovada através do respetivo domicílio fiscal, necessário para que seja excluída a tributação das mais-v alias . Poderá interessar-lhe também: Reembolsos IRS: Fisco já pagou quase 2 mil milhões , Formalizar a venda de um imóvel: quais são as burocracias? e Habitação: Pinto Luz indica urgência na resolução de problemas
Fonte: Freepik Autor: Redação Em Portugal existem três principais tipos de contratos de arrendamento que seguem diretrizes próprias. Num processo de arrendamento, em que existem obrigações e deveres, tanto para o senhorio como para o inquilino, é essencial assegurar o cumprimento da lei, e para isso, conhecer exatamente cada um dos três tipos e para que servem. Se já conhece os tipos de contratos de arrendamento que existem e procura mais informação sobre obrigações, informações que devem constar no contrato ou como elaborar um, passo a passo, sugerimos a leitura do seguinte artigo, para o ajudar nas etapas: Como fazer um contrato de arrendamento passo a passo Fique então a conhecer as regras, bem como as exceções, e torne o arrendamento num processo fácil e simples para si. Tal como lhe dissemos acima, são três os tipos de contratos de arrendamento em Portugal: 1. Contrato de arrendamento habitacional 2. Contrato de Arrendamento Comercial 3. Contrato de Arrendamento Rural Fique a conhecer cada um destes em maior detalhe 1. Contrato de arrendamento habitacional Tal como indica o nome, este tipo de contrato pressupõe o arrendamento de habitação permanente, sendo dos mais praticados em Portugal . Nele, o senhorio cede ao inquilino o uso e fruição de um imóvel, e pode ser celebrado a prazo certo, com duração definida entre 1 a 5 anos, ou por tempo indeterminado , ou seja, sem definição de uma data limite pré-estabelecida. Assim, com variáveis que devem ser definidas e acordadas entre as partes envolvidas, o contrato de arrendamento habitacional pressupõe que o senhorio forneça o imóvel em condições de habitabilidade , ficando o mesmo responsável pelas reparações necessárias durante o período do contrato. Em algumas situações pode ser o senhorio a ficar responsável pelo pagamento das despesas com água, luz e eletricidade, no entanto, esta é uma situação mais comum no arrendamento de quartos. Ao inquilino, cabe o pagamento da renda, taxas de condomínio, se aplicável, e consumos de água, luz e gás. Responsabilidades e direitos O senhorio • Tem o direito de aceder ao imóvel para vistorias e obras, desde que em horários previamente acordados; • Tem de receber a renda mensal acordada no contrato; • Pode exigir o pagamento de taxas de condomínio e dos consumos de água, luz e gás; • Pode terminar o contrato no final do prazo definido ou com aviso prévio, de 3 a 6 meses, no caso de contrato por tempo indeterminado e desde que cumpra os requisitos legais. O inquilino • Deve pagar a renda dentro dos prazos estabelecidos; • Tem a obrigação de manter o imóvel num bom estado de conversação e entregá-lo ao senhorio, no final do contrato, nas mesmas condições; • Assume a responsabilidade do pagamento das taxas de condomínio e consumos de água, luz e gás; • Deve permitir que o senhorio aceda ao imóvel para vistorias e obras; • Pode exigir obras ou reparações necessárias à habitabilidade do imóvel; • Pode terminar o contrato a qualquer momento, desde que com o aviso prévio de 3 a 6 meses e dentro dos requisitos legais. 2. Contrato de arrendamento comercial No mundo dos negócios, este tipo de contrato assume um papel fundamental, pois será através dele que o senhorio cede ao inquilino a utilização de um espaço para, tal como o nome indica, fins comerciais ou industriais. Este acordo pode impulsionar o crescimento económico da área geográfica onde se localiza o imóvel e, no que respeita à duração do contrato, esta deve ser previamente acordada, podendo ser a tempo certo ou a tempo indeterminado. Responsabilidades e direitos O senhorio • Tem de entregar o imóvel em condições de funcionamento, com infraestruturas adequadas à atividade comercial ou industrial do inquilino; • Deve permitir que o inquilino possa aceder ao imóvel para a execução das obras necessárias à exploração comercial; • Tem de receber a renda mensal acordada no contrato; • Pode exigir o pagamento de taxas de condomínio e dos consumos de água, luz e gás; • Pode terminar o contrato no final do prazo definido ou com aviso prévio, de 3 a 6 meses, no caso de contrato por tempo indeterminado e desde que cumpra os requisitos legais. O inquilino • Pode exigir obras ou reparações necessárias à atividade do imóvel; • Deve pagar a renda dentro dos prazos estabelecidos; • Pode terminar o contrato a qualquer momento, desde que com o aviso prévio de 3 a 6 meses e dentro dos requisitos legais. Documentos essenciais Para este tipo de contrato vai precisar do documento de identificação do arrendatário, do senhorio e, caso seja aplicável, do fiador , mas também da Certidão do Registo Comercial, da Certidão do Registo Predial , da Caderneta Predial e da Licença de Utilização. 3. Contrato de arrendamento rural Em regiões rurais, este tipo de contrato pode representar um desenvolvimento da agricultura, pecuária ou florestal, pois é através desta celebração contratual que são cedidos os espaços de exploração de prédios rústicos. Assim, este tipo de contrato contempla áreas de terreno e/ou habitação do arrendatário, construções que se destinem a fins próprios da exploração agrícola ou pecuária, como estábulos, lagares, palheiros ou adegas, bem como a vegetação permanente não florestal, como árvores de fruto. Trata-se de um contrato que deve ter um prazo mínimo de 7 anos, com possibilidade de renovação por igual período, e está isento do pagamento do imposto de selo , ao contrário do que sucede com o contrato de arrendamento habitacional. Responsabilidades e direitos O senhorio • Tem de receber a renda mensal acordada no contrato; • Pode exigir o pagamento de taxas de condomínio e dos consumos de água, luz e gás (se aplicável); • Pode terminar o contrato no final do prazo definido ou com aviso prévio de 1 ano, no caso de contrato por tempo indeterminado e desde que cumpra os requisitos legais; • Deve permitir que o inquilino possa aceder ao imóvel para a execução das obras necessárias à exploração comercial. O inquilino • Deve explorar o imóvel de forma sustentável e seguindo as boas práticas agrícolas, florestais ou pecuárias; • Pode exigir obras ou reparações necessárias à habitabilidade do imóvel; • Pode terminar o contrato a qualquer momento, desde que com o aviso prévio de 3 a 6 meses e dentro dos requisitos legais. Informação que não pode faltar neste tipo de contrato É necessária a identificação completa das partes outorgantes, nomeadamente do número de identificação fiscal e residência, ou sede fiscal, mas também a identificação completa do prédio a arrendar, com informação acerca do fim a que se destina, o valor da renda e a indicação da data de celebração do contrato. Depois de celebrado, o senhorio dispõe de 30 dias para entregar o documento original ao balcão das Finanças da sua residência ou sede social. Em qualquer um dos tipos de contrato, é fundamental que cumpra os seus direitos e obrigações, procedendo a uma leitura atenta das cláusulas definidas antes de avançar com a assinatura do mesmo. Garanta uma relação harmoniosa, seja senhorio ou inquilino, e em caso de dúvidas procure aconselhamento profissional.
Fonte: Freepik Autor: Redação A permuta e a venda de uma casa são conceitos completamente diferentes , e que deve entender, caso esteja a tentar aprofundar os seus conhecimentos acerca do mercado imobiliário. Com preços cada vez mais altos e uma oferta mais restrita, comprar uma casa é, aos dias de hoje, um processo de mais difícil acesso pelos custos e burocracias que envolve, nomeadamente os encargos com impostos e o próprio crédito habitação. Neste sentido, a permuta de uma casa surge como uma solução algo atrativa, sobretudo no que respeita a encargos com impostos. Para lhe explicar exatamente o que é este conceito, reunimos para uma série de informações que lhe serão úteis, quer esteja a pensar vender ou comprar uma casa, e que o podem ajudar, enquanto proprietário ou comprador, a tomar a decisão mais adequada para si. O que é a permuta de imóveis? Esta transação, que envolve um contrato escrito, também designado como contrato oneroso , funciona com duas partes que transmitem, recíproca e simultaneamente, os seus diretos sobre um bem para integrar, sob o contrato estipulado, o património dos respetivos outorgantes. Assim, na prática, pode interpretar a permuta de imóveis como uma troca de casas entre proprietários . Esta decorre, geralmente, entre imóveis de valor semelhante, mas caso não sejam, é feito um acerto da diferença do valor. Veja, por exemplo, este exemplo: o Rodrigo e a Nádia são dois proprietários, cada um com o seu imóvel, e decidiram fazer um contrato de permuta. O Rodrigo quer vender a sua casa por 200.000 mil euros, ao passo que a Nádia tem o seu imóvel à venda no SUPERCASA por 350.000 mil euros. Nesta situação, fazem a permuta, e o Rodrigo paga à Nádia 150.000 mil euros, correspondentes à diferença dos valores dos dois imóveis. O que diz a lei portuguesa sobre a permuta? No ordenamento jurídico português, a permuta de imóveis não tem um diploma legal específico, contudo, há vários artigos do Código Civil Português (CCP) e do Código do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (CIMT) fazem a regulação desta modalidade, e que estipulam que, à semelhança dos contratos de compra e venda, estes devem ser por escrito e assinados por ambas as partes. O documento deve ainda conter informações como: • Identificação completa dos permutantes; • Descrição detalhada dos imóveis permutados (com informação da área, localização, registo predial e valor atribuído a cada um); • Condições de pagamento de eventuais diferenças de valor entre os imóveis permutados; • Prazo para a entrega dos imóveis; • Cláusulas específicas, nomeadamente de arrependimento ou de resolução por incumprimento Que passos são necessários tomar? Em primeiro lugar, deve ser assinado um Contrato-Promessa Compra e Venda e, caso existam hipotecas, pedir o distrate que comprove o pagamento das dívidas – ou registos provisórios das novas hipotecas. Depois disto, e caso os imóveis não tenham um valor semelhante, em que seja necessário o pagamento de uma diferença, é necessário o pagamento do Imposto de Selo e do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT). Vai precisar dos seguintes documentos: • Identificação e número fiscal das partes outorgantes; • Certidão Permanente do Registo Predial; • Caderneta predial urbana ou pedido de inscrição do prédio na matriz (modelo I do IMI); • Licença de utilização do imóvel – caso esta seja posterior a 30 de março de 2004, deve ser apresentada, também, o Ficha Técnica de Habitação; • Certificado Energético; • Comprovativo do pagamento do Imposto de Selo; • Comprovativo do pagamento do IMT. Depois de reunidos todos estes documentos, é efetuada a escritura, que pode ser através do Serviço Casa pronta ou com recurso a Documento Particular Autenticado . Vantagens e desvantagens A permuta de imóveis tanto pode ser vantajosa, como apresentar algumas contrapartidas, que lhe passamos a enumerar. Pontos positivos • Redução de custos; • Agilidade no processo; • Possibilidade de trocar a sua casa por um imóvel com características específicas. Pontos negativos • Dificuldade em encontrar um imóvel equivalente àquele que quer permutar ou vender; • Necessidade de investimento em obras de remodelação, se aplicável; • Implicações fiscais. No entanto, seja qual for a sua decisão, tomando consciência dos pontos positivos e negativos deste tipo de transação, deve entender que a ajuda de um profissional especializado será essencial para o processo, nomeadamente de um advogado especializado em direito imobiliário ou de uma agência imobiliária especializada neste tipo de negócios . Com esta ajuda, poderá obter informação valiosa, adequada à sua situação, e opções de imóveis correspondentes aos seus objetivos. O que fazer se existir crédito habitação? Se o imóvel que quer permutar tem crédito habitação, tem de contemplar alterações muito concretas e significativas no que respeita às alterações do imóvel que serve como garantia . Este pode ser um momento para renegociar o seu crédito , se estiverem reunidas as condições para tal. Situação de herança ou copropriedade: como funciona Nas situações em que há copropriedade, na sequência de partilhas por herança , ao efetuar a permuta de quotas pode permitir a aquisição justa e plena do bem herdado. Damos o exemplo: a Tânia e a Catarina são irmãs, coproprietárias de dois imóveis em partes iguais, 50/50. Ao permutarem as suas quotas, vão permitir tornarem-se as proprietárias exclusivas de um dos imóveis, ficando cada uma com a proporção das suas quotas. Assim, a permuta é uma solução justa para a divisão do património , que funciona de forma amigável, evitando conflitos, bem como a necessidade da venda forçada de um dos imóveis. Contudo, há que entender que só funciona se existir o acordo entre os herdeiros, o qual deve ser formalizado por escrito e conter todas as informações relevantes à permuta , como a descrição dos imóveis, valores atribuídos e condições especificadas. Na copropriedade, a permuta pode ser uma solução para destravar um bem imóvel quando não há acordo sobre venda. Assim, já sabe: a permuta pode ser uma excelente opção nas situações que lhe apresentámos, permitindo menores encargos com impostos e resolução de conflitos no caso de se tratar de uma situação de copropriedade. Informe-se junto de uma agência imobiliária para obter mais informações, caso tenha ficado com dúvidas, e encontre a sua casa de sonho! O SUPERCASA pode ajudá-lo. Clique aqui e encontre a agência imobiliária mais próxima de si.
Fonte: Pexels Autor: Redação A decisão de comprar uma casa deve ser ponderada e analisada . Tratando-se de um investimento avultado e com uma série de etapas e burocracias associadas, trata-se de uma das mudanças e decisões mais importantes na vida de uma pessoa, representando um marco. Por ser um investimento que exige bastante esforço financeiro e alguma paciência para encontrar a casa ideal, é recomendado que pense antes de dar início ao processo, de forma a obter o máximo de informação e conhecimento possível. Sendo um processo algo moroso, podem surgir dúvidas relativamente às várias etapas num processo de compra, contudo, para o ajudar e mantê-lo informado, o SUPERCASA preparou o guia dos 10 passos a dar antes de se atirar de cabeça para a compra de um imóvel. Anote as nossas recomendações e tome decisões informadas. 1. Comprar ou arrendar? A primeira decisão Se procura um local para viver, quer se trate da primeira habitação ou porque precisa de mudar de casa, deve pensar sobre as suas opções, existindo a possibilidade de comprar ou arrendar . Nas duas situações, e como em todas as decisões que terá de tomar ao longo da sua vida, poderão existir vantagens e desvantagens. Ao optar por comprar uma casa, estará, à partida, a tomar uma decisão mais importante , pois é necessário entender que são necessários vários passos até ter efetivamente o seu imóvel, e ainda um grande capital disponível de forma a conseguir suportar os custos com a compra , nomeadamente a entrada inicial e os impostos. Por outro lado, decidir arrendar uma casa é uma decisão mais leve, sem tanto compromisso, pois bastar-lhe-á encontrar o imóvel certo para si e oficializar um contrato de arrendamento com o senhorio , tratando-se de um processo muito mais simples e que não exige tanto investimento. Pese os pós e os contras, medindo as suas capacidades financeiras para qualquer uma das situações, e analise o que lhe pode compensar, a longo prazo, considerando que, ao tornar-se no proprietário de um imóvel, deve também assegurar os custos com manutenção, impostos anuais, seguros e, caso precise de um crédito , as prestações mensais ao banco. 