App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Casa segura: Saiba como se proteger contra o cibercrime

23 JUNHO 2022
Tópicos
Dicas Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Segurança
Apesar de a tecnologia ter os seus próprios riscos de segurança, também pode auxiliar a proteger os bens. Siga as dicas para se proteger a si e à sua casa, do cibercrime.
Casa segura: Saiba como se proteger contra o cibercrime
No mundo real, não deixaria a porta de casa aberta ou o carro com as chaves na ignição. O mesmo acontece na internet, ou seja, é fundamental o cuidado a proteger os dados pessoais e financeiros.
 
Em Portugal, o relatório do Centro Nacional de Cibersegurança divulga uma tendência de aumento e crescente sofisticação dos ataques informáticos.
 
Neste sentido, siga as dicas para se proteger a si e à sua casa, do cibercrime:
 
#1. Investir em tecnologias de segurança
Apesar de a tecnologia ter os seus próprios riscos de segurança, também pode auxiliar a proteger os bens. 

As câmaras com sensores de movimento podem afugentar possíveis intrusos. Algumas enviam até uma notificação e captura de imagem, sempre que são ativadas.

Uma campainha inteligente filma as visitas quando estas se aproximam da porta e possibilita falar com elas através do telemóvel, se não estiver em casa. 

Outra possível maneira de proteção é uma fechadura inteligente, ativada por PIN ou voz, que bloqueia se alguém tentar entrar indevidamente.
 
#2. Proteger os dados
Utilizar palavras-passe fortes e difíceis de adivinhar. Não as repita em várias plataformas nem baseie a sua palavra-passe no seu nome ou nomes de familiares, nem no seu emprego. 

Dê preferência ao uso de letras, números e carateres especiais para criar palavras-passe fortes e um gestor de palavras-passe gratuito para as armazenar. Se a autenticação forte estiver disponível no seu dispositivo, utilize-a
 
#3 Tapar a câmara
Os piratas informáticos podem usar malware para invadir o seu computador ou obter acesso à sua câmara. Isto possibilita vigiar todos os seus movimentos. 

Para evitar este malware, não abra e-mails suspeitos nem descarregue ficheiros de origem desconhecida. Antes de clicar numa ligação, pergunte-se: é de origem legítima e estava a contar com ela?
 
Felizmente, não é necessário tecnologia de ponta para proteger a sua câmara: pode tapar, por exemplo, com fita isoladora. Retire-a apenas quando quiser utilizar a câmara.
 
#4 Ter cuidado com conversas
Os dispositivos ativados por voz são muito convenientes, no entanto, geram riscos de segurança. 

Assim que se ativa, o seu assistente digital regista e grava comandos de voz. É uma boa prática mudar a sua "palavra de ativação" (a palavra que ativa o dispositivo) para uma que raramente utilizaria numa conversa normal. 

De destacar também a verificação e apagar regularmente as gravações antigas. Pode fazê-lo através das aplicações do dispositivo.
 
#5 Fazer compras seguras
O aumento de compras online tem sido aproveitado pelos cibercriminosos. Ocorreram novas técnicas, como o ataque a páginas de processamento de pagamentos, para roubar dados de cartões de crédito, ou a tentativa de piratear sites que pertencem a empresas legítimas. 

Para se proteger, deve fazer atualizações de software e evite fazer compras se estiver numa rede de Wi-Fi pública.
 
Atualmente, há sites falsos que levam as pessoas ao engano para conseguir os dados bancários, as empresas existem, mas o site está a ser controlado por piratas informáticos. 

Opte por entrar manualmente no site ou através de motores de busca seguros.
 
#6 Procurar o "cadeado"
Compre apenas em sites com encriptação SSL (Secure Sockets Layer). 

Nestes sites, o endereço começa por HTTPS (e não apenas HTTP) e há um ícone de um cadeado fechado, na barra de endereço ou na de estado, no fundo da página.
 
#7 Pensar antes de clicar
Os seus filtros de spam protegem contra e-mails de phishing, uma técnica de crime cibernético. 

Afirmam, por exemplo, que acabou de ganhar um prémio fabuloso ou que a sua conta bancária está bloqueada e pedem-lhe para partilhar os seus dados bancários. 

Contudo, existem ameaças que inevitavelmente escapam aos filtros. Assim, deve-se prestar atenção a e-mails que afirmam ser do seu banco. 

Atenção aos erros de ortografia e gramática ou endereços suspeitos. Se o remetente também não usar o seu nome completo, esse e-mail pode ser fraudulento. 
 
#8 Agir em antecipação
Confirmar as políticas do seu banco referentes à compensação por fraudes online. Se este não reembolsar as perdas, deve ponderar procurar outro banco que o execute. 

Além disso, um seguro para a casa é sempre um acréscimo fundamental às habituais precauções.
Tópicos
Dicas Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Segurança
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Diferenças entre um fiador e um avalista: entenda-as
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel