Fonte: Freepik Autor: Redação Em comunicado enviado ao SUPERCASA Notícias , a JLL anuncia o lançamento do seu mais recente projeto residencial localizado na pitoresca região do Carvoeiro, no Algarve – o Lumina Villas . Este novo condomínio exclusivo é composto por 58 moradias geminadas e vem redefinir o conceito de viver com elegância e conforto, através de uma experiência residencial incomparável no coração do Algarve. O Lumina Villas apresenta uma variedade de unidades espaçosas, prontas a habitar, que vão desde tipologias T2 a T2+1, com 153 m 2 . Cada moradia está meticulosamente pensada para oferecer o equilíbrio perfeito entre estilo contemporâneo e funcionalidade, proporcionando um ambiente de vida de verdadeiro conforto. Uma característica distintiva deste condomínio é o seu compromisso com o bem-estar e o lazer dos residentes . Oferece uma ampla gama de comodidades, incluindo uma piscina, um bar, um parque infantil para os mais pequenos, segurança 24 horas e um amplo estacionamento para maior acessibilidade e conforto dos moradores. “Uma das mais-valias mais cativantes de algumas destas moradias é a vista deslumbrante para o mar, especialmente a partir do piso superior. É algo raro logo muito valorizado, em especial no Algarve” , explica Patrícia Barão, Head of Residential na JLL, na nota recebida pelo SUPERCASA Notícias . Este cenário promove um ambiente sereno, para que os residentes possam relaxar e desfrutem da natureza circundante. “A localização privilegiada é também um ponto de destaque, uma vez que está situado a poucos minutos da praia do Carvoeiro e do centro da vila. Os futuros moradores destas casas únicas terão acesso facilitado a uma variedade de restaurantes, lojas e atividades lúdicas” , completa. Com preços a começar nos 400.000 euros, o Lumina Villas é um investimento muito atrativo, tanto para aqueles que procuram uma primeira residência, quanto para aqueles que desejam uma segunda habitação no Algarve. Leia também: Ocupação de escritórios em 2024 mais que duplicou face a 2023
Fonte: Freepik Autor: Redação O crowdfunding é uma modalidade inovadora que permite às empresas a captação de recursos financeiros através da colaboração de um grande número de investidores, através de uma democratização do acesso ao capital. É uma tendência que tem aberto portas a projetos que antes seriam inviáveis, sendo extremamente apelativa para empresas que procurem novos investimentos , sobretudo na área do imobiliário. Para profissionais da área, o crowdfunding surge como uma ferramenta poderosa, pois diversifica investimentos, capta recursos para novos projetos e fideliza clientes , e se ainda tem dúvidas sobre como funciona, neste artigo encontrará as principais características deste tipo de financiamento, aplicado ao imobiliário, e as suas vantagens. O que é o crowdfunding e como pode ser aplicado ao imobiliário? O crowdfunding imobiliário funciona como uma plataforma online que conecta investidores que procuram financiamentos a projetos imobiliários , sendo que é através desta plataforma que eles podem alocar quantias, geralmente a partir dos 50€, e receber retornos em juros e/ou participações nos lucros do projeto. Descubra em que situações pode aplicar este tipo de financiamento. Financiamento de novos empreendimentos O crowdfunding pode ser aplicado para a concretização de projetos que envolvam, por exemplo, a construção de casas, apartamentos, prédios comerciais, armazéns ou outro tipos de imóveis . Remodelação e revitalização de imóveis As plataformas de crowdfunding podem ser utilizadas para captar recursos para a remodelação e revitalização de imóveis antigos em Portugal , o que poderá contribuir para a valorização de áreas degradadas, bem como a revitalização de centros urbanos. Aquisição de terrenos Nesta vertente, o crowdfunding pode ser utilizado para o financiamento à aquisição de terrenos, possibilitando que empresas e investidores adquiram áreas estratégicas para futuros projetos. Projetos de impacto social O crowdfunding imobiliário em Portugal também pode ser utilizado para financiar projetos de impacto social, nomeadamente para a construção de habitações sociais ou para a revitalização de comunidades mais vulneráveis. Através dos vários tipos de aplicações possíveis para o crowdfunding, surgem também vantagens para os profissionais do setor, que se traduzem num maior acesso a capital, diversificação de investimentos, fidelização de clientes e o aumento da sua visibilidade , pois este tipo de plataforma não só permite diversificar investimentos, como oferece grande visibilidade e ajuda a captar novos clientes e parceiros. É especialmente apelativo para pequenas e médias empresas, que podem ter dificuldade em obter financiamento através de instituições financeiras. Na prática, o crowdfunding pode ser aplicado através da criação de projetos, o qual deve ser divulgado, e escolhendo uma das várias plataformas de crowdfunding. Consolide a sua presença no mercado através do conhecimento de outras dicas relacionadas com o mercado imobiliário: Marca tangível e intangível: entenda e impulsione a sua marca , Tem um negócio? Conheça 3 tendências de marketing e Especulação imobiliária: conheça este conceito
Fonte: Freepik Autor: Redação A divulgação de um empreendimento envolve uma promoção diferenciada estratégica, não só por se tratar de um tipo de imóvel mais exclusivo, com características diferenciadoras, mas que pode captar a atenção de investidores de todo o género, nomeadamente estrangeiros ou do mercado de luxo. Assim, para conseguir vender rapidamente o seu empreendimento, ou as frações de que dele fazem parte, é necessário entender o mercado, quem é de facto o seu público-alvo, e identificar e analisar a sua concorrência e aquilo que ela oferece. Só assim conseguirá criar estratégias fortes e eficazes que possam acelerar a venda dos seus empreendimentos. O marketing vai exercer um papel fundamental neste processo , pelo que é necessário ter do seu lado os parceiros certos para colocar em prática as estratégias delineadas. Falamos-lhe, por exemplo, do eGO Real Estate , o CRM mais completo do mercado e líder há 20 anos, que o pode ajudar nesta tarefa, e do SUPERCASA , o portal que desafia a liderança com investimento em soluções diferenciadoras e de sucesso. Crie visitas virtuais Para ter mais sucesso na divulgação do seu empreendimento, e consequentemente o vender mais rapidamente, é essencial que os seus anúncios estejam completos e bem ilustrados . Neste âmbito, as visitas virtuais vão fazer toda a diferença, destacando-o face a outros que não tenham este elemento , e oferecendo aos potenciais clientes uma visão completa e imersiva do imóvel que estão a consultar. Ao contrário do que possa imaginar, criar visitas virtuais já é mais fácil e acessível do que antes, tendo do seu lado o Virtual Tour by eGO Real Estate, a nova ferramenta que cria, por si, as visitas virtuais. A única coisa que tem de fazer é descarregar a aplicação móvel e tirar as fotografias ao imóvel. Tão simples e eficaz como isto. Depois de submetidas as fotografias na aplicação, o Virtual Tour faz o resto por si, criando-lhe a visita virtual e disponibilizando-a no CRM eGO para a associar ao imóvel que quer divulgar. Este é um serviço económico e fácil de aceder, e poderá obter mais informações aqui . Destaque o seu empreendimento Existem diversas possibilidades para destacar o seu empreendimento. Se estiver a divulgá-lo nos portais imobiliários certos, poderá obter destaques exclusivos que podem alavancar a sua visibilidade e conseguir mais pedidos de visita . Divulgar o seu empreendimento nos portais SUPERCASA e CASA SAPO é a opção mais vantajosa, pois poderá ter destaques diretamente nas listagens dos imóveis e beneficiar de uma landing page exclusiva para o seu empreendimento . No SUPERCASA, pode obter uma etiqueta “empreendimento” nas frações , quando apresentadas nas listagens, e ainda o logótipo da sua agência nos resultados da pesquisa. Além de todos estes destaques, ao adquirir o pack empreendimentos do SUPERCASA, ainda terá a possibilidade de ver o seu empreendimento em grande destaque numa notícia ou artigo, publicado no SUPERCASA Notícias . Conheça esta solução de empreendimentos do SUPERCASA aqui . Escolha o CRM ideal para a gestão do seu empreendimento Pode parecer irrelevante, mas a verdade é que , ao optar pelo melhor CRM do mercado, estará a aumentar as probabilidades de venda do seu empreendimento. Isto porque, ao fazer uma boa gestão dos seus empreendimentos , mais facilmente consegue acrescentar-lhes valor , fazer um melhor acompanhamento dos pedidos de visita , dar bons follow-ups aos potenciais clientes que manifestem interesse e guardar todas as informações e dados acerca de cada empreendimento e fração, numa única plataforma, onde além das informações sobre os imóveis, consegue a gestão da sua agência, com toda a parte burocrática e administrativa envolvente. Poderá falar com um dos especialistas eGO Real Estate e obter mais informações aqui . Veja outras dicas para dinamizar os seus negócios: Digital Branding: transite para esta tendência , 5 conselhos para conseguir bons anúncios imobiliários ou Growth Marketing: o que é e como beneficiar desta estratégia?
Fonte: Freepik Autor: Redação A apresentação do novo apoio à eficiência hídrica no Algarve, para empresas do setor turístico, foi apresentado no passado mês de março com o mote poupe água, proteja o futuro, e já são conhecidas as regras sobre como vai funcionar. Trata-se de um apoio aplicável às empresas algarvias do setor turístico que comprovem investimentos para melhorar a sua eficiência hídrica, para as quais está alocado um apoio de dez milhões de euros . O objetivo passa, assim, por incentivar e melhorar a gestão das reservas de água da região algarvia , evitando futuros problemas de abastecimento e levando a um maior controlo sobre as situações de seca reportadas nos últimos meses. Para aplicar estas medidas, foi criado um selo de reconhecimento de eficiência hídrica chamado Save Water, que será atribuído às empresas com empreendimentos turísticos que revelem a adoção de práticas e medidas de racionalização do uso de água . Para este efeito, terá sido criada uma linha de apoio para incentivar a adesão deste tipo de empresas. Quem pode aderir ao apoio e que benefícios pode contemplar? De acordo com a portaria publicada em Diário da República na passada quinta-feira, 4 de abril, podem candidatar-se ao apoio de eficiência hídrica as empresas que comprovem atividade aberta no setor do turismo e uma situação regularizada, com investimentos de mais de 10 mil euros em soluções de natureza hídrica . Se verificarem elegibilidade, estas candidaturas podem receber 50% do valor das despesas elegíveis, até um máximo de 50 mil euros por empresa. São elegíveis, assim, projetos com CAE do turismo em estabelecimentos de turismo no espaço rural, hoteleiro ou parques de campismo e caravanismo, bem como projetos cujo objetivo seja a concretização de investimentos num valor de despesa elegível igual ou superior a 10 mil euros. Podem candidatar-se, ainda, projetos com duração máxima de execução de 12 meses ou os quais não estejam iniciados até à data de apresentação de candidatura , verificando, também, um alinhamento com o plano de ação para a implementação das medidas legíveis ao selo Save Water. Assim, as empresas selecionadas pode receber apoios que incluem, de entre várias outras possibilidades, a aquisição de dispositivos e equipamentos de uso de águas eficientes, auditoria ou consultoria para serem implementadas medidas de melhoria, monitorização e controlo dos sistemas de reutilização ou a cobertura das despesas com formação ou capacitação dos funcionários tendo como objetivo a adoção de boas práticas para reduzir consumos de água ou a cobertura de despesas quando necessária a intervenção de revisores de contas ou contabilistas para validação da despesa dos pedidos de pagamento, até um limite de 15% do valor investido e com um limite de 2.500 euros. Excluídos dos benefícios do apoio estão os custos com compra de imóveis ou trabalhos da empresa para ela própria, bem como pagamentos em numerário , e há limite de uma candidatura por empresa. Como pode formalizar a candidatura? A candidatura deve ser feita de forma formal na linha de apoio do Turismo de Portugal ou por via eletrónica, através do envio do formulário próprio disponível no site do Turismo de Portugal. A acompanhar este formulário, deve apresentar, também, documentos como a autorização de consulta eletrónica da situação tributária e contributiva, declaração fiscal, o código de acesso à certidão permanente de registo comercial e o comprovativo de IBAN. Depois de submetida a candidatura, o Turismo de Portugal dispõe de 20 úteis para fazer uma análise às candidaturas apresentadas e, no caso de serem aceites, é feito um adiantamento automático inicial, após validados os termos de aceitação. Este adiantamento vai equivaler a 50% do incentivo aprovado, sendo que o pagamento final só será feito tendo por base a declaração da despesa de realização do investimento elegível. Leia também: Empresas portuguesas têm valores recorde de autonomia financeira
Fonte: Freepik Autor: Redação Localizado em Oeiras e comercializado exclusivamente pela Savills , o edifício The Tower acaba de alcançar uma taxa de ocupação de 100% nos seus espaços de flex offices , conforme indicou a consultora imobiliária em comunicado à redação do SUPERCASA Notícias . Com 5.508 m ² acima do solo destinados a escritórios, distribuídos por um total de 12 pisos, o edifício disponibiliza 3 pisos de soluções flex , que totalizam 1.217 m 2 . Com o novo paradigma do mercado de escritórios, a procura por parte das empresas por espaços desta tipologia tem aumentado significativamente, sendo o The Tower um exemplo de soluções que visam responder aos critérios personalizados dos seus inquilinos. Organizações como a Oeno, Abysse e a Hi! Healthy Insurance, são exemplos de tenants que ocupam já frações com tipologia flex e que reconhecem ao edifício uma grande qualidade, sendo o mesmo o local ideal para o desenvolvimento das suas operações. Situado junto ao centro comercial Oeiras Parque, o ativo encontra-se próximo dos principais acessos à A5, o que lhe confere uma localização privilegiada. Para o Grupo Endutex : “este projeto não é apenas um centro empresarial comum, queremos que as empresas instaladas se sintam em comunidade e possam partilhar ideias e negócios. Este conceito tem feito sentido com a Savills, que nos tem ajudado a angariar empresas com muito valor no mercado”. José Baptista, Offices Consultant da Savills, aponta, na nota enviada ao SUPERCASA Notícias : “alcançar uma taxa de ocupação de 100% destes espaços é uma prova da crescente procura da tipologia flex por parte das empresas. Sendo o The Tower um edifício comercializado exclusivamente pela Savills, é com grande entusiasmo que cortamos esta meta num ativo de grande prestígio, reconhecido pela maioria do tecido empresarial português e não só” . Outros temas que lhe podem interessar: Novo workplace abre portas na cidade de Lisboa , Mercado residencial de luxo em Portugal está a crescer e Setor living europeu é uma das prioridades dos investidores
Fonte: Pexels Autor: Redação A região do Algarve tem sido afetada pela falta de habitação, nomeadamente no setor turístico, pois não havendo casas, não há captação de mão de obra . Neste sentido, a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) alerta para esta situação, mostrando disponibilidade para construir habitação social que aloje os trabalhadores da área. Para este efeito, pedem bolsas de terrenos a preços mais razoáveis do que aqueles que se praticam no mercado, contudo, nunca houve resposta por parte do Governo, e Hélder Martins, Presidente da AHETA, sublinha: se hoje temos de importar mão de obra, só conseguiremos de facto atrair trabalhadores que vêm de fora se lhe dermos habitação, sem isso já não é possível . Assim, para incentivar à captação de mais mão de obra, os hotéis mostram-se dispostos a avançar com um modelo de construção simples, não para ricos para habitação social nas periferias da cidade , nomeadamente em Loulé, Albufeira e Portimão, de forma a poderem garantir alojamento, bem como transporte, aos trabalhadores deslocados. Contudo, o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal), e também Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, reitera que os municípios não têm esses terrenos para poder disponibilizar, acrescentando que, mesmo que os tivessem, seriam alocados à construção de habitação pública para os algarvios, que não têm como pagar uma casa . Descubra também: Dormidas no turismo registam ligeiro decréscimo em janeiro
Fonte: JLL Autor: Redação Em comunicado enviado ao SUPERCASA Notícias , a JLL , consultora imobiliária, apresenta o projeto Bonjardim , um empreendimento residencial com uma localização premium , situado em pleno centro do Porto , a poucos passos dos Aliados e do Mercado do Bolhão, uma das zonas mais tradicionais da cidade invicta. Este projeto vai receber um evento no âmbito do conceito Once Upon a Space, tendo como principal objetivo aliar a arte ao setor imobiliário e, assim, oferecer aos clientes uma experiência única que harmoniza a tradição e modernidade. O Bonjardim é um projeto que combina na perfeição a tradição e a contemporaneidade. Com 93 apartamentos, distribuídos por 6 pisos, conta com tipologias, de T0 a T4 com estacionamento, varandas e fantásticos terraços. Alguns dos apartamentos dispõem de jacuzzis ou piscinas privativas. Este novo condomínio destaca-se como sendo um dos maiores projetos residenciais do centro do Porto. Além disto, conta com uma praça central que será um novo ponto de encontro na cidade , oferecendo uma variedade de espaços comerciais e de lazer para os residentes e visitantes. “Estamos muito entusiasmados em apresentar o Bonjardim, um projeto de comprovada qualidade e inovação. Além do conforto e comodidade, este novo condomínio representa também uma oportunidade única de investimento. Traz ao centro histórico do Porto uma nova dinâmica e um novo formato de edifícios residenciais, que promovem cada vez mais a vida em comunidade”, explica Patrícia Barão, Head of Residential na JLL. Nos dias 14 e 15 de março, o Bonjardim vai receber a exposição “Centralidades”, com a curadoria do Lisbon Art Office (LAO), e cujo formato pretende incorporar a arte na vida quotidiana de todos, além de destacar o prazer de habitar no centro da cidade , tirando partido de um formato de vida simples e prático. No evento, haverá também um apartamento modelo disponível para visita e, ainda, condições especiais para os visitantes interessados em adquirir um imóvel no Bonjardim. “Acreditamos que a combinação entre arte e imobiliário oferece uma nova perspetiva sobre o conceito de habitação. É assim que pretendemos aliar a exclusividade associada a este segmento à promoção diferenciada dos imóveis a ser comercializados. A vertente artística é um diferencial que enriquece a experiência, aspeto muito valorizado por este tipo de cliente”, acrescenta ainda Patrícia Barão, na nota a que o SUPERCASA Notícias teve acesso. “Esta exposição é mais do que uma simples mostra de arte. É uma oportunidade para os visitantes se projetarem no espaço, na arte e no estilo de vida que o empreendimento Bonjardim oferece. Estamos confiantes que esta colaboração será um sucesso e estamos ansiosos para receber os visitantes nesta experiência única”, afirma Aniceto Viegas, CEO da Avenue. Para Rita Rodrigues da Silva, Fundadora e CEO do Lisbon Art Office: refletimos sobre arte numa mobilidade urbana assente em simultâneo na memória e na geometria (des)equilibrada da velocidade a que vivemos. Procurámos enfatizar o caráter sensorial da vivência quotidiana num formato contemporâneo, que nos serve para usufruir o tempo de apreciar a beleza que nos alimenta e inspira. Esta é uma ação integrada no Prime Selection by JLL , o novo site da consultora imobiliária focado exclusivamente na habitação de segmento alto em Lisboa, no Porto, em Cascais, Oeiras, Algarve, Comporta e Funchal. Conheça também JLL assessora um dos negócios com maior destaque em Lisboa e Conjuntura da Construção | fevereiro 2024
Fonte: Freepik Autor: Redação O terreno da Quinta dos Ingleses, em Carcavelos, vai ver nascer uma mega-urbanização com hotel, espaços comerciais e de serviços, um parque urbano e 906 fogos , tendo sido assinado o alvará de obras para que avance a construção deste empreendimento, pelo vice-presidente da Câmara de Cascais , Nuno Piteira Lopes. Esta obra tem sido contestada pela associação SOS Quinta dos Ingleses há vários anos, estando em cima da mesa a possibilidade de apresentarem uma providência cautelar para travar o projeto, depois ter sido já interposta uma ação judicial contra a Câmara de Cascais para travar a obra, pedindo a nulidade de deliberação da autarquia que dava luz verde ao avanço da construção. Na origem da contestação estão motivos ambientais , apontados pela associação em novembro: esta impugnação aponta uma série de vícios no procedimento administrativo e flagrantes atropelos à lei, contendendo com os direitos fundamentais à veda e ao ambiente , acrescentando, com esta ação, visamos a destruição da maior área verde da orla costeira entre Lisboa e Cascais. Esta obra, que tem vindo a arrastar-se desde os anos 60, vai mesmo avançar, conforme sublinha Nuno Piteira Lopes: as obras vão começar, confirmando a assinatura do alvará para o início dos trabalhos no terreno. Acompanhe mais temas como este: Projeto em Lisboa quer intervir em terrenos vazios , Novo hotel nas Caldas da Rainha vai avançar brevemente e Gaia vai investir cerca de 1,5M€ para renovar Parque Biológico
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Investir um imóvel é algo com que inevitavelmente se poderá deparar caso ainda não tenha adquirido a sua primeira habitação própria e permanente, ou esteja à procura de novos potenciais investimentos. O imobiliário é sem dúvida um dos setores com mais rentabilidade, pelo comprar uma casa poderá, a longo prazo, transformar-se numa boa opção. Optar por comprar nova construção, neste âmbito, é por si só uma escolha vantajosa, pois haverá maior potencial de valorização de um imóvel novo do que um já mais antigo , o qual provavelmente necessitará de obras, intervenções ou reabilitação estrutural. Ao comprar um imóvel novo, não terá estes problemas, sendo-lhe oferecida a garantia de qualidade no momento da compra. Assim, se tem interesse neste tipo de investimento e anda à procura das melhores opções à venda no mercado , consulte as seis sugestões de imóveis que o SUPERCASA trouxe hoje para si , veja as fotografias, visitas virtuais e vídeos dos imóveis, e peça para agendar a sua visita caso algum destes lhe salte à vista! Apartamento T0+1 em Campanhã, Porto - 211.000€ Apartamento T1 em Oeiras, Lisboa - 299.000€ Apartamento T2 no Porto - 370.000€ Apartamento T2 em Santa Maria Maior, Lisboa - 500.000€ Apartamento T2 no Porto - 854.000€ Apartamento T3 em Olhão, Algarve - 1.340.000€ E se quer descobrir outros tipos de imóveis, consulte Casas para recuperar: dê vida a um imóvel , Viver à beira-mar: transforme este sonho em realidade ou Quer comprar uma casa com jardim? O SUPERCASA tem
Fonte: Adobe Stock Autor: Redação O setor imobiliário é um ambiente altamente competitivo, onde a apresentação adequada de um empreendimento pode ser a chave para o sucesso nos negócios. No entanto, conquistar a atenção e o interesse dos potenciais clientes requer estratégias bem elaboradas e direcionadas . Neste artigo do SUPERCASA Notícias , exploramos algumas dicas essenciais para promover empreendimentos imobiliários com eficácia. Importância da Apresentação de Empreendimentos No mercado imobiliário, onde a concorrência é acirrada e as expectativas dos clientes são elevadas, a apresentação do empreendimento desempenha um papel crucial no processo de venda. É através dessa apresentação que os potenciais compradores podem visualizar as características do imóvel e tomar uma decisão informada. No entanto, para alcançar o sucesso, é necessário ir além da simples exposição do imóvel; é preciso entender e atender às necessidades específicas do público-alvo. Identifique o seu público-alvo Antes de iniciar qualquer campanha de promoção , é fundamental compreender quem são os potenciais compradores do seu empreendimento . Isso requer uma análise detalhada do mercado e uma compreensão profunda das características e preferências do público-alvo . Investir tempo e recursos nessa etapa inicial pode garantir que a sua mensagem seja direcionada para as pessoas certas, maximizando assim o retorno sobre o investimento. Invista em conteúdo online No mundo digital de hoje, estar presente online é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento imobiliário. Utilize uma variedade de plataformas online para alcançar um público mais amplo e aumentar a visibilidade do seu empreendimento, como: • Portais imobiliários : encontra um público vasto onde consegue mais facilmente expor o seu empreendimento a potenciais clientes compradores; • Site imobiliário : consegue criar uma página dedicada apenas a este tipo de imóvel; • Redes Sociais : uma opção gratuita que lhe permite partilhar com o seu público alvo diversos tipos de conteúdo em diversos formatos; • E-mail marketing : permite segmentar o envio e partilhar o imóvel apenas com potenciais clientes interessados, com a vantagem de poder automatizar este processo. Ao investir em conteúdo online, pode criar uma presença online robusta e interativa, que atrai e envolve os potenciais clientes , e com o CRM eGO Real Estate terá acesso a uma solução completa e integrada para a divulgação de empreendimentos. Principais vantagens da solução para empreendimentos eGO Real Estate O CRM eGO Real Estate é a plataforma mais completa do mercado no que respeita à gestão, otimização e acompanhamento do cliente nas várias fases da mediação imobiliária, pelo que investir neste CRM significa ter a possibilidade de trabalhar com ferramentas tão imprescindíveis como o módulo de empreendimentos, para quem comercializa este tipo de imóveis. E o que é que pode obter com este módulo? Gestão simplificada Com esta solução, a gestão dos seus imóveis torna-se mais simples e intuitiva, sem limite de frações e com integração das leads no CRM . Na ficha do empreendimento, poderá consultar toda a informação dos imóveis , ficando a saber quais são as frações disponíveis para venda, tendo ainda a vantagem de beneficiar de uma tradução automática dos anúncios, que não só lhe poupará tempo e recursos, como o fará chegar ao mercado internacional. Desenvolva um site ou landing page exclusiva Para que o seu empreendimento obtenha o destaque que merece, com esta solução do CRM eGO Real Estate poderá facilmente desenvolver um site ou landing page exclusiva do empreendimento. As principais vantagens deste desenvolvimento passam pela otimização das campanhas publicitárias e o facto de conseguir, desta forma, uma gestão autónoma dos conteúdos, mas também: Poder ter um mini-site com vários idiomas e um e-mail com domínio próprio; Ter uma página exclusiva do empreendimento, destacando-o de outros imóveis; Apresentar o seu empreendimento em vários formatos, com texto, fotografias, vídeos, pdf, visitas virtuais e mapa de localização; Incluir uma tabela de frações do empreendimento. Promova e divulgue os seus imóveis nos portais nacionais mais notórios Como já lhe dissemos acima, uma presença online é fundamental para conseguir alcançar mais potenciais compradores e, portanto, deve marcar presença nos principais portais imobiliários . Neste sentido, o eGO Real Estate integra a divulgação do seu empreendimento nos dois portais imobiliários nacionais SUPERCASA e CASA SAPO . Ao ter o seu imóvel nestes portais, t erá toda a informação centralizada no microsite do empreendimento e ainda um grande destaque através da publicação de um artigo no canal de notícias SUPERCASA , a promover o seu empreendimento. Outras vantagens são: Banners nos portais SUPERCASA e CASA SAPO; Destaques ao empreendimento; Acompanhamento premium de uma equipa de gestores especializada Crie conteúdo atrativo para os seus empreendimentos A criação de conteúdo relevante e de alta qualidade é essencial para atrair a atenção e o interesse dos potenciais clientes. Ao desenvolver artigos de blog, e-books, posts em redes sociais e outros tipos de conteúdo, consegue fornecer informações valiosas e úteis para ajudar os potenciais clientes a tomar decisões informadas. Neste sentido, optar pela solução de empreendimentos do eGO Real Estate pode ajudá-lo a poupar tempo, dinheiro e recursos, sendo que terá ao seu lado uma equipa empenhada em desenvolver consigo meios de comunicação únicos e que o vão destacar-se face à concorrência. A chave para o sucesso é manter uma abordagem consistente e focada nos interesses e necessidades do seu público-alvo , para assim construir uma reputação sólida como especialista no mercado imobiliário. Tem interesse nesta funcionalidade? Entre em contacto com a equipa eGO Real Estate aqui .
Fonte: JLL Autor: Redação A equipa de Residencial da JLL e a Porta da Frente Christie’s estão a comercializar, em regime de co-exclusividade, o Pulse, um novo edifício residencial localizado nas Avenidas Novas , entre o Marquês de Pombal e o Campo Pequeno, em Lisboa, conforme anunciou a JLL em comunicado ao SUPERCASA Notícias . Com 39 unidades residenciais distribuídas por 14 andares e com áreas entre 58 e 272 m 2 , é possível encontrar 27 apartamentos de tipologia T1 a T6 triplex, mas também oito townhouses repartidas entre T2 duplex e T3 triplex. Todas as unidades têm estacionamento até quatro lugares , há terraços privados com jardim, piscina exterior e interior, sauna, banho turco e, ainda, um ginásio . O serviço de concierge está disponível 24h por dia, há um espaço de wellness , outro destinado a co-working e, ainda, um pátio comum com jardim para os momentos de lazer. “O Pulse Lisboa é a calma no centro da cidade. Está localizado numa zona histórica, mas também rica em espaços de lazer e de restauração, o que valoriza a experiência de quem ali morar. Este ativo de elevada qualidade, com comodidades modernas e sustentáveis, vem reforçar a oferta de espaços habitacionais no centro de Lisboa, zona onde existe uma maior procura. Não temos dúvidas que será um verdadeiro sucesso de vendas!” , afirma Patrícia Barão, Head of Residential na nota a que o SUPERCASA Notícias teve acesso. João Cilia, CEO Porta da Frente Christie’s , acrescenta: “o Pulse Lisboa é sem dúvida um projeto único, com uma localização privilegiada no coração de Lisboa e uma qualidade distintiva. São estes os projetos que nos motivam e dos quais a Christie’s quer estar associada. Teremos certamente muitos clientes satisfeitos com a sua nova casa” . Este edifício surge de uma parceria entre o arquiteto Francisco Aires Mateus e a Reify que, em conjunto, deram vida ao Pulse Lisboa, um c ondomínio residencial único na cidade, que alia a centralidade e amplitude da sua localização aos novos estilos de vida urbanos. Num estilo de vida cosmopolita moderno não pode faltar também o compromisso com a sustentabilidade. Por isso, a certificação energética do Pulse é de nível A, com um sistema de energia solar fotovoltaica para autoconsumo e poupança nos consumos de energia, certificação AQUA+ - certificado que confere um elevado grau de eficiência da gestão dos consumos de água -, certificação BREEAM, lugares de estacionamento preparados para o carregamento de veículos elétricos e, ainda, um parque para bicicletas. No SUPERCASA Notícias encontra todas as novidades do mundo Imobiliário: Edifício Delta atinge 100% de ocupação com o apoio da JLL , Savills está a comercializar espaço de trabalho moderno e flexível
Fonte: Freepik Autor: Redação O Governo apresentou na passada quinta-feira, 18 de janeiro, novas medidas para combater a seca nas regiões do Algarve e Alentejo, no seguimento da 18.ª reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca. A situação nestas duas localidades é crítica, não só para os habitantes da região que consomem a água, mas também para produtores agrícolas que vêm as suas produções prejudicadas. Assim, as decisões serão aplicadas a abastecimentos públicos e agrícolas, mas também ao turismo, tendo sido determinado, no que diz respeito ao abastecimento público, que se reduza, em 15%, o consumo urbano na região face ao ano homólogo. No abastecimento agrícola deverá existir uma redução de 25% no consumo, a qual contempla 50% do volume titulado para rega no perímetro hidroagrícola do Sotavento. Além desta, será reduzida em cerca de 40% o volume utilizado para rega a partir da albufeira do Funcho e, até 15%, a captação de água subterrânea para regra. No que respeita ao turismo, o consumo em empreendimentos turísticos será reduzido até 15% , a mesma percentagem aplicável, também, à captação de água subterrânea. Agricultores defendem que crise é provocada pelo Governo A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) aponta os sucessivos Governos como os principais responsáveis pela falta de água nas duas regiões do sul do país, deixando algumas sugestões à mitigação do problema, de entre as quais para combater as perdas de produção. A crise que assola o Algarve (e o Alentejo), como a falta de água, materializa a ausência de obra e de política estratégica que priorize as populações e é especialmente grave numa região onde há décadas se previa esta situação. A crise em que está no Sul do país tem responsáveis: as opções políticas dos sucessivos governos, defende a CNA. Na origem destas acusações está o fracasso na execução do Plano Nacional de Regadios , bem como os cortes estipulados para o abastecimento, que envolveram, no entendimento da Confederação, artimanhas já habituais. Neste seguimento, é proposta uma audiência pública, em diversos fóruns, nomeadamente na Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca. Continue a par de toda a atualidade com o SUPERCASA Notícias
Fonte: Pexels Autor: Redação Estão a surgir novas formas de habitação influenciadas por mudanças socioeconómicas à escala global, que fazem nascer tendências, novas alternativas à casa tradicional e modos de vida nómada que exigem diferentes burocracias para a questão da morada. A tecnologia e a evolução da industrialização na construção está a empurrar muitas pessoas para soluções mais económicas de habitação, como casas pré-fabricadas, casas modulares ou até autocaravanas. Diferenças entre domicílio fiscal e morada fiscal, quais são? O domicílio fiscal contempla questões de procedimento e processos, que implicam, por exemplo, a cobrança de impostos para corrigir ou entregar declarações, ou ser chamado à execução, entre outras situações. A residência fiscal, por outro lado, é a informação que aufere se um contribuinte tem ou não uma conexão forte o suficiente para ser tributado em território nacional , sendo que, grosso modo, esta se traduz no facto de o contribuinte dispor de uma habitação própria e permanente, na qual pernoita, recebe os seus amigos e família, faz as suas refeições, passa o seu tempo livre – basicamente, vive –, tratando-se de um imóvel próprio ou arrendado. O domicílio fiscal é apurado de acordo com o Artigo 19.º da Lei Geral Tributária baseando-se no local de residência habitual . Este pode coincidir, na maioria das vezes, com a habitação própria e permanente do contribuinte. O domicílio fiscal pode aplicar-se a autocaravanas ou casas pré-fabricadas? Para ser considerada uma residência habitual, o domicílio fiscal deve pressupor um grau de permanência geográfica. Assim, alguém que viva numa autocaravana, que à partida estará em constantes deslocações, não é aplicável a domicílio fiscal, pelo que é inviável determinar a sua localização concreta para a atribuição de procedimentos ou processos. Por outro lado, uma autocaravana afeta com carácter de permanência, se assim estiver registada, mantendo-se assente ou fixa no mesmo local por um período de mais de um ano, pode ser considerada domicílio fiscal , ainda que estejam abrangidas pequenas alterações sobre o local onde se situa. Ou seja, uma autocaravana com esta afetação pode fazer pequenas transferências para locais da área circundante. O mesmo é aplicável às casas pré-fabricadas ou modulares, que podem ser consideradas permanentes e fixas, apesar não serem, literalmente, habitações fixas ao solo. Para este efeito, são consideradas prédios , sem qualquer dúvida de que podem ser um domicílio fiscal. Que procedimentos deve ter para constituir domicílio fiscal e casas pré-fabricadas? Para constituir domicílio fiscal neste tipo de habitação, estas têm que estar devidamente licenciadas pela Câmara Municipal, nos mesmos trâmites em que são constituídos os processos de licenciamento exigidos para a construção de habitações convencionais. De acordo com o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, mais concretamente o artigo 2.º sobre o conceito de “edificações”, uma casa é legível a domicílio fiscal se for uma habitação destinada a habitação ou utilização permanente, ou, por exemplo, através da instalação de um restaurante, bar ou loja aberta ao público, para os quais é exigido um processo de licenciamento, ainda que não seja de carácter obrigatório que a habitação possua características de permanência e inamovibilidade do solo. Conseguiu perceber as diferenças? Sobre Habitação, outros temas que lhe podem interessar: Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber , Manutenção preventiva: entenda a importância deste conceito ou O que é a Área Bruta Privativa?
Fonte: Freepik Autor: Redação Um avalista é diferente de um fiador, apesar de poderem ser confundidos por terem um papel semelhante . Contudo, havendo uma diferença entre aval e fiança , as duas nomenclaturas tomam funções distintas, representando dois tipos de garantia aquando da concessão de um crédito . Descubra as diferenças para, se lhe for feito o pedido para ser o fiador ou o avalista numa situação de pedido de crédito, saber exatamente o que fazer, conhecendo obrigações, deveres e tudo o que envolvem estes dois conceitos. Fiador: o que é, quais são as suas obrigações e que riscos corre? Fiador é, provavelmente, o termo com que está mais familiarizado, podendo até conhecer alguém que eventualmente seja, ou tenha sido, o fiador de outra pessoa numa situação de concessão de crédito. Um fiador é nada menos do que a pessoa sobre a qual recai a obrigação de liquidar os valores por pagar caso a pessoa que contraiu o crédito, ou seja, o devedor, não o pague. Assim, imagine: tem um familiar que pediu um crédito para comprar uma casa, e pede-lhe a si que seja o seu fiador. Ao assumir este papel, caso o seu familiar deixe de pagar as prestações do crédito, fica você responsável e encarregue de assegurar esses pagamentos em falta. Damos o exemplo de um familiar, pois, nestas situações, o mais comum é os fiadores serem os familiares diretos do mutuário de crédito, como pais, irmãos ou tios. Assim, o maior risco que um fiador corre é mesmo que a pessoa da qual se torne fiadora deixe de pagar as suas obrigações ao banco , o que, numa situação mais complicada, poderá envolver a execução do seu património pessoal pela entidade credora , uma vez que assume a responsabilidade em nome do devedor. Para mitigar estes risco, o fiador pode obter o benefício da excussão prévia, o que lhe permite não ter que pagar a dívida enquanto o património do titular do crédito não for executado. E fique a saber que, ao tornar-se fiador de alguém, muito dificilmente deixa de o ser , caso mude de ideias no futuro. Uma fiança só termina depois da total liquidação da dívida ou através de um acordo com a entidade credora , contudo, e porque se trata de uma garantia sobre o cumprimento da dívida, este tipo de negociações são difíceis. Avalista: diferenças face ao fiador, obrigações e riscos À semelhança do fiador, o avalista será alguém que toma responsabilidade sobre o pagamento da dívida em caso de incumprimento por parte do titular do crédito, através de letras ou livranças. Ao contrário do fiador, que paga a fiança do incumprimento do devedor, o avalista paga o aval, que é utilizado mais frequentemente nos financiamentos de pessoas coletivas, como empresas e organizações. O aval pode ser concretizado pelo valor total da dívida ou um inferior, sendo que basta uma assinatura na parte de trás do documento para ficar selado o compromisso. A figura do aval é mais relevante para empresas , ao contrário do fiador que atua como garante de uma pessoa individual. O aval tem uma contribuição, assim, no crescimento de pequenas e médias empresas, representando, muitas vezes, a única forma de estas conseguirem financiamentos junto da banca. Assim, um avalista fica com responsabilidade solidária, em que tanto o devedor quanto o avalista assumem a mesma responsabilidade no crédito , podendo a entidade credora acionar o património de qualquer uma das figuras em caso de incumprimento. É comum os avalistas serem os sócios ou os administradores das empresas para as quais é pedido o financiamento junto das entidades credoras, fazendo-o para facilitar a obtenção deste empréstimo. À semelhança do que acontece com a fiança, em caso de incumprimento, o património pessoal do avalista pode correr o risco de execução. Contudo, caso o avalista apresente uma situação económica vulnerável, pode requerer um processo especial para acordo no pagamento, junto da entidade credora, baseado num plano de pagamentos para facilitar e permitir ao avalista o compromisso assumido no pagamento dos valores em dívida. Em último caso, não conseguindo assegurar os pagamentos, o avalista poderá solicitar um pedido de insolvência pessoal com exoneração do passivo restante, ou seja, pedir o perdão da dívida . Se ficou esclarecido e gostava de obter mais conhecimentos acerca do que envolve um crédito, sugerimos que leia Crédito construção: o que é e como funciona? , Intermediários de crédito: como funcionam? ou Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Fonte: Freepik Autor: Redação O mercado imobiliário é um segmento muito específico que exige não só um grande nível de preparação teórica, como um compromisso para com as mudanças do setor, que está em constante evolução . Os desafios são vários e diferentes de caso para caso, mas existem premissas que nunca mudam e que deverá ter em conta se procura ser um profissional bem-sucedido e com grandes taxas de sucesso. É normal existir confusão, medo e inexperiência, e por isso mesmo, o SUPERCASA traz-lhe este artigo para o ajudar a crescer no mercado e a conseguir melhores e maiores concretizações . Descubra quais são os cinco erros a evitar e faça crescer a sua carreira! 1. Falta-lhe um plano de negócios Este é o erro crasso de muitos profissionais que entram no mercado sem experiência e/ou conhecimento. Não ter um plano de negócios vai atrasá-lo e afastá-lo dos seus objetivos, levando-o por um de dois cenários: ou estará completamente perdido e sem saber o que fazer, recorrendo ao improviso e a uma maior taxa de erro, ou será visto como um profissional amador, incompetente e sem conhecimentos que lhe permitam criar notoriedade no mercado. O plano de negócios é o passo zero quando entra no mercado como agente imobiliário, quer a título individual, quer vá trabalhar para uma agência ou abra o seu próprio negócio. Em qualquer uma destas situações , para conseguir fazer crescer a sua reputação e aumentar a sua rede de contactos, é importante que defina a sua estratégia para se conseguir destacar. Uma das formas mais eficazes para conseguir este plano de negócios é através de diretrizes sólidas e que elevem a sua reputação para outro patamar. Falamos, concretamente, de um plano de marketing , nomeadamente através da comunicação dos seus serviços, de uma estratégia para a captação de leads e de meios para concretizar os seus objetivos financeiros. Tudo isto, facilmente, conseguirá obter com recurso a plataformas de gestão imobiliária que lhe proporcionem uma integração completa e de última geração às várias vertentes do seu negócio. Assim, deve procurar serviços que o ajudem neste plano de negócios, como o CRM de Gestão Imobiliária eGO Real Estate , o mais completo, mais inovador e mais utilizado em Portugal. Com este CRM, consegue desde logo definir um público-alvo para atrair leads qualificadas e optar por uma estratégia de marketing digital ao dividi-lo por interesse. Desta forma, vai comunicar apenas a informação relevante para esse público. Descubra como pode fazer tudo isto aqui . 2. Não está totalmente familiarizado com o mercado local É possível que, caso se esteja a iniciar no mercado, ainda não se sinta totalmente à vontade com o mercado local, com a sua área de atuação ou com as particularidades da zona e segmento em que vai trabalhar. Esta é uma desvantagem que deve trabalhar para melhorar, investindo tempo em conhecer tudo o que envolva a sua área. Para conseguir este conhecimento aprofundado, a sugestão é que utilize plataformas de metasearch que lhe permitam realizar análises comparativas de mercado, relatórios de angariação, listagens com todos os imóveis disponíveis na zona em que atua e alertas de novos imóveis que entrem no mercado. Consegue tudo isto, facilmente, através do Infocasa , a maior base de dados a nível nacional. Através do Infocasa vai conseguir uma visão mais alargada do mercado e ficar a conhecê-lo mais profundamente, informando-se acerca de tendências e nichos. Desta forma, prestará um serviço mais completo e personalizado aos seus clientes, mostrando-lhes exatamente aquilo que eles querem ver. Conheça o Infocasa aqui e descubra em que outras situações ele o pode ajudar! 3. Não utiliza as redes sociais na sua totalidade As redes sociais são das plataformas mais fortes atualmente e, ao não estar a utilizá-las na sua totalidade, está a perder várias oportunidades de negócio. Qualquer comprador que esteja à procura de casa está sujeito às redes sociais, pelo que , investir numa divulgação por este meio, poderá significar uma visibilidade dos seus anúncios muito mais alargada e completa. Para conseguir esta utilização eficiente, recomendamos-lhe que invista no eGO Real Estate , o CRM do qual já aqui falámos e que o pode ajudar nas várias vertentes do negócio. No que respeita às redes sociais, a particularidade do eGO é que poderá receber as leads provenientes deste meio no seu CRM, otimizando a gestão dos anúncios e concretizando uma estratégia eficaz. O utilizador do eGO pode, assim, ativar a integração de leads da sua página de Facebook ou Instagram, fazendo o acesso e gestão diretamente no CRM. Peça uma demonstração de como tudo isto funciona aqui . 