2. Quer comprar? Então saiba que tem de poupar Se de facto quiser avançar com a compra de um imóvel, é preciso considerar que não basta entrar num banco e pedir um empréstimo . Nestas instituições, será analisada a sua capacidade financeira, calculada a sua taxa de esforço e validadas as suas capacidades para se tornar, ou não, no proprietário de um imóvel. O mais aconselhado é que, caso esteja a pensar comprar um imóvel, comece a poupar o mais cedo possível. Com tempo, terá margem de manobra para amealhar o máximo de capital possível, reunindo, se tudo correr bem, o suficiente para uma entrada. Os bancos não financiam créditos a 100%, tendo o proprietário de entrar com, pelo menos, 10% a 20% do capital . Assim, certifique-se de que está habilitado a esta despesa, considerando que, a longo prazo, terá sempre de reunir dinheiro para assegurar despesas de manutenção e impostos . 3. Analise bem a localização do imóvel onde quer investir Este é um ponto muito importante, e sobre o qual não recai, tantas vezes, a atenção que deveria. E é importante porque, ao decidir que quer comprar uma casa, terá de se certificar que escolhe a área geográfica certa para si e para as suas ambições profissionais ou familiares. Além disso, os impostos como o IMI variam conforme o município onde reside, pelo que é importante pesquisar sobre os valores praticados, informar-se sobre as taxas e ter a certeza de que escolhe uma zona adequada às suas necessidades. Calcule quanto lhe pode custar viver em determinada zona, tendo em conta as acessibilidades, necessidade de utilizar, ou não, transportes, custo de vida e oferta de comodidades e serviços públicos. E finalmente, ao analisar bem a localização do imóvel onde pretende investir, ficará, também, com uma ideia de como será a sua vizinhança, evitando possíveis problemas no futuro, caso não se identifique com o bairro ou com a área onde escolheu o imóvel que pretende comprar. 4. Verifique se não existem ónus sobre o imóvel Numa fase em que já tenha decidido avançar com a compra de determinado imóvel, é importante certificar-se de que não existem quaisquer ónus sobre o mesmo. Isto é, deve confirmar se não há dívidas associadas àquela propriedade, de antigos proprietários, de forma a evitar assumir uma dívida que não é sua. Para confirmar esta situação, pode dirigir-se à Conservatória do Registo Predial, online ou num balcão de atendimento, requisitando a Certidão de Teor. Neste documento, terá acesso a tudo o que diz respeito ao imóvel, nomeadamente possíveis dívidas, penhoras ou hipotecas que possam a ele estar associadas. Com este documento, poderá verificar também se existem, ou não, herdeiros associados, ou contratos de arrendamento ou de usufruto por terceiros, garantindo um registo limpo do imóvel antes de o comprar. Se eventualmente existir registo de uma hipoteca, a mesma deve ser cancelada , podendo solicitar esta intervenção nas Finanças. 5. Informe-se sobre despesas de condomínio Há imóveis que, estando dentro de uma urbanização ou tratando-se de frações de prédio, têm a si associados o pagamento obrigatório de condomínio. Trata-se de uma mensalidade que servirá para garantir a manutenção dos espaços comuns a todos os residentes, como piscinas, elevadores, jardins ou parques. Antes de avançar com qualquer contrato-promessa compra e venda, informe-se sobre os valores do condomínio e tente perceber como funcionam os pagamentos, se existem, ou não, reuniões de condomínio, e como funcionará a dinâmica da habitação na qual está interessado, nomeadamente através da informação sobre quais dos espaços pode ou não beneficiar. 