Fonte: Freepik Autor: Redação Se vendeu casa e só conseguiu investir o seu valor noutra habitação fora do prazo legal para beneficiar da isenção de IRS sobre essas quantias, pode conseguir obter isenção sobre as mais-valias do valor em causa . Para beneficiar desta isenção, é necessário contactar a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a partir de abril de 2024. Isto porque, um dos diplomas do programa Mais Habitação, prevê a suspensão do prazo para o reinvestimento das mais-valias durante dois anos a partir de dia 1 de janeiro de 2020 , o que significa que a contagem se inicia a partir do dia 2 de janeiro de 2022. De acordo com a AT, para beneficiar da isenção, deve apresentar uma declaração de IRS de substituição , ou então, apresentar uma reclamação contra o facto de a AT ter liquidado o IRS. Pode ainda fazer um “pedido de revisão dos atos tributários de liquidação” nos três anos posteriores ao ato tributário, utilizando como fundamento “injustiça grave ou notória” . Acompanhe estes e outros temas no SUPERACASA Notícias
Fonte: Freepik Autor: Redação As redes sociais estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas, acompanhando-as para onde quer que vão através do seu dispositivo móvel. O elevado número de utilizadores das plataformas digitais faz com que estas sejam ferramentas essenciais para o desenvolvimento de muitas atividades económicas, como a mediação imobiliária. Ser profissional imobiliário significa ter uma extensa lista de contactos e estar constantemente à procura de novas relações para a expandir. Uma das melhores formas de praticar networking é justamente através das redes sociais, onde consegue ter acesso a um público extenso e criar uma presença digital através de conteúdos que o diferenciem da concorrência. Vantagens de utilizar as redes sociais na mediação imobiliária Hoje em dia, o mundo digital permite aos seus utilizadores encontrar qualquer informação necessária através de uma pesquisa rápida . Isto significa que, se não tiver presença digital, quando alguém que está a ponderar comprar ou vender casa fizer uma pesquisa online , não o vai conseguir encontrar. Por isso, é essencial, para além de ter um bom site profissional, utilizar também as redes sociais, uma vez que estas plataformas permitem aos seus clientes verificar a sua existência, relevância e competência, através do conteúdo que cria, as suas interações, associações e avaliações . Nas redes sociais é possível não só encontrar os seus conhecimentos, como também as opiniões que os outros têm sobre si. As plataformas digitais permitem-lhe: • Obter uma grande visibilidade; • Receber retorno em tempo real; • Acompanhar diariamente os resultados; • Criar uma maior interação com o seu público-alvo; • Melhorar a experiência dos seus clientes; • Obter um relacionamento mais próximo com o seu público. Invista na sua marca pessoal Para criar uma presença digital não basta criar conta nas redes sociais, tem de criar conteúdo relevante e que mostre o potencial e os valores da sua marca . Isto porque os clientes, ao visualizar o seu perfil, só o vão escolher se se identificarem com aquilo que comunica e verificarem que a sua marca transmite notoriedade, confiança e credibilidade. Assim, é necessário ter uma atenção redobrada na forma como se apresenta , e no tipo de conteúdo que coloca nas redes sociais, seja em texto, imagem ou vídeo. Qual o melhor tipo de conteúdo? Para despertar o interesse do público é essencial criar diversos tipos de comunicação que apelem aos sentidos dos utilizadores. Pode fazê-lo através de texto, imagens ou vídeos, no entanto, tenha em mente que cada rede social privilegia diferentes tipos de conteúdos. Neste sentido, a criação de conteúdo multimédia é fulcral para ter um perfil de sucesso , nomeadamente a utilização de vídeos, um tipo de conteúdo que permite ver, ouvir e ler ao mesmo tempo e de forma rápida e eficaz. O vídeo é também o formato de conteúdo que melhor funciona em redes sociais, como o Facebook, Instagram, Youtube e Tiktok, uma vez que estas têm separadores específicos para este conteúdo. Analise as métricas Atualmente, são várias as redes sociais que lhe permitem aceder aos dados sobre o conteúdo que publica, nomeadamente, o número de utilizadores alcançados, quais as publicações que tiveram mais interações e a origem das mesmas. Investir tempo para aprender o que dizem as métricas vai permitir-lhe perceber se deve ou não continuar com a sua estratégia de comunicação e, assim, tomar melhores decisões sobre o conteúdo que publica. Não se esqueça também da importância de interagir com os seguidores , certificando-se de que responde a comentários e mensagens diretas, uma vez que isto irá permitir-lhe, não só criar e manter uma relação de proximidade com os mesmos, como atrair mais pessoas para a sua página. Quais são as melhores redes sociais para divulgar os seus imóveis? WhatsApp O WhatsApp permite-lhe enviar mensagens de forma rápida e eficaz a todos os seus contactos, assim como segmentar os seus contactos e enviar comunicações apenas para aqueles que lhe interessam. Através desta rede social, pode enviar mensagens de texto para esclarecer dúvidas aos seus clientes, partilhar imagens e vídeos dos seus imóveis e encaminhar links , tanto do seu site, como da sua carteira de imóveis. Youtube O Youtube é uma rede social focada principalmente na publicação e partilha de vídeos. Para além de poder partilhar os vídeos das suas propriedades, pode também criar outro tipos de conteúdo interessantes em que, por exemplo, dê dicas sobre o mercado imobiliário ou mostre o trabalho da sua equipa. Instagram Esta é uma das redes sociais com maior variedade de conteúdos, e onde pode publicar stories com a duração de 24 horas onde mostra aos seus seguidores onde está e o que está a fazer. Permite-lhe também publicar Reels , que irão aparecer a um público vasto, para além dos seus seguidores, assim como partilhar conjuntos de imagens que aparecerão na página principal dos seus seguidores. Facebook O Facebook é, em muitos aspetos, semelhante ao Instagram. No entanto, enquanto que o Instagram se destaca pelos conteúdos visuais, no Facebook pode fazer uma melhor combinação entre o visual e o textual, permitindo-lhe assim comunicar de forma eficaz com o seu público. Esta plataforma também lhe permite integrar links , onde consegue dar acesso aos seus seguidores a toda informação externa à rede social, como o seu site e anúncios de imóveis. TikTok Apesar de ser a rede social mais recente, esta plataforma permite-lhe partilhar conteúdo audiovisual de forma simples e angariar várias visualizações , sendo muito popular, principalmente, entre os mais jovens. Ficou a par das tendências? Explore as inúmeras funcionalidades das Redes Sociais e adquira um CRM que lhe permita uma integração total com as mesmas, para dinamizar os seus negócios! Tem interesse em algo assim? Clique aqui e fale com os nossos especialistas.
Fonte: Freepik Autor: Redação O mercado imobiliário português continua a ser muito atrativo para os investidores estrangeiros , o que cria novas oportunidades de negócio que não vai querer perder. As vantagens fiscais, o clima ameno, a gastronomia e o baixo custo de vida atraem turistas que passam a contemplar o nosso país como destino para passar a reforma, comprar casa de férias, ou simplesmente como uma perspetiva de investimento. Assim sendo, apostar no mercado internacional pode ser uma forma de angariar novos clientes e destacar-se da concorrência. No entanto, criar uma ligação com este tipo de clientes nem sempre é fácil, pelo SUPERCASA Notícias reuniu para si os melhores conselhos para angariar mais negócios. Como estabelecer uma ligação com o cliente? Existem vários constrangimentos no momento de contactar clientes internacionais, sendo o principal a barreira linguística . Dominar a língua nativa do seu cliente é sempre uma mais-valia, no entanto, este objetivo nem sempre é atingível, uma vez que os seus clientes podem vir de qualquer parte do mundo. Se não conseguir compreender nem falar o idioma do cliente, pode sempre optar por comunicar em inglês , visto que esta é a língua universal que a maioria das pessoas sabe falar. Em último caso, é importante que se faça acompanhar de alguém que consiga comunicar com clareza com o comprador. O essencial é que consiga criar empatia com o cliente . Coloque-se no lugar deste e utilize a empatia para criar uma relação mais sólida e de maior confiança. Procure perceber exatamente o que o cliente procura, o momento em que pretende adquirir o imóvel e como vai conduzir o negócio. Não se esqueça de que, para além da diferença de idioma, existem também diferenças culturais e sociais que deve ter em conta, como, por exemplo, a necessidade de utilizar uma comunicação concisa e objetiva, não sendo recomendado cair na tentação de exagerar as características do imóvel, pois estas nem sempre são valorizadas. Isto porque os clientes internacionais podem apreciar elementos completamente diferentes do que os compradores portugueses. Faça um acompanhamento personalizado Ao contactar os seus clientes o primeiro passo deve ser entender quando e como o investimento será realizado, de forma a compreender se existe um interesse real e imediato, ou se o cliente anda simplesmente a sondar o mercado . Este passo é essencial, pois não só lhe permite traçar o percurso que terá que percorrer com o cliente para chegar à venda, como irá evitar que pressione um cliente que não está pronto para comprar , e eventualmente fazer com que este se afaste. Acompanhe o cliente durante todo o processo e tenha presente que as questões legais e burocráticas vão inevitavelmente atrasar o processo, como a transferência de divisas e os pedidos de crédito para compradores estrangeiros. No entanto, este não precisa de ser um aspeto negativo, uma vez que se pode destacar da concorrência ao oferecer um acompanhamento que vise facilitar os processos burocráticos. Para além de colocar à disposição as suas competências técnicas , as competências humanas também são altamente valorizadas pelos clientes estrangeiros. Assim sendo, é essencial fazer um bom enquadramento e acompanhamento ao cliente ; ajude-os a contextualizar-se ao ambiente envolvente e dê a conhecer todos os acessos e serviços próximos à localização do imóvel. Esta é uma ótima forma de criar uma ligação com o cliente. Partilhe o seu conhecimento sobre a área envolvente do imóvel e mostre como este se pode encaixar nos interesses do cliente. Quanto mais informado e esclarecedor for, maior será a confiança em si. Como atrair clientes internacionais? A melhor forma de se destacar perante os seus clientes é desenvolver a sua marca , nomeadamente através da sua presença online , uma vez que este é o meio mais utilizado pelos clientes para procurar casa. Procure desenvolver uma forte presença online onde seja claro todas as suas atividades de venda e de marketing , assim como os seus objetivos e as suas especialidades, que o diferenciam de todos os outros agentes. Para conseguir captar clientes internacionais pode desenvolver, no site da sua empresa, uma página onde mostra todas as informações relevantes para auxiliar este tipo de clientes. Outro fator importante é a inclusão de visitas virtuais nos seus anúncios , uma vez que esta nova tendência do setor imobiliário oferece a possibilidade de visualizar imóveis à distância e acelerar o processo de venda. Ficou satisfeito com as nossas dicas? Recomendamos que leia também: As 3 dicas essenciais para uma melhor negociação do imóvel e Mediação Imobiliária: a importância de um bom posicionamento
Fonte: Freepik Autor: Redação O dia a dia de qualquer consultor imobiliário passa muito por angariar novos clientes , divulgar os seus imóveis e gerir o processo de negociação de compra e venda dos mesmos . Como tal, estar a par das melhores táticas de negociação é essencial para ser um profissional de sucesso. Assim, o SUPERCASA Notícias reuniu as melhores dicas de negociação para que transmita confiança aos seus clientes e consiga mais facilmente conduzir o processo de negociação para o fecho da venda. 1. Comunicação Para negociar um imóvel é imprescindível, não só, ser um bom comunicador, assertivo e correto, como um bom ouvinte . O seu objetivo principal deve ser entender as necessidades do seu cliente, compreender aquilo que ele mais valoriza e quais são as suas maiores dúvidas , através de uma escuta ativa e de um diálogo mais pessoal. Ao conhecer as necessidades do seu cliente, ficará também melhor equipado para responder a todas as questões que possam surgir e antecipar-se às objeções . Não se esqueça que é importante dar espaço ao cliente para argumentar, sendo a melhor prática estar preparado para expor os atributos da propriedade e responder às objeções do cliente com argumentos sólidos. Isto vai permitir-lhe criar uma relação de confiança com os seus clientes. Procure reforçar a ideia de que o seu papel é facilitar o processo de compra e venda do imóvel, e seja um aliado dos seus clientes . Mesmo no final do processo, deve procurar receber algum feedback sobre o processo de negociação , de forma a melhor compreender o que está a funcionar na sua estratégia, o que precisa de melhorar e, assim, conseguir ajustar as suas técnicas de negociação. 2. Crie a sensação de urgência Este é um recurso importante para conseguir angariar mais clientes e reduzir o tempo de duração do processo de venda. Assim, exalte as qualidades do imóvel como sendo imperdíveis e realce a atratividade da propriedade. Outro recurso que pode utilizar são os gatilhos mentais , ou seja, estímulos que despertem emoções e reações positivas nos seus clientes . Esta é uma estratégia de marketing para gerar um maior interesse e provocar sentimentos de urgência, escassez, curiosidade ou novidade , através de frases impactantes. 3. Planeie a negociação A negociação de um imóvel é um processo que está em constante mudança, por isso, deve planear todos os passos que pretende seguir e os prazos a cumprir de forma a ter uma maior segurança durante todo o processo e evitar que este se prolongue mais do que é necessário. Crie etapas de negociação, que podem ir desde a apresentação do imóvel, passando pelas visitas, a negociação e oferta de propostas até ao fecho da venda. Para que a negociação corra de forma previsível, procure conhecer profundamente todos os imóveis que pretende apresentar e inteirar-se de todos os detalhes relevantes do imóvel, tais como a região em que se localiza. Se quer melhorar as suas capacidades de negociação e atualizar os seus conhecimentos, pode sempre investir na sua formação e integrar cursos especializados no mercado imobiliário, como os webinares e formações presenciais eGO Real Estate. Apostar na sua formação vai permitir-lhe manter-se relevante dentro do setor, ser competitivo com outras empresas e alcançar melhores resultados!
