Fonte: Freepik Autor: Redação Há estratégias que lhe podem estar a escapar e que poderão fazer toda a diferença nas suas vendas mensais. Se é um profissional do imobiliário, saiba que é imprescindível ter do seu lado uma boa equipa, formada e focada em concretizar mais vendas, mas também boas plataformas de gestão que o possam acompanhar e ajudar em todos os momentos do dia. Estes são os pilares para bons negócios, mas existem diretrizes concretas que lhe passamos a explicar. 1. Trabalhe com plataformas omnichannel Se não está familiarizado com o termo “omnichannel”, não se preocupe, pois é mais simples do que pensa. Este tipo de gestão pressupõe uma estratégia que oferece aos clientes qualquer canal de atendimento oferecido pela marca, e que pode ser o site imobiliário, as redes sociais ou formulários de pedido de visita. Assim, prestará os seus serviços de uma forma omnipresente, com múltiplos canais onde potenciais clientes poderão entrar em contacto consigo ou consultar os seus imóveis e/ou agendar um pedido de visita. Esta experiência multi-canal vai aumentar os níveis de notoriedade da marca bem como a sua visibilidade , permitindo uma maior eficiência do ponto de vista da comunicação e dos meios que utiliza para se fazer chegar ao seu cliente e potencial cliente. Para conseguir colocar em prática esta estratégia só precisa de criar um plano de ação, numa fase inicial, e ver em que canais lhe interessa ou faz sentido marcar presença. Depois, deve centralizar o seu conteúdo para um público-alvo, segmentando estrategicamente o seu conteúdo para as várias vertentes do seu funil de vendas. Numa fase mais avançada, e com recurso a plataformas de gestão como o CRM Ego Real Estate , deverá integrar todas as áreas estratégicas da sua empresa num único local e monitorizar resultados. Através do eGO, consegue integrar site imobiliário, leads que recebe de portais imobiliários e redes sociais, listas de contactos, carteira de imóveis, oportunidades de venda em curso, tarefas, processos burocráticos, faturação, e toda uma série de outras coisas, poupando não só tempo como recursos. Clique aqui para saber mais. 2. Faça uma boa segmentação do seu público Para conseguir bons resultados, ter conhecimento sobre aquilo que interessa ao seu público é essencial. No ramo imobiliário esta segmentação não será difícil, pois tratam-se de públicos muito específicos e que se podem dividir entre as pessoas que andam à procura de casa para comprar, as pessoas que querem ativamente vender a sua casa ou os proprietários com imóveis disponíveis para vender. Para segmentar a sua audiência só precisa de avaliar aspetos como a demografia e as características do seu público, direcionando conteúdo que lhes toque de forma psicossocial. Na parte demográfica, avaliará informações básicas com o faixa etária, género, ocupação, estado civil, e na análise psicossocial deve atentar nos seus problemas, necessidades e desejos, entre outros. Será a partir desta análise que conseguirá definir um ou mais tons de comunicação para a sua empresa, que atuarão junto do seu público para gerar interesse, conexão e conversão. 3. Utilize o SEO a seu favor A Otimização para Motores de Busca é fundamental para quem procura reconhecimento e aumentar as suas vendas online , tratando-se de um conceito que está relacionado com o posicionamento do site em motores de busca como o Google . Assim, para estabelecer um bom SEO, deve ter um bom site . E, para ter um bom site, não precisa de gastar muito dinheiro, podendo investir num site com integração ao seu CRM, mais concretamente, um site eGO Real Estate. Ao optar por um site deste género, poderá escolher entre um site mais personalizado, em que escolhe exatamente as funcionalidades e layouts que quer ver espelhados como a sua montra, ou um site premium, com tecnologia de última geração e funcionalidades exclusivas que farão crescer a sua presença online. Em caso de dúvidas, pode sempre agendar uma consultoria gratuita com a equipa especializada do eGO e obter o melhor aconselhamento. Ainda assim, deixamos-lhe as seguintes indicações para utilizar o SEO a seu favor: deve estabelecer os objetivos que quer atingir, definir o tom de comunicação do seu negócio, criar conteúdos assertivos e pertinentes para o seu público-alvo e que o leve num percurso até à compra, utilizar palavras-chave relevantes e desenvolver uma estratégia de link building, criando âncoras para as várias plataformas onde a sua marca tenha presença. Já sabe por onde começar? Com a ajuda da equipa eGO Real Estate, vai rapidamente fazer crescer as suas vendas! Clique aqui para saber como.
Fonte: Freepik Autor: Redação Uma das áreas que pode ser mais impactada pelo metaverso é o mercado imobiliário, pelo que é importante manter-se a par do que envolve e implica este espaço virtual . As revoluções tecnológicas vão verificar-se de forma cada vez mais acentuada no seu dia a dia enquanto profissional, pelo que, para se manter o mais atualizado possível, damos-lhe a conhecer, neste artigo, em que consiste este conceito tecnológico inovador. Imagine um universo digital em que pode interagir com outras pessoas, vender os seus imóveis, agendar visitas e até mesmo criar e estabelecer relações, network e contactos de potenciais clientes. De uma forma muito simplificada, isto é tudo o que é possível fazer no metaverso que, através de um avatar personalizado que o representa, permite interações mais diretas. O que é o metaverso e quais são as possibilidades? Já lhe explicámos, acima, um pouco do que é possível fazer no metaverso, contudo, para ficar com uma ideia ainda mais clara, imagine plataformas de jogos online como o The Sims, que ofecere algumas das experiências que o metaverso promete. Falamos em concreto de interações sociais num ambiente 3D, que lhe permitem uma série de possibilidades. Relacionado com o mercado imobiliário, uma experiência no metaverso pode permitir comércio de produtos virtuais e físicos, nomeadamente de imóveis . Através deste espaço digital, poderá levar potenciais clientes em visitas e fechar negócios com eles, alugando-lhes um espaço virtual no metaverso ou até vendendo-lhes um imóvel físico na realidade , podendo visitá-lo no mundo virtual. Este tipo de visitas vem alavancar o mundo das visitas virtuais , que começam a ganhar tração para quem está ligado e tem interesse a este tipo de tecnologia, e uma das maiores novidades do ano é a marca Virtual Tour by eGO Real Estate , que foi criada com o propósito de facilitar o acesso desta tecnologia aos profissionais imobiliários de todos os segmentos. O metaverso aliado ao mercado imobiliário Imagine poder explorar um imóvel em grande detalhe, numa experiência 360 graus, e sem sair do conforto da sua casa. Essa é a experiência que o Virtual Tour lhe oferece. Através desta funcionalidade, integrada no CRM de gestão imobiliária líder em Portugal , pode: • Visitar imóveis à distância: explore casas, apartamentos e outros tipos de imóveis em qualquer lugar do mundo, sem ter que se deslocar; • Explorar cada detalhe: faça uma pré-seleção de imóveis antes de agendar visitas presenciais, economizando tempo e dinheiro; • Tomar decisões mais informadas: sinta-se como se estivesse realmente dentro do imóvel, com imagens realistas de todos os ângulos. O Virtual Tour assume-se como uma plataforma extremamente valiosa, quer para compradores, quer para os mediadores imobiliários, oferecendo uma experiência totalmente imersiva e que poderá alterar a forma como são feitos negócios neste setor. Aos compradores, permite uma experiência de compra mais prática e eficiente. Para os vendedores, ajuda a valorizar o imóvel e a atrair mais potenciais compradores , facilitando o trabalho de angariação, venda e, até, da sua produtividade. O metaverso e as visitas virtuais estão no seu início, com um enorme potencial ainda por explorar, contudo, podemos antever, no futuro, ainda mais inovações. O Virtual Tour é apenas um exemplo de como o metaverso está a transformar o mercado imobiliário. Descubra mais sobre esta funcionalidade inovadora aqui .
Fonte: Freepik Autor: Redação Em termos linguísticos, e para melhor entender numa fase inicial o que são ativos tangíveis e intangíveis , começamos por explicar-lhe que estes são termos que se referem a elementos de alcance físico. Ativos tangíveis são, por exemplo, uma cadeira, uma casa ou uma chave, enquanto ativos intangíveis são coisas com existência incorpórea, como planos de negócios ou estratégias de marca que, embora possam ser documentados, não existem no plano tangível. Entender estes conceitos pode ajudá-lo a compreender as várias componentes do seu negócio, com um conjunto de processos que se materializam e desmaterializam em diferentes dinâmicas da sua estratégia de comunicação e marca. Assim que é criada, uma marca pode ser tangível ou intangível, dependendo do percurso que é feito para fazer aumentar a sua notoriedade e reconhecimento no mercado, e que passa por uma boa gestão e plano estratégico. Uma marca intangível é o objetivo a que se pretende chegar caso deseje que a sua marca seja facilmente reconhecida pelo público, de forma simples e eficaz, e pode ser uma meta vantajosa para as empresas com franchisings que queiram crescer no mercado. Tangível vs. Intangível: as principais características Se tem dúvidas sobre o que significam estes conceitos, passamos então a explicar-lhe, de uma forma esquemática, para o ajudar a compreender como os pode tornar em objetivos para a sua própria marca e negócio, e de que forma se materializam. Uma marca tangível será • Uma marca com elementos físicos que representam a empresa, como o logótipo, o nome e os serviços prestados . • Tem a si intrínsecos aspetos visíveis e palpáveis da marca, que criam uma primeira impressão nos clientes e influenciam diretamente as suas decisões de compra. Uma marca intangível é • Uma marca representada por valores, com reputação, experiência e notoriedade sobre aquilo que oferece aos seus clientes. • É composta de elementos intangíveis (não palpáveis) que diferenciam a empresa da concorrência e criam laços emocionais com o seu público. No mercado imobiliário, a reputação da empresa e a qualidade do atendimento são dois dos fatores mais cruciais para um cliente escolher os seus serviços , e representam marcas intangíveis a sua essência, pois terão a si associados sentimentos de confiança, fidelidade, reconhecimento e força. Por outro lado, as marcas tangíveis dizem respeito àquilo que apresentam ao cliente , como a carteira de imóveis, a qualidade da imagem, a localização das suas lojas e a perceção que as pessoas têm acerca da empresa. Como construir uma marca forte no imobiliário? Para verdadeiramente conseguir alcançar sucesso no mercado imobiliário, deve combinar a estratégia de marca tangível e intangível na sua empresa, concebendo uma imagem forte, reputação impecável e uma carteira de imóveis de alta qualidade. Um dos maiores erros cometidos na construção de uma marca intangível passa pela deficiência do acompanhamento que é dado aos clientes, criando dificuldade em fidelizá-los e em alcançar um crescimento sustentável e forte que lhe permita ser reconhecido no mercado . Mas também, uma marca intangível forte, com imóveis de baixa qualidade na sua carteira, e mau atendimento aos clientes, certamente também terá bastante dificuldade em afirmar-se como uma marca forte e conquistadora de grande notoriedade, pois a verdadeira estratégia para conseguir intangibilidade reside na junção dos dois tipos de marcas. Ou seja, investir em qualidade em todos os níveis e vertentes do seu negócio. E por onde começar? Logotipo e imagem visual da sua marca Invista numa imagem visual forte para a sua marca, com um logótipo facilmente reconhecido e que qualquer pessoa possa associar aos seus serviços . Para obter este tipo de reconhecimento, tem de investir fortemente nos canais onde divulgará a sua marca , espalhando-a no subconsciente do seu público. O CRM Imobiliário eGO Real Estate pode ajudá-lo com esta parte da estratégia , tendo à disposição serviços que criam logótipos para a sua empresa e folhetos personalizados , por designers especializados, que poderá utilizar nas suas comunicações e difundir por vários canais. Saiba mais sobre este serviço aqui . Acompanhamento personalizado Faça questão de proporcionar aos seus clientes o melhor acompanhamento possível , fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para os satisfazer e atender às suas necessidades. Este cuidado e detalhe vai mantê-los felizes com os seus serviços, levar a que recomendem a sua empresa e ajudar à sua fidelização. Para tudo isto, deve manter um registo organizado do acompanhamento e das interações que vai tendo com eles, podendo ter, no CRM eGO Real Estate, fichas com os contactos onde regista o acompanhamento que é feito, pedidos de visita, oportunidades, leads que recebe , e ainda, para os proprietários com quem mantém negócios, um portal exclusivo que pode partilhar com eles para lhes dar acesso a informações sobre o imóvel que têm à venda. Clique aqui para descobrir como. Comunique de forma clara e assertiva Nesta vertente, deve estabelecer os valores da marca, o seu tom de voz, a forma como são comunicados produtos ou serviços, e o tipo de discurso que vai utilizar para cada um dos canais que tem à sua disposição . Para tudo isto, deverá criar um plano de marketing que envolva não só a estratégia da marca mas também a estratégia de comunicação. Uma comunicação bem sucedida vai ser aquela que, além de divulgar produtos e serviços e os apresente de forma clara e assertiva, espelhe também a personalidade da marca e os seus valores, com uma imagem coerente e que se distinga facilmente aos olhos dos recetores. Mais uma vez, através do eGO, vai conseguir criar este tipo de campanhas de comunicação, podendo criar newsletters onde defende e acimenta o seu tom de comunicação , focando-se em temas de interesse relacionados com a sua área de atuação, ou landing pages exclusivas para um serviço premium ou apresentação de produtos exclusivos, com formulários que pode criar para obter informações sobre dúvidas ou pedido do seu público . Através de todas estas estratégicas , ficará mais próximo do seu público e conseguirá chegar ao objetivo intangível, podendo consolidar a sua marca como uma referência do mercado. Invista numa construção sólida da sua marca tangível e intangível, dando-se a conhecer ao mercado e pavimentando o caminho para um crescimento contínuo e sustentável.
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Com serviços em diversas áreas, a Pereirapisco.Creativity é uma empresa familiar com uma diversidade de serviços ligados não só ao ramo imobiliário, como a outras vertentes, nomeadamente de arquitetura, engenharia, construção, audiovisuais, design gráfico e publicidade. Assim, para se destacarem num mercado altamente competitivo, mostrando as suas valências e atributos, a Pereirapisco.Creativity investiu nos serviços do CRM eGO Real Estate , e Paulo Pisco , CEO e fundador da Pereirapisco.Creativity explicou ao SUPERCASA Notícias como é beneficiar desta parceria. “Há uma grande capacidade de integração. Utilizando bem o eGO, poupa muito tempo” Sobre a Pereirapisco.Creativity , Paulo Pisco reforça a abordagem diferenciadora que sempre pautou a sua visão e, ao ouvir falar do eGO Real Estate, acreditou de imediato no potencial da parceria: “hoje em dia, não se compra uma cadeira, compra-se um serviço associado à cadeira, e a nossa perspetiva foi sempre essa. E o imobiliário dificilmente poderá ser só imobiliário. O imobiliário é um sistema que vai desde a empatia que nós temos com as pessoas que estão a vender as suas casas [até às que compram]. É todo um processo que às vezes supera a própria consciência das pessoas” , e foi aí que entrou a plataforma de gestão eGO Real Estate, para ajudar a simplificar a dinamizar esse contacto e proximidade. O primeiro contacto da Pereirapisco.Creativity com o eGO foi num workshop dedicado ao imobiliário, onde puderam reconhecer as inúmeras vantagens da adesão. O Workshop em que participou teve impacto na decisão que tomou em aderir ao eGO? O Workshop teve bastante impacto porque nós já tínhamos ouvido falar do eGO e dos vossos portais – SUPERCASA e CASASAPO . Aquilo que nos despertou foi percebermos que, nessa altura, havia uma integração que podia tornar a nossa atividade mais eficiente. E havia também, da nossa parte, já a perceção que é o facto de o CRM estar integrado com o site – o site premium a que aderimos . “Hoje em dia, não se compra uma cadeira, compra-se um serviço associado à cadeira, e a nossa perspetiva foi sempre essa” O que o levou a investir num site premium eGO Real Estate? Por uma questão de sofisticação e beleza , foi um site que nos pareceu muito interessante e, com estas funcionalidades todas integradas, era muito importante para o tipo de atividade, e para o nosso posicionamento no mercado – e até para a nossa vida pessoal e profissional, porque nós, enquanto família, prezamos o nosso tempo e, portanto, quanto mais eficiente tornarmos a empresa e o seu funcionamento, mais fácil será fazer o negócio sem abdicarmos de algo tão importante que é o nosso bem-estar, a nossa qualidade de vida. Tínhamos mudado o nosso site há menos de um ano mas não tinha esta integração com o resto da atividade, nem a qualidade que o vosso site premium tem, e portanto, nestes últimos tempos, fizemos um esforço muito grande no sentido de tornar o site e a ferramenta eGO operacional o mais depressa possível. Foi uma aposta forte. Como foi a fase de acompanhamento inicial? Isto foi um processo customizado . Nós tivemos que adaptar todo o eGO e todo o site à nossa realidade, e queria destacar a capacidade e a satisfação que sentimos. Há uma abertura e capacidade para entendimentos e levar objetivos a bom porto, e a nós deixa-nos muito satisfeitos. Portanto, o lado de acompanhamento e o lado de nos olharem como únicos, ajudou bastante. Foi logo isso que nos fez também escolher. Houve essa perspetiva que depois se tem vindo a tornar uma realidade. “(…) fizemos um esforço muito grande no sentido de tornar o site e a ferramenta eGO operacional o mais depressa possível. Foi uma aposta forte” Quais são, na sua opinião, as grandes vantagens do eGO? Há uma grande capacidade de integração . Utilizando bem a ferramenta, poupa muito tempo, porque normalmente há um conjunto de atividades que nós produzimos de forma separada que, aqui, nos permite ser de forma totalmente integrada. E destaco também a questão da assistência às nossas dificuldades, que é rápida. Sobre o seu site, o que destaca de diferenciador nele? Nós sempre apostámos num site desde o princípio da criação desta empresa, por isso o site foi sempre uma aposta forte. Hoje em dia isso é muito importante, pois é a nossa cara, digamos assim, é a nossa montra. É mais importante do que a loja física. Mas destaco a beleza e a funcionalidade. É belo e funcional. “(…) destaco também a questão da assistência às nossas dificuldades, que é rápida” Tem, então, um feedback positivo sobre o eGO Real Estate? Muito positivo. Muito positivo porque nós estávamos agora numa fase em que está a ser importante fazer um conjunto de upgrades e, nesse sentido, estas ferramentas – que não é uma, são várias –, vieram na altura certa para nós conseguirmos fazer esse upgrade. E como nós percebemos que vocês também estão sempre em crescimento, acho que vamos crescer juntos. Veja o vídeo da entrevista captada e, caso tenha ficado interessado em obter mais informações acerca do eGO, clique aqui . .embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação A faturação de uma empresa é um dos pontos mais importantes no sucesso de um negócio , não só porque, para uma empresa sobreviver, tem obrigatoriamente de faturar, mas também porque é necessário ter conhecimentos sobre estas normas. Os desafios podem ser vários, sobretudo para as empresas da área do imobiliário que tenham acabado de abrir ou se vejam a par com um grande volume de trabalho , sendo essencial terem, do seu lado, plataformas de gestão que integrem estas burocracias administrativas relacionadas com a faturação. O maior desafio enfrentado pelas empresas poderá ser o grande volume de faturas, recibos e documentos fiscais com que têm de lidar todos os dias e, ao não ter acesso a um sistema organizado que lhes permita fazer a triagem de toda esta documentação, poderá dificultar, e até prejudicar, o bom funcionamento da empresa. Contudo, existe no mercado uma plataforma extremamente completa que o poderá salvar desta desorganização , e que se caracteriza pela sua tecnologia de ponta, integração total com outros serviços e uma série de outras estratégias que podem ajudar negócios a crescer, direcionada, em exclusivo, para o mercado imobiliário. Módulo de Faturação do eGO Real Estate: do que se trata? Certamente já ouviu falar do CRM líder de mercado há mais de 20 anos em Portugal, estando a par, portanto, das inúmeras funcionalidades do eGO Real Estate a das várias vertentes em que ajuda agências e consultores imobiliários. Umas das áreas em que o eGO Real Estate lhe poderá ser bastante útil é na faturação da sua empresa e negócios, pois através do seu Módulo de Faturação permite a emissão das faturas, notas de crédito, recibos, e até a criação e extração de ficheiros SAFT para apresentar às finanças. O Módulo de Faturação do eGO Real Estate está devidamente certificado pela Autoridade Tributária. Que vantagens terá ao utilizar esta funcionalidade? Para começar, este é um módulo totalmente integrado no seu CRM, onde não só poderá gerir a sua empresa, como os seus imóveis em carteira, mas também o acompanhamento que é feito a potenciais clientes e proprietários . Só com estas vantagens terá uma maior facilidade e visão 360º no acompanhamento a todas as vertentes do seu negócio , com funcionalidades que lhe permitirão retirar métricas, gerir processos, tratar oportunidades de venda, e ainda integrar o seu site imobiliário. Esta é a grande vantagem face a outras opções disponíveis no mercado , pois com um serviço totalmente integrado, não terá de recorrer a plataformas externas. Caso tenha dúvidas sobre se é vantajoso investir no eGO, fique a saber que o acesso ao Módulo de Faturação, dentro do CRM, não representa custos adicionais para si, pois está incluído no valor mensal do plano. Invista nas soluções mais completas do mercado e simplifique a sua gestão imobiliária! Clique aqui para obter informações adicionais.
Fonte: Freepik Autor: Redação A divulgação de um empreendimento envolve uma promoção diferenciada estratégica, não só por se tratar de um tipo de imóvel mais exclusivo, com características diferenciadoras, mas que pode captar a atenção de investidores de todo o género, nomeadamente estrangeiros ou do mercado de luxo. Assim, para conseguir vender rapidamente o seu empreendimento, ou as frações de que dele fazem parte, é necessário entender o mercado, quem é de facto o seu público-alvo, e identificar e analisar a sua concorrência e aquilo que ela oferece. Só assim conseguirá criar estratégias fortes e eficazes que possam acelerar a venda dos seus empreendimentos. O marketing vai exercer um papel fundamental neste processo , pelo que é necessário ter do seu lado os parceiros certos para colocar em prática as estratégias delineadas. Falamos-lhe, por exemplo, do eGO Real Estate , o CRM mais completo do mercado e líder há 20 anos, que o pode ajudar nesta tarefa, e do SUPERCASA , o portal que desafia a liderança com investimento em soluções diferenciadoras e de sucesso. Crie visitas virtuais Para ter mais sucesso na divulgação do seu empreendimento, e consequentemente o vender mais rapidamente, é essencial que os seus anúncios estejam completos e bem ilustrados . Neste âmbito, as visitas virtuais vão fazer toda a diferença, destacando-o face a outros que não tenham este elemento , e oferecendo aos potenciais clientes uma visão completa e imersiva do imóvel que estão a consultar. Ao contrário do que possa imaginar, criar visitas virtuais já é mais fácil e acessível do que antes, tendo do seu lado o Virtual Tour by eGO Real Estate, a nova ferramenta que cria, por si, as visitas virtuais. A única coisa que tem de fazer é descarregar a aplicação móvel e tirar as fotografias ao imóvel. Tão simples e eficaz como isto. Depois de submetidas as fotografias na aplicação, o Virtual Tour faz o resto por si, criando-lhe a visita virtual e disponibilizando-a no CRM eGO para a associar ao imóvel que quer divulgar. Este é um serviço económico e fácil de aceder, e poderá obter mais informações aqui . Destaque o seu empreendimento Existem diversas possibilidades para destacar o seu empreendimento. Se estiver a divulgá-lo nos portais imobiliários certos, poderá obter destaques exclusivos que podem alavancar a sua visibilidade e conseguir mais pedidos de visita . Divulgar o seu empreendimento nos portais SUPERCASA e CASA SAPO é a opção mais vantajosa, pois poderá ter destaques diretamente nas listagens dos imóveis e beneficiar de uma landing page exclusiva para o seu empreendimento . No SUPERCASA, pode obter uma etiqueta “empreendimento” nas frações , quando apresentadas nas listagens, e ainda o logótipo da sua agência nos resultados da pesquisa. Além de todos estes destaques, ao adquirir o pack empreendimentos do SUPERCASA, ainda terá a possibilidade de ver o seu empreendimento em grande destaque numa notícia ou artigo, publicado no SUPERCASA Notícias . Conheça esta solução de empreendimentos do SUPERCASA aqui . Escolha o CRM ideal para a gestão do seu empreendimento Pode parecer irrelevante, mas a verdade é que , ao optar pelo melhor CRM do mercado, estará a aumentar as probabilidades de venda do seu empreendimento. Isto porque, ao fazer uma boa gestão dos seus empreendimentos , mais facilmente consegue acrescentar-lhes valor , fazer um melhor acompanhamento dos pedidos de visita , dar bons follow-ups aos potenciais clientes que manifestem interesse e guardar todas as informações e dados acerca de cada empreendimento e fração, numa única plataforma, onde além das informações sobre os imóveis, consegue a gestão da sua agência, com toda a parte burocrática e administrativa envolvente. Poderá falar com um dos especialistas eGO Real Estate e obter mais informações aqui . Veja outras dicas para dinamizar os seus negócios: Digital Branding: transite para esta tendência , 5 conselhos para conseguir bons anúncios imobiliários ou Growth Marketing: o que é e como beneficiar desta estratégia?
Fonte: Freepik Autor: Redação A internet é parte essencial do dia a dia de um consultor ou agência imobiliária , pois é através deste canal que são feitas a maior parte dos negócios, o grosso dos contactos e quase toda a divulgação dos imóveis e marca. É impensável aos dias de hoje não ter uma boa presença online, através, por exemplo, de um site imobiliário com ferramentas exclusivas ou boas redes sociais , trabalhadas em prol do seu público-alvo e daqueles que são os seus objetivos. Para concretizar estas metas, uma das primeiras necessidades surge da conexão que é estabelecida com os clientes e potenciais clientes , através da cimentação da marca, daqueles que são os seus valores, o que ela oferece e significa para o mercado. Tratam-se de conceitos de branding que permitem manter uma imagem nítida do posicionamento que é feito no mercado. Digital branding: entenda esta tendência e do que trata O Digital Branding é, nada mais, nada menos, do que o processo de gestão da marca. Durante este processo, ao criar uma marca, terá como resultado uma combinação de esforços para consolidar o seu posicionamento perante o público , através de estratégias digitais, de marketing ou de trabalho de backstage , através do alinhamento daqueles que são os seus valores e objetivos futuros. Aliado ao digital, o branding será, então, um conjunto de estratégias que visam promover a sua voz, os seus valores, os seus objetivos e promessas, através de uma divulgação unânime dessas características, e de forma contínua para manter o posicionamento. Com o crescimento da internet e das suas variadas plataformas de comunicação, nomeadamente redes sociais como o Facebook ou o Instagram, é possível estimular este crescimento da marca, o estabelecimento de parcerias, a criação de anúncios ou a veiculação de comunicação para todos os tipos de segmentação. Para que serve o digital branding e em que é que o pode ajudar? O digital branding (ou e-branding) vai, antes de mais, servir para consolidar o seu posicionamento no mercado. Num mercado extremamente competitivo, esta é uma aposta fulcral para crescer , sobretudo numa altura em que existem tantas agências imobiliárias, com serviços e características tão diversas, a conseguir atingir públicos tão distintos. O digital branding vai servir, essencialmente, para o ajudar a destacar-se de concorrentes parecidos, distinguindo-o pelas suas valências e atributos , que vai espelhar nas suas plataformas digitais. Mas as principais vantagens são: • Melhorar o posicionamento da sua marca; • Expandir o alcance e reconhecimento online da sua marca; • Desenvolver interações bem sucedidas com clientes, potenciais clientes e novos parceiros; • Gerir a sua marca através, e com a ajuda, de ferramentas digitais. Para concretizar estes objetivos, o CRM eGO Real Estate pode revelar ser uma grande ajuda . Pode aumentar os seus resultados e poupar tempo através desta plataforma de gestão imobiliária, que o ajuda a gerir e a automatizar campanhas de Marketing Digital num só lugar. Pode, por exemplo, enviar um ou mais imóveis à sua escolha para potenciais clientes, via e-mail, ou obter folhetos personalizados para os seus imóveis . Estas estratégias vão cimentar o seu branding, tornando a sua marca característica e reconhecida pelo seu público. Obtenha mais informações aqui . Estratégias de digital branding: quais são? O digital branding opera por diversos canais e plataformas digitais, nomeadamente redes sociais, sites, e-mail marketing, aplicações móveis , entre outras. A estratégia central passa por garantir uma presença consistente e coerente da marca em todos estes pontos de contacto , de modo a garantir uma experiência unificada para os consumidores. Uma das chaves do digital branding é a criação de conteúdo relevante e envolvente que ressoe com o público-alvo da marca, e que pode abranger posts em redes sociais , vídeos informativos ou conteúdo informativo em blogs . A consistência visual e de tom de voz também é crucial para manter a identidade da marca coesa em todos os canais. Criação de conteúdo relevante Pode produzir conteúdo útil, informativo ou inspirador, como dicas ou conselhos, que agregue valor às necessidades do seu público-alvo. No caso do mercado imobiliário, é relativamente fácil pensar numa diversidade de temas, que podem incluir dicas de decoração, informação sobre documentos e burocracias para a venda ou compra de imóveis, ou informações sobre imóveis que tenha à venda. Estes conteúdos podem, e devem, ser partilhados não só nas suas redes sociais, como no seu site imobiliário , numa página exclusiva dedicada a blog. O eGO Real Estate tem estas funcionalidades disponíveis , podendo personalizar o seu site à medida das suas necessidades. Conheça a oferta de sites do eGO aqui . Gestão de redes sociais Esta é uma parte importante do digital branding, podendo conectar-se com os seus seguidores, angariar novos, partilhar conteúdo da sua agência, como imóveis que tem à venda, e fazer a promoção da sua marca, chamando novos clientes e mantendo os seus atuais. SEO (Search Engine Optimization) Otimizar o conteúdo online é fundamental para ser mais facilmente reconhecido e encontrado pelos motores de busca online, para aumentar a visibilidade da sua marca. Email marketing Envie newsletters e campanhas personalizadas por e-mail para manter os seus clientes informados sobre novidades, promoções, conteúdos relevantes ou listagens dos seus imóveis. Pode fazer tudo isto através do CRM eGO Real Estate , que não só lhe garante templates apelativos que pode, num clique, facilmente enviar para a sua base de dados, como medir, numa fase posterior, as métricas dessas campanhas , consultando número de visualizações, cliques e leads. Em suma , o digital branding constitui uma parte essencial da estratégia de marketing de qualquer empresa moderna, e a sua não pode ficar de fora! Ao investir na construção e gestão da sua marca e da sua presença online, de forma estratégica e autêntica, estará a criar uma posição forte no mercado, fazendo com que seja facilmente reconhecido pelo seu público – e até pelos utilizadores que não são seus clientes ou trabalham consigo –, cultivando relacionamentos mais profundos com o seu público-alvo e alcançar o sucesso a longo prazo. Invista nas melhores estratégias e comece hoje a desenvolver o seu digital branding! Leia também 5 conselhos para conseguir bons anúncios imobiliários e Growth Marketing: o que é e como beneficiar desta estratégia?
Fonte: Freepik Autor: Redação As estratégias para captar a atenção de potenciais clientes são variadas, contudo, há algumas que, mais do que outras, apresentam maior eficácia e resultados. Ser um mediador imobiliário num mercado volátil e em constante evolução implica estar a par destes truques, sabendo exatamente como os deve utilizar e de que forma, efetivamente, captam a atenção das pessoas a quem quer chegar. Uma das formas mais eficazes para garantir a diversificação da divulgação , conseguindo mais potenciais clientes para os seus imóveis, é através do vídeo marketing , aproveitando o facto de vivermos numa sociedade altamente tecnológica, habituada a conteúdos animados e curtos, para divulgar a sua carteira de imóveis à venda. Como tirar partido do vídeo marketing? O vídeo marketing pode ser, de facto, uma excelente forma de dar impulso aos seus negócios, e explicamos-lhe por quê! Em primeiro lugar, é importante começar por cimentar uma forte presença online, nomeadamente em plataformas de redes sociais como o TikTok ou o Instagram. Nestas plataformas, vai poder chegar a mais potenciais compradores e vendedores ativos, que verão os seus conteúdos e estabelecerão consigo uma conexão, caso gostem daquilo que publica. Nesta situação, através de vídeos, poderá mostrar os seus conhecimentos acerca do setor, construir a sua marca e divulgar os seus imóveis, mostrando, por exemplo, o interior da casa e falando sobre as suas mais-valias. Dizemos-lhe exatamente o que precisa de fazer para conquistar os melhores resultados: • Partilhar vídeos caseiros dos imóveis que está a vender, mostrando os seus pontos fortes e criando empatia entre si e as pessoas que vão visualizar o vídeo, criando vontade em visitar o imóvel e, eventualmente, agendar uma visita; • Partilhe estes vídeos, por mensagem, com os seus contactos de potenciais compradores , aumentando as possibilidades de atingir o comprador ideal; Nos EUA, foi conduzido um estudo pela National Association of Realtors que demonstra que anúncios com vídeos obtêm 403% mais visualizações , pelo que é importantíssimo investir neste tipo de conteúdo multimédia. Como criar um vídeo e que conteúdos pode partilhar para gerar interesse? É importante que, antes de se aventurar nos vídeos, saiba exatamente que tipo de conteúdos quer partilhar. Pode apostar por divulgar apenas vídeos a mostrar as casas que está a vender, contudo, para tornar as suas redes sociais ainda mais interessantes, pode considerar criar vídeos curtos com conteúdos informativos , quer acerca de dúvidas que potenciais compradores possam ter acerca da compra ou venda de casa, como questões burocráticas, quer sobre dicas ou outras curiosidades sobre os imóveis. Alguns temas que pode explorar: • Dicas de lifestyle , como decoração, obras, design, criação de espaços e outras questões com influência nos ambientes das casas; • Informação sobre crédito habitação. Sendo este um tema muito procurado por pessoas com interesse em comprar casa, terá certamente visualizações de potenciais compradores com interesse em obter mais informações para o financiamento de um imóvel; • Burocracias e documentação associada à compra ou venda de casa; • Curiosidades sobre si e sobre a sua agência , para estabelecer maior relação e proximidade entre si e potenciais clientes. Para desenvolver vídeos do imóvel ou qualquer vídeo sobre algum dos temas que lhe sugerimos acima, é importante que tenha, no mínimo, algumas bases sobre como funciona a edição de vídeo, podendo recorrer a alguém com conhecimentos da área ou, dentro da sua equipa, às pessoas com maior noção criativa. No entanto, caso não tenha estas aptidões ou não conheça ninguém que possa ajudá-lo, já existem algumas ferramentas que, com recurso a inteligência artificial, podem simplificar o processo . Ainda assim, o recomendável é que este seja um desenvolvimento manual, com intervenção crítica. Desde que faça guiões apelativos e tenha atenção à parte estética , não precisará de grandes edições ou de ser um videomaker profissional, pois através de coisas simples conseguirá captar facilmente a atenção das pessoas e conseguir chegar exatamente a quem quer chegar. Crie vídeos animados, utilizando um discurso claro e percetível, e com boa aparência estética . Um dos truques para obter mais impressões é utilizar legendas , permitindo um maior alcance e taxa de permanência no vídeo. Como gravar um bom vídeo do imóvel? É importante que garanta uma boa aparência do imóvel antes de iniciar as gravações , pois uma imagem cuidada, apelativa e luminosa terá influência na receção do seu conteúdo, fazendo mais potenciais compradores ter vontade de o visitar. Assim, prepare o imóvel para o vídeo, certificando-se de que: • As divisões estão bem iluminadas (abra janelas, cortinas e aproveite luz natural); • Os espaços estão arrumados e limpos, sem objetos que possam distrair ou criar ruído. No momento da edição do vídeo, tenha em conta estas diretrizes: • Certifique-se de que há uma linha condutora entre planos , que demonstrem uma passagem natural pelas várias divisões da casa e façam a pessoa que está a ver o vídeo sentir-se como se estivesse, de facto, no imóvel; • Conceba um guião claro e apelativo, que capte a atenção dos visualizadores e os mantenha focados no conteúdo, podendo falar acerca do imóvel, da sua história e dos seus pontos-chave; • Integre informações como o preço, áreas e tipologia , em forma de texto, ou através de legendas da locução. O mais importante a reter é que, para um bom vídeo do imóvel, deve ser capaz de captar uma boa imagem do mesmo, complementando-a com uma locução em voz-off , ou através de uma pessoa que o esteja a apresentar, que descreva as suas vantagens e características, ou elementos animados que indiquem estes detalhes. Assim, conseguirá captar a atenção do seu público e fazê-lo interessar-se pelo imóvel. Dicas-chave para um bom vídeo 1. Organize o ambiente da casa antes da gravação Tal como lhe explicámos acima, é importante captar uma boa imagem do imóvel, tornando-o apelativo e criando o desejo ao potencial cliente. Portanto, limpe, arrume, ilumine-o e organize-o de forma estratégica. 2. Coloque legendas e outros elementos visuais Só a imagem não conta, pois é necessário chamar a atenção do potencial cliente através de pequenos elementos que possam diferenciar a atenção despendida na visualização do vídeo. Opte por colocar legendas, retendo maior atenção de quem não vê os vídeos com som, por exemplo, e coloque detalhes textuais que indiquem preço, tipologia ou pontos-chave das características da casa, que apareçam ao longo do vídeo. 3. Crie um bom roteiro Planeie o vídeo com antecedência, sabendo exatamente o que deve gravar, como quer gravar e o que pode incorporar para torná-lo ainda mais apelativo, escrevendo o guião e estabelecendo quantos minutos deve ter exatamente. 4. Escolha bons equipamentos e pessoas com experiência Se puder captar um vídeo através de uma câmara profissional, faça-o. Contudo, caso não tenha essa possibilidade, veja se o seu telemóvel tem uma boa imagem e se, através do dispositivo, consegue um vídeo com qualidade semelhante. Onde deve divulgar os seus vídeos? Depois da construção do vídeo em si, o passo mais importante é saber exatamente onde os deve publicar. A boa notícia é que, caso trabalhe com o CRM eGO Real Estate, pode partilhar os seus anúncios diretamente nas redes sociais e, com eles, os vídeos dos imóveis que os acompanham, uma vez que estão integrados nos mesmo, recebendo depois as leads diretamente no seu CRM . Esta é uma vantagem de integração que facilita toda a gestão do seu negócio. Caso ainda não trabalhe com o CRM eGO Real Estate , e tem interesse em beneficiar destas vantagens, clique aqui . Ao publicar imóveis no SUPERCASA também é sempre recomendada a colocação de vídeos do imóvel, pois terão impacto na qualidade dos seus anúncios, beneficiando-os nas pesquisas. Caso ainda não divulgue os seus imóveis no SUPERCASA deve considerar fazê-lo, pois estará a escolher não só um portal que lhe dá acesso a métricas de performance dos anúncios, como um dos portais portugueses mais notórios e em crescimento. Peça mais informações aqui .
Fonte: Freepik Autor: Redação O marketing desempenha um papel decisivo no mercado imobiliário, fruto da evolução tecnológica e das tendências que influenciam os consumidores. Os processos deixaram de estar confiados a apenas uma forma de divulgação e angariação, passando a digitalizar-se e a fluírem em várias vertentes. Com diversas finalidades, que podem contemplar a conversão e a retenção de clientes , o marketing e as suas estratégias são utilizadas como uma porta de entrada ao crescimento dos negócios e a uma maior taxa de sucesso, tendo surgido, ao longo dos anos, várias ramificações deste tipo de estratégias que pode, e deve, utilizar. Hoje falamos-lhe em concreto do Growth Marketing e do papel que ele pode desempenhar no dia a dia do seu negócio. O que é o Growth Marketing? Como o próprio nome indica – growth, crescimento –, trata-se de um tipo de marketing de crescimento, aplicado, sobretudo, à área empresarial. Pressupõe uma evolução ou expansão dos negócios e da empresa, em diferentes vertentes, e pode explicar-se através dos dados registados, nomeadamente dos resultados efetivos da sua aplicação. Depois de implementado, o Growth Marketing cria impactos positivos nas receitas da empresa, com indicadores de retorno medidos através do crescimento da carteira de produtos – imóveis angariados –, e a entrada da empresa em múltiplos setores do mercado – aumento da notoriedade. Assim, o Growth Marketing trata-se de uma estratégia pensada unicamente para fazer crescer a empresa ou o negócio no qual é aplicado , contrariando as propostas tradicionais de marketing que procuram uma construção da autoridade da marca. Para entender o Growth Marketing, deve entender, também, o perfil do seu público-alvo . Com esta base, pode criar uma comunicação assertiva que faça crescer os seus resultados, mas também criar conexão real com o cliente . Tudo isto fará aumentar o número de retenção de clientes , pois estará a proporcionar-lhes uma experiência premium de alta qualidade. Pontos-chave do Growth Marketing: • Priorizar o user experience ; • Conhecer bem o seu funil de vendas; • Conhecer o tipo de engagement do seu público; • Conceber desenvolvimentos assertivos; • Identificar oportunidades e tomar decisões rápidas. Como aplicar o Growth Marketing no seu negócio imobiliário? A primeira coisa a reter, e na qual deve trabalhar para manter e melhorar ao longo do tempo, é a experiência do cliente, que deve ser assertiva, de alta qualidade, premium e personalizada. Uma das melhores formas para garantir esta variável é através de plataformas que lhe disponibilizem métodos de acompanhamento e de disponibilização de portfólios ou documentação de suporte para o seu cliente . Encontra estas funcionalidades no eGO Real Estate , onde não só consegue um follow-up do acompanhamento que é feito , não só por si mas pela sua equipa, não deixando de fora nenhum detalhe, bem como roteiros das visitas que agenda , e até uma página de acesso reservado onde ele poderá aceder à informação que lhe interessa acerca da perfomance dos seus imóveis , disponibilizada por si – o Portal do Proprietário . Depois, para complementar esta experiência dada ao cliente, deve investir em campanhas nos principais meios de divulgação que geram os resultados mais bem-sucedidos . Pode optar por criar newsletters personalizadas ou mailshots à medida das necessidades do seu cliente, tudo isto no CRM eGO Real Estate que, com um módulo de campanhas , lhe permite não só organizar e criar esta estratégia, como tirar as métricas dos envios, visualizações, cliques e leads obtidas. Ao ter um bom conhecimento do seu funil de vendas, aplicando o Growth Marketing, estará a aperfeiçoar a comunicação que estabelece com o seu cliente, tornando a sua experiência muito mais apelativa e satisfatória. Em consequência, fará crescer os seus resultados e expandir a sua reputação. Outro dos exemplos de Growth Marketing que deve implementar, pode concretizar-se através de bons formulários e páginas incorporadas par aumentar taxas de conversão, como landing pages . A estratégia vai materializar-se quando estiver a identificar e a analisar os resultados dos dados obtidos, com métricas das leads e vendas obtidas. Esta análise da performance vai, consequentemente, permitir uma análise do seu público, das tendências mais bem sucedidas, e das próximas decisões a tomar para futuras campanhas. Materialize esta estratégia com rumo ao sucesso! Obtenha os recursos fundamentais do CRM de Gestão Imobiliária eGO Real Estate e faça crescer as suas métricas, não só através das estratégias de comunicação, mas sobretudo no acompanhamento que dá ao seu cliente. Do lado do eGO, receberá o mesmo empenho, tendo à disposição uma equipa dedicada em ajudá-lo e em guiá-lo pelas diversas funcionalidades disponíveis, integradas numa única plataforma. Descubra mais aqui: Quer melhorar o seu relacionamento com clientes? Utilize um bom CRM , Blog Imobiliário: organize conteúdos e crie estratégias de SEO e Mediação Imobiliária: a importância de um bom posicionamento
Fonte: Freepik Autor: Redação O mercado imobiliário é um segmento muito específico que exige não só um grande nível de preparação teórica, como um compromisso para com as mudanças do setor, que está em constante evolução . Os desafios são vários e diferentes de caso para caso, mas existem premissas que nunca mudam e que deverá ter em conta se procura ser um profissional bem-sucedido e com grandes taxas de sucesso. É normal existir confusão, medo e inexperiência, e por isso mesmo, o SUPERCASA traz-lhe este artigo para o ajudar a crescer no mercado e a conseguir melhores e maiores concretizações . Descubra quais são os cinco erros a evitar e faça crescer a sua carreira! 1. Falta-lhe um plano de negócios Este é o erro crasso de muitos profissionais que entram no mercado sem experiência e/ou conhecimento. Não ter um plano de negócios vai atrasá-lo e afastá-lo dos seus objetivos, levando-o por um de dois cenários: ou estará completamente perdido e sem saber o que fazer, recorrendo ao improviso e a uma maior taxa de erro, ou será visto como um profissional amador, incompetente e sem conhecimentos que lhe permitam criar notoriedade no mercado. O plano de negócios é o passo zero quando entra no mercado como agente imobiliário, quer a título individual, quer vá trabalhar para uma agência ou abra o seu próprio negócio. Em qualquer uma destas situações , para conseguir fazer crescer a sua reputação e aumentar a sua rede de contactos, é importante que defina a sua estratégia para se conseguir destacar. Uma das formas mais eficazes para conseguir este plano de negócios é através de diretrizes sólidas e que elevem a sua reputação para outro patamar. Falamos, concretamente, de um plano de marketing , nomeadamente através da comunicação dos seus serviços, de uma estratégia para a captação de leads e de meios para concretizar os seus objetivos financeiros. Tudo isto, facilmente, conseguirá obter com recurso a plataformas de gestão imobiliária que lhe proporcionem uma integração completa e de última geração às várias vertentes do seu negócio. Assim, deve procurar serviços que o ajudem neste plano de negócios, como o CRM de Gestão Imobiliária eGO Real Estate , o mais completo, mais inovador e mais utilizado em Portugal. Com este CRM, consegue desde logo definir um público-alvo para atrair leads qualificadas e optar por uma estratégia de marketing digital ao dividi-lo por interesse. Desta forma, vai comunicar apenas a informação relevante para esse público. Descubra como pode fazer tudo isto aqui . 2. Não está totalmente familiarizado com o mercado local É possível que, caso se esteja a iniciar no mercado, ainda não se sinta totalmente à vontade com o mercado local, com a sua área de atuação ou com as particularidades da zona e segmento em que vai trabalhar. Esta é uma desvantagem que deve trabalhar para melhorar, investindo tempo em conhecer tudo o que envolva a sua área. Para conseguir este conhecimento aprofundado, a sugestão é que utilize plataformas de metasearch que lhe permitam realizar análises comparativas de mercado, relatórios de angariação, listagens com todos os imóveis disponíveis na zona em que atua e alertas de novos imóveis que entrem no mercado. Consegue tudo isto, facilmente, através do Infocasa , a maior base de dados a nível nacional. Através do Infocasa vai conseguir uma visão mais alargada do mercado e ficar a conhecê-lo mais profundamente, informando-se acerca de tendências e nichos. Desta forma, prestará um serviço mais completo e personalizado aos seus clientes, mostrando-lhes exatamente aquilo que eles querem ver. Conheça o Infocasa aqui e descubra em que outras situações ele o pode ajudar! 3. Não utiliza as redes sociais na sua totalidade As redes sociais são das plataformas mais fortes atualmente e, ao não estar a utilizá-las na sua totalidade, está a perder várias oportunidades de negócio. Qualquer comprador que esteja à procura de casa está sujeito às redes sociais, pelo que , investir numa divulgação por este meio, poderá significar uma visibilidade dos seus anúncios muito mais alargada e completa. Para conseguir esta utilização eficiente, recomendamos-lhe que invista no eGO Real Estate , o CRM do qual já aqui falámos e que o pode ajudar nas várias vertentes do negócio. No que respeita às redes sociais, a particularidade do eGO é que poderá receber as leads provenientes deste meio no seu CRM, otimizando a gestão dos anúncios e concretizando uma estratégia eficaz. O utilizador do eGO pode, assim, ativar a integração de leads da sua página de Facebook ou Instagram, fazendo o acesso e gestão diretamente no CRM. Peça uma demonstração de como tudo isto funciona aqui . 4. Não está a fazer formações contínuas Um dos pontos essenciais para uma boa progressão da sua carreira e negócio é a formação contínua e especializada , quer acerca de produtos que o possam ajudar na gestão, divulgação, angariação e prospeção imobiliária, quer acerca do mercado e das suas tendências. Tal como já mencionámos, o mercado imobiliário é um segmento em constante evolução, sendo importante que se mantenha atualizado e a par com as tendências, quer para conseguir estar preparado para qualquer situação que se lhe surja, quer para que se destaque da concorrência. Sabia que o CRM eGO Real Estate dá formações contínuas sobre diversos temas relacionados com o mercado imobiliário? É uma excelente oportunidade para participar nestes eventos, que se realizam quer presencialmente, quer online, seja ou não cliente do eGO. Se tem interesse nos webinars, descubra as várias datas aqui . Para formações e workshops, consulte o calendário para os próximos meses no link que lhe disponibilizamos. 5. Não está a acompanhar de perto os seus clientes Uma má comunicação pode ser o início do fim de muitas relações e negócios , sobretudo no mercado imobiliário, em que é comum haver uma concorrência feroz. Assim, ao não investir no acompanhamento junto dos seus clientes, poderá estar a cometer um erro fulcral. O sucesso de um bom profissional imobiliário é sustentado por uma boa rede de contactos e relações de confiança, sendo para isso imprescindível ter do seu lado uma plataforma que lhe permita organizar a informação sobre os seus clientes e, ainda, permitir-lhe um relacionamento estreito e personalizado com eles. Através do CRM eGO Real Estate consegue, por exemplo, organizar roteiros de visita em que expõe as marcações das visitas aos imóveis, estabelecendo um elo de ligação entre você, o agente, o potencial cliente e o proprietário. Fará tudo isto através das Oportunidades do eGO , e em poucos cliques, de forma muito simples: faz a marcação da visita, cria a ficha de visita, solicita as assinaturas digitais e partilha tudo isto com o proprietário. Desta forma, cria confiança com o seu cliente, apresentando-lhe toda a informação necessária, e aumenta a sua notoriedade junto do mesmo. Gostava de experimentar esta funcionalidade? Clique aqui . Leia também: Conheça a nova ACM personalizável do Infocasa , Experiências exclusivas para dinamizar vendas: 3 ideias e 5 Pontos-chave para abrir o seu negócio
Fonte: Imobinvest - Salão do Imobiliário Autor: Redação A 5ª edição do Imobinvest - Salão do Imobiliário está quase aí. O evento terá novamente lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e vai realizar-se entre os dias 22 e 24 de março de 2024 , já a partir da próxima sexta-feira. Esta edição decorre uma vez mais em simultâneo com o Smart Home Show - Salão de Domótica, conforme a informação disponibilizada pela organização do evento ao SUPERCASA , Media Partner. Nos dias 22 a 24 de março, a cidade do Porto será palco do evento mais esperado pelos entusiastas e profissionais do setor imobiliário em Portugal - o Imobinvest. Com a prestigiosa Alfândega do Porto como cenário , o evento promete ser um marco para o mercado imobiliário nacional. “O Imobinvest é reconhecido como um dos maiores eventos dedicados exclusivamente ao setor imobiliário, sendo o único evento do setor no Norte do País que proporciona um ambiente único para networking, aprendizagem e negócios. Este ano, vamos juntar mais uma vez na Alfândega do Porto os principais players do mercado, investidores e construtores” , afirma Rita Duarte, diretora do evento. O que esperar da 5ª edição do Imobinvest - Salão do Imobiliário: 1. Conferências: especialistas de renome irão partilhar as suas perspetivas sobre as tendências do mercado, as oportunidades emergentes e os desafios enfrentados pelo setor imobiliário. 2. Exposição e Negócios: uma oportunidade única para os participantes explorarem uma ampla gama de produtos e serviços relacionados com o setor imobiliário. Empresas líderes apresentarão projetos, soluções tecnológicas e oportunidades de investimento. 3. Networking Exclusivo: o Imobinvest oferece um ambiente propício para estabelecer relações. Desde empresários locais até investidores internacionais, o evento atrai uma diversidade de profissionais, criando um ambiente propício para parcerias estratégicas. O Imobinvest - Salão do Imobiliário e a Smart Home Show - Salão de Domótica, são uma organização Zest - Marketing e Eventos e contam novamente com o CASASAPO , SUPERCASA e Infocasa como Media Partners, e o eGO Real Estate como CRM Oficial . Localização Privilegiada A escolha da Alfândega do Porto como sede do Imobinvest destaca a importância histórica e arquitetónica do local. Situada à beira do rio Douro, a Alfândega proporciona um ambiente inspirador que complementa perfeitamente a atmosfera dinâmica e inovadora do evento. Como Participar Os interessados em participar no Imobinvest podem obter mais informações e garantir os seus convites através do site oficial do evento ou através dos parceiros oficiais, CASA SAPO , SUPERCASA , Infocasa e eGO Real Estate , no formulário disponível aqui . Prepare-se para três dias intensivos de conhecimento, networking e oportunidades de negócios na magnífica cidade do Porto. E acompanhe também: eGO Real Estate arranca 2024 com novas formações para o imobiliário , Conheça a nova ACM personalizável do Infocasa e Imóveis i2v: leads SUPERCASA no primeiro dia
Fonte: Freepik Autor: Redação Ninguém disse que gerir um negócio seria fácil . É necessária vocação , espírito de empreendedorismo, capacidade para lidar com obstáculos e adversidades , bem como uma boa dose de disciplina e criatividade . Sobretudo para um gestor que esteja agora a começar, podem parecer confusos estes processos de iniciação, com tudo o que envolvem, e que nem sempre parecem ter um fim à vista. Contudo, o SUPERCASA Notícias está aqui para o ajudar , começando por o introduzir a 5 termos de empreendedorismo que deve mesmo compreender. E se está ligado ao mercado imobiliário, sendo o gestor de uma agência ou trabalhando a título individual, estes cinco termos serão ainda mais importantes, pelo que lhe propomos soluções e atalhos para dar resposta às preocupações com que se poderá deparar. 1. Break-Even Em português, “ponto de equilíbrio” , será talvez o ponto mais importante e com o qual deve iniciar a sua gestão. Pressupõe, como o nome indica, um equilíbrio entre custos e lucros, o qual deve ser mantido para conseguir crescer e fazer o máximo de lucro possível. Todos sabemos que o mercado imobiliário é extremamente volátil, sendo necessário bastante esforço e trabalho para conseguir angariar não só imóveis para manter em carteira, como clientes compradores que invistam no que tem para lhes oferecer, podendo, daí, receber a sua comissão e manter o seu negócio estável e lucrativo. Para o ajudar na gestão de comissões , partido do princípio que terá uma agência com mais colaboradores, será interessante experimentar plataformas de gestão que lhe permitam não só uma gestão de comissões automática, bem como a faturação de toda a empresa , sem a necessidade de adquirir serviços adicionais, sem preocupações acrescidas, com a máxima facilidade e uma eficiência brutal – com a vantagem de poderem estar integradas no seu CRM. O eGO Real Estate permite-lhe esta otimização, apresentando mais-valias imprescindíveis para uma gestão bem sucedida. 2. Elevator-pitch Porque uma boa ideia tem de vir acompanhada de um bom discurso, o elevator-pitch significa a capacidade de apresentar, de forma rápida e clara, uma ideia, quer a investidores, quer a clientes . Poderá aplicar este método com os seus potenciais clientes, passando-lhes mensagens rápidas e eficazes por via de mailshots , vídeos curtos ou micro-sites desenhados especificamente para os atrair e fazer voltar as suas atenções para aquilo que tem a dizer. Como pode fazer isto? O ideal será com recurso a um bom módulo de campanhas , que lhe permita criar comunicação tão eficaz que o vai fazer poupar tempo e recursos. Encontra esta funcionalidade no eGO Real Estate , que além das ferramentas de faturação das quais lhe falámos acima, é dotado de soluções que lhe proporcionam micro-sites para os imóveis que tem à venda, folhetos personalizados , envio de mailshots , e divulgação dos seus imóveis diretamente nas redes sociais . 3. MEI (Micro empreendedor individual) Este é o termo que tem de conhecer caso esteja a trabalhar por conta própria e a título individual. Sendo um consultor imobiliário, a concorrer num mercado competitivo feito de grandes agências, é importante estar munido de estratégias poderosas e que possam ajudá-lo a fazer frente aos grandes “tubarões”. Para isso, aconselhamo-lo a procurar parceiros fortes, com soluções completas e que cheguem um pouco a todos os segmentos do negócio, como é o caso do eGO Real Estate, que tem planos específicos para consultores e que pode utilizar a seu favor . Outra plataforma muito importante, e que o poderá ajudar na angariação imobiliária, é o Infocasa – As Minhas Rotas , permitindo-lhe receber alertas dos novos imóveis que entram no mercado e ficar sempre um passo à frente da concorrência. 4. Networking O network é extremamente importante para quem procura vingar na sua área, ter um negócio bem-sucedido e estar à frente das tendências e dos últimos acontecimentos. Isto implica uma boa rede de contactos e conexões que tem de nutrir e alimentar, mas a base será esta: ter presença online. A internet exerce atualmente um grande peso na forma como são estabelecidas conexões e parcerias, sendo, ao dia de hoje, o meio mais forte e eficaz de network. Por isso, se é gestor de uma agência imobiliária ou é gestor da sua própria carteira de imóveis, aquilo que deve fazer, para começar, é estar presente nos principais portais imobiliários. Não escolha um portal imobiliário qualquer, ou aqueles que pensa que lhe podem trazer retorno e depois falham na execução. Opte pelos portais imobiliários mais fortes do mercado, aqueles sobre os quais ouve falar nos meios de comunicação, como a rádio, e aqueles aos quais reconhece notoriedade e histórico . Escolha o SUPERCASA e o CASASAPO , dois portais que darão visibilidade aos seus anúncios e aumentarão as suas skills de network quando conjugados com outras soluções, as quais já aqui mencionámos neste artigo, como a estratégia de comunicação através do eGO Real Estate. Gostava de experimentar? Clique aqui . 5. ROI (Retorno sobre investimento) O ROI, ou Retorno sobre o investimento, é uma métrica financeira que deve considerar para alcançar o máximo retorno possível , pois estará a calcular o dinheiro gasto e o dinheiro aplicado a investimento. Trocado, por miúdos, este conceito permitir-lhe-á saber quanto dinheiro a sua empresa ganha com cada investimento realizado. Pode parecer irrelevante, mas é uma estratégia de empreendedorismo fulcral para o sucesso financeiro da sua empresa , e que deve entender para crescer no mercado. E como pode calcular? Basta subtrair os ganhos obtidos com o investimento inicial e, de seguida, dividir esse mesmo resultado pelo investimento ROI = (Ganho obtido – Investimento Inicial) / Investimento inicial Assim, compreenderá que todos os investimentos que fizer terão impacto nos seus lucros , pelo que é importante escolher bons investimentos, com garantia de retorno, e que o possam ajudar a crescer e a expandir o seu negócio. Depois de tudo o que já lhe explicámos neste artigo, ainda tem dúvidas sobre onde deve investir? Escolha o parceiro certo para o seu negócio imobiliário – aquele que lhe dará diversas soluções e funcionalidades, úteis e imprescindíveis na gestão diária das burocracias e estratégias de comunicação dos seus produtos. Invista em plataformas com garantia de qualidade e de retorno, como o eGO Real Estate e os portais imobiliários SUPERCASA e CASASAPO . Leia também: Tem um negócio? Conheça 3 tendências de marketing
Fonte: Pexels Autor: Redação Estão a surgir novas formas de habitação influenciadas por mudanças socioeconómicas à escala global, que fazem nascer tendências, novas alternativas à casa tradicional e modos de vida nómada que exigem diferentes burocracias para a questão da morada. A tecnologia e a evolução da industrialização na construção está a empurrar muitas pessoas para soluções mais económicas de habitação, como casas pré-fabricadas, casas modulares ou até autocaravanas. Diferenças entre domicílio fiscal e morada fiscal, quais são? O domicílio fiscal contempla questões de procedimento e processos, que implicam, por exemplo, a cobrança de impostos para corrigir ou entregar declarações, ou ser chamado à execução, entre outras situações. A residência fiscal, por outro lado, é a informação que aufere se um contribuinte tem ou não uma conexão forte o suficiente para ser tributado em território nacional , sendo que, grosso modo, esta se traduz no facto de o contribuinte dispor de uma habitação própria e permanente, na qual pernoita, recebe os seus amigos e família, faz as suas refeições, passa o seu tempo livre – basicamente, vive –, tratando-se de um imóvel próprio ou arrendado. O domicílio fiscal é apurado de acordo com o Artigo 19.º da Lei Geral Tributária baseando-se no local de residência habitual . Este pode coincidir, na maioria das vezes, com a habitação própria e permanente do contribuinte. O domicílio fiscal pode aplicar-se a autocaravanas ou casas pré-fabricadas? Para ser considerada uma residência habitual, o domicílio fiscal deve pressupor um grau de permanência geográfica. Assim, alguém que viva numa autocaravana, que à partida estará em constantes deslocações, não é aplicável a domicílio fiscal, pelo que é inviável determinar a sua localização concreta para a atribuição de procedimentos ou processos. Por outro lado, uma autocaravana afeta com carácter de permanência, se assim estiver registada, mantendo-se assente ou fixa no mesmo local por um período de mais de um ano, pode ser considerada domicílio fiscal , ainda que estejam abrangidas pequenas alterações sobre o local onde se situa. Ou seja, uma autocaravana com esta afetação pode fazer pequenas transferências para locais da área circundante. O mesmo é aplicável às casas pré-fabricadas ou modulares, que podem ser consideradas permanentes e fixas, apesar não serem, literalmente, habitações fixas ao solo. Para este efeito, são consideradas prédios , sem qualquer dúvida de que podem ser um domicílio fiscal. Que procedimentos deve ter para constituir domicílio fiscal e casas pré-fabricadas? Para constituir domicílio fiscal neste tipo de habitação, estas têm que estar devidamente licenciadas pela Câmara Municipal, nos mesmos trâmites em que são constituídos os processos de licenciamento exigidos para a construção de habitações convencionais. De acordo com o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, mais concretamente o artigo 2.º sobre o conceito de “edificações”, uma casa é legível a domicílio fiscal se for uma habitação destinada a habitação ou utilização permanente, ou, por exemplo, através da instalação de um restaurante, bar ou loja aberta ao público, para os quais é exigido um processo de licenciamento, ainda que não seja de carácter obrigatório que a habitação possua características de permanência e inamovibilidade do solo. Conseguiu perceber as diferenças? Sobre Habitação, outros temas que lhe podem interessar: Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber , Manutenção preventiva: entenda a importância deste conceito ou O que é a Área Bruta Privativa?
Fonte: Freepik Autor: Redação Um avalista é diferente de um fiador, apesar de poderem ser confundidos por terem um papel semelhante . Contudo, havendo uma diferença entre aval e fiança , as duas nomenclaturas tomam funções distintas, representando dois tipos de garantia aquando da concessão de um crédito . Descubra as diferenças para, se lhe for feito o pedido para ser o fiador ou o avalista numa situação de pedido de crédito, saber exatamente o que fazer, conhecendo obrigações, deveres e tudo o que envolvem estes dois conceitos. Fiador: o que é, quais são as suas obrigações e que riscos corre? Fiador é, provavelmente, o termo com que está mais familiarizado, podendo até conhecer alguém que eventualmente seja, ou tenha sido, o fiador de outra pessoa numa situação de concessão de crédito. Um fiador é nada menos do que a pessoa sobre a qual recai a obrigação de liquidar os valores por pagar caso a pessoa que contraiu o crédito, ou seja, o devedor, não o pague. Assim, imagine: tem um familiar que pediu um crédito para comprar uma casa, e pede-lhe a si que seja o seu fiador. Ao assumir este papel, caso o seu familiar deixe de pagar as prestações do crédito, fica você responsável e encarregue de assegurar esses pagamentos em falta. Damos o exemplo de um familiar, pois, nestas situações, o mais comum é os fiadores serem os familiares diretos do mutuário de crédito, como pais, irmãos ou tios. Assim, o maior risco que um fiador corre é mesmo que a pessoa da qual se torne fiadora deixe de pagar as suas obrigações ao banco , o que, numa situação mais complicada, poderá envolver a execução do seu património pessoal pela entidade credora , uma vez que assume a responsabilidade em nome do devedor. Para mitigar estes risco, o fiador pode obter o benefício da excussão prévia, o que lhe permite não ter que pagar a dívida enquanto o património do titular do crédito não for executado. E fique a saber que, ao tornar-se fiador de alguém, muito dificilmente deixa de o ser , caso mude de ideias no futuro. Uma fiança só termina depois da total liquidação da dívida ou através de um acordo com a entidade credora , contudo, e porque se trata de uma garantia sobre o cumprimento da dívida, este tipo de negociações são difíceis. Avalista: diferenças face ao fiador, obrigações e riscos À semelhança do fiador, o avalista será alguém que toma responsabilidade sobre o pagamento da dívida em caso de incumprimento por parte do titular do crédito, através de letras ou livranças. Ao contrário do fiador, que paga a fiança do incumprimento do devedor, o avalista paga o aval, que é utilizado mais frequentemente nos financiamentos de pessoas coletivas, como empresas e organizações. O aval pode ser concretizado pelo valor total da dívida ou um inferior, sendo que basta uma assinatura na parte de trás do documento para ficar selado o compromisso. A figura do aval é mais relevante para empresas , ao contrário do fiador que atua como garante de uma pessoa individual. O aval tem uma contribuição, assim, no crescimento de pequenas e médias empresas, representando, muitas vezes, a única forma de estas conseguirem financiamentos junto da banca. Assim, um avalista fica com responsabilidade solidária, em que tanto o devedor quanto o avalista assumem a mesma responsabilidade no crédito , podendo a entidade credora acionar o património de qualquer uma das figuras em caso de incumprimento. É comum os avalistas serem os sócios ou os administradores das empresas para as quais é pedido o financiamento junto das entidades credoras, fazendo-o para facilitar a obtenção deste empréstimo. À semelhança do que acontece com a fiança, em caso de incumprimento, o património pessoal do avalista pode correr o risco de execução. Contudo, caso o avalista apresente uma situação económica vulnerável, pode requerer um processo especial para acordo no pagamento, junto da entidade credora, baseado num plano de pagamentos para facilitar e permitir ao avalista o compromisso assumido no pagamento dos valores em dívida. Em último caso, não conseguindo assegurar os pagamentos, o avalista poderá solicitar um pedido de insolvência pessoal com exoneração do passivo restante, ou seja, pedir o perdão da dívida . Se ficou esclarecido e gostava de obter mais conhecimentos acerca do que envolve um crédito, sugerimos que leia Crédito construção: o que é e como funciona? , Intermediários de crédito: como funcionam? ou Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Fonte: Freepik Autor: Redação O mercado imobiliário é um segmento muito específico que exige não só um grande nível de preparação teórica, como um compromisso para com as mudanças do setor, que está em constante evolução . Os desafios são vários e diferentes de caso para caso, mas existem premissas que nunca mudam e que deverá ter em conta se procura ser um profissional bem-sucedido e com grandes taxas de sucesso. É normal existir confusão, medo e inexperiência, e por isso mesmo, o SUPERCASA traz-lhe este artigo para o ajudar a crescer no mercado e a conseguir melhores e maiores concretizações . Descubra quais são os cinco erros a evitar e faça crescer a sua carreira! 1. Falta-lhe um plano de negócios Este é o erro crasso de muitos profissionais que entram no mercado sem experiência e/ou conhecimento. Não ter um plano de negócios vai atrasá-lo e afastá-lo dos seus objetivos, levando-o por um de dois cenários: ou estará completamente perdido e sem saber o que fazer, recorrendo ao improviso e a uma maior taxa de erro, ou será visto como um profissional amador, incompetente e sem conhecimentos que lhe permitam criar notoriedade no mercado. O plano de negócios é o passo zero quando entra no mercado como agente imobiliário, quer a título individual, quer vá trabalhar para uma agência ou abra o seu próprio negócio. Em qualquer uma destas situações , para conseguir fazer crescer a sua reputação e aumentar a sua rede de contactos, é importante que defina a sua estratégia para se conseguir destacar. Uma das formas mais eficazes para conseguir este plano de negócios é através de diretrizes sólidas e que elevem a sua reputação para outro patamar. Falamos, concretamente, de um plano de marketing , nomeadamente através da comunicação dos seus serviços, de uma estratégia para a captação de leads e de meios para concretizar os seus objetivos financeiros. Tudo isto, facilmente, conseguirá obter com recurso a plataformas de gestão imobiliária que lhe proporcionem uma integração completa e de última geração às várias vertentes do seu negócio. Assim, deve procurar serviços que o ajudem neste plano de negócios, como o CRM de Gestão Imobiliária eGO Real Estate , o mais completo, mais inovador e mais utilizado em Portugal. Com este CRM, consegue desde logo definir um público-alvo para atrair leads qualificadas e optar por uma estratégia de marketing digital ao dividi-lo por interesse. Desta forma, vai comunicar apenas a informação relevante para esse público. Descubra como pode fazer tudo isto aqui . 2. Não está totalmente familiarizado com o mercado local É possível que, caso se esteja a iniciar no mercado, ainda não se sinta totalmente à vontade com o mercado local, com a sua área de atuação ou com as particularidades da zona e segmento em que vai trabalhar. Esta é uma desvantagem que deve trabalhar para melhorar, investindo tempo em conhecer tudo o que envolva a sua área. Para conseguir este conhecimento aprofundado, a sugestão é que utilize plataformas de metasearch que lhe permitam realizar análises comparativas de mercado, relatórios de angariação, listagens com todos os imóveis disponíveis na zona em que atua e alertas de novos imóveis que entrem no mercado. Consegue tudo isto, facilmente, através do Infocasa , a maior base de dados a nível nacional. Através do Infocasa vai conseguir uma visão mais alargada do mercado e ficar a conhecê-lo mais profundamente, informando-se acerca de tendências e nichos. Desta forma, prestará um serviço mais completo e personalizado aos seus clientes, mostrando-lhes exatamente aquilo que eles querem ver. Conheça o Infocasa aqui e descubra em que outras situações ele o pode ajudar! 3. Não utiliza as redes sociais na sua totalidade As redes sociais são das plataformas mais fortes atualmente e, ao não estar a utilizá-las na sua totalidade, está a perder várias oportunidades de negócio. Qualquer comprador que esteja à procura de casa está sujeito às redes sociais, pelo que , investir numa divulgação por este meio, poderá significar uma visibilidade dos seus anúncios muito mais alargada e completa. Para conseguir esta utilização eficiente, recomendamos-lhe que invista no eGO Real Estate , o CRM do qual já aqui falámos e que o pode ajudar nas várias vertentes do negócio. No que respeita às redes sociais, a particularidade do eGO é que poderá receber as leads provenientes deste meio no seu CRM, otimizando a gestão dos anúncios e concretizando uma estratégia eficaz. O utilizador do eGO pode, assim, ativar a integração de leads da sua página de Facebook ou Instagram, fazendo o acesso e gestão diretamente no CRM. Peça uma demonstração de como tudo isto funciona aqui . 4. Não está a fazer formações contínuas Um dos pontos essenciais para uma boa progressão da sua carreira e negócio é a formação contínua e especializada , quer acerca de produtos que o possam ajudar na gestão, divulgação, angariação e prospeção imobiliária, quer acerca do mercado e das suas tendências. Tal como já mencionámos, o mercado imobiliário é um segmento em constante evolução, sendo importante que se mantenha atualizado e a par com as tendências, quer para conseguir estar preparado para qualquer situação que se lhe surja, quer para que se destaque da concorrência. Sabia que o CRM eGO Real Estate dá formações contínuas sobre diversos temas relacionados com o mercado imobiliário? É uma excelente oportunidade para participar nestes eventos, que se realizam quer presencialmente, quer online, seja ou não cliente do eGO. Se tem interesse nos webinars, descubra as várias datas aqui . Para formações e workshops, consulte o calendário para os próximos meses no link que lhe disponibilizamos. 5. Não está a acompanhar de perto os seus clientes Uma má comunicação pode ser o início do fim de muitas relações e negócios , sobretudo no mercado imobiliário, em que é comum haver uma concorrência feroz. Assim, ao não investir no acompanhamento junto dos seus clientes, poderá estar a cometer um erro fulcral. O sucesso de um bom profissional imobiliário é sustentado por uma boa rede de contactos e relações de confiança, sendo para isso imprescindível ter do seu lado uma plataforma que lhe permita organizar a informação sobre os seus clientes e, ainda, permitir-lhe um relacionamento estreito e personalizado com eles. Através do CRM eGO Real Estate consegue, por exemplo, organizar roteiros de visita em que expõe as marcações das visitas aos imóveis, estabelecendo um elo de ligação entre você, o agente, o potencial cliente e o proprietário. Fará tudo isto através das Oportunidades do eGO , e em poucos cliques, de forma muito simples: faz a marcação da visita, cria a ficha de visita, solicita as assinaturas digitais e partilha tudo isto com o proprietário. Desta forma, cria confiança com o seu cliente, apresentando-lhe toda a informação necessária, e aumenta a sua notoriedade junto do mesmo. Gostava de experimentar esta funcionalidade? Clique aqui . Leia também: Conheça a nova ACM personalizável do Infocasa , Experiências exclusivas para dinamizar vendas: 3 ideias e 5 Pontos-chave para abrir o seu negócio
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Comprar um terreno para construir pode ser uma alternativa à compra de casa, tradicionalmente já construída e pronta a habitar. Nesta situação, terá de se mentalizar que se trata de um processo moroso e que envolve alguns trâmites burocráticos, mas que no final, depois de executado, é vantajoso e até mais económico. Desde a conceção do projeto à execução da obra , construir uma casa pode ser a opção mais viável para quem pretende uma casa feita à medida e dentro dos limites orçamentais disponíveis, e o primeiro passo para obter esta concretização é através da compra de um terreno onde possa construir uma casa. Neste passo, deve ter em conta aspetos como a viabilidade de construção e as características do terreno. Antes de mais, tem de verificar se é possível construir no terreno que lhe interessa e averiguar se este se encontra localizado numa Área Urbana de Génese Ilegal. Se estiver num loteamento, deve consultar o alvará do loteamento mais recente, verificando se tudo se encontra em conformidade e atentar às características da terra, nomeadamente se é em declive ou aclive. O mais indicado é que procure terrenos planos, pois outros géneros vão envolver sempre mais custos. Pontos fundamentais a ver antes de avançar com a compra Verifique a documentação do terreno e consulte o Plano Diretor Municipal para validar as suas plantas e regulamento; Preste atenção às características morfológicas do terreno - ver se existem lençóis de água, ver as características do solo e ver os declives do terreno; Confirme se o terreno se integra ou não num loteamento (pode consultar a última versão do alvará e os planos de pormenor); Verifique se já existe, ou não, algum projeto aprovado; Analise a localização , a orientação solar , se existe algum tipo de fator depreciativo em redor do terreno ou se este não servirá de passagem a outros. Projetos aprovados vs. Projetos não aprovados É fundamental que analise todas as variantes acima explicadas, pois obterá informações cruciais para saber se pode avançar, ou não, com a construção do seu imóvel. Neste caso, uma das mais importantes é perceber se o terreno se integra, ou não, num loteamento . Caso não integre, significa que não haverá um projeto aprovado, o que implica ter de apresentar um projeto de licenciamento junto da Câmara Municipal, e pedir, numa fase mais avançada, um alvará de construção. Reunidos estes documentos, deve solicitar a licença de habitação do imóvel, para poder habitar nele. No caso dos terrenos sem projetos aprovados, é necessário cumprir todos os requisitos estipulados para conseguir o licenciamento e, até à fase da construção, será algo que exige tempo e paciência, dependendo do ritmo de trabalho da Câmara Municipal onde está localizado o seu terreno. Por outro lado, se adquirir um terreno com projeto aprovado, o mais provável que é que este já tenha um projeto de licenciamento autorizado e uma licença de construção pronta a levantar. Contudo, deve ter atenção que, ao comprar um terreno com projeto aprovado, o imóvel tem de ser construído exatamente como está concebido no projeto, portanto, caso deseje alterações ou retificações, poderá não ter autorização para as efetuar. Que documentos são necessários para comprar um terreno? Licença de habitabilidade, se aplicável; Alvará de construção, se aplicável; Projeto de licenciamento, se integrado num loteamento; Plano Diretor Municipal; Caderneta Predial; Certidão de registo predial; Regulamento Municipal de Taxas sobre a atividade urbanística e operações relacionadas com o município. Tendo reunidos estes documentos, mais segurança terá ao avançar com a compra do terreno , pois tratam-se de documentos que poderão ser requisitados numa fase posterior. Que impostos vai pagar? Apesar de se tratar de uma opção mais económica, não há como escapar aos impostos da compra. No caso de um terreno, são os seguintes: Taxas municipais de construção; Taxas urbanísticas e taxas de compensação urbanística; Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT); Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI); Adicional do IMI (AIMI). Está pronto para avançar? Consulte as oportunidades imperdíveis disponíveis à venda no SUPERCASA! Terreno em Torres Vedras, 85.000€ Terreno em Alcobaça, Leiria, 110.000€ Terreno em Vila Nova de Gaia, Porto, 125.000€ Lote para construção em Portimão, Algarve, 179.000€