6. Informe-se sobre seguros Além das demais obrigações com condomínios e prestações de crédito habitação, vai ter de assegurar os dois tipos de seguros obrigatórios na compra de casa, que são o seguro de vida do crédito habitação e o seguro multirriscos de habitação . Estes dois seguros são exigidos pela instituição financeira como uma garantia de risco e podem ser feito através do banco com o qual contraiu o crédito ou com seguradoras parceiras ou companhias de seguros. É importante tentar obter várias propostas para seguros, pois os valores vão certamente variar de entidade para entidade. Faça os cálculos, informe-se de forma completa acerca dos seus deveres e obrigações e tome a decisão mais acertada para si e para a sua carteira. 7. Analise o mercado Seja para escolher a casa ideal ou para obter as melhores condições na contração de crédito ou seguro , é importante que faça uma análise ao mercado para perceber as melhores opções à sua disposição. Na procura de casa, recomendamos que procure os serviços de uma agência imobiliária para o ajudar a encontrar o imóvel mais acertado para si, dentro do que procura . Estes profissionais têm acesso a plataformas de base de dados que podem fazer análises comparativas de mercado , com acesso a todos os imóveis que existem disponíveis no mercado, e apresentar-lhe as melhores opções. Assim, terá alternativas e opções dentro do seu orçamento e necessidades, permitindo-lhe uma decisão mais ponderada e certeira. 8. Certifique-se de que visita os imóveis e está atento ao seu estado de conservação Não tome decisões impulsivas. A compra de uma casa é uma decisão que deve ser tomada com muita cautela, muita informação e certeza. Assim, visite o maior número de imóveis possível, não se ficando apenas por uma ou duas opções. É importante que tenha atenção ao estado de conservação da casa, certificando-se de que se encontra em boas condições para evitar ter de fazer obras no futuro, caso pretenda um imóvel pronto a habitar. E se pretende efetivamente fazer obras de remodelação , certifique-se de que são possíveis, analisando projetos tendo em conta a tipologia da casa. 9. Reúna os documentos necessários Se sabe já exatamente qual é a casa que vai comprar, aconselhamo-lo a reunir os documentos necessários para a formalização do contrato e escritura. A quantidade de papelada necessária neste processo é ainda alguma, pelo que é importante estar a par do que é necessário para esta finalização. Os principais documentos que vai precisar são o seu documento de identificação e três últimos recibos de ordenado , bem como a declaração de IRS e nota de liquidação; mapa de responsabilidade de crédito atualizado, que pode pedir no banco; uma declaração da entidade patronal que indique o seu vínculo laboral e a data de termo do contrato, bem como o valor que recebe mensalmente; o extrato bancário dos últimos três meses ; o comprovativo do NIB ; a certidão do registo predial e a caderneta predial e, finalmente, o comprovativo de morada. 10. Peça ajuda a profissionais especializados A compra de casa exige muito conhecimento e experiência, nomeadamente para conseguir encontrar o imóvel certo e conseguir avançar com as negociações com o proprietário. Assim, para ter a certeza de que tudo corre bem e de forma célere, deve procurar uma agência ou consultor imobiliário que o possa ajudar e aconselhar ao longo de todo o processo. As agências imobiliárias têm as suas próprias carteiras de imóveis e, muitas vezes, intermediários de crédito que o podem guiar nas burocracias necessárias , facilitando todo o processo e dizendo-lhe exatamente o que precisa de fazer. Assim, ao contratar estes serviços, poderá ficar descansado sabendo que terá uma boa experiência e encontrará a casa ideal para si. O SUPERCASA disponibiliza-lhe a lista de todas as agências e consultores que divulgam no portal, podendo pesquisar pela sua área de residência e obter os melhores serviços e aconselhamento. Consulte-as aqui . E não se esqueça: procure nos principais portais imobiliários, como o SUPERCASA e o CASASAPO , e consulte os anúncios que lhe aparecem com visitas virtuais e vídeos, para que possa ter uma experiência imersiva ainda antes da visita. Só as melhores agências divulgam nestes portais, pelo que terá certamente uma boa experiência e facilidade em encontrar a sua casa de sonho!