App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Imobiliário

Setor imobiliário e da construção: Atividade ultrapassou o nível pré-pandemia

8 JUNHO 2022
Tópicos
Bancos Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Construção Nova INE
Os setores da construção e imobiliário têm a maior percentagem de empresas que já restabeleceram as condições normais de atividade e em que a atividade alcançou ou ultrapassou o nível pré-pandemia, conforme revela o INE.
Setor imobiliário e da construção: Atividade ultrapassou o nível pré-pandemia
Mais de metade (56%) das empresas já estão com níveis de atividade pré-pandemia ou acima, sendo que quase todas consideram que já foram restabelecidas as condições normais de atividade na sequência da pandemia.

O setor do alojamento e restauração é o que apresenta menos sinais de retoma com apenas 37% das empresas deste setor a recuperar para valores de 2019. 

Mas há nuvens negras no horizonte do tecido empresarial. 

Para a maioria das empresas (83%), a guerra na Ucrânia, o escalar de preços e da inflação tem "um impacto negativo ou muito negativo" na evolução do volume de negócios deste ano, com mais de metade (67%) a assumir que vão aumentar os preços de venda este ano.  

Estas são apenas certas conclusões do inquérito rápido e excecional lançado às empresas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Banco de Portugal (BdP) para aferir o impacto da atual conjuntura internacional na atividade das empresas em Portugal.

O setor mais afetado pela atual conjuntura é o da indústria e da energia com 90% das empresas a admitirem um impacto negativo ou muito negativo. A subida dos preços da energia e das matérias-primas são indicadas por 60% das empresas como fator de "potencial impacto" na sua atividade durante este ano.

Para tentar travar este cenário mais de metade das empresas inquiridas preveem subir os preços de venda, sendo que 48% "antecipam aumentos de pelo menos 5%", aponta o estudo do INE e do BdP.   

Contudo, há também diferenças substanciais no que toca aos setores de atividade. 

Segundo destaca o gabinete de estatísticas, “o setor da construção e atividades imobiliárias apresenta a maior percentagem de empresas que já restabeleceram as condições normais de atividade (93%) e em que a atividade alcançou ou ultrapassou o nível pré-pandemia (65%). Em contraste, no alojamento e restauração, a percentagem de empresas em que a atividade já retomou ou ultrapassou o nível pré-pandemia é menor (37%)“.
Tópicos
Bancos Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Construção Nova INE
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Diferenças entre um fiador e um avalista: entenda-as
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel