Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Com serviços em diversas áreas, a Pereirapisco.Creativity é uma empresa familiar com uma diversidade de serviços ligados não só ao ramo imobiliário, como a outras vertentes, nomeadamente de arquitetura, engenharia, construção, audiovisuais, design gráfico e publicidade. Assim, para se destacarem num mercado altamente competitivo, mostrando as suas valências e atributos, a Pereirapisco.Creativity investiu nos serviços do CRM eGO Real Estate , e Paulo Pisco , CEO e fundador da Pereirapisco.Creativity explicou ao SUPERCASA Notícias como é beneficiar desta parceria. “Há uma grande capacidade de integração. Utilizando bem o eGO, poupa muito tempo” Sobre a Pereirapisco.Creativity , Paulo Pisco reforça a abordagem diferenciadora que sempre pautou a sua visão e, ao ouvir falar do eGO Real Estate, acreditou de imediato no potencial da parceria: “hoje em dia, não se compra uma cadeira, compra-se um serviço associado à cadeira, e a nossa perspetiva foi sempre essa. E o imobiliário dificilmente poderá ser só imobiliário. O imobiliário é um sistema que vai desde a empatia que nós temos com as pessoas que estão a vender as suas casas [até às que compram]. É todo um processo que às vezes supera a própria consciência das pessoas” , e foi aí que entrou a plataforma de gestão eGO Real Estate, para ajudar a simplificar a dinamizar esse contacto e proximidade. O primeiro contacto da Pereirapisco.Creativity com o eGO foi num workshop dedicado ao imobiliário, onde puderam reconhecer as inúmeras vantagens da adesão. O Workshop em que participou teve impacto na decisão que tomou em aderir ao eGO? O Workshop teve bastante impacto porque nós já tínhamos ouvido falar do eGO e dos vossos portais – SUPERCASA e CASASAPO . Aquilo que nos despertou foi percebermos que, nessa altura, havia uma integração que podia tornar a nossa atividade mais eficiente. E havia também, da nossa parte, já a perceção que é o facto de o CRM estar integrado com o site – o site premium a que aderimos . “Hoje em dia, não se compra uma cadeira, compra-se um serviço associado à cadeira, e a nossa perspetiva foi sempre essa” O que o levou a investir num site premium eGO Real Estate? Por uma questão de sofisticação e beleza , foi um site que nos pareceu muito interessante e, com estas funcionalidades todas integradas, era muito importante para o tipo de atividade, e para o nosso posicionamento no mercado – e até para a nossa vida pessoal e profissional, porque nós, enquanto família, prezamos o nosso tempo e, portanto, quanto mais eficiente tornarmos a empresa e o seu funcionamento, mais fácil será fazer o negócio sem abdicarmos de algo tão importante que é o nosso bem-estar, a nossa qualidade de vida. Tínhamos mudado o nosso site há menos de um ano mas não tinha esta integração com o resto da atividade, nem a qualidade que o vosso site premium tem, e portanto, nestes últimos tempos, fizemos um esforço muito grande no sentido de tornar o site e a ferramenta eGO operacional o mais depressa possível. Foi uma aposta forte. Como foi a fase de acompanhamento inicial? Isto foi um processo customizado . Nós tivemos que adaptar todo o eGO e todo o site à nossa realidade, e queria destacar a capacidade e a satisfação que sentimos. Há uma abertura e capacidade para entendimentos e levar objetivos a bom porto, e a nós deixa-nos muito satisfeitos. Portanto, o lado de acompanhamento e o lado de nos olharem como únicos, ajudou bastante. Foi logo isso que nos fez também escolher. Houve essa perspetiva que depois se tem vindo a tornar uma realidade. “(…) fizemos um esforço muito grande no sentido de tornar o site e a ferramenta eGO operacional o mais depressa possível. Foi uma aposta forte” Quais são, na sua opinião, as grandes vantagens do eGO? Há uma grande capacidade de integração . Utilizando bem a ferramenta, poupa muito tempo, porque normalmente há um conjunto de atividades que nós produzimos de forma separada que, aqui, nos permite ser de forma totalmente integrada. E destaco também a questão da assistência às nossas dificuldades, que é rápida. Sobre o seu site, o que destaca de diferenciador nele? Nós sempre apostámos num site desde o princípio da criação desta empresa, por isso o site foi sempre uma aposta forte. Hoje em dia isso é muito importante, pois é a nossa cara, digamos assim, é a nossa montra. É mais importante do que a loja física. Mas destaco a beleza e a funcionalidade. É belo e funcional. “(…) destaco também a questão da assistência às nossas dificuldades, que é rápida” Tem, então, um feedback positivo sobre o eGO Real Estate? Muito positivo. Muito positivo porque nós estávamos agora numa fase em que está a ser importante fazer um conjunto de upgrades e, nesse sentido, estas ferramentas – que não é uma, são várias –, vieram na altura certa para nós conseguirmos fazer esse upgrade. E como nós percebemos que vocês também estão sempre em crescimento, acho que vamos crescer juntos. Veja o vídeo da entrevista captada e, caso tenha ficado interessado em obter mais informações acerca do eGO, clique aqui . .embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Quando andam à procura de casa, muitas pessoas não abdicam de uma garagem. Ao ter uma casa com garagem, beneficia de vantagens que imóveis sem esta divisão não lhe conseguem garantir, nomeadamente lugares de estacionamento e espaço extra de arrumação. Além disso, ter uma garagem é, nos dias de hoje, muito mais do que ter um espaço onde pode arrumar o seu carro ou outros veículos, tratando-se de uma divisão extra da sua casa que pode organizar da forma que quiser . Poderá transformá-la numa oficina para as suas bricolages , num estúdio de dança ou de ioga, num ginásio ou até num pequeno oásis natural , fechado, onde desfruta de tempo de qualidade. Portanto, uma garagem é uma vantagem enorme e um dos atributos mais procurados. Se está à procura de casa, e procura uma especificamente com esta característica, consulte as 7 opções que o SUPERCASA lhe traz hoje e não hesite em contactar o anunciante para agendar uma visita! Apartamento T3 em Gondomar, Porto - 250.000€ Moradia Geminada T2 Triplex em Nazaré, Leiria - 280.000€ Moradia T6 em Sintra, Lisboa - 385.000€ Apartamento T1 em Grândola, Setúbal - 440.000€ Moradia Isolada T4 Duplex em Nazaré, Leiria - 465.000€ Apartamento T3 em Cascais, Lisboa - 573.000€ Apartamento T2 na Estrela, Lisboa - 950.000€ Descubra também Comprar casa na faixa litoral: 8 opções imperdíveis
Fonte: Freepik Autor: Redação A entrega da declaração de IRS abriu no início de abril, seguindo-se agora a entrega do reembolso, para quem já tiver feito a submissão no Portal das Finanças . Para muitos contribuintes, esta é uma burocracia algo confusa, que não entendem muito bem, tendo muitas vezes de recorrer a um profissional para os ajudar. Contudo, não tem de ser um bicho de sete cabeças e, para os que gostam de cumprir tudo à risca, existem passos indispensáveis que o vão ajudar a cumprir com as obrigações fiscais. Para lhe facilitar a tarefa, deixamos-lhe uma checklist que pode consultar ao longo do processo, garantindo que tudo está de acordo com os timings e prazos certos, e assim, certificando-se de que não deixa nada para trás. 1. Fique atento aos prazos Esta é a primeira regra , sobretudo para os mais distraídos. Ao ter uma noção dos prazos, e em que meses decorrem os respetivos trâmites da entrega da declaração de IRS, terá maior controlo sobre si e não deixará passar uma data, pois lembrar-se-á que, naquele mês ou naquela semana, tem uma obrigação a cumprir. Assim, independentemente da sua categoria de rendimentos, saiba que a declaração de IRS tem de ser entregue até final de junho, portanto, confirme se a sua senha de acesso ao Portal das Finanças está válida e não espere até à última. 2. Declaração de substituição Esta é uma declaração que pode entregar caso haja algum valor que tenha de ser revisto, e pode submetê-la desde que dentro dos prazos para o limite da entrega. 3. Nota de liquidação Esta nota de liquidação ser-lhe-á entregue pela Autoridade Tributária (AT) depois de entregue a declaração de rendimentos, juntamente com o respetivo reembolso, se a ele tiver direito. 4. Pagamento do imposto Caso tenha de pagar imposto ao fisco, deve fazê-lo até ao final do mês de agosto , e atente que, se ultrapassar este prazo, vai pagar multa (que aumenta ao longo do tempo de incumprimento). É importante que saiba que, caso não consiga proceder ao pagamento total, poderá solicitar à AT um pagamento por prestações, até 15 depois dessa data. IRS Jovem Os jovens com idades entre os 18 e os 26 anos que não integrem o agregado dos pais podem beneficiar do IRS Jovem, obtendo isenções até ao quinto ano de atividade, mediante os limites estipulados . Assim, acedem a 100% de isenção no primeiro ano, até 40 X IAS; 75% de isenção no segundo, até 30 X IAS, e 50% no terceiro e quarto anos, até 20 X IAS. No quinto ano, beneficiam de 25%, até 10% X IAS. IRS Automático O IRS automático pode ser utilizado por trabalhadores por conta de outrem, com ou sem dependentes e que comprovem não ter pensões de alimentos ou benefícios fiscais, mas também por pensionistas e alguns independentes , como estipula o Artigo 151.º do Código do IRS, desde que tenham regime simplificado e uma única atividade profissional (dos quais se excluem prestadores de serviços). Nesta modalidade, todos os campos da declaração de IRS aparecerão pré-preenchidos, tendo apenas que os aceitar . Assim, caso não tenha o IRS automático ativo, caso necessite de rever alguma informação ou corrigi-la, deve fazê-lo manualmente. IRS sozinho ou separado? Caso viva em união de facto ou seja casado, pode entregar a sua declaração de IRS em conjunto com o seu cônjuge, contudo, é aconselhável que faça simulações antes da entrega da declaração para ter a certeza sobre qual é a opção mais vantajosa para si e para o seu parceiro. Anexos: o que representa cada um? ANEXO A: rendimentos dependentes e pensões (categoria H); ANEXO B: inclui rendimentos como trabalhador independente ou com origem de atos isolados ANEXO C: reservado a contabilidades organizadas ANEXO D: rendimentos de sociedades ou heranças indivisas ANEXO E: rendimentos prediais ou de capital ANEXO F: rendimentos provenientes de arrendamentos ou participações imobiliárias ANEXO G: inclui mais-valias oriundas da venda de imóveis ou ações ANEXO H: diz respeito a valores dedutíveis no cálculo do IRS ANEXO J: rendimentos obtidos fora do país ANEXO L: residentes não habituais ANEXO SS: integra descontos para Segurança Social dos recibos verdes Antes de proceder à entrega da sua declaração de IRS confirme se tudo está correto, valide cada valor, reveja todas as informações e certifique-se de que tem o seu IBAN válido, garantindo que tudo corre em conformidade e consegue obter todas as devoluções a que possa ter direito. O SUPERCASA Notícias ajuda-o: Tem um terreno? Saiba as regras para a sua limpeza , Vai mudar de operadora? 4 conselhos a seguir ou Intermediários de crédito: como funcionam?
Fonte: Freepik Autor: Redação O crowdfunding é uma modalidade inovadora que permite às empresas a captação de recursos financeiros através da colaboração de um grande número de investidores, através de uma democratização do acesso ao capital. É uma tendência que tem aberto portas a projetos que antes seriam inviáveis, sendo extremamente apelativa para empresas que procurem novos investimentos , sobretudo na área do imobiliário. Para profissionais da área, o crowdfunding surge como uma ferramenta poderosa, pois diversifica investimentos, capta recursos para novos projetos e fideliza clientes , e se ainda tem dúvidas sobre como funciona, neste artigo encontrará as principais características deste tipo de financiamento, aplicado ao imobiliário, e as suas vantagens. O que é o crowdfunding e como pode ser aplicado ao imobiliário? O crowdfunding imobiliário funciona como uma plataforma online que conecta investidores que procuram financiamentos a projetos imobiliários , sendo que é através desta plataforma que eles podem alocar quantias, geralmente a partir dos 50€, e receber retornos em juros e/ou participações nos lucros do projeto. Descubra em que situações pode aplicar este tipo de financiamento. Financiamento de novos empreendimentos O crowdfunding pode ser aplicado para a concretização de projetos que envolvam, por exemplo, a construção de casas, apartamentos, prédios comerciais, armazéns ou outro tipos de imóveis . Remodelação e revitalização de imóveis As plataformas de crowdfunding podem ser utilizadas para captar recursos para a remodelação e revitalização de imóveis antigos em Portugal , o que poderá contribuir para a valorização de áreas degradadas, bem como a revitalização de centros urbanos. Aquisição de terrenos Nesta vertente, o crowdfunding pode ser utilizado para o financiamento à aquisição de terrenos, possibilitando que empresas e investidores adquiram áreas estratégicas para futuros projetos. Projetos de impacto social O crowdfunding imobiliário em Portugal também pode ser utilizado para financiar projetos de impacto social, nomeadamente para a construção de habitações sociais ou para a revitalização de comunidades mais vulneráveis. Através dos vários tipos de aplicações possíveis para o crowdfunding, surgem também vantagens para os profissionais do setor, que se traduzem num maior acesso a capital, diversificação de investimentos, fidelização de clientes e o aumento da sua visibilidade , pois este tipo de plataforma não só permite diversificar investimentos, como oferece grande visibilidade e ajuda a captar novos clientes e parceiros. É especialmente apelativo para pequenas e médias empresas, que podem ter dificuldade em obter financiamento através de instituições financeiras. Na prática, o crowdfunding pode ser aplicado através da criação de projetos, o qual deve ser divulgado, e escolhendo uma das várias plataformas de crowdfunding. Consolide a sua presença no mercado através do conhecimento de outras dicas relacionadas com o mercado imobiliário: Marca tangível e intangível: entenda e impulsione a sua marca , Tem um negócio? Conheça 3 tendências de marketing e Especulação imobiliária: conheça este conceito
Fonte: Freepik Autor: Redação Segundo o último Relatório de Estabilidade Financeira do Setor Segurador e dos Fundos de Pensões , divulgado pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), apenas 1 em cada 5 habitações em Portugal têm cobertura de risco sísmico . Como resultado, apenas 19% a 20% dos imóveis está protegido por um seguro que permitiria a recuperação de danos causados por um sismo. As regiões onde se verifica o maior número de imóveis com este tipo de cobertura são o Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Porto , sendo que as duas primeiras zonas são também as com maior risco sísmico a nível nacional. O relatório da ASF aponta para uma desigual distribuição da cobertura de Fenómenos Sísmicos (FS) entre os diferentes conselhos, variando entre os 3% (em conselhos como Mafra, Cascais e Oeiras) e os 36% (Barrancos, Penamacor e Almeida). A disparidade que se verifica ressalta a necessidade de uma abordagem mais equitativa na distribuição deste tipo de cobertura. O regulador avisa ainda que esta cobertura insuficiente verificada poderá colocar em causa a capacidade de recuperação do país em caso de catástrofe de natureza sísmica: “ a provável perda de rendimentos dos particulares conjugada com a necessidade de conciliar o financiamento da reconstrução do imóvel e o pagamento do crédito hipotecário pode conduzir a perdas elevadas, com contágio direto ao setor financeiro ”, pode ler-se no relatório. Ou seja, uma catástrofe poderá implicar a intervenção do Estado, dada a ausência de alternativas de financiamento na reconstrução dos imóveis, fator que poderá pressionar a “ perceção de risco de crédito do país ”. Diante da preocupante falta de cobertura de risco sísmico, a ASF está a promover iniciativas para a criação de um sistema nacional de proteção contra fenómenos sísmicos , incluindo a proposta de um fundo sísmico. Essas medidas visam mitigar as consequências negativas de uma eventual catástrofe sísmica e reduzir a pressão sobre o Estado para financiar a recuperação pós-catástrofe. Esta abordagem destaca os principais pontos do relatório da ASF, desde a falta de cobertura de risco sísmico até as iniciativas propostas para lidar com esse desafio. Acompanhe estes e outros temas em SUPERCASA Notícias
Fonte: Freepik Autor: Redação Portugal comemora meio século desde a Revolução dos Cravos, um marco que não só encerrou uma longa ditadura, mas também desencadeou transformações significativas no cenário habitacional do país . Nos últimos 50 anos, o número de habitações em Portugal mais do que duplicou, proporcionando um aumento significativo na disponibilidade de moradias para as famílias . Além disso, a qualidade das habitações melhorou consideravelmente , com uma redução drástica na falta de serviços básicos, como eletricidade, água canalizada e saneamento. No entanto, apesar do aumento do parque habitacional, persistem desafios significativos. Encontrar uma casa digna permanece uma tarefa árdua para muitos portugueses, especialmente devido à escassez de oferta e aos preços em constante subida , tornando o mercado habitacional cada vez mais competitivo. Uma mudança notável é a crescente prevalência de casas de férias relativamente às residências principais. Este fenómeno reflete não apenas a evolução do setor turístico, mas também políticas de incentivo ao investimento imobiliário estrangeiro, como os vistos gold . Apesar do aumento do número de habitações, o problema das casas vazias persiste , apresentando desafios adicionais. O novo governo propõe medidas para enfrentar esses desafios, incluindo incentivos para a compra da primeira casa e a reabilitação de casas vazias, mas a implementação dessas políticas pode encontrar obstáculos sem uma maioria parlamentar. Enquanto Portugal celebra 50 anos de democracia, a questão da habitação continua a ser um ponto central de debate e ação, destacando a necessidade de soluções abrangentes e sustentáveis para garantir o acesso a moradias dignas para todos os cidadãos. Leia também: Mais de 273 mil pensionistas recebia menos de 278€ em 2022 e Falta de mão de obra provoca aumento dos custos na construção
Fonte: Freepik Autor: Redação Há estratégias que lhe podem estar a escapar e que poderão fazer toda a diferença nas suas vendas mensais. Se é um profissional do imobiliário, saiba que é imprescindível ter do seu lado uma boa equipa, formada e focada em concretizar mais vendas, mas também boas plataformas de gestão que o possam acompanhar e ajudar em todos os momentos do dia. Estes são os pilares para bons negócios, mas existem diretrizes concretas que lhe passamos a explicar. 1. Trabalhe com plataformas omnichannel Se não está familiarizado com o termo “omnichannel”, não se preocupe, pois é mais simples do que pensa. Este tipo de gestão pressupõe uma estratégia que oferece aos clientes qualquer canal de atendimento oferecido pela marca, e que pode ser o site imobiliário, as redes sociais ou formulários de pedido de visita. Assim, prestará os seus serviços de uma forma omnipresente, com múltiplos canais onde potenciais clientes poderão entrar em contacto consigo ou consultar os seus imóveis e/ou agendar um pedido de visita. Esta experiência multi-canal vai aumentar os níveis de notoriedade da marca bem como a sua visibilidade , permitindo uma maior eficiência do ponto de vista da comunicação e dos meios que utiliza para se fazer chegar ao seu cliente e potencial cliente. Para conseguir colocar em prática esta estratégia só precisa de criar um plano de ação, numa fase inicial, e ver em que canais lhe interessa ou faz sentido marcar presença. Depois, deve centralizar o seu conteúdo para um público-alvo, segmentando estrategicamente o seu conteúdo para as várias vertentes do seu funil de vendas. Numa fase mais avançada, e com recurso a plataformas de gestão como o CRM Ego Real Estate , deverá integrar todas as áreas estratégicas da sua empresa num único local e monitorizar resultados. Através do eGO, consegue integrar site imobiliário, leads que recebe de portais imobiliários e redes sociais, listas de contactos, carteira de imóveis, oportunidades de venda em curso, tarefas, processos burocráticos, faturação, e toda uma série de outras coisas, poupando não só tempo como recursos. Clique aqui para saber mais. 2. Faça uma boa segmentação do seu público Para conseguir bons resultados, ter conhecimento sobre aquilo que interessa ao seu público é essencial. No ramo imobiliário esta segmentação não será difícil, pois tratam-se de públicos muito específicos e que se podem dividir entre as pessoas que andam à procura de casa para comprar, as pessoas que querem ativamente vender a sua casa ou os proprietários com imóveis disponíveis para vender. Para segmentar a sua audiência só precisa de avaliar aspetos como a demografia e as características do seu público, direcionando conteúdo que lhes toque de forma psicossocial. Na parte demográfica, avaliará informações básicas com o faixa etária, género, ocupação, estado civil, e na análise psicossocial deve atentar nos seus problemas, necessidades e desejos, entre outros. Será a partir desta análise que conseguirá definir um ou mais tons de comunicação para a sua empresa, que atuarão junto do seu público para gerar interesse, conexão e conversão. 3. Utilize o SEO a seu favor A Otimização para Motores de Busca é fundamental para quem procura reconhecimento e aumentar as suas vendas online , tratando-se de um conceito que está relacionado com o posicionamento do site em motores de busca como o Google . Assim, para estabelecer um bom SEO, deve ter um bom site . E, para ter um bom site, não precisa de gastar muito dinheiro, podendo investir num site com integração ao seu CRM, mais concretamente, um site eGO Real Estate. Ao optar por um site deste género, poderá escolher entre um site mais personalizado, em que escolhe exatamente as funcionalidades e layouts que quer ver espelhados como a sua montra, ou um site premium, com tecnologia de última geração e funcionalidades exclusivas que farão crescer a sua presença online. Em caso de dúvidas, pode sempre agendar uma consultoria gratuita com a equipa especializada do eGO e obter o melhor aconselhamento. Ainda assim, deixamos-lhe as seguintes indicações para utilizar o SEO a seu favor: deve estabelecer os objetivos que quer atingir, definir o tom de comunicação do seu negócio, criar conteúdos assertivos e pertinentes para o seu público-alvo e que o leve num percurso até à compra, utilizar palavras-chave relevantes e desenvolver uma estratégia de link building, criando âncoras para as várias plataformas onde a sua marca tenha presença. Já sabe por onde começar? Com a ajuda da equipa eGO Real Estate, vai rapidamente fazer crescer as suas vendas! Clique aqui para saber como.
Fonte: Freepik Autor: Redação Apesar de se continuar a verificar um aumento nos preços das habitações em Portugal, no final do ano passado registou-se uma desaceleração na maioria dos municípios mais populosos face ao trimestre anterior. Segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço mediano das casas subiu 7,9% em comparação com o mesmo período de 2022, alcançando os 1619 euros por metro quadrado. Esta marca representa uma queda de 1,3% em relação ao preço mediano do terceiro trimestre de 2023 , marcando uma reversão na tendência de crescimento que se verificava desde o quarto trimestre de 2022, de acordo com o INE. Todos os municípios com mais de cem mil habitantes da Grande Lisboa, península de Setúbal e Área Metropolitana do Porto, com a exceção de Santa Maria da Feira e Gondomar registaram preços medianos de habitação superiores à média nacional no quarto trimestre. No entanto, o INE ressalta que houve uma desaceleração nos preços das casas em termos trimestrais em 18 dos 24 municípios com mais de cem mil habitantes , incluindo os nove municípios da Grande Lisboa. Do terceiro para o quarto trimestre, a taxa de variação homóloga aumentou em seis dos municípios mais populosos , registando-se as maiores variações na Maia e Vila Nova de Famalicão. Por sua vez, os preços no município do Porto e Lisboa diminuíram, com a maior queda a nível nacional a registar-se no Funchal , entre os municípios mais populosos. Lisboa permanece a região com os preços mais elevados , com destaque para os municípios de Cascais, Loulé, Lagos, Vila do Bispo e Oeiras. O INE indica ainda que no Algarve e Grande Lisboa verificam-se diferenciais de preços entre municípios que chegam a ser superiores a dois mil euros por metro quadrado. Quer ler mais sobre habitação? O SUPERCASA Notícias recomenda: Ministro diz que é preciso choque de oferta na habitação e Falta de habitação na região norte: CCDR-N indica soluções
Fonte: Freepik Autor: Redação A Câmara de Lisboa lançou uma proposta no seguimento da apresentação dos resultados da consulta pública da Carta Municipal de Habitação, na 7.ª reunião do Conselho Municipal de Habitação de Lisboa, na passada sexta-feira, 19 de abril, que contempla medidas de descriminação positiva. A proposta foi lançada pela Vereadora da Habitação, Filipa Roseta, e contempla programas de arrendamento acessível para residentes de longa duração em freguesias com forte pressão habitacional , mantendo os concursos abertos a todos. De acordo com a vereadora, iremos propor programas de renda acessível em que 50% das casas em concurso sejam destinadas exclusivamente a quem vive ou trabalha em Lisboa e as restantes destinadas a todos os candidatos . Foi sugerido que nas cinco freguesias do centro histórico onde as pressões são mais elevadas, nomeadamente Arroios, Santo António, Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente, a percentagem suba para os 75% para quem aí vive ou trabalha. O objetivo, conforme explicou a Filipa Roseta, passa por dar solução a muitos que se veem obrigados a abandonar a cidade e aos profissionais deslocados de profissões essenciais, como enfermeiros, professores e polícias , ou que, sem habitação disponível, se vejam forçados a recusar ofertas de trabalho na cidade de Lisboa. E declarou: a discriminação positiva nos programas de renda acessível é necessária para contraria a saída de população das freguesias que mais têm sofrido a pressão habitacional. Fique a par. Leia também: Casas à venda sem licença dispararam desde o início do ano
Fonte: Freepik Autor: Redação De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, caiu pelo segundo mês consecutivo a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito habitação, para os 4,613% em março. Trata-se de um decréscimo de 2,8 pontos base relativamente a fevereiro , em que a taxa se fixou nos 4,641%. Nos últimos três meses, houve um decréscimo, pelo quinto mês consecutivo, da taxa de juro em contratos celebrados , de 4,197% em fevereiro para 4,000% em março. Já a prestação média atingiu o valor de 403€, mantendo-se igual à de fevereiro e 72€ acima do que se verificou em março do ano passado, o que se traduz numa variação mensal nula. De acordo com o INE, nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, houve o decréscimo de 9€ no valor médio da prestação comparativamente ao mês anterior, para 619€ em março. Isto traduz-se num aumento de 7,5% relativamente ao mesmo mês de 2023, e o capital médio em dívida para a globalidade dos créditos habitação subiu 233€, para 65.391€. Mantenha-se a par: Foram iniciados cerca de 1,5 milhões de processos PARI em 2023
Fonte: Freepik Autor: Redação De acordo com o Relatório da Emissão Monetária de 2023 , publicado pelo Banco de Portugal (BdP), foram produzidos 265,8 milhões de notas de 20€ no ano passado, através da empresa de impressão Valora. Na informação divulgada no relatório, apresentado esta segunda-feira, são descritas as atividades do banco central no que respeita à emissão de notas e moedas, sendo possível apurar que o total das notas produzidas respeitam à quota-parte de notas atribuída ao BdP para produção no âmbito do acordo estabelecido com os bancos centrais da Áustria e da Bélgica. Ainda assim, houve emissão negativa da produção monetária das notas em Portugal, de -24,7 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 17,8% face ao final de 2022. Assim, saíram do BdP 6.372,7 milhões de euros em notas e entraram 10.113,6 milhões de euros. A justificação por detrás desta variação está na evolução positiva do turismo, que fez entrar notas que não são absorvidas pela procura, mas também pelo aumento das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE), que desincentivou a detenção de notas. Por outro lado, a emissão líquida de moedas apresentou novamente uma subida, fixando-se nos 791,6 milhões de euros no final de 2023. A uma escala mundial, o número de notas e o número de moedas de euro a circular atingiram, no final do ano passado, máximos históricos, fixando-se e, 29,8 mil milhões de notas e 148,2 mil milhões de moedas. Neste sentido, o BdP indica que o crescimento da emissão líquida monetária confirma que o numerário continua a ser o meio de pagamento mais utilizado pelos cidadãos da área do euro , ainda que o valor das notas em circulação tenha diminuído pela primeira vez desde a introdução da moeda do euro, fixado em 1,6 biliões de euros. Esta queda representa -0,3% face ao final de 2022, refletindo o crescimento das taxas de juro do BCE. Sobre contrafações , o Relatório da Emissão Monetária indica que foram retiradas de circulação em território nacional 16.723 contrafações de notas e 3.197 contrafações de moedas, que correspondem a percentagens ínfimas do número de notas e moedas genuínas em circulação. Continue a ler: Banca cobrou indevidamente mais de 8 milhões de euros em 2023
Fonte: Freepik Autor: Redação O Relatório da Conta da Segurança Social referente ao ano de 2022, recentemente divulgado, mostra um cenário de pobreza para os pensionistas do país . De acordo com a informação, mais de 1,3 milhões de pensionistas de invalidez e de velhice, num universo de cerca de 2 milhões, vivam abaixo do limiar da pobreza, com menos de 591€ euros por mês. Assim, foram identificados mais de 273 mil pensionistas a receber menos de 278,05€ , correspondente à pensão mínima do regime geral, deixando várias pessoas em situação económica vulnerável. Para colmatar esta problemática, o Estado tem anunciado complementos que visam elevar o rendimento mensal dos pensionistas, contudo, trata-se de um número muito elevado e que tem vindo a crescer: constata-se um aumento do número de complementos face ao total de pensionistas, refletindo o facto de haver mais pensionistas com valor abaixo do mínimo estabelecido, logo a ter direito a receber complemento social, conforme indica o relatório. É ainda destacado que, com base no Indexante de Apoios Sociais (IAS) de 2022, dois em cada três pensionistas de velhice e invalidez recebiam uma pensão de valor igual ou inferior a 443,20€ , enquanto mais de 1 milhão recebia 278,05€ e 443,20€. Por outro lado, mais de 300 mil recebia 443,21€ e 664,79€, abaixo do escalão do topo, correspondente a 2133 pensionistas, que recebia 5318,41€. Mais sobre este tema: Ageing Report 2024: pensões podem cair expressivamente até 2050
Fonte: Freepik Autor: Redação Uma das áreas que pode ser mais impactada pelo metaverso é o mercado imobiliário, pelo que é importante manter-se a par do que envolve e implica este espaço virtual . As revoluções tecnológicas vão verificar-se de forma cada vez mais acentuada no seu dia a dia enquanto profissional, pelo que, para se manter o mais atualizado possível, damos-lhe a conhecer, neste artigo, em que consiste este conceito tecnológico inovador. Imagine um universo digital em que pode interagir com outras pessoas, vender os seus imóveis, agendar visitas e até mesmo criar e estabelecer relações, network e contactos de potenciais clientes. De uma forma muito simplificada, isto é tudo o que é possível fazer no metaverso que, através de um avatar personalizado que o representa, permite interações mais diretas. O que é o metaverso e quais são as possibilidades? Já lhe explicámos, acima, um pouco do que é possível fazer no metaverso, contudo, para ficar com uma ideia ainda mais clara, imagine plataformas de jogos online como o The Sims, que ofecere algumas das experiências que o metaverso promete. Falamos em concreto de interações sociais num ambiente 3D, que lhe permitem uma série de possibilidades. Relacionado com o mercado imobiliário, uma experiência no metaverso pode permitir comércio de produtos virtuais e físicos, nomeadamente de imóveis . Através deste espaço digital, poderá levar potenciais clientes em visitas e fechar negócios com eles, alugando-lhes um espaço virtual no metaverso ou até vendendo-lhes um imóvel físico na realidade , podendo visitá-lo no mundo virtual. Este tipo de visitas vem alavancar o mundo das visitas virtuais , que começam a ganhar tração para quem está ligado e tem interesse a este tipo de tecnologia, e uma das maiores novidades do ano é a marca Virtual Tour by eGO Real Estate , que foi criada com o propósito de facilitar o acesso desta tecnologia aos profissionais imobiliários de todos os segmentos. O metaverso aliado ao mercado imobiliário Imagine poder explorar um imóvel em grande detalhe, numa experiência 360 graus, e sem sair do conforto da sua casa. Essa é a experiência que o Virtual Tour lhe oferece. Através desta funcionalidade, integrada no CRM de gestão imobiliária líder em Portugal , pode: • Visitar imóveis à distância: explore casas, apartamentos e outros tipos de imóveis em qualquer lugar do mundo, sem ter que se deslocar; • Explorar cada detalhe: faça uma pré-seleção de imóveis antes de agendar visitas presenciais, economizando tempo e dinheiro; • Tomar decisões mais informadas: sinta-se como se estivesse realmente dentro do imóvel, com imagens realistas de todos os ângulos. O Virtual Tour assume-se como uma plataforma extremamente valiosa, quer para compradores, quer para os mediadores imobiliários, oferecendo uma experiência totalmente imersiva e que poderá alterar a forma como são feitos negócios neste setor. Aos compradores, permite uma experiência de compra mais prática e eficiente. Para os vendedores, ajuda a valorizar o imóvel e a atrair mais potenciais compradores , facilitando o trabalho de angariação, venda e, até, da sua produtividade. O metaverso e as visitas virtuais estão no seu início, com um enorme potencial ainda por explorar, contudo, podemos antever, no futuro, ainda mais inovações. O Virtual Tour é apenas um exemplo de como o metaverso está a transformar o mercado imobiliário. Descubra mais sobre esta funcionalidade inovadora aqui .
Fonte: Freepik Autor: Redação Em comunicado enviado ao SUPERCASA Notícias , a JLL anuncia o lançamento do seu mais recente projeto residencial localizado na pitoresca região do Carvoeiro, no Algarve – o Lumina Villas . Este novo condomínio exclusivo é composto por 58 moradias geminadas e vem redefinir o conceito de viver com elegância e conforto, através de uma experiência residencial incomparável no coração do Algarve. O Lumina Villas apresenta uma variedade de unidades espaçosas, prontas a habitar, que vão desde tipologias T2 a T2+1, com 153 m 2 . Cada moradia está meticulosamente pensada para oferecer o equilíbrio perfeito entre estilo contemporâneo e funcionalidade, proporcionando um ambiente de vida de verdadeiro conforto. Uma característica distintiva deste condomínio é o seu compromisso com o bem-estar e o lazer dos residentes . Oferece uma ampla gama de comodidades, incluindo uma piscina, um bar, um parque infantil para os mais pequenos, segurança 24 horas e um amplo estacionamento para maior acessibilidade e conforto dos moradores. “Uma das mais-valias mais cativantes de algumas destas moradias é a vista deslumbrante para o mar, especialmente a partir do piso superior. É algo raro logo muito valorizado, em especial no Algarve” , explica Patrícia Barão, Head of Residential na JLL, na nota recebida pelo SUPERCASA Notícias . Este cenário promove um ambiente sereno, para que os residentes possam relaxar e desfrutem da natureza circundante. “A localização privilegiada é também um ponto de destaque, uma vez que está situado a poucos minutos da praia do Carvoeiro e do centro da vila. Os futuros moradores destas casas únicas terão acesso facilitado a uma variedade de restaurantes, lojas e atividades lúdicas” , completa. Com preços a começar nos 400.000 euros, o Lumina Villas é um investimento muito atrativo, tanto para aqueles que procuram uma primeira residência, quanto para aqueles que desejam uma segunda habitação no Algarve. Leia também: Ocupação de escritórios em 2024 mais que duplicou face a 2023
Fonte: Freepik Autor: Redação Há estratégias que lhe podem estar a escapar e que poderão fazer toda a diferença nas suas vendas mensais. Se é um profissional do imobiliário, saiba que é imprescindível ter do seu lado uma boa equipa, formada e focada em concretizar mais vendas, mas também boas plataformas de gestão que o possam acompanhar e ajudar em todos os momentos do dia. Estes são os pilares para bons negócios, mas existem diretrizes concretas que lhe passamos a explicar. 1. Trabalhe com plataformas omnichannel Se não está familiarizado com o termo “omnichannel”, não se preocupe, pois é mais simples do que pensa. Este tipo de gestão pressupõe uma estratégia que oferece aos clientes qualquer canal de atendimento oferecido pela marca, e que pode ser o site imobiliário, as redes sociais ou formulários de pedido de visita. Assim, prestará os seus serviços de uma forma omnipresente, com múltiplos canais onde potenciais clientes poderão entrar em contacto consigo ou consultar os seus imóveis e/ou agendar um pedido de visita. Esta experiência multi-canal vai aumentar os níveis de notoriedade da marca bem como a sua visibilidade , permitindo uma maior eficiência do ponto de vista da comunicação e dos meios que utiliza para se fazer chegar ao seu cliente e potencial cliente. Para conseguir colocar em prática esta estratégia só precisa de criar um plano de ação, numa fase inicial, e ver em que canais lhe interessa ou faz sentido marcar presença. Depois, deve centralizar o seu conteúdo para um público-alvo, segmentando estrategicamente o seu conteúdo para as várias vertentes do seu funil de vendas. Numa fase mais avançada, e com recurso a plataformas de gestão como o CRM Ego Real Estate , deverá integrar todas as áreas estratégicas da sua empresa num único local e monitorizar resultados. Através do eGO, consegue integrar site imobiliário, leads que recebe de portais imobiliários e redes sociais, listas de contactos, carteira de imóveis, oportunidades de venda em curso, tarefas, processos burocráticos, faturação, e toda uma série de outras coisas, poupando não só tempo como recursos. Clique aqui para saber mais. 2. Faça uma boa segmentação do seu público Para conseguir bons resultados, ter conhecimento sobre aquilo que interessa ao seu público é essencial. No ramo imobiliário esta segmentação não será difícil, pois tratam-se de públicos muito específicos e que se podem dividir entre as pessoas que andam à procura de casa para comprar, as pessoas que querem ativamente vender a sua casa ou os proprietários com imóveis disponíveis para vender. Para segmentar a sua audiência só precisa de avaliar aspetos como a demografia e as características do seu público, direcionando conteúdo que lhes toque de forma psicossocial. Na parte demográfica, avaliará informações básicas com o faixa etária, género, ocupação, estado civil, e na análise psicossocial deve atentar nos seus problemas, necessidades e desejos, entre outros. Será a partir desta análise que conseguirá definir um ou mais tons de comunicação para a sua empresa, que atuarão junto do seu público para gerar interesse, conexão e conversão. 3. Utilize o SEO a seu favor A Otimização para Motores de Busca é fundamental para quem procura reconhecimento e aumentar as suas vendas online , tratando-se de um conceito que está relacionado com o posicionamento do site em motores de busca como o Google . Assim, para estabelecer um bom SEO, deve ter um bom site . E, para ter um bom site, não precisa de gastar muito dinheiro, podendo investir num site com integração ao seu CRM, mais concretamente, um site eGO Real Estate. Ao optar por um site deste género, poderá escolher entre um site mais personalizado, em que escolhe exatamente as funcionalidades e layouts que quer ver espelhados como a sua montra, ou um site premium, com tecnologia de última geração e funcionalidades exclusivas que farão crescer a sua presença online. Em caso de dúvidas, pode sempre agendar uma consultoria gratuita com a equipa especializada do eGO e obter o melhor aconselhamento. Ainda assim, deixamos-lhe as seguintes indicações para utilizar o SEO a seu favor: deve estabelecer os objetivos que quer atingir, definir o tom de comunicação do seu negócio, criar conteúdos assertivos e pertinentes para o seu público-alvo e que o leve num percurso até à compra, utilizar palavras-chave relevantes e desenvolver uma estratégia de link building, criando âncoras para as várias plataformas onde a sua marca tenha presença. Já sabe por onde começar? Com a ajuda da equipa eGO Real Estate, vai rapidamente fazer crescer as suas vendas! Clique aqui para saber como.
Fonte: Freepik Autor: Redação Apesar de se continuar a verificar um aumento nos preços das habitações em Portugal, no final do ano passado registou-se uma desaceleração na maioria dos municípios mais populosos face ao trimestre anterior. Segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço mediano das casas subiu 7,9% em comparação com o mesmo período de 2022, alcançando os 1619 euros por metro quadrado. Esta marca representa uma queda de 1,3% em relação ao preço mediano do terceiro trimestre de 2023 , marcando uma reversão na tendência de crescimento que se verificava desde o quarto trimestre de 2022, de acordo com o INE. Todos os municípios com mais de cem mil habitantes da Grande Lisboa, península de Setúbal e Área Metropolitana do Porto, com a exceção de Santa Maria da Feira e Gondomar registaram preços medianos de habitação superiores à média nacional no quarto trimestre. No entanto, o INE ressalta que houve uma desaceleração nos preços das casas em termos trimestrais em 18 dos 24 municípios com mais de cem mil habitantes , incluindo os nove municípios da Grande Lisboa. Do terceiro para o quarto trimestre, a taxa de variação homóloga aumentou em seis dos municípios mais populosos , registando-se as maiores variações na Maia e Vila Nova de Famalicão. Por sua vez, os preços no município do Porto e Lisboa diminuíram, com a maior queda a nível nacional a registar-se no Funchal , entre os municípios mais populosos. Lisboa permanece a região com os preços mais elevados , com destaque para os municípios de Cascais, Loulé, Lagos, Vila do Bispo e Oeiras. O INE indica ainda que no Algarve e Grande Lisboa verificam-se diferenciais de preços entre municípios que chegam a ser superiores a dois mil euros por metro quadrado. Quer ler mais sobre habitação? O SUPERCASA Notícias recomenda: Ministro diz que é preciso choque de oferta na habitação e Falta de habitação na região norte: CCDR-N indica soluções
Fonte: Freepik Autor: Redação De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, caiu pelo segundo mês consecutivo a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito habitação, para os 4,613% em março. Trata-se de um decréscimo de 2,8 pontos base relativamente a fevereiro , em que a taxa se fixou nos 4,641%. Nos últimos três meses, houve um decréscimo, pelo quinto mês consecutivo, da taxa de juro em contratos celebrados , de 4,197% em fevereiro para 4,000% em março. Já a prestação média atingiu o valor de 403€, mantendo-se igual à de fevereiro e 72€ acima do que se verificou em março do ano passado, o que se traduz numa variação mensal nula. De acordo com o INE, nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, houve o decréscimo de 9€ no valor médio da prestação comparativamente ao mês anterior, para 619€ em março. Isto traduz-se num aumento de 7,5% relativamente ao mesmo mês de 2023, e o capital médio em dívida para a globalidade dos créditos habitação subiu 233€, para 65.391€. Mantenha-se a par: Foram iniciados cerca de 1,5 milhões de processos PARI em 2023
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Quando andam à procura de casa, muitas pessoas não abdicam de uma garagem. Ao ter uma casa com garagem, beneficia de vantagens que imóveis sem esta divisão não lhe conseguem garantir, nomeadamente lugares de estacionamento e espaço extra de arrumação. Além disso, ter uma garagem é, nos dias de hoje, muito mais do que ter um espaço onde pode arrumar o seu carro ou outros veículos, tratando-se de uma divisão extra da sua casa que pode organizar da forma que quiser . Poderá transformá-la numa oficina para as suas bricolages , num estúdio de dança ou de ioga, num ginásio ou até num pequeno oásis natural , fechado, onde desfruta de tempo de qualidade. Portanto, uma garagem é uma vantagem enorme e um dos atributos mais procurados. Se está à procura de casa, e procura uma especificamente com esta característica, consulte as 7 opções que o SUPERCASA lhe traz hoje e não hesite em contactar o anunciante para agendar uma visita! Apartamento T3 em Gondomar, Porto - 250.000€ Moradia Geminada T2 Triplex em Nazaré, Leiria - 280.000€ Moradia T6 em Sintra, Lisboa - 385.000€ Apartamento T1 em Grândola, Setúbal - 440.000€ Moradia Isolada T4 Duplex em Nazaré, Leiria - 465.000€ Apartamento T3 em Cascais, Lisboa - 573.000€ Apartamento T2 na Estrela, Lisboa - 950.000€ Descubra também Comprar casa na faixa litoral: 8 opções imperdíveis
Fonte: Freepik Autor: Redação A divulgação de um empreendimento envolve uma promoção diferenciada estratégica, não só por se tratar de um tipo de imóvel mais exclusivo, com características diferenciadoras, mas que pode captar a atenção de investidores de todo o género, nomeadamente estrangeiros ou do mercado de luxo. Assim, para conseguir vender rapidamente o seu empreendimento, ou as frações de que dele fazem parte, é necessário entender o mercado, quem é de facto o seu público-alvo, e identificar e analisar a sua concorrência e aquilo que ela oferece. Só assim conseguirá criar estratégias fortes e eficazes que possam acelerar a venda dos seus empreendimentos. O marketing vai exercer um papel fundamental neste processo , pelo que é necessário ter do seu lado os parceiros certos para colocar em prática as estratégias delineadas. Falamos-lhe, por exemplo, do eGO Real Estate , o CRM mais completo do mercado e líder há 20 anos, que o pode ajudar nesta tarefa, e do SUPERCASA , o portal que desafia a liderança com investimento em soluções diferenciadoras e de sucesso. Crie visitas virtuais Para ter mais sucesso na divulgação do seu empreendimento, e consequentemente o vender mais rapidamente, é essencial que os seus anúncios estejam completos e bem ilustrados . Neste âmbito, as visitas virtuais vão fazer toda a diferença, destacando-o face a outros que não tenham este elemento , e oferecendo aos potenciais clientes uma visão completa e imersiva do imóvel que estão a consultar. Ao contrário do que possa imaginar, criar visitas virtuais já é mais fácil e acessível do que antes, tendo do seu lado o Virtual Tour by eGO Real Estate, a nova ferramenta que cria, por si, as visitas virtuais. A única coisa que tem de fazer é descarregar a aplicação móvel e tirar as fotografias ao imóvel. Tão simples e eficaz como isto. Depois de submetidas as fotografias na aplicação, o Virtual Tour faz o resto por si, criando-lhe a visita virtual e disponibilizando-a no CRM eGO para a associar ao imóvel que quer divulgar. Este é um serviço económico e fácil de aceder, e poderá obter mais informações aqui . Destaque o seu empreendimento Existem diversas possibilidades para destacar o seu empreendimento. Se estiver a divulgá-lo nos portais imobiliários certos, poderá obter destaques exclusivos que podem alavancar a sua visibilidade e conseguir mais pedidos de visita . Divulgar o seu empreendimento nos portais SUPERCASA e CASA SAPO é a opção mais vantajosa, pois poderá ter destaques diretamente nas listagens dos imóveis e beneficiar de uma landing page exclusiva para o seu empreendimento . No SUPERCASA, pode obter uma etiqueta “empreendimento” nas frações , quando apresentadas nas listagens, e ainda o logótipo da sua agência nos resultados da pesquisa. Além de todos estes destaques, ao adquirir o pack empreendimentos do SUPERCASA, ainda terá a possibilidade de ver o seu empreendimento em grande destaque numa notícia ou artigo, publicado no SUPERCASA Notícias . Conheça esta solução de empreendimentos do SUPERCASA aqui . Escolha o CRM ideal para a gestão do seu empreendimento Pode parecer irrelevante, mas a verdade é que , ao optar pelo melhor CRM do mercado, estará a aumentar as probabilidades de venda do seu empreendimento. Isto porque, ao fazer uma boa gestão dos seus empreendimentos , mais facilmente consegue acrescentar-lhes valor , fazer um melhor acompanhamento dos pedidos de visita , dar bons follow-ups aos potenciais clientes que manifestem interesse e guardar todas as informações e dados acerca de cada empreendimento e fração, numa única plataforma, onde além das informações sobre os imóveis, consegue a gestão da sua agência, com toda a parte burocrática e administrativa envolvente. Poderá falar com um dos especialistas eGO Real Estate e obter mais informações aqui . Veja outras dicas para dinamizar os seus negócios: Digital Branding: transite para esta tendência , 5 conselhos para conseguir bons anúncios imobiliários ou Growth Marketing: o que é e como beneficiar desta estratégia?
Fonte: Freepik Autor: Redação Pode deparar-se com a questão que mais ressoa entre profissionais do imobiliário : “afinal, o que distingue os meus anúncios de outros?”. Ao atentar nestes detalhes, procurando saber exatamente o que torna um anúncio comum num bom anúncio – ou um anúncio num anúncio ineficiente – poderá encontrar táticas para os melhorar e acabar por se destacar da concorrência. Serão as fotografias? A descrição? Os fatores, ao contrário do que possa imaginar, são imensos. Para conseguir um bom anúncio imobiliário, é necessário analisar as 5 melhores práticas que os podem diferenciar face a outros . Assim, o SUPERCASA Notícias traz-lhe estes conselhos, ajudando-o a obter um melhor posicionamento e, consequentemente, um melhor desempenho . 1. Selecione cuidadosamente as fotografias As fotografias do imóvel são das primeiras coisas que um potencial comprador vai ver ao abrir o seu anúncio , senão mesmo a primeira. Esta é a característica que o fará distinguir-se de entre vários outros imóveis, marcando a diferença entre um anúncio apelativo e um anúncio sem interesse. As fotografias que seleciona para o seu anúncio devem, portanto, ser de qualidade profissional . Esta é uma necessidade quase imprescindível aos dias de hoje, com o olho humano treinado para reconhecer imagens de alta qualidade. As imagens com que escolhe ilustrar o seu imóvel devem representar claramente o quanto ele é apetecível, criando a necessidade de visita . Um anúncio com fotografias de alta qualidade, cuidadosamente selecionadas e com aspeto profissional, podem fazer aumentar as probabilidades de um pedido de visita sólido e qualificado, atentando que a primeira fotografia que vincular ao anúncio será a que servirá como imagem de capa. Leve o utilizador a clicar no seu anúncio e faça-o desejar estar dentro do imóvel! 2. Utilize recursos de geolocalização O seu anúncio vai diferenciar-se de outros se utilizar os recursos de geolocalização que tem ao seu dispor. No portal SUPERCASA , por exemplo, isto é algo que surge junto à tipologia do imóvel, e marca a diferença entre um mapa assinalado com a localização do seu imóvel ou um mapa sem essa sinalética. Isto vai dificultar a perceção de se tratar, ou não, de um imóvel localizado numa área do interesse do potencial cliente, gerando dúvidas e desconexão do anúncio. Quase 90% das pessoas que navegam em portais imobiliários à procura de casa abrem o mapa com a georreferência do anúncio que estão a ver. Daí pode partir um pedido de visita, conforme seja uma localidade que lhes interesse. Mas, além deste critério, existem outros dois que deve considerar: Ao preencher a morada completa e aplicar a geolocalização, o potencial comprador vai conseguir uma imagem clara do ambiente da localidade em que se insere o imóvel . Ou seja, ele vai pesquisar sobre a urbanização, perceber se existem serviços nos arredores e quais as vantagens ou desvantagens de aí morar. Através da utilização de recursos de geolocalização, vai fazer com o que o seu anúncio beneficie de critérios de qualidade que o farão subir na listagem de imóveis apresentados nos resultados de pesquisa. 3. Preço, o elemento decisivo Logo a seguir às fotografias, ou até antes, o preço é das primeiras impressões que um potencial comprador retirará de um anúncio. Aliás, o mais provável é que seja um dos filtros utilizados nas pesquisas, pois quando alguém procura casa, vai procurar dentro dos limites das suas possibilidades. Assim, se o seu imóvel se encontrar acima do preço pelo qual ele filtrou a pesquisa, o seu imóvel já não aparecerá na listagem dos resultados apresentados, mesmo que seja uma diferença de 500 euros. O preço é o elemento decisivo, o qual pode ser utilizado para jogar a seu favor para criar dinamismo face à concorrência do mercado. Ainda assim, é essencial que defina um preço justo , utilizando, para esse efeito, ferramentas completas de base de dados que forneçam análises comparativas de mercado, como o Infocasa . Através do preço, mostrará aos seus clientes que, apesar de existirem muitos imóveis com características semelhantes, o seu destaca-se pelo valor. E tenha atenção: se um potencial comprador fizer uma pesquisa onde coloque o filtro para encontrar imóveis com preços máximos até 340.000€, se o seu imóvel estiver, por exemplo, indicado com o preço 340.900€, ele já não vai aparecer, e se aparecer eventualmente numa outra pesquisa, poderá surgir pouco beneficiado nas listagens, perdendo visibilidade face a outros com preços mais aproximados. Jogue com o preço do imóvel a seu favor! 4. Tenha atenção aos detalhes que coloca na descrição do anúncio Enquanto estiver a fazer as suas pesquisas, o potencial comprador vai selecionar vários filtros que podem fazer desaparecer por completo o seu imóvel dos resultados. Assim, deve garantir que o seu anúncio se encontra completo e preenchido com tudo o que tem possa ser procurado , nomeadamente as áreas do imóvel, a tipologia, se tem jardim, garagem, elevador, visita virtual, vídeos, etc. E atenção que, mesmo que tenha indicado por escrito na descrição dentro do anúncio as várias características, não basta para que estas apareçam nos filtros, pois deve mesmo indicar as características aquando da criação do anúncio, preenchendo os critérios disponíveis, pois uma coisa são as características da casa que está a vender, e outra completamente diferente é a descrição do anúncio. 5. Seja específico na descrição A descrição do seu anúncio deve ser clara, descritiva e informativa acerca do que existe na vizinhança ou redondezas . Especifique a quantos metros estão localizados os transportes mais próximos ou que tipo de serviços existem, como supermercados, hospitais, escolas… E se existirem outros atributos, inclua-os, nomeadamente proximidade a parques, jardins, praias ou grandes cidades. Evite ser demasiado genérico e apresente detalhes, também, sem exagerar . Destaque as características do imóvel, podendo utilizador bullet-points para facilitar a escrita, e fale acerca dos acabamentos, materiais utilizados na construção e, basicamente, da história e características do imóvel, tornando-o o mais apelativo possível. Com uma descrição completa, vai permitir ao potencial comprador imaginar-se a viver no imóvel e fazê-lo decidir mais facilmente se quer, ou não, agendar uma visita. Enquanto escreve a descrição, tente passar para a escrita o entusiasmo de como será viver naquela casa e zona, destacando os pontos fortes do imóvel, do bairro, das redondezas e de tudo ao qual ele está associado. Podemos garantir-lhe que a descrição é dos elementos mais importantes na tomada de decisão dos potenciais compradores sobre se querem ou não agendar uma visita, contudo, em complementaridade com as fotografias, o preço e as restantes características, farão do seu anúncio um anúncio perfeitamente destacável face aos da concorrência. Dica bónus: adicione o logótipo da sua marca! Em última instância, além de fazer o seu anúncio destacar-se face aos da concorrência, pode ainda fazer destacar a sua marca . Consegue isto, facilmente, através do seu logótipo nas páginas das listagens de imóveis, ou até mesmo com um banner da sua marca. E como pode obter estes destaques? De forma simples, com o portal SUPERCASA , que lhe proporciona as melhores estratégias de divulgação. A sua marca vai sobressair, ficando na cabeça de potenciais compradores que, no futuro, poderão recorrer aos seus serviços imobiliários . E tudo isto porque viram o seu logótipo ou nome na página do portal imobiliário! Clique aqui para obter este destaque. Gostou destas dicas? Leia também: Vídeo Marketing: a tendência que pode mudar os seus negócios , Growth Marketing: o que é e como beneficiar desta estratégia?
Fonte: Freepik Autor: Redação A Câmara de Lisboa lançou uma proposta no seguimento da apresentação dos resultados da consulta pública da Carta Municipal de Habitação, na 7.ª reunião do Conselho Municipal de Habitação de Lisboa, na passada sexta-feira, 19 de abril, que contempla medidas de descriminação positiva. A proposta foi lançada pela Vereadora da Habitação, Filipa Roseta, e contempla programas de arrendamento acessível para residentes de longa duração em freguesias com forte pressão habitacional , mantendo os concursos abertos a todos. De acordo com a vereadora, iremos propor programas de renda acessível em que 50% das casas em concurso sejam destinadas exclusivamente a quem vive ou trabalha em Lisboa e as restantes destinadas a todos os candidatos . Foi sugerido que nas cinco freguesias do centro histórico onde as pressões são mais elevadas, nomeadamente Arroios, Santo António, Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente, a percentagem suba para os 75% para quem aí vive ou trabalha. O objetivo, conforme explicou a Filipa Roseta, passa por dar solução a muitos que se veem obrigados a abandonar a cidade e aos profissionais deslocados de profissões essenciais, como enfermeiros, professores e polícias , ou que, sem habitação disponível, se vejam forçados a recusar ofertas de trabalho na cidade de Lisboa. E declarou: a discriminação positiva nos programas de renda acessível é necessária para contraria a saída de população das freguesias que mais têm sofrido a pressão habitacional. Fique a par. Leia também: Casas à venda sem licença dispararam desde o início do ano
Fonte: Freepik Autor: Redação A Autoridade Tributária (AT) esclareceu na passada sexta-feira, dia 5 de abril, que as rendas pagas em habitação social também estão contempladas nas deduções de IRS, desde que até ao limite de 586€ . Mais informou que, caso os valores não surjam de forma automática na declaração de rendimentos, o arrendatário deve introduzi-los no anexo H da declaração modelo 3. Os contratos de arrendamento de prédios urbanos pertencentes a autarquias locais, celebrados ao abrigo do regime de renda apoiada [...] subsumem-se ao regime jurídico consagrado pelo Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), podendo, nestes termos, o valor de 30% da sua renda, ser objeto de dedução à coleta do IRS do respetivo arrendatário, até ao limite de 586 euros , indica a AT. Este esclarecimento foi passado depois de um pedido de informação lançado por uma inquilina acerca da possibilidade de proceder à inserção das rendas de habitação social no Portal efatura, para efeitos de dedução de despesas em sede de IRS . Desta forma, o valor a abater no imposto que diz respeito à despesa com rendas de habitação social é mais alto do que o montante dedutível com prestações fora do regime apoiado. Portanto, no sistema normal, arrendatários podem descontar 15% dos custos com rendas no imposto a pagar, até ao limite de 502€, enquanto as rendas de habitação social são dedutíveis até 586€, com desconto de 30%. Informe-se também sobre Nova taxa de 25% vai abranger todas as rendas recebidas em 2023 e Redução do IVA para habitação: APPII está contente com proposta
Fonte: Freepik Autor: Redação Portugal comemora meio século desde a Revolução dos Cravos, um marco que não só encerrou uma longa ditadura, mas também desencadeou transformações significativas no cenário habitacional do país . Nos últimos 50 anos, o número de habitações em Portugal mais do que duplicou, proporcionando um aumento significativo na disponibilidade de moradias para as famílias . Além disso, a qualidade das habitações melhorou consideravelmente , com uma redução drástica na falta de serviços básicos, como eletricidade, água canalizada e saneamento. No entanto, apesar do aumento do parque habitacional, persistem desafios significativos. Encontrar uma casa digna permanece uma tarefa árdua para muitos portugueses, especialmente devido à escassez de oferta e aos preços em constante subida , tornando o mercado habitacional cada vez mais competitivo. Uma mudança notável é a crescente prevalência de casas de férias relativamente às residências principais. Este fenómeno reflete não apenas a evolução do setor turístico, mas também políticas de incentivo ao investimento imobiliário estrangeiro, como os vistos gold . Apesar do aumento do número de habitações, o problema das casas vazias persiste , apresentando desafios adicionais. O novo governo propõe medidas para enfrentar esses desafios, incluindo incentivos para a compra da primeira casa e a reabilitação de casas vazias, mas a implementação dessas políticas pode encontrar obstáculos sem uma maioria parlamentar. Enquanto Portugal celebra 50 anos de democracia, a questão da habitação continua a ser um ponto central de debate e ação, destacando a necessidade de soluções abrangentes e sustentáveis para garantir o acesso a moradias dignas para todos os cidadãos. Leia também: Mais de 273 mil pensionistas recebia menos de 278€ em 2022 e Falta de mão de obra provoca aumento dos custos na construção
Fonte: Freepik Autor: Redação A entrega da declaração de IRS abriu no início de abril, seguindo-se agora a entrega do reembolso, para quem já tiver feito a submissão no Portal das Finanças . Para muitos contribuintes, esta é uma burocracia algo confusa, que não entendem muito bem, tendo muitas vezes de recorrer a um profissional para os ajudar. Contudo, não tem de ser um bicho de sete cabeças e, para os que gostam de cumprir tudo à risca, existem passos indispensáveis que o vão ajudar a cumprir com as obrigações fiscais. Para lhe facilitar a tarefa, deixamos-lhe uma checklist que pode consultar ao longo do processo, garantindo que tudo está de acordo com os timings e prazos certos, e assim, certificando-se de que não deixa nada para trás. 1. Fique atento aos prazos Esta é a primeira regra , sobretudo para os mais distraídos. Ao ter uma noção dos prazos, e em que meses decorrem os respetivos trâmites da entrega da declaração de IRS, terá maior controlo sobre si e não deixará passar uma data, pois lembrar-se-á que, naquele mês ou naquela semana, tem uma obrigação a cumprir. Assim, independentemente da sua categoria de rendimentos, saiba que a declaração de IRS tem de ser entregue até final de junho, portanto, confirme se a sua senha de acesso ao Portal das Finanças está válida e não espere até à última. 2. Declaração de substituição Esta é uma declaração que pode entregar caso haja algum valor que tenha de ser revisto, e pode submetê-la desde que dentro dos prazos para o limite da entrega. 3. Nota de liquidação Esta nota de liquidação ser-lhe-á entregue pela Autoridade Tributária (AT) depois de entregue a declaração de rendimentos, juntamente com o respetivo reembolso, se a ele tiver direito. 4. Pagamento do imposto Caso tenha de pagar imposto ao fisco, deve fazê-lo até ao final do mês de agosto , e atente que, se ultrapassar este prazo, vai pagar multa (que aumenta ao longo do tempo de incumprimento). É importante que saiba que, caso não consiga proceder ao pagamento total, poderá solicitar à AT um pagamento por prestações, até 15 depois dessa data. IRS Jovem Os jovens com idades entre os 18 e os 26 anos que não integrem o agregado dos pais podem beneficiar do IRS Jovem, obtendo isenções até ao quinto ano de atividade, mediante os limites estipulados . Assim, acedem a 100% de isenção no primeiro ano, até 40 X IAS; 75% de isenção no segundo, até 30 X IAS, e 50% no terceiro e quarto anos, até 20 X IAS. No quinto ano, beneficiam de 25%, até 10% X IAS. IRS Automático O IRS automático pode ser utilizado por trabalhadores por conta de outrem, com ou sem dependentes e que comprovem não ter pensões de alimentos ou benefícios fiscais, mas também por pensionistas e alguns independentes , como estipula o Artigo 151.º do Código do IRS, desde que tenham regime simplificado e uma única atividade profissional (dos quais se excluem prestadores de serviços). Nesta modalidade, todos os campos da declaração de IRS aparecerão pré-preenchidos, tendo apenas que os aceitar . Assim, caso não tenha o IRS automático ativo, caso necessite de rever alguma informação ou corrigi-la, deve fazê-lo manualmente. IRS sozinho ou separado? Caso viva em união de facto ou seja casado, pode entregar a sua declaração de IRS em conjunto com o seu cônjuge, contudo, é aconselhável que faça simulações antes da entrega da declaração para ter a certeza sobre qual é a opção mais vantajosa para si e para o seu parceiro. Anexos: o que representa cada um? ANEXO A: rendimentos dependentes e pensões (categoria H); ANEXO B: inclui rendimentos como trabalhador independente ou com origem de atos isolados ANEXO C: reservado a contabilidades organizadas ANEXO D: rendimentos de sociedades ou heranças indivisas ANEXO E: rendimentos prediais ou de capital ANEXO F: rendimentos provenientes de arrendamentos ou participações imobiliárias ANEXO G: inclui mais-valias oriundas da venda de imóveis ou ações ANEXO H: diz respeito a valores dedutíveis no cálculo do IRS ANEXO J: rendimentos obtidos fora do país ANEXO L: residentes não habituais ANEXO SS: integra descontos para Segurança Social dos recibos verdes Antes de proceder à entrega da sua declaração de IRS confirme se tudo está correto, valide cada valor, reveja todas as informações e certifique-se de que tem o seu IBAN válido, garantindo que tudo corre em conformidade e consegue obter todas as devoluções a que possa ter direito. O SUPERCASA Notícias ajuda-o: Tem um terreno? Saiba as regras para a sua limpeza , Vai mudar de operadora? 4 conselhos a seguir ou Intermediários de crédito: como funcionam?
Fonte: Câmara Municipal da Trofa Autor: Redação Trofa é um destino ainda pouco conhecido de Portugal, discreto pela sua localização a norte do país. Contudo, com diversos locais que poderá explorar e conhecer, há imensos pontos turísticos que o farão apaixonar-se pela beleza deste destino , que o levará por miradouros, passeios ribeirinhos e até um antigo povoado. Esta cidade, localizada no distrito do Porto, tem uma longa história cultural e pode ser visitada em qualquer altura do ano, convidativa pela sua pacatez e festas tradicionais que o vão prender numa verdadeira visita às raízes portuguesas. Em destaque tem, por exemplo, a Festa em Honra da Nossa Senhora das Dores, que se realiza em agosto. Que maravilhas vai descobrir na Trofa? Além das maravilhosas paisagens, esta cidade vai encantá-lo com a sua cultura, podendo explorar aldeias rurais onde encontrará uma hospitalidade sem precedentes, sendo que os seus habitantes são extremamente calorosos e convidativos. Convidamo-lo a explorar o seguinte roteiro: Caminhe pelos trilhos da Serra de Santa Justa, nos quais terá a oportunidade de vislumbrar as incríveis vistas sob a cidade , para depois seguir para um evento mais cultural, dando um salto ao Museu Municipal Professor Dr. Américo Couto . Neste museu, terá a oportunidade de conhecer a história e tradições da região, para depois visitar o centro da cidade e rumar às igrejas históricas, como a Igreja de São Martinho de Bougado , onde encontrará painéis de azulejos que contam a história de São Martinho. Aproveite para fazer uma pausa para almoço e deliciar-se com um ótimo bacalhau à moda da Trofa ou um arroz de cabidela de comer e chorar por mais, terminando a sua refeição com um dos incríveis doces conventuais da região. Pontos a não perder • Parque Dr. Abílio Barreto • Museu Municipal da Trofa • Parque de S. Mamede de Conorado • Parque das Termas da Trofa Como é viver na Trofa? Se quiser viver na Trofa, podemos garantir-lhe que terá uma boa experiência , usufruindo de um tipo de tranquilidade que não encontrará noutras grandes cidades, bem como um contacto com a natureza único e revitalizador. A cidade proporciona um ambiente familiar e acolhedor , tendo à disposição todas as comodidades necessárias para uma vida organizada e tranquila. Além disso, será bem recebido pelos habitantes da Trofa, que o acolherão de braços abertos. Vai encontrar um ritmo de vida lento, rodeado de natureza, e com uma comunidade forte e com a qual poderá contar. Trofa é a escolha ideal para si? Veja então os imóveis que tem à sua espera no SUPERCASA
Fonte: Freepik Autor: Redação A taxa turística em Lisboa vai aumentar, depois da aprovação da Câmara de Lisboa, esta quarta-feira, que viabiliza a proposta do PSD/CDS-PP do aumento de 2€ para 4€ do valor cobrado por noite . De fora ficam parques de campismo, por aprovação de uma alteração do PS, e será ainda atualizada a taxa turística de chegada por via marítima, de 1€ para 2€. Depois da aprovação, a proposta fica sujeita a um período de consulta pública de 30 dias para serem recolhidos contributos antes da sua entrada em vigor, que deverá ser ainda este ano. Acerca da taxa turística de chegada por via marítima, serão ainda avaliados os impactos da pressão turística face aos encargos e espaço público disponível na cidade , tendo ficado decidida a respetiva avaliação, após um ano da sua aplicação, através da introdução, se viável , de critérios diferenciados de sustentabilidade ambiental dos cruzeiros. Para Carlos Moedas , esta revisão trata-se de uma medida justa para a cidade e para os lisboetas , indicando que a atualização vai permitir aumentar a qualidade do turismo e reforçar investimentos em diversas áreas: esta opção de aumento da taxa turística resulta da conclusão que hoje o turismo em Lisboa precisa de contribuir mais e melhor para a qualidade de vida da nossa cidade. E assim também elevar a qualidade do turista que nos procura, ressalvou. Sobre Turismo, aconselhamos a leitura dos seguintes temas: Algarve prepara campanha para atrair turistas estrangeiros , Receitas do turismo: fevereiro regista aumento de 276,4M€ e Mais turistas escolhem Portugal como destino para férias de luxo
Fonte: Pexels Autor: Redação Um recente estudo da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) aponta as desigualdades socioeconómicas sentidas no acesso ao ensino universitário pelos alunos de diferentes estratos sociais , revelando que as carências financeiras e o nível de escolaridade dos pais têm impacto nas probabilidades de um aluno conseguir, ou não, transitar para o Ensino Superior em Portugal. De acordo com a análise, em 2020/21, só 44,35% dos estudantes inseridos no primeiro escalão de ação social conseguiu transitar para o Ensino Superior , uma proporção que é ainda menor no que respeita aos alunos provenientes de cursos profissionais, sendo que destes, apenas 6% conseguiu entrar em cursos de excelência. Há, assim, diferenças significativas entre alunos de cursos científicos-humanísticos e profissionais , reveladas pela facilidade em transitar para um curso de Ensino Superior. Além disso, 62% dos não beneficiários de ação social apresentam mais facilidade em entrar num curso de Ensino Superior, face aos 44% dos beneficiários do escalão A de ação social. No documento partilhado pela DGES, a probabilidade de um aluno do escalão A transitar para o Ensino Superior encontra-se cerca de 21% abaixo da probabilidade de transição para um não beneficiário de ação social escolar nos cursos científico-humanísticos de 26% abaixo nos cursos profissionais . Sobre o tema Educação, sugerimos que acompanhe as seguintes notícias: Devolução das propinas: pedidos ao prémio salarial já abriram , Cada vez mais jovens estão em estágios não remunerados e Prepara o teu primeiro ano de faculdade: dicas e conselhos
Fonte: Freepik Autor: Redação Vai nascer uma nova residência universitária na avenida das Forças Armadas, junto à Cidade Universitária , com a construção a ser aprovada em resolução do Conselho de Ministros do passado dia 27 de março, o último liderado pelo primeiro-ministro cessante, António Costa. Esta residência será construída pela Universidade de Lisboa (UL) e terá 200 camas, num investimento que ultrapassa os cinco milhões de euros. O reitor da UL, Luís Ferreira, aponta que esta residência deve entrar em funcionamento no 1.º semestre de 2026 e que a validação dada em Conselho de Ministros não representa um financiamento por parte do Governo, apenas luz verde à concretização da obra, que será financiada por verbas próprias da universidade. Em cima da mesa, está a possibilidade de um financiamento parcial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Sobre o problema de alojamento estudantil verificado nos últimos meses, Luís Ferreira aponta que esta nova residência não resolverá de forma nenhuma essa carência, mas que representa um contributo para suprir as necessidades. Acompanhe mais temas semelhantes: Nova residência para estudantes vai nascer em Famalicão
Fonte: Freepik Autor: Redação Segundo o último Relatório de Estabilidade Financeira do Setor Segurador e dos Fundos de Pensões , divulgado pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), apenas 1 em cada 5 habitações em Portugal têm cobertura de risco sísmico . Como resultado, apenas 19% a 20% dos imóveis está protegido por um seguro que permitiria a recuperação de danos causados por um sismo. As regiões onde se verifica o maior número de imóveis com este tipo de cobertura são o Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Porto , sendo que as duas primeiras zonas são também as com maior risco sísmico a nível nacional. O relatório da ASF aponta para uma desigual distribuição da cobertura de Fenómenos Sísmicos (FS) entre os diferentes conselhos, variando entre os 3% (em conselhos como Mafra, Cascais e Oeiras) e os 36% (Barrancos, Penamacor e Almeida). A disparidade que se verifica ressalta a necessidade de uma abordagem mais equitativa na distribuição deste tipo de cobertura. O regulador avisa ainda que esta cobertura insuficiente verificada poderá colocar em causa a capacidade de recuperação do país em caso de catástrofe de natureza sísmica: “ a provável perda de rendimentos dos particulares conjugada com a necessidade de conciliar o financiamento da reconstrução do imóvel e o pagamento do crédito hipotecário pode conduzir a perdas elevadas, com contágio direto ao setor financeiro ”, pode ler-se no relatório. Ou seja, uma catástrofe poderá implicar a intervenção do Estado, dada a ausência de alternativas de financiamento na reconstrução dos imóveis, fator que poderá pressionar a “ perceção de risco de crédito do país ”. Diante da preocupante falta de cobertura de risco sísmico, a ASF está a promover iniciativas para a criação de um sistema nacional de proteção contra fenómenos sísmicos , incluindo a proposta de um fundo sísmico. Essas medidas visam mitigar as consequências negativas de uma eventual catástrofe sísmica e reduzir a pressão sobre o Estado para financiar a recuperação pós-catástrofe. Esta abordagem destaca os principais pontos do relatório da ASF, desde a falta de cobertura de risco sísmico até as iniciativas propostas para lidar com esse desafio. Acompanhe estes e outros temas em SUPERCASA Notícias
Fonte: Freepik Autor: Redação De acordo com o Relatório da Emissão Monetária de 2023 , publicado pelo Banco de Portugal (BdP), foram produzidos 265,8 milhões de notas de 20€ no ano passado, através da empresa de impressão Valora. Na informação divulgada no relatório, apresentado esta segunda-feira, são descritas as atividades do banco central no que respeita à emissão de notas e moedas, sendo possível apurar que o total das notas produzidas respeitam à quota-parte de notas atribuída ao BdP para produção no âmbito do acordo estabelecido com os bancos centrais da Áustria e da Bélgica. Ainda assim, houve emissão negativa da produção monetária das notas em Portugal, de -24,7 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 17,8% face ao final de 2022. Assim, saíram do BdP 6.372,7 milhões de euros em notas e entraram 10.113,6 milhões de euros. A justificação por detrás desta variação está na evolução positiva do turismo, que fez entrar notas que não são absorvidas pela procura, mas também pelo aumento das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE), que desincentivou a detenção de notas. Por outro lado, a emissão líquida de moedas apresentou novamente uma subida, fixando-se nos 791,6 milhões de euros no final de 2023. A uma escala mundial, o número de notas e o número de moedas de euro a circular atingiram, no final do ano passado, máximos históricos, fixando-se e, 29,8 mil milhões de notas e 148,2 mil milhões de moedas. Neste sentido, o BdP indica que o crescimento da emissão líquida monetária confirma que o numerário continua a ser o meio de pagamento mais utilizado pelos cidadãos da área do euro , ainda que o valor das notas em circulação tenha diminuído pela primeira vez desde a introdução da moeda do euro, fixado em 1,6 biliões de euros. Esta queda representa -0,3% face ao final de 2022, refletindo o crescimento das taxas de juro do BCE. Sobre contrafações , o Relatório da Emissão Monetária indica que foram retiradas de circulação em território nacional 16.723 contrafações de notas e 3.197 contrafações de moedas, que correspondem a percentagens ínfimas do número de notas e moedas genuínas em circulação. Continue a ler: Banca cobrou indevidamente mais de 8 milhões de euros em 2023
Fonte: Pexels Autor: Redação Estão a surgir novas formas de habitação influenciadas por mudanças socioeconómicas à escala global, que fazem nascer tendências, novas alternativas à casa tradicional e modos de vida nómada que exigem diferentes burocracias para a questão da morada. A tecnologia e a evolução da industrialização na construção está a empurrar muitas pessoas para soluções mais económicas de habitação, como casas pré-fabricadas, casas modulares ou até autocaravanas. Diferenças entre domicílio fiscal e morada fiscal, quais são? O domicílio fiscal contempla questões de procedimento e processos, que implicam, por exemplo, a cobrança de impostos para corrigir ou entregar declarações, ou ser chamado à execução, entre outras situações. A residência fiscal, por outro lado, é a informação que aufere se um contribuinte tem ou não uma conexão forte o suficiente para ser tributado em território nacional , sendo que, grosso modo, esta se traduz no facto de o contribuinte dispor de uma habitação própria e permanente, na qual pernoita, recebe os seus amigos e família, faz as suas refeições, passa o seu tempo livre – basicamente, vive –, tratando-se de um imóvel próprio ou arrendado. O domicílio fiscal é apurado de acordo com o Artigo 19.º da Lei Geral Tributária baseando-se no local de residência habitual . Este pode coincidir, na maioria das vezes, com a habitação própria e permanente do contribuinte. O domicílio fiscal pode aplicar-se a autocaravanas ou casas pré-fabricadas? Para ser considerada uma residência habitual, o domicílio fiscal deve pressupor um grau de permanência geográfica. Assim, alguém que viva numa autocaravana, que à partida estará em constantes deslocações, não é aplicável a domicílio fiscal, pelo que é inviável determinar a sua localização concreta para a atribuição de procedimentos ou processos. Por outro lado, uma autocaravana afeta com carácter de permanência, se assim estiver registada, mantendo-se assente ou fixa no mesmo local por um período de mais de um ano, pode ser considerada domicílio fiscal , ainda que estejam abrangidas pequenas alterações sobre o local onde se situa. Ou seja, uma autocaravana com esta afetação pode fazer pequenas transferências para locais da área circundante. O mesmo é aplicável às casas pré-fabricadas ou modulares, que podem ser consideradas permanentes e fixas, apesar não serem, literalmente, habitações fixas ao solo. Para este efeito, são consideradas prédios , sem qualquer dúvida de que podem ser um domicílio fiscal. Que procedimentos deve ter para constituir domicílio fiscal e casas pré-fabricadas? Para constituir domicílio fiscal neste tipo de habitação, estas têm que estar devidamente licenciadas pela Câmara Municipal, nos mesmos trâmites em que são constituídos os processos de licenciamento exigidos para a construção de habitações convencionais. De acordo com o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, mais concretamente o artigo 2.º sobre o conceito de “edificações”, uma casa é legível a domicílio fiscal se for uma habitação destinada a habitação ou utilização permanente, ou, por exemplo, através da instalação de um restaurante, bar ou loja aberta ao público, para os quais é exigido um processo de licenciamento, ainda que não seja de carácter obrigatório que a habitação possua características de permanência e inamovibilidade do solo. Conseguiu perceber as diferenças? Sobre Habitação, outros temas que lhe podem interessar: Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber , Manutenção preventiva: entenda a importância deste conceito ou O que é a Área Bruta Privativa?
Fonte: Freepik Autor: Redação Se tem um crédito habitação é importante estar a par de como funcionam as hipotecas e tudo o que envolve esta garantia ao banco, que poderá ser cancelada em três situações distintas. Através da hipoteca, assegura o pagamento do crédito habitação que tem com o seu banco ou instituição financeira, mesmo se incorrer em incumprimento, visto que o bem hipotecado serve de garantia para pagar a dívida. Mas explicamos-lhe tudo em maior detalhe. O que é uma hipoteca? Quando compra uma casa com recurso a crédito habitação, poderá fazer uma hipoteca para garantir que o dinheiro que o banco lhe emprestou será pago. Ou seja, trata-se de uma garantia . A sua capacidade financeira é avaliada neste momento, de forma a perceber se será capaz de pagar, ou não, o empréstimo que pretende contrair . Assim, a hipoteca serve para minimizar o risco de incumprimento, que é geralmente o imóvel a adquirir. Contudo, pode ser hipotecada, também, o imóvel de uma terceira pessoa , existindo bancos que aceitam a hipoteca da casa de familiares do mutuário do empréstimo. Em suma, a hipoteca é o garante do financiamento para a compra de um bem imóvel, que permite aos compradores o pagamento do valor do imóvel durante um período de vários anos. Em que situações pode a hipoteca ser cancelada? Os cenários que podem implicar o cancelamento da hipoteca são na venda de um imóvel registado com hipoteca, no pagamento da dívida do crédito habitação ou numa situação de expurgação da hipoteca. Descubra cada uma destas situações. Quando vende uma casa com hipoteca Ao comprar uma casa com recurso ao financiamento do banco, por meio de um crédito habitação , poderá ver-se a par, no futuro, com a venda desse mesmo imóvel . Nesta situação, em que vende o imóvel que está a pagar o banco, pode efetivamente cancelar a hipoteca. Nesta situação, só o poderá fazer se o dinheiro adquirido com a venda do imóvel for suficiente para pagar o empréstimo contraído, devendo solicitar, para esse efeito, o cancelamento da hipoteca e proceder ao registo da venda da casa para o novo comprador. Quando paga a dívida do crédito habitação Quando consegue liquidar a dívida do empréstimo habitação, pode pedir o cancelamento da hipoteca, pois se pagou a sua dívida, já não precisa de apresentar qualquer garantia. Depois de eliminar a hipoteca, deverá proceder ao cancelamento do seu registo numa Conservatória do Registo Predial e, depois de ter o seu empréstimo hipotecário totalmente pago, o banco envia-lhe um documento que confirma o cancelamento desta garantia . Nesta situação, fica com as suas obrigações do contrato totalmente cumpridas. O documento que o banco lhe vai enviar designa-se distrate de hipoteca . Quando expurga a hipoteca do imóvel que comprou Pode acontecer comprar uma casa com hipoteca, sendo possível cancelá-la depois da aquisição . A lei diz que o novo proprietário da casa hipotecada pode proceder a este cancelamento, contudo, apenas através de um processo judicial. Assim, caso tenha comprado um imóvel recentemente, e o mesmo esteja hipotecado, depois de registada a compra não será o responsável pelo pagamento da hipoteca anterior. Nesta situação, deve informar os credores do procedimento, pagar completamente todas as dívidas associadas à hipoteca ou chegar a acordo de pagamento com os credores, o qual pode envolver o pagamento de uma quantia igual ao valor da compra do imóvel. Depois destes procedimentos, tem de pedir um processo legal junto do tribunal, comprovando que tudo decorreu de forma correta. Ficou esclarecido acerca deste tema? Acompanhe o SUPERCASA Notícias para mais temas como este e, caso ainda lhe restem dúvidas acerca de como pode vender a sua casa, aconselhamos a ler Formalizar a venda de um imóvel: quais são as burocracias
Fonte: Freepik Autor: Redação Um avalista é diferente de um fiador, apesar de poderem ser confundidos por terem um papel semelhante . Contudo, havendo uma diferença entre aval e fiança , as duas nomenclaturas tomam funções distintas, representando dois tipos de garantia aquando da concessão de um crédito . Descubra as diferenças para, se lhe for feito o pedido para ser o fiador ou o avalista numa situação de pedido de crédito, saber exatamente o que fazer, conhecendo obrigações, deveres e tudo o que envolvem estes dois conceitos. Fiador: o que é, quais são as suas obrigações e que riscos corre? Fiador é, provavelmente, o termo com que está mais familiarizado, podendo até conhecer alguém que eventualmente seja, ou tenha sido, o fiador de outra pessoa numa situação de concessão de crédito. Um fiador é nada menos do que a pessoa sobre a qual recai a obrigação de liquidar os valores por pagar caso a pessoa que contraiu o crédito, ou seja, o devedor, não o pague. Assim, imagine: tem um familiar que pediu um crédito para comprar uma casa, e pede-lhe a si que seja o seu fiador. Ao assumir este papel, caso o seu familiar deixe de pagar as prestações do crédito, fica você responsável e encarregue de assegurar esses pagamentos em falta. Damos o exemplo de um familiar, pois, nestas situações, o mais comum é os fiadores serem os familiares diretos do mutuário de crédito, como pais, irmãos ou tios. Assim, o maior risco que um fiador corre é mesmo que a pessoa da qual se torne fiadora deixe de pagar as suas obrigações ao banco , o que, numa situação mais complicada, poderá envolver a execução do seu património pessoal pela entidade credora , uma vez que assume a responsabilidade em nome do devedor. Para mitigar estes risco, o fiador pode obter o benefício da excussão prévia, o que lhe permite não ter que pagar a dívida enquanto o património do titular do crédito não for executado. E fique a saber que, ao tornar-se fiador de alguém, muito dificilmente deixa de o ser , caso mude de ideias no futuro. Uma fiança só termina depois da total liquidação da dívida ou através de um acordo com a entidade credora , contudo, e porque se trata de uma garantia sobre o cumprimento da dívida, este tipo de negociações são difíceis. Avalista: diferenças face ao fiador, obrigações e riscos À semelhança do fiador, o avalista será alguém que toma responsabilidade sobre o pagamento da dívida em caso de incumprimento por parte do titular do crédito, através de letras ou livranças. Ao contrário do fiador, que paga a fiança do incumprimento do devedor, o avalista paga o aval, que é utilizado mais frequentemente nos financiamentos de pessoas coletivas, como empresas e organizações. O aval pode ser concretizado pelo valor total da dívida ou um inferior, sendo que basta uma assinatura na parte de trás do documento para ficar selado o compromisso. A figura do aval é mais relevante para empresas , ao contrário do fiador que atua como garante de uma pessoa individual. O aval tem uma contribuição, assim, no crescimento de pequenas e médias empresas, representando, muitas vezes, a única forma de estas conseguirem financiamentos junto da banca. Assim, um avalista fica com responsabilidade solidária, em que tanto o devedor quanto o avalista assumem a mesma responsabilidade no crédito , podendo a entidade credora acionar o património de qualquer uma das figuras em caso de incumprimento. É comum os avalistas serem os sócios ou os administradores das empresas para as quais é pedido o financiamento junto das entidades credoras, fazendo-o para facilitar a obtenção deste empréstimo. À semelhança do que acontece com a fiança, em caso de incumprimento, o património pessoal do avalista pode correr o risco de execução. Contudo, caso o avalista apresente uma situação económica vulnerável, pode requerer um processo especial para acordo no pagamento, junto da entidade credora, baseado num plano de pagamentos para facilitar e permitir ao avalista o compromisso assumido no pagamento dos valores em dívida. Em último caso, não conseguindo assegurar os pagamentos, o avalista poderá solicitar um pedido de insolvência pessoal com exoneração do passivo restante, ou seja, pedir o perdão da dívida . Se ficou esclarecido e gostava de obter mais conhecimentos acerca do que envolve um crédito, sugerimos que leia Crédito construção: o que é e como funciona? , Intermediários de crédito: como funcionam? ou Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Fonte: Freepik Autor: Redação O mercado imobiliário é um segmento muito específico que exige não só um grande nível de preparação teórica, como um compromisso para com as mudanças do setor, que está em constante evolução . Os desafios são vários e diferentes de caso para caso, mas existem premissas que nunca mudam e que deverá ter em conta se procura ser um profissional bem-sucedido e com grandes taxas de sucesso. É normal existir confusão, medo e inexperiência, e por isso mesmo, o SUPERCASA traz-lhe este artigo para o ajudar a crescer no mercado e a conseguir melhores e maiores concretizações . Descubra quais são os cinco erros a evitar e faça crescer a sua carreira! 1. Falta-lhe um plano de negócios Este é o erro crasso de muitos profissionais que entram no mercado sem experiência e/ou conhecimento. Não ter um plano de negócios vai atrasá-lo e afastá-lo dos seus objetivos, levando-o por um de dois cenários: ou estará completamente perdido e sem saber o que fazer, recorrendo ao improviso e a uma maior taxa de erro, ou será visto como um profissional amador, incompetente e sem conhecimentos que lhe permitam criar notoriedade no mercado. O plano de negócios é o passo zero quando entra no mercado como agente imobiliário, quer a título individual, quer vá trabalhar para uma agência ou abra o seu próprio negócio. Em qualquer uma destas situações , para conseguir fazer crescer a sua reputação e aumentar a sua rede de contactos, é importante que defina a sua estratégia para se conseguir destacar. Uma das formas mais eficazes para conseguir este plano de negócios é através de diretrizes sólidas e que elevem a sua reputação para outro patamar. Falamos, concretamente, de um plano de marketing , nomeadamente através da comunicação dos seus serviços, de uma estratégia para a captação de leads e de meios para concretizar os seus objetivos financeiros. Tudo isto, facilmente, conseguirá obter com recurso a plataformas de gestão imobiliária que lhe proporcionem uma integração completa e de última geração às várias vertentes do seu negócio. Assim, deve procurar serviços que o ajudem neste plano de negócios, como o CRM de Gestão Imobiliária eGO Real Estate , o mais completo, mais inovador e mais utilizado em Portugal. Com este CRM, consegue desde logo definir um público-alvo para atrair leads qualificadas e optar por uma estratégia de marketing digital ao dividi-lo por interesse. Desta forma, vai comunicar apenas a informação relevante para esse público. Descubra como pode fazer tudo isto aqui . 2. Não está totalmente familiarizado com o mercado local É possível que, caso se esteja a iniciar no mercado, ainda não se sinta totalmente à vontade com o mercado local, com a sua área de atuação ou com as particularidades da zona e segmento em que vai trabalhar. Esta é uma desvantagem que deve trabalhar para melhorar, investindo tempo em conhecer tudo o que envolva a sua área. Para conseguir este conhecimento aprofundado, a sugestão é que utilize plataformas de metasearch que lhe permitam realizar análises comparativas de mercado, relatórios de angariação, listagens com todos os imóveis disponíveis na zona em que atua e alertas de novos imóveis que entrem no mercado. Consegue tudo isto, facilmente, através do Infocasa , a maior base de dados a nível nacional. Através do Infocasa vai conseguir uma visão mais alargada do mercado e ficar a conhecê-lo mais profundamente, informando-se acerca de tendências e nichos. Desta forma, prestará um serviço mais completo e personalizado aos seus clientes, mostrando-lhes exatamente aquilo que eles querem ver. Conheça o Infocasa aqui e descubra em que outras situações ele o pode ajudar! 3. Não utiliza as redes sociais na sua totalidade As redes sociais são das plataformas mais fortes atualmente e, ao não estar a utilizá-las na sua totalidade, está a perder várias oportunidades de negócio. Qualquer comprador que esteja à procura de casa está sujeito às redes sociais, pelo que , investir numa divulgação por este meio, poderá significar uma visibilidade dos seus anúncios muito mais alargada e completa. Para conseguir esta utilização eficiente, recomendamos-lhe que invista no eGO Real Estate , o CRM do qual já aqui falámos e que o pode ajudar nas várias vertentes do negócio. No que respeita às redes sociais, a particularidade do eGO é que poderá receber as leads provenientes deste meio no seu CRM, otimizando a gestão dos anúncios e concretizando uma estratégia eficaz. O utilizador do eGO pode, assim, ativar a integração de leads da sua página de Facebook ou Instagram, fazendo o acesso e gestão diretamente no CRM. Peça uma demonstração de como tudo isto funciona aqui . 4. Não está a fazer formações contínuas Um dos pontos essenciais para uma boa progressão da sua carreira e negócio é a formação contínua e especializada , quer acerca de produtos que o possam ajudar na gestão, divulgação, angariação e prospeção imobiliária, quer acerca do mercado e das suas tendências. Tal como já mencionámos, o mercado imobiliário é um segmento em constante evolução, sendo importante que se mantenha atualizado e a par com as tendências, quer para conseguir estar preparado para qualquer situação que se lhe surja, quer para que se destaque da concorrência. Sabia que o CRM eGO Real Estate dá formações contínuas sobre diversos temas relacionados com o mercado imobiliário? É uma excelente oportunidade para participar nestes eventos, que se realizam quer presencialmente, quer online, seja ou não cliente do eGO. Se tem interesse nos webinars, descubra as várias datas aqui . Para formações e workshops, consulte o calendário para os próximos meses no link que lhe disponibilizamos. 5. Não está a acompanhar de perto os seus clientes Uma má comunicação pode ser o início do fim de muitas relações e negócios , sobretudo no mercado imobiliário, em que é comum haver uma concorrência feroz. Assim, ao não investir no acompanhamento junto dos seus clientes, poderá estar a cometer um erro fulcral. O sucesso de um bom profissional imobiliário é sustentado por uma boa rede de contactos e relações de confiança, sendo para isso imprescindível ter do seu lado uma plataforma que lhe permita organizar a informação sobre os seus clientes e, ainda, permitir-lhe um relacionamento estreito e personalizado com eles. Através do CRM eGO Real Estate consegue, por exemplo, organizar roteiros de visita em que expõe as marcações das visitas aos imóveis, estabelecendo um elo de ligação entre você, o agente, o potencial cliente e o proprietário. Fará tudo isto através das Oportunidades do eGO , e em poucos cliques, de forma muito simples: faz a marcação da visita, cria a ficha de visita, solicita as assinaturas digitais e partilha tudo isto com o proprietário. Desta forma, cria confiança com o seu cliente, apresentando-lhe toda a informação necessária, e aumenta a sua notoriedade junto do mesmo. Gostava de experimentar esta funcionalidade? Clique aqui . 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