App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Comprar Casa

AICCOPN: Síntese Estatística da Habitação de novembro de 2022

28 NOVEMBRO 2022
Tópicos
Imóveis Crédito Hipotecário Mercado Imobiliário Casas em Lisboa Comprar Casa em Portugal Empreendimentos AICCOPN
Foi registado aumento de 8,9% de novos empréstimos à habitação até setembro de 2022.
AICCOPN: Síntese Estatística da Habitação de novembro de 2022
Fonte: AICCOPN
Autor: Redação

De acordo com um comunicado enviado ao SUPERCASA Notícias, até ao 3º trimestre de 2022, assistiu-se a um aumento homólogo de 1,9% do consumo de cimento no mercado nacional, para um total de 2.922 milhares de toneladas.

No que concerne ao licenciamento concedido pelas Câmaras Municipais de obras para construção nova ou reabilitação de edifícios residenciais, verifica-se uma estabilização nos primeiros 9 meses do ano, apurando-se uma variação de apenas -0,5%, em termos homólogos. Quanto ao número de fogos licenciados em construções novas, regista-se um aumento de 2,8%, para um total de 22.774.

Até setembro de 2022, o montante de novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras foi de 12.276 milhões de euros, valor que traduz um acréscimo de 8,9%, face a igual período do ano anterior. De igual modo, assiste-se a um aumento no stock de crédito à habitação detido pelas instituições financeiras, que em setembro apresenta uma variação de 4,1%, em termos homólogos.

O valor mediano da avaliação de habitação para efeitos de concessão de crédito fixou-se em 1.429€/m2 no mês de setembro, em face de taxas de crescimento de 16,2% nos apartamentos e de 13,8% nas moradias, em termos homólogos.


A Região Centro em destaque:

Na Região Centro, o número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em setembro de 2022 foi de 5.947, valor que traduz um aumento de 8,5% face aos 5.481alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores. Destes, 11,5% são de tipologia T0 ou T1, 21,1% são de tipologia T2, 51% de tipologia T3 e 16,4% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 13,6% em setembro.
Tópicos
Imóveis Crédito Hipotecário Mercado Imobiliário Casas em Lisboa Comprar Casa em Portugal Empreendimentos AICCOPN
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Diferenças entre um fiador e um avalista: entenda-as
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Comprar um terreno para construir: tudo o que precisa de saber
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel