App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
App SUPERCASA - Descobre a tua nova casa
App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Notícias do Mercado Imobiliário
Categorias
Comprar Casa

Crédito fácil? Aja com precaução!

14 JULHO 2022
Tópicos
Dicas Imóveis Bancos Crédito Hipotecário Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Compra de Imóveis Empréstimo à Habitação Crédito Habitação
O crédito fácil não é a solução. O Banco de Portugal criou um alerta público que o irá ajudar com as suas dificuldades no que toca a dívidas. Descubra porquê.
Crédito fácil? Aja com precaução!
Atualmente a receção de anúncios duvidosos é regular, tanto em jornais como revistas e redes sociais, pode parecer tentador pela facilidade que demonstra, contudo, pode trazer muito problemas. A solução para pagar as suas dívidas antigas não serão por este caminho, não se deixe enganar e tenha atenção! 

Segundo o Banco Portugal, tem vindo surgir muitas propostas enganosas tanto de pessoas coletivas como singulares onde promovem a concessão de crédito requerendo algo em troca, como, por exemplo, cheques pré-datados, propriedade de bens imóveis ou até mesmo bens imóveis. Não se deixe enganar por estas propostas, muitas vezes são o meio para obter benefícios ilegítimos por parte das instituições financeira não autorizadas pelo Banco Portugal a atribuir o crédito. 

O intuito do Banco Portugal foi criar então um alerta público para este tipo de situações que o poderão ajudar. 

Objetivo do alerta

Segundo os anúncios a concessão de crédito é bastante fácil, contudo não se deixe enganar, este alerta do Banco Portugal tem o intuito de o preparar para uma observação mais minuciosa dos riscos da contratação destes financiamentos, não estando estes autorizados e sujeitos a qualquer tipo de supervisão. 

Nem sempre o caminho mais fácil é o melhor, estas situações podem pelo contrário podem agravar as suas dívidas. Tal como referido anteriormente a emissão de cheques pré-datados muitas vezes resulta do levantamento dos mesmos, ficando então com dívidas ao banco emissor, essas mesmas dívidas vão desde o montante dos respetivos cheques até a comissões por saldos descobertos. 

Normalmente este género de empréstimos requerem como garantia imóveis ou outros bens sujeitos a registo, sendo avaliados por um valor inferior ao de mercado. Falhando uma prestação a perda de bens dados como garantia aumenta. 

Uma forma de se sentir mais seguro quando recebe alguma proposta deste género é recorrer ao site do Banco Portugal de modo a verificar se a instituição financeira está autorizada a atribuir o crédito. 

Situações mais graves

A informação que tem sido transmitida ao Banco Portugal mais grave é relativamente à obrigação de atribuir como garantia um imóvel ou a tal emissão de cheques pré-datados. Há consequências graves para estes casos. 

Quando um imóvel é dado como garantia a entidade bancária promete liquidez imediata, após a transferência de propriedade para a instituição. Poderá continuar a desfrutar do seu imóvel, mas muitas vezes como arrendatário, contudo, poderá recomprar a casa, basta cumprir as condições do empréstimo. Falhando um pagamento da prestação perde o direito de recomprar a casa e até continuar a residir. 

No caso da troca de cheques pré-datados, a entidade financeira normalmente promete o levantamento dos mesmo apenas na altura prevista, porém isso não acontece. Então o devedor acaba por ficar com dívida para com o banco e posteriormente terá de pagar comissões e juros por o saldo na sua conta ter ficado negativo, isto porque o banco levanta os cheques todos de uma vez só. 

Dificuldades em pagar dívidas antigas, saiba o que fazer

Caso o seu problema seja as dívidas antigas há soluções, o crédito "fácil" não é uma delas, procure instituições especializadas em ajudar/apoiar pessoas endividadas.

Tem à sua disposição o recurso à rede de apoio ao consumidor endividado (RACE), esta abrange entidades que lhe auxiliam e informam os clientes bancários com dificuldades de pagamento das suas dívidas ou que já tenham prestações em atraso, sendo um serviço gratuito. 
Tópicos
Dicas Imóveis Bancos Crédito Hipotecário Mercado Imobiliário Destaque Notícia Homepage Compra de Imóveis Empréstimo à Habitação Crédito Habitação
Notícias mais lidas
Diferença entre domicílio fiscal e morada fiscal
Cancelar a hipoteca: tudo o que precisa de saber
Diferenças entre um fiador e um avalista: entenda-as
É agente imobiliário? Evite estes 5 erros
Queres receber as últimas Super Notícias?
pixel pixel