4. Não está a fazer formações contínuas Um dos pontos essenciais para uma boa progressão da sua carreira e negócio é a formação contínua e especializada , quer acerca de produtos que o possam ajudar na gestão, divulgação, angariação e prospeção imobiliária, quer acerca do mercado e das suas tendências. Tal como já mencionámos, o mercado imobiliário é um segmento em constante evolução, sendo importante que se mantenha atualizado e a par com as tendências, quer para conseguir estar preparado para qualquer situação que se lhe surja, quer para que se destaque da concorrência. Sabia que o CRM eGO Real Estate dá formações contínuas sobre diversos temas relacionados com o mercado imobiliário? É uma excelente oportunidade para participar nestes eventos, que se realizam quer presencialmente, quer online, seja ou não cliente do eGO. Se tem interesse nos webinars, descubra as várias datas aqui . Para formações e workshops, consulte o calendário para os próximos meses no link que lhe disponibilizamos. 5. Não está a acompanhar de perto os seus clientes Uma má comunicação pode ser o início do fim de muitas relações e negócios , sobretudo no mercado imobiliário, em que é comum haver uma concorrência feroz. Assim, ao não investir no acompanhamento junto dos seus clientes, poderá estar a cometer um erro fulcral. O sucesso de um bom profissional imobiliário é sustentado por uma boa rede de contactos e relações de confiança, sendo para isso imprescindível ter do seu lado uma plataforma que lhe permita organizar a informação sobre os seus clientes e, ainda, permitir-lhe um relacionamento estreito e personalizado com eles. Através do CRM eGO Real Estate consegue, por exemplo, organizar roteiros de visita em que expõe as marcações das visitas aos imóveis, estabelecendo um elo de ligação entre você, o agente, o potencial cliente e o proprietário. Fará tudo isto através das Oportunidades do eGO , e em poucos cliques, de forma muito simples: faz a marcação da visita, cria a ficha de visita, solicita as assinaturas digitais e partilha tudo isto com o proprietário. Desta forma, cria confiança com o seu cliente, apresentando-lhe toda a informação necessária, e aumenta a sua notoriedade junto do mesmo. Gostava de experimentar esta funcionalidade? Clique aqui . Leia também: Conheça a nova ACM personalizável do Infocasa , Experiências exclusivas para dinamizar vendas: 3 ideias e 5 Pontos-chave para abrir o seu negócio
Fonte: SUPERCASA Autor: Redação Comprar um terreno para construir pode ser uma alternativa à compra de casa, tradicionalmente já construída e pronta a habitar. Nesta situação, terá de se mentalizar que se trata de um processo moroso e que envolve alguns trâmites burocráticos, mas que no final, depois de executado, é vantajoso e até mais económico. Desde a conceção do projeto à execução da obra , construir uma casa pode ser a opção mais viável para quem pretende uma casa feita à medida e dentro dos limites orçamentais disponíveis, e o primeiro passo para obter esta concretização é através da compra de um terreno onde possa construir uma casa. Neste passo, deve ter em conta aspetos como a viabilidade de construção e as características do terreno. Antes de mais, tem de verificar se é possível construir no terreno que lhe interessa e averiguar se este se encontra localizado numa Área Urbana de Génese Ilegal. Se estiver num loteamento, deve consultar o alvará do loteamento mais recente, verificando se tudo se encontra em conformidade e atentar às características da terra, nomeadamente se é em declive ou aclive. O mais indicado é que procure terrenos planos, pois outros géneros vão envolver sempre mais custos. Pontos fundamentais a ver antes de avançar com a compra Verifique a documentação do terreno e consulte o Plano Diretor Municipal para validar as suas plantas e regulamento; Preste atenção às características morfológicas do terreno - ver se existem lençóis de água, ver as características do solo e ver os declives do terreno; Confirme se o terreno se integra ou não num loteamento (pode consultar a última versão do alvará e os planos de pormenor); Verifique se já existe, ou não, algum projeto aprovado; Analise a localização , a orientação solar , se existe algum tipo de fator depreciativo em redor do terreno ou se este não servirá de passagem a outros. Projetos aprovados vs. Projetos não aprovados É fundamental que analise todas as variantes acima explicadas, pois obterá informações cruciais para saber se pode avançar, ou não, com a construção do seu imóvel. Neste caso, uma das mais importantes é perceber se o terreno se integra, ou não, num loteamento . Caso não integre, significa que não haverá um projeto aprovado, o que implica ter de apresentar um projeto de licenciamento junto da Câmara Municipal, e pedir, numa fase mais avançada, um alvará de construção. Reunidos estes documentos, deve solicitar a licença de habitação do imóvel, para poder habitar nele. No caso dos terrenos sem projetos aprovados, é necessário cumprir todos os requisitos estipulados para conseguir o licenciamento e, até à fase da construção, será algo que exige tempo e paciência, dependendo do ritmo de trabalho da Câmara Municipal onde está localizado o seu terreno. Por outro lado, se adquirir um terreno com projeto aprovado, o mais provável que é que este já tenha um projeto de licenciamento autorizado e uma licença de construção pronta a levantar. Contudo, deve ter atenção que, ao comprar um terreno com projeto aprovado, o imóvel tem de ser construído exatamente como está concebido no projeto, portanto, caso deseje alterações ou retificações, poderá não ter autorização para as efetuar. Que documentos são necessários para comprar um terreno? Licença de habitabilidade, se aplicável; Alvará de construção, se aplicável; Projeto de licenciamento, se integrado num loteamento; Plano Diretor Municipal; Caderneta Predial; Certidão de registo predial; Regulamento Municipal de Taxas sobre a atividade urbanística e operações relacionadas com o município. Tendo reunidos estes documentos, mais segurança terá ao avançar com a compra do terreno , pois tratam-se de documentos que poderão ser requisitados numa fase posterior. Que impostos vai pagar? Apesar de se tratar de uma opção mais económica, não há como escapar aos impostos da compra. No caso de um terreno, são os seguintes: Taxas municipais de construção; Taxas urbanísticas e taxas de compensação urbanística; Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT); Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI); Adicional do IMI (AIMI). Está pronto para avançar? Consulte as oportunidades imperdíveis disponíveis à venda no SUPERCASA! Terreno em Torres Vedras, 85.000€ Terreno em Alcobaça, Leiria, 110.000€ Terreno em Vila Nova de Gaia, Porto, 125.000€ Lote para construção em Portimão, Algarve, 179.000€