Fonte: Freepik Autor: Redação Quando inicia o processo de venda de um imóvel , é essencial averiguar qual o seu valor. Este é um aspeto que nem sempre é aparente, sendo por vezes difícil chegar a um consenso, uma vez que a perceção do proprietário pode não ser equivalente com o valor real da propriedade. Como tal, é necessário reunir todos os fatores que podem valorizar ou desvalorizar a propriedade . Apesar de alguns aspetos serem conhecidos pela generalidade das pessoas, existem pequenos detalhes que podem influenciar o valor da casa e nem sempre são considerados. Assim, o SUPERCASA Notícias reuniu uma lista de todos os tópicos que lhe vão permitir fazer uma análise completa de todo o imóvel , tendo em conta as condições atuais do mercado imobiliário , e assim estabelecer um valor de venda justo que equilibre os interesses tanto do vendedor como do comprador. O que influencia o valor de um imóvel? Quando um proprietário toma a decisão de vender o seu imóvel, existe muitas vezes uma expectativa irreal sobre o valor do mesmo , principalmente porque não existe uma fórmula fixa para considerar todos os fatores que estipulam o valor de venda de um imóvel, cabendo ao consultor imobiliário fornecer todos os dados necessários para chegar ao valor ideal. Assim, estes são os fatores que deve ter em consideração: 1. Localização O valor do imóvel é altamente influenciado pela região do país em que se encontra . Um imóvel com as mesmas características vai valer muito mais se estiver localizado numa zona central da cidade, principalmente se for numa das áreas metropolitanas, comparativamente a um imóvel localizado numa região periférica ou cidades menos centrais. 2. Área do imóvel A área do imóvel que pretende vender, geralmente, está diretamente relacionada com o valor do mesmo , ou seja, quanto maior a propriedade, mais este irá valer. No entanto, existem diferenciais de valorização que devem ser considerados, sendo que a área útil é a mais valorizada, seguida da área exterior, a área bruta, a área de garagem e espaço de arrumação. Um bom exemplo disto é a influência que a tipologia do imóvel tem no seu valor, pois quanto maior for a tipologia do imóvel, maior será o valor do mesmo, uma vez que terá mais área útil. O mesmo se aplica às propriedades com espaço de garagem, uma comodidade que, para o comprador, não só lhe vai economizar tempo na procura de estacionamento, como lhe trará uma maior segurança, e como tal, é um aspeto muito valorizado. A área exterior é também um fator relevante, com a presença de varandas, terraço ou até de um jardim, que podem levar o preço da propriedade a subir alguns euros. 3. Acessos Para além da localização geográfica no território português ser um fator importante, a localização dentro da cidade, nomeadamente na questão de acessos a transportes, serviços públicos e superfícies comerciais, é outro aspeto que influencia o valor de cada imóvel. Quanto mais comodidades existirem nas redondezas do imóvel, maior será o valor do mesmo, uma vez que estas são as características que os compradores mais valorizam. Outro aspeto que fará subir o valor de uma propriedade, é a sua vista. Um imóvel com acesso e vista para o mar terá sempre mais valorização do que um apartamento com vista para uma estrada, ou zona de autoestrada, por exemplo. 4. Qualidade dos materiais e acabamentos Os materiais utilizados na construção de um imóvel, assim como os seus acabamentos, podem parecer pequenos detalhes quando comparados com a totalidade do imóvel, no entanto, podem mesmo vir a determinar o valor do imóvel, uma vez que lhe podem configurar uma classificação de imóvel premium e, na maioria das vezes, implica terem uma maior longevidade e segurança para o comprador. Caso não saiba o tipo de materiais utilizados na sua casa, pode procura r informar-se junto da empresa construtora ou do condomínio. 5. Aquecimento As variações de temperatura são frequentes no nosso país e, como tal, é essencial, para muitos compradores, encontrar um imóvel com um sistema de aquecimento e um sistema de ar condicionado integrado . Apesar de ser algo que pode ser instalado posteriormente, é um investimento de tempo e de dinheiro que a maior parte das pessoas prefere evitar, preferindo realizar um investimento maior à partida. 6. Exposição solar A quantidade e qualidade de luz natural que a casa recebe é um fator muito importante. Uma casa bem iluminada, com janelas grandes ou muitos pontos de entrada de luz, é muito mais agradável e terá sempre um valor mais elevado . Se gostou destas dicas, consulte também: Avaliação de Imóveis: descubra a sua importância
Fonte: Freepik Autor: Redação A sustentabilidade é um objetivo comum a todos os setores, e são várias as medidas criadas para transformar a sociedade em prol de um mundo mais sustentável e em sintonia com o meio ambiente. No mercado imobiliário, a sustentabilidade é imensamente valorizada, nomeadamente no que diz respeito a certificações ambientais. Em Portugal, existem alguns processos de certificação de caráter obrigatório, como o desempenho energético dos edifícios (SCE) , aprovado no Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto, que engloba o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços. O conjunto de Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT) é também obrigatório no momento da construção de um novo empreendimento , consistindo num conjunto de normas de instalação e de segurança nas instalações elétricas de utilização em baixa tensão. No entanto, existe uma série de certificações ambientais voluntárias para imóveis, especialmente projetadas para promover a sustentabilidade no mercado imobiliário e no setor da construção. Certificações ambientais para imóveis Para além dos processos obrigatórios, são várias as certificações energéticas de caráter voluntário , reconhecidos internacionalmente como símbolos de sustentabilidade. 1. LEED A certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), ou, em português, Liderança em Energia e Design Ambiental, avalia a eficiência energética e hídrica das construções, e o seu impacto no meio ambiente com a emissão de gases e gestão de recursos naturais. Este certificado foi criado pelo U.S. Green Building Council para promover o desenvolvimento de projetos de construção com critérios sustentáveis e eficientes, aplicáveis a qualquer tipo de construção, e que passa por influenciar 5 áreas principais: • Localização sustentável; • Proteção e eficiência da água; • Eficiência energética e energias renováveis; • Conservação de materiais e recursos naturais; • Qualidade do ambiente interior. 2. BREAAM Esta é a mais antiga certificação de edifícios sustentáveis, intitulada Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM) ou Método de Avaliação Ambiental do Estabelecimento de Pesquisa do Edifício. O certificado BREEAM é mundialmente conhecido e tem como objetivo avaliar, classificar e certificar a sustentabilidade dos edifícios através de métricas e indicadores que abrangem uma série de questões ambientais, como: • Uso de energia; • Gestão de resíduos; • Materiais de construção; • Poluição; • Transporte; • Saúde. 3. ISO 50001 O ISO 50001 é um sistema de gestão de energia destinado a apoiar organizações para conservar recursos e melhorar a utilização de energia . O seu objetivo passa por: • Desenvolver uma política para uma utilização mais eficiente da energia; • Fixar metas e objetivos para cumprir a política; • Utilizar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre a utilização de energia; • Medir os resultados; • Analisar o bom funcionamento da política; • Melhorar continuamente a gestão da energia. 4. WELL A certificação WELL rege-se pelo princípio de que os imóveis devem melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores , com foco nas pessoas e no seu contexto social. É aplicável a edifício residenciais e do setor comercial , nomeadamente para guiar as empresas na criação de espaços de trabalho e nas suas políticas de bem-estar e fomentar um ambiente mais feliz e produtivo. Os critérios deste certificado assentam em 10 conceitos essenciais: • Ar; • Água; • Nutrição; • Iluminação; • Fitness; • Conforto térmico; • Acústica; • Materiais; • Mente; • Comunidade. Os sistemas de certificação ambiental têm como objetivo fomentar práticas sustentáveis em todas as áreas que envolvem o setor imobiliário e da construção. Para obter estas certificações, devem ser implementadas práticas sustentáveis , que classificam o edifício de acordo com o seu grau de adoção e que serve como ferramenta de benchmarking , para conseguir destacar-se da sua concorrência . Esta informação foi-lhe útil? Sugerimos também: Arquitetura sustentável e amiga do ambiente e Construção sustentável ganha destaque no mercado imobiliário
Fonte: Freepik Autor: Redação Utilizar uma placa de venda na fachada de um imóvel é um método com muito potencial para a sua venda, pois é um chamariz para potenciais clientes que passam na rua e veem a disponibilidade daquela habitação para venda, estabelecendo maiores probabilidades de negócio. Por parte dos proprietários, pode ser comum haver alguma resistência à sua utilização, por receio que crie demasiada exposição ou visitas inesperadas à habitação em venda. No entanto, existem estratégias que podem ser aplicadas para evitar situações desconfortáveis , como colocar o número de contacto na placa, o que cria um canal de comunicação que não necessita de visita presencial. Ainda assim, e uma vez que este método de angariação é utilizado pelas agências imobiliárias, é importante que os proprietários optem pela contratação de uma agência ou consultor imobiliário para gerir os contactos e selecionar aqueles que têm um interesse real no imóvel, e não coloquem uma placa improvisada, sem publicidade ou rigor. As agências e mediadores imobiliários certificar-se-são de que as negociações decorrem em prol dos interesses do seu cliente proprietário, conduzindo-as com maior facilidade. No entanto, para que isso aconteça, é necessário atender a certos detalhes nas placas de venda, e perceber de que forma funcionam. As placas de venda de imóvel funcionam? O mercado imobiliário encontra-se cada vez mais transformado pelo mundo digital , sendo hoje possível consultar qualquer informação e até visitar imóveis virtualmente através de qualquer dispositivo móvel. Contudo, a placa de venda continua a ser um dos meios mais eficientes de promoção de imóveis, isto porque existem ainda muitas pessoas que procuram casas em zonas específicas do país e realizam uma pesquisa presencial na zona desejada para conhecer melhor o local, a vizinhança e saber que imóveis se encontram disponíveis. Esta é também uma forma muito eficaz de atrair compradores estrangeiros que procuram casa em Portugal, uma vez que estes não dominam bem as zonas através de mapas online e conseguem facilmente identificar a sinalização de venda ou arrendamento de um imóvel. A placa de venda é uma boa opção para: • Aumentar a captação de contactos; • Atrair tráfego para o site imobiliário; • Aumentar a visibilidade e reconhecimento da marca imobiliária. Outro fator muito importante é o chamado “boca a boca” . Visto que a placa assinala a venda do imóvel, esta acaba por gerar interesse nas pessoas que a vejam, levando à partilha da informação com um familiar ou conhecido que queira comprar casa naquela área. Estratégias de utilização da placa de venda imobiliária 1. Cores impactantes e texto nítido A placa de venda é uma estratégia eficiente para a captação de potenciais clientes, no entanto, só funciona se for bem empregue. Opte por um design diferente, com cores chamativas e de alta resolução , para que a informação apresentada seja legível. Evite a utilização de cores que possam dificultar a leitura e aproveite cores que melhorem o contraste. Este é também um momento em que pode aproveitar para destacar a identidade do seu negócio e aumentar a visibilidade da marca. Dica: existem cores que facilmente desaparecem com o tempo, pelo que deve optar por um acabamento que traga durabilidade à placa. 2. Utilização de QR code Apesar de se tratar de um anúncio físico, pode sempre optar por colocar uma vertente digital, e o QR code é uma excelente opção. Este código, que pode ser lido com a câmara do telemóvel, deve ser inserido na placa de venda para levar o potencial comprador diretamente para o anúncio do imóvel , aumentando a probabilidade de venda do mesmo. Este é também um fator que vai despertar curiosidade e que pode levar os interessados para as listagens dos imóveis da agência online, site imobiliário ou qualquer outra fonte de informação que seja relevante, gerando tráfego positivo. Tenha atenção que, ao colocar este elemento nas placas, e uma vez que só funciona a distâncias curtas , não faz sentido ter a placa num 4.º andar de um edifício, uma vez que o dispositivo móvel não o vai conseguir ler. 3. Coloque apenas uma placa Demasiada informação na fachada do imóvel pode ter o efeito contrário ao desejado e levar potenciais clientes a desconsiderarem o imóvel em questão. É importante que coloque apenas uma placa e que esta seja simples e com informação apenas sobre o contacto da imobiliária ou do consultor , de forma a criar a necessidade de contacto e levar o cliente à agência. 4. Chamada à ação Coloque informação na placa que obrigue a alguma ação da parte interessada em adquirir o imóvel, como a sua informação de contacto ou ícones de linhas de comunicação como o WhatsApp ou o QR code. O objetivo é gerar interesse a quem visualiza a placa e levar o potencial cliente a procurar mais informações . Pode optar, também, por colocar na placa uma frase que transmita a sensação de urgência no potencial comprador , e que o leve a pensar que não pode perder o momento de contactar a sua agência. Que informações não podem faltar na placa de venda do imóvel? • Nome do consultor • Identificação do seu cargo profissional • Nome e/ou logo da imobiliária • Contacto • QR code (opcional) • Informação energética sobre o imóvel (opcional) Gostou deste artigo? O SUPERCASA Notícias sugere-lhe outros temas para que possa elevar o posicionamento da sua imobiliária face à concorrência: Mediação Imobiliária: a importância de um bom posicionamento , 3 dicas de marketing digital para consultores imobiliários
Fonte: Pexels Autor: Redação É importante ter em conta os vários motivos pelos quais um cliente procura um imóvel , pois são esses que deve considerar para aplicar estas estratégias. Trata-se de perceber e compreender os desejos e as necessidades do cliente, para uma maior probabilidade de sucesso do negócio. Os principais são: mudança de cidade; necessidade de uma casa maior; a localização; o preço do imóvel; e as comodidades, desde a possibilidade de ter lugar de estacionamento e garagem, ao acesso fácil a locais como escolas, hospitais, farmácias, supermercados, entre outros. Conheça o cliente, e aquilo que ele procura. Assim, será mais fácil ir ao encontro das expectativas e focar nos pontos de maior interesse dele no imóvel . O uso de um CRM imobiliário pode revelar-se uma ferramenta imprescindível, já que nele regista todas as informações do cliente, bem como todos os contactos. Expressar-se na linguagem do cliente é outro ponto muito importante. O cliente vai sentir-se melhor acompanhado e ter uma relação mais próxima consigo do que com alguém que tem uma linguagem mais impessoal e restrita ao negócio. Trata-se de fazer sempre um bom atendimento, independentemente de vender ou não . Reforçamos aqui a empatia e o rapport , de forma a colocar-se no lugar do cliente e entender o que ele quer. Um estudo de mercado pode ser uma ótima ferramenta, que junta todas as informações atuais do mercado imobiliário relativas ao imóvel em específico, sendo um excelente contributo para acelerar o fecho de venda . Este pode trazer informações relevantes e úteis e ajudará o cliente a percecionar melhor o valor real do imóvel. Envie um e-mail, uma newsletter , uma sms ou convide o cliente a vir até à agência para se encontrarem presencialmente: manter o contacto é importante. Não precisa de ser algo exaustivo nem repetitivo, apenas um breve lembrete ou uma nota de agradecimento. O importante é que o cliente veja o seu genuíno interesse em ajudar. Desta forma, consegue facilmente estabelecer uma relação de confiança. Quando tiver dúvidas, lembre-se que manter um cliente interessado custa menos do que captar um novo. Consistência, simplicidade e empatia são as palavras-chave para manter um cliente interessado. Por último e não menos importante: um cliente satisfeito vai recomendá-lo a mais potenciais clientes! Leia mais em: 5 formas de fidelizar o seu cliente após a venda de um imóvel e Conheça 4 soluções tecnológicas para imobiliárias
Fonte: Freepik Autor: Redação Comprar um imóvel é um grande investimento que requer a ponderação de vários fatores. Esta tomada de decisão considera, não só a aquisição de novo património de grande valor monetário, como também outras opções de investimento para proprietários que decidam entrar no mercado de arrendamento, por exemplo. Se é mediador imobiliário e está à procura de formas de potencializar os seus anúncios, o SUPERCASA Notícias mostra-lhe os aspetos mais valorizados por proprietários e investidores, e os truques que pode começar a aplicar para criar anúncios mais completos e promover mais oportunidades de venda. 1. Preço O preço é um dos primeiros dados visualizados no anúncio do imóvel. Realize uma análise comparativa de mercado para definir qual é a média de valores dos imóveis na mesma localidade e evitar pôr o imóvel à venda acima do valor de mercado . Além disso, este estudo de mercado também lhe permitirá mostrar aos seus clientes as vantagens do seu imóvel em comparação com outros similares. 2. Fotografias e Vídeos A apresentação visual dos imóveis afeta diretamente a probabilidade do sucesso de venda do mesmo. É importante investir em fotografias de qualidade , tanto do espaço interior como da zona envolvente. Certifique-se de que o espaço está em boas condições, organizado e que capta as fotografias na melhor hora de exposição solar. O seu anúncio também deve incluir vídeos do imóvel , para que o potencial comprador possa ter acesso ao máximo de detalhes possíveis do imóvel . Neste sentido, as visitas virtuais também são muito valorizadas na hora de escolher uma casa. Atualmente, esta opção é um dos filtros mais utilizados na pesquisa de imóveis, já que proporciona a possibilidade de explorar todo o imóvel de forma livre e interativa, promovendo um interesse real na compra do imóvel por parte do utilizador. 3. Descrição do imóvel A descrição do imóvel deve conter informação importante e fidedigna. Ao criar um anúncio, há informações que são indispensáveis para conseguir a descrição completa do imóvel: natureza e tipo de imóvel, anos de construção, localização, serviços disponíveis, entre outras características consideradas relevantes. A disponibilização de toda a informação do imóvel, bem como o certificado energético , e a utilização de palavras-chave , contribuem de forma relevante para um melhor posicionamento orgânico do imóvel. 4. Localização Ao inserir a localização do imóvel deve colocar o endereço completo. Assim, apesar de ter a opção de ocultar a morada do imóvel no anúncio, o mapa de localização permite que investidores e proprietários tenham acesso a toda a informação de que necessitam para tomar a sua decisão. A localização é um dos aspetos mais importantes na escolha do imóvel, que indica aos potenciais clientes se o imóvel se encontra ou não bem localizado, dando-lhes a oportunidade de conhecerem a sua vizinhança e de se imaginarem a viver nessa zona. 5. Contacto Facilite o contacto a quem visualiza o seu anúncio. A facilidade de comunicação com os mediadores imobiliários é um dos fatores mais valorizados por quem está à procura de casa. Como tal, deve facultar o seu e-mail e número de telemóvel. As redes sociais também são frequentemente utilizadas como meio de comunicação. Por isso, procure investir numa via de comunicação com redes de contacto como o WhatsApp ou o Facebook. Ter em consideração estes fatores pode, ajudá-lo a encontrar mais facilmente compradores para o seu imóvel, além de agilizar as negociações , pois estará a divulgar um anúncio completo, bem estruturado e com todas as informações necessárias para quem procura comprar uma casa. Quer que o seu anúncio seja o primeiro a aparecer nas listagens? Se já é cliente SUPERCASA, conheça e invista nos nossos destaques. Saiba mais aqui Ainda não é cliente? Fale com um dos nossos especialistas e conheça a nossa oferta, aqui Aumente as hipóteses do seu imóvel ser visualizado e vendido mais rapidamente.
Fonte: Freepik Autor: Redação Com um impacto cada vez maior no mercado imobiliário, pela sua facilidade em mostrar o interior de um imóvel à distância , as visitas virtuais têm visto a sua tecnologia evoluir conforme as necessidades dos consumidores. A sua capacidade de apresentar todas as divisões de um imóvel a potenciais compradores , com um percurso semelhante ao que seria feito no decorrer de uma visita, fazem desta uma ferramenta imprescindível em qualquer anúncio imobiliário, e uma das estratégias de venda mais fortes para mediadores e agências que, cada vez mais, devem primar pela exclusividade e inovação. Com recurso a dispositivos eletrónicos como câmaras 360º, as visitas virtuais permitem explorar um imóvel de forma retoma , através de um computador ou smartphone, oferecendo uma experiência imersiva na visita ao espaço que pretendem conhecer. Conheça as vantagens e de que forma pode utilizar esta tecnologia para potencializar os seus anúncios: Captura de imagens e vídeos Com esta possibilidade, existente nos formatos tradicionais, acaba por diferenciar o seu anúncio dos demais, possibilitando o potencial comprador a explorar os detalhes do imóvel. Através destes elementos multimédia integrados na visita virtual, a experiência sensorial é amplificada, deixando o espectador imerso na visita, como se a estivesse a efetuar na vida real. Pode fazer esta captura com recurso a câmaras especiais ou até mesmo com smartphones , cuja tecnologia avançada já permite a recolha de imagens nítidas e de qualidade. Processamento de imagens As imagens ou os vídeos capturados são processados para criar um ambiente virtual imersivo . Isto pode envolver a edição de várias imagens, manipuladas para criarem a visita completa, através de uma vista panorâmica ou da criação de um tour virtual interativo. Com este dinamismo, estará a oferecer amplas possibilidade ao seu potencial comprador , que poderá explorar cada detalhe do imóvel, dar zoom nos locais pretendidos, avançar e recuar com facilidade, e ter uma visão 360º do lugar ilustrado. Se tem anúncios de imóveis online , é importante que atente nestes detalhes, pois poderão ter mais impacto do que pensa no momento de um potencial comprador decidir avançar ou não com um pedido de informação. Isto porque, ao consultar o anúncio de um imóvel, o potencial comprador vai procurar todos os detalhes possíveis que lhe garantam que aquele é o imóvel que ele procura. Assim, ao mostrar em detalhe as características do mesmo, aumentará as suas probabilidades de retorno. Se tem dúvidas sobre de que forma poderá potencializar os seus anúncios com recurso a esta tecnologia, siga as nossas dicas: Permita a apresentação imersiva do imóvel Uma vez que as visitas virtuais permitem que os potenciais compradores explorem o imóvel de forma imersiva, como se estivessem realmente lá, ao ter uma visita virtual no seu anúncio estará a permitir que se crie uma conexão mais forte com o imóvel, uma vez que os interessados poderão visualizar todos os ângulos e detalhes da casa ou do apartamento. Promova o aumento da visibilidade Anúncios com visitas virtuais são geralmente mais bem posicionados nas pesquisas, e destacam-se nos portais imobiliários pelo facto de serem anúncios com maior qualidade. A possibilidade de explorar um imóvel virtualmente atrai a atenção de compradores , o que resulta em mais cliques e visualizações. Elimine leads não qualificadas As visitas virtuais ajudam a filtrar compradores que estão realmente interessados no imóvel. Aqueles que realizaram uma visita virtual provavelmente já têm uma compreensão sólida do imóvel em si, reduzindo o número de visitas presenciais desnecessárias. Alcance compradores distantes e/ou internacionais Para compradores que não podem visitar fisicamente o imóvel, devido à distância ou a outro tipo de restrições, as visitas virtuais são uma solução ideal. Isto amplia o alcance do anúncio para um público mais amplo, incluindo potenciais compradores internacionais. Aumente a confiança As visitas virtuais oferecem uma visão transparente do imóvel, o que pode aumentar a confiança dos compradores. Eles têm a oportunidade de verificar a condição e os acabamentos do imóvel antes mesmo de agendarem uma visita presencial, o que representa, também, mais pedidos de visita que mais provavelmente resultarão em vendas. Reduza o tempo do imóvel no mercado Compradores que já tiveram acesso a uma visita virtual estão mais preparados para tomar uma decisão de compra do que aqueles que não tiveram, acelerando o processo. Isto reduz o tempo que um imóvel fica no mercado, beneficiando tanto vendedores como agentes imobiliários. Aposte num marketing inovador Anúncios que incluem visitas virtuais são compreendidos como anúncios de maior qualidade . Isto atrai compradores que valorizam a tecnologia e a comodidade no momento de procurar imóveis. Possibilite melhores comparações entre imóveis Os compradores podem comparar vários imóveis de forma eficaz quando têm acesso a visitas virtuais, o que ajuda a destacar os pontos fortes do imóvel anunciado face a outras opções do mercado. Fomente um maior envolvimento do utilizador As visitas virtuais podem ser interativas, permitindo que os utilizadores cliquem em áreas específicas para obter mais informações sobre divisões, características ou até mesmo para ver fotos adicionais. Isto mantém os utilizadores envolvidos e informados. Ainda tem dúvidas sobre a eficácia das visitas virtuais? Invista em anúncios de qualidade e potencie o seu negócio através destas dicas!
Fonte: Freepik Autor: Redação O home staging é uma técnica que tem como objetivo valorizar um imóvel para venda ou arrendamento , tornando-o mais atraente e apelativo para os potenciais compradores ou inquilinos, e que consiste em trabalhar a apresentação e decoração do imóvel de forma a torná-lo mais convidativo e a destacar as suas melhores características. A importância do home staging no mercado imobiliário é cada vez maior, uma vez que permite aos proprietários vender ou arrendar os seus imóveis mais rapidamente e a preços mais elevados. Ao valorizar o imóvel, o home staging aumenta o interesse dos potenciais compradores ou inquilinos, o que se traduz em mais visitas e, consequentemente, numa maior probabilidade de venda ou arrendamento. O home staging não implica necessariamente grandes obras ou investimentos , podendo ser feito com pequenas intervenções na decoração e organização do espaço. No entanto, é importante que seja realizado por profissionais qualificados e experientes na área , que conheçam as tendências do mercado e saibam como valorizar os pontos fortes de cada imóvel. Assim, o home staging é uma técnica utilizada para valorizar um imóvel , tornando-o mais atraente para os potenciais compradores ou inquilinos, e algumas das melhores formas de utilizar o Home Staging incluem: 1. Limpeza e despersonalização do espaço: remova todos os objetos pessoais e de decoração, bem como a desordem, para que os compradores possam visualizar o espaço sem distrações. 2. Reparação e renovação: faça pequenas reparações e renovações para melhorar o aspeto geral do imóvel. Pintar as paredes com cores neutras, por exemplo, pode dar um ar fresco e limpo ao espaço. 3. Mobilar o espaço: adicionar alguns móveis pode ajudar os compradores a visualizarem como seria viver naquela casa. É importante escolher móveis que se adequem ao tamanho do espaço e que criem um ambiente acolhedor e aconchegante. 4. Iluminação adequada: a iluminação adequada pode ajudar a realçar as características do espaço e a criar uma atmosfera convidativa. Adicionar lâmpadas de mesa ou candeeiros de teto pode melhorar a iluminação do espaço. 5. Fotografias e vídeos: é importante captar imagens e vídeos de alta qualidade do espaço, para atrair potenciais compradores ou inquilinos. As fotografias devem ser nítidas e mostrar as melhores características do espaço. Em resumo, a melhor forma de utilizar o Home Staging é preparar o espaço para a venda , de forma a torná-lo atraente para os potenciais compradores, ajudando-os a visualizar como seria viver naquela casa e aumentando as probabilidades de venda ou arrendamento do imóvel. Quais são as vantagens do home staging? O home staging pode oferecer diversas vantagens, quer para quem vende, quer para quem arrenda um imóvel a potenciais compradores ou inquilinos. Algumas das principais vantagens incluem: 1. Valorização do imóvel: ao utilizar técnicas de home staging, é possível valorizar o imóvel e torná-lo mais atrativo para potenciais compradores ou inquilinos. Com um ambiente mais agradável e aconchegante, a venda ou o arrendamento tornam-se mais prováveis. 2. Agilidade na venda ou arrendamento: um imóvel bem preparado para venda ou arrendamento, com uma decoração harmoniosa e bem organizada, poderá ser vendido ou arrendado mais rapidamente do que um imóvel que não recebeu estes cuidados. 3. Aumento do preço de venda ou arrendamento: um imóvel bem decorado e organizado pode valorizar o preço de venda ou arrendamento, já que os potenciais compradores ou inquilinos verão um maior valor associado ao imóvel. 4. Destaque no mercado: num mercado imobiliário cada vez mais competitivo, o home staging pode destacar o imóvel face aos concorrentes, chamando a atenção de potenciais compradores ou inquilinos. 5. Economia de tempo e dinheiro: o home staging pode ajudar a evitar gastos desnecessários com pequenas intervenções e obras, já que muitas vezes a simples mudança da disposição dos móveis, pintura de paredes e outros ajustes podem ser suficientes para valorizar o imóvel. Além disso, um imóvel que é vendido ou alugado rapidamente pode evitar gastos com manutenção e impostos. Agora que já sabe a importância do Home Staging, veja outras dicas que farão toda a diferença para si e para o seu negócio: A Inteligência Artificial e o Futuro do Mercado Imobiliário , Sites Imobiliários by eGO Real Estate: a montra das agências imobiliárias
Fonte: Freepik Autor: Redação Uma herança indivisa refere-se a uma situação em que um bem ou ativo é deixado como herança para vários herdeiros, obrigando à partilha da propriedade ou bem de forma conjunta e indivisa. Isso significa que nenhum herdeiro possui uma parte específica, mas sim uma fração de propriedade sobre o bem como um todo. Neste tipo de situação, os herdeiros não têm direito à reivindicação de uma parte específica do bem, mas sim à partilha igualitária dos benefícios e das responsabilidades associadas ao mesmo . Por outras palavras, os herdeiros não podem vender, dividir ou dispor da sua parte individual de forma independente. Geralmente, o bem ou ativo em questão permanece indivisível até que haja um acordo entre os herdeiros sobre como lidar com ele, seja por meio de venda, partilha ou outra ação. A herança indivisa pode incluir propriedades, terras, objetos de valor ou quaisquer outros ativos deixados por um falecido , em que a propriedade partilhada entre os herdeiros se mantém como uma unidade indivisível até que uma resolução seja alcançada. A situação mais comum em Portugal é que um falecido deixe um imóvel para vários herdeiros em partes iguais , o que, neste caso, obriga os herdeiros a mantê-la conjuntamente com uma quota-parte indivisa. A partilha de uma herança indivisa pode ser um processo complexo e que requer o consentimento de todos os herdeiros. Em algumas situações, os herdeiros podem decidir vender o bem e dividir o valor obtido entre eles. No entanto, se nenhum deles concordar com a venda, a situação pode tornar-se complicada. Como gerir e resolver todas as questões relacionadas com uma herança indivisa? As leis de herança em Portugal estão regulamentadas pelo Código Civil Português , e a partilha de herança indivisa está sujeita a regras específicas contidas nesse código . A intervenção de um advogado especializado em Direito das Sucessões pode ser essencial para orientar os herdeiros acerca dos seus direitos e obrigações, além de ajudar a facilitar a resolução das questões relacionadas com a herança indivisa. No limite, os herdeiros podem recorrer a processos judiciais, se necessário, a fim de solicitar a divisão do bem ou a venda judicial do mesmo , permitindo que os herdeiros obtenham a sua parte correspondente do valor. Tratando-se de um processo complexo, a sua gestão requer a consideração de vários fatores legais, emocionais e práticos. O SUPERCASA Notícias deixa-lhe algumas etapas e considerações que podem ajudar a lidar com uma herança indivisa de maneira eficaz: Comunicação aberta e respeitosa Inicie a comunicação com os outros herdeiros de forma aberta e respeitosa. Entender os desejos e necessidades de cada herdeiro pode ajudar a evitar conflitos e a encontrar soluções em conjunto. Conheça os direitos e obrigações legais Familiarize-se com a legislação relevante, como o Código Civil Português, para compreender os direitos e obrigações dos herdeiros . Consulte um profissional jurídico Contratar um advogado especializado em Direito das Sucessões pode ser fundamental. Eles podem orientar os herdeiros sobre as opções legais disponíveis, servir como intermediário caso haja disputas e garantir que todas as etapas são realizadas corretamente. Avaliação dos bens Realize uma avaliação profissional dos bens que compõem a herança . Isso ajudará a determinar o valor justo e a base para a distribuição. Negociação entre os herdeiros Tente chegar a um acordo com os outros herdeiros sobre como lidar com a herança. Isto pode incluir a venda do bem e a divisão dos recursos resultantes ou a redistribuição dos bens de acordo com as preferências de cada um. Venda conjunta Se todos os herdeiros concordarem, a venda do bem indivisível pode ser uma opção. Os recursos da venda seriam então divididos entre os herdeiros de acordo com suas quotas. Partilha amigável Se a divisão dos bens for possível e viável, os herdeiros podem acordar distribuir os diferentes ativos de maneira justa . Venda judicial Se houver desacordo entre os herdeiros, é possível efetuar uma venda judicial do bem através de um processo legal. Isto permite que um tribunal determine a venda e a distribuição dos recursos. Acordo de uso ou de arrendamento Se a propriedade for utilizável, os herdeiros podem considerar um acordo de uso partilhado ou de arrendamento até encontrarem uma solução permanente. Mediação Nos casos de disputas mais complexas, a mediação pode ser uma opção. Um mediador neutro pode ajudar a facilitar a comunicação e encontrar soluções aceitáveis para todas as partes envolvidas. Lidar com uma herança indivisa exige paciência, compreensão e cooperação entre os herdeiros. Com a ajuda de profissionais jurídicos e, em alguns casos de mediadores, pode ser crucial para evitar conflitos prolongados e encontrar a melhor solução para todas as partes. E se procura mais informação acerca deste tema, consulte: Guia prático para partilhar bens na herança
Fonte: Freepik Autor: Redação No dia 2 de novembro entrou em vigor a nova medida do Governo que permite a fixação da prestação da casa durante dois anos, para famílias com dificuldades em pagar o crédito habitação. No entanto, alguns bancos preparam-se para apresentar uma moratória privada , semelhante à moratória do Estado, com a diferença de que esta medida não deverá ter critérios de exclusão. Para aderir ao apoio do Governo é necessário cumprir determinados critérios, nomeadamente: Ter contrato anterior a 15 de março de 2023 e não estar em situação de incumprimento; Ter contratado um crédito habitação com taxa de juro variável ou taxe de juro mista, caso esta se encontre em período de aplicação da taxa variável; Não ter acesso ao Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI) ou Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI). Os critérios de exclusão vão levar a que muitas famílias não sejam incluídas na medida , daí a proposta dos bancos para uma moratória privada. Ou seja, estes requisitos não serão considerados para efeitos de exclusão da moratória privada, sendo que a decisão de permitir acesso ou não a esta medida ficará exclusivamente nas mãos da instituição financeira. Todos os restantes aspetos da moratória são semelhantes. Prevê-se que a moratória privada vá permitir também a fixação do valor da prestação do crédito habitação durante dois anos, num montante equivalente a 70% da Euribor a 6 meses. Por sua vez, o pagamento do capital diferido, acumulado durante este período de tempo, também deverá ser diluído pelos anos restantes do contrato. Sugerimos a leitura: O que é uma moratória do banco? Fique a saber e Crédito habitação: já pode pedir a fixação da prestação
Fonte: Freepik Autor: Redação A sustentabilidade é um objetivo comum a todos os setores, e são várias as medidas criadas para transformar a sociedade em prol de um mundo mais sustentável e em sintonia com o meio ambiente. No mercado imobiliário, a sustentabilidade é imensamente valorizada, nomeadamente no que diz respeito a certificações ambientais. Em Portugal, existem alguns processos de certificação de caráter obrigatório, como o desempenho energético dos edifícios (SCE) , aprovado no Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto, que engloba o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços. O conjunto de Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT) é também obrigatório no momento da construção de um novo empreendimento , consistindo num conjunto de normas de instalação e de segurança nas instalações elétricas de utilização em baixa tensão. No entanto, existe uma série de certificações ambientais voluntárias para imóveis, especialmente projetadas para promover a sustentabilidade no mercado imobiliário e no setor da construção. Certificações ambientais para imóveis Para além dos processos obrigatórios, são várias as certificações energéticas de caráter voluntário , reconhecidos internacionalmente como símbolos de sustentabilidade. 1. LEED A certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), ou, em português, Liderança em Energia e Design Ambiental, avalia a eficiência energética e hídrica das construções, e o seu impacto no meio ambiente com a emissão de gases e gestão de recursos naturais. Este certificado foi criado pelo U.S. Green Building Council para promover o desenvolvimento de projetos de construção com critérios sustentáveis e eficientes, aplicáveis a qualquer tipo de construção, e que passa por influenciar 5 áreas principais: • Localização sustentável; • Proteção e eficiência da água; • Eficiência energética e energias renováveis; • Conservação de materiais e recursos naturais; • Qualidade do ambiente interior. 2. BREAAM Esta é a mais antiga certificação de edifícios sustentáveis, intitulada Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM) ou Método de Avaliação Ambiental do Estabelecimento de Pesquisa do Edifício. O certificado BREEAM é mundialmente conhecido e tem como objetivo avaliar, classificar e certificar a sustentabilidade dos edifícios através de métricas e indicadores que abrangem uma série de questões ambientais, como: • Uso de energia; • Gestão de resíduos; • Materiais de construção; • Poluição; • Transporte; • Saúde. 3. ISO 50001 O ISO 50001 é um sistema de gestão de energia destinado a apoiar organizações para conservar recursos e melhorar a utilização de energia . O seu objetivo passa por: • Desenvolver uma política para uma utilização mais eficiente da energia; • Fixar metas e objetivos para cumprir a política; • Utilizar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre a utilização de energia; • Medir os resultados; • Analisar o bom funcionamento da política; • Melhorar continuamente a gestão da energia. 4. WELL A certificação WELL rege-se pelo princípio de que os imóveis devem melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores , com foco nas pessoas e no seu contexto social. É aplicável a edifício residenciais e do setor comercial , nomeadamente para guiar as empresas na criação de espaços de trabalho e nas suas políticas de bem-estar e fomentar um ambiente mais feliz e produtivo. Os critérios deste certificado assentam em 10 conceitos essenciais: • Ar; • Água; • Nutrição; • Iluminação; • Fitness; • Conforto térmico; • Acústica; • Materiais; • Mente; • Comunidade. Os sistemas de certificação ambiental têm como objetivo fomentar práticas sustentáveis em todas as áreas que envolvem o setor imobiliário e da construção. Para obter estas certificações, devem ser implementadas práticas sustentáveis , que classificam o edifício de acordo com o seu grau de adoção e que serve como ferramenta de benchmarking , para conseguir destacar-se da sua concorrência . Esta informação foi-lhe útil? Sugerimos também: Arquitetura sustentável e amiga do ambiente e Construção sustentável ganha destaque no mercado imobiliário
Fonte: Freepik Autor: Redação Um consultor que esteja agora a entrar no mercado pesquisará por ferramentas que o ajudem a simplificar o seu trabalho e a fazer uma gestão de tempo e de tarefas de forma eficiente , levando à procura por plataformas que lhes permitam ter toda a gestão do negócio num só lugar. Pretendem comunicar com os clientes de forma simples e imediata , e gerir as suas carteiras de imóveis em qualquer lugar, através de um acesso direto ao smartphone. O objetivo? Fechar mais vendas e ser reconhecido como um profissional de confiança, atraindo mais clientes interessados nos seus serviços. A solução? O CRM mais completo do mercado, eGO Real Estate. O eGO Real Estate tem-se revelado imprescindível no dia a dia das agências imobiliárias, e a prova disso é que está no mercado há mais de 20 anos , continuando, aos dias de hoje, a ser a escolha N.º 1 das mais reconhecidas empresas do setor , que não abdicam de ter ao seu lado as melhores ferramentas em termos tecnológicos. Assume-se como o parceiro de muitas agências, que melhor conhece e acompanha o mercado imobiliário em Portugal, e por integrar tudo aquilo que estas precisam no decorrer dos seus dias de trabalho. “Não há em Portugal um CRM como o eGO” Sandra Camelo, sócia-gerente da SCI Imobiliária A verdade é que os clientes que usam o eGO reconhecem diariamente as mais-valias de terem a gestão dos imóveis, dos clientes, dos portais imobiliários e do site numa só plataforma . O eGO é um CRM que dispõe de várias funcionalidades que ajudam a fazer uma análise mais detalhada do desempenho da agência e da equipa, de forma intuitiva: “Usamos bastante o eGO e [conseguimos] aqui tirar informações que […] são extremamente importantes para vermos como está a performance da equipa, a performance da empresa, a percentagem de fecho, a percentagem de visitas que fazemos” SCI Imobiliária Desde a gestão de dados, métricas e a possibilidade de extrair relatórios para analisar o desempenho dos consultores e da agência, o eGO Real Estate permite às agências integrarem mais de 200 portais nacionais - com divulgação exclusiva para o SUPERCASA e o CASA SAPO - e internacionais, recebendo as leads dos portais diretamente no CRM . Desta forma, conseguem trabalhar os contactos com maior eficiência e rapidez. .embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; } Ao usar o eGO, as agências não precisam de um software à parte para tratar da faturação e de toda a burocracia fiscal, pois a plataforma eGO já integra esta solução, devidamente certificada pela AT, e sem custos adicionais. Além disso, têm a possibilidade de promover a sua presença online com um site imobiliário de última geração, otimizado para aparecer nos resultados de pesquisa dos motores de busca , o que possibilita o aumento da visibilidade dos imóveis e o reconhecimento da sua marca pessoal. Facilmente um consultor partilha imóveis com um cliente através das redes sociais , sem sair do eGO, ao mesmo tempo que consegue enviar uma newsletter ou um microsite, para divulgar um imóvel em específico, faz a gestão dos seus processos administrativos, com o devido acompanhamento das etapas de cada registo, tudo isto utilizando o mesmo CRM. O leque de possibilidades é vasto, o que o torna na plataforma favorita das imobiliárias que o utilizam: “A nível nacional é a melhor ferramenta que uma empresa pode ter.” SCI Imobiliária As agências têm tudo o que precisam para divulgar e promover a carteira de imóveis de forma profissional e diferenciadora sem sair da plataforma. Para as agências que procuram o melhor CRM, poderíamos traduzir o eGO Real em 6 principais vantagens: - Gestão da empresa e das equipas - Gestão dos clientes e da carteira de imóveis - Divulgação na maior e melhor oferta de portais nacionais e internacionais - Presença online com um site imobiliário de última geração - Ferramentas de Marketing Digital (redes sociais, SMS, newsletters, etc.) - Faturação integrada e certificada pela AT Ficou curioso e quer fazer a diferença no seu negócio? Peça uma demonstração gratuita e, com o apoio da nossa equipa, veja como é fácil e intuitivo usar o eGO Real Estate no dia a dia.
Fonte: Freepik Autor: Redação O Whatsapp é uma aplicação multiplataforma que permite o envio de mensagens instantâneas e chamadas de voz, além do envio de conteúdos multimédia , como imagens e vídeos, documentos em PDF e links de websites. No entanto, qual é a vantagem desta ferramenta para o setor imobiliário? Pode parecer uma ferramenta simples, no entanto, desde a criação do WhatsApp Business, em que foram inseridas novas funcionalidades que podem ajudar os consultores imobiliários no atendimento dos seus clientes e a promover os seus anúncios de imóveis , que este meio de comunicação se tornou relevante para o setor, tendo começado a fazer parte do dia a dia dos processos de mediação, prospeção e angariação imobiliária. Esta ferramenta de comunicação instantânea pode revolucionar a forma como os consultores se conectam com os seus clientes , através de um contacto direto, ativo e personalizado. Quais são as melhores funcionalidades para consultores? • Perfil empresarial: oferece a possibilidade de disponibilizar aos utilizadores todas as informações relativas à sua atividade, como os seus contactos e o seu horário de trabalho; • Estatísticas: consegue visualizar facilmente os dados relativos aos contactos efetuados, como número de mensagens enviadas, entregues e lidas; • Respostas automáticas: envie uma resposta automática imediata de saudação aos contactos de potenciais clientes, ou notifique que responderá em breve; • Envio de documentos: pode partilhar com os seus clientes todo o tipo de ficheiros multimédia, links de páginas de produtos ou outros documentos relevantes de forma simples; • Etiquetas: segmente os seus clientes com etiquetas, de forma a conseguir facilmente distinguir clientes que procuram casa, clientes que vendem casa, tipos de orçamento, localização, etc. Benefícios de vender através do WhatsApp 1. Contacto imediato e sem limites A maioria dos utilizadores lê as mensagens que recebe nesta plataforma num curto espaço de tempo, o que significa que conseguirá chegar mais facilmente aos seus clientes, saber que estes receberam a sua mensagem e responder com mais brevidade, o que torna a comunicação mais rápida e eficaz. Isto significa que pode responder a qualquer dúvida que o potencial comprador tenha e disponibilizar facilmente, e sem limites, toda a informação necessária, uma vez que o WhatsApp não impõe limites de caracteres e permite o envio de todo o tipo de conteúdos . 2. Partilhar os melhores imóveis da sua carteira Utilize o WhatsApp para divulgar a sua carteira de imóveis para vários destinatários através das listas de transmissão . Ou seja, pode criar listas de contactos e selecionar com quais quer partilhar os seus imóveis, sem precisar de selecionar os mesmos contactos a cada envio. Pode também criar um catálogo para exibir os seus imóveis , onde pode atualizar o seu estado, funcionando tal como uma vitrine de imóveis digital. Depois de cativar o potencial cliente e realizar a visita presencial ao imóvel, envie mensagem a relembrá-lo das vantagens do imóvel , reforçando assim a relação com o comprador e acelerando o processo de venda. 3. Segurança As mensagens enviadas através do WhatsApp são criptografadas, isto significa que todos os chats são encriptados à medida que os dados viajam entre dispositivos. A encriptação converte os dados em texto codificado que apenas o remetente e o destinatário conseguem ver. Mesmo assim, é aconselhável que não partilhe dados sensíveis e documentos importantes. 4. Otimização de recursos A utilização de chatbot no Whatsapp permite-lhe automatizar muitas das comunicações diárias que tem de realizar , economizando o seu tempo e permitindo que utilize os seus recursos para criar interações mais complexas e personalizadas . Os chatbots são também uma ferramenta útil para identificar e qualificar potenciais clientes de forma automática, recolhendo informações essenciais e direcionando apenas a informação que lhe interessa. 5. Satisfação do cliente Respostas rápidas e personalizadas geram clientes satisfeitos. A comunicação rápida e eficaz vai permitir-lhe melhorar o atendimento ao cliente, mantendo-se relevante e competitivo no mercado digital. Mesmo após a conclusão da venda, encontra aqui um canal que lhe permite fidelizar o seu cliente e garantir uma satisfação contínua . Envie mensagens de acompanhamento, solicite feedback ou ofereça suporte adicional com esta ferramenta. Ficou esclarecido? Temos mais dicas para si: Imobiliário: 8 motivos que fazem o cliente desistir da compra , Mediação Imobiliária: a importância de um bom posicionamento ou Trabalhar à comissão: tudo o que precisa de saber