Mudar de casa é sempre um momento entusiasmante, e que geralmente significa que está a dar o primeiro passo na próxima fase da sua vida, para em breve poder desfrutar do aconchego de um novo lar. No entanto, pode também ser um processo que gera alguma ansiedade, devido à grande quantidade de assuntos que precisam de ser tratados e às despesas extra que terá de acarretar.
É inevitável ter de despender algum do seu tempo para lidar com burocracias e com a gestão da sua mudança, contudo, no que toca às despesas, temos algumas dicas que pode seguir que lhe vão permitir poupar dinheiro e reduzir alguma ansiedade.
1. Planeie os seus gastos com antecedência
O processo de mudança de casa inicia-se ainda antes de começar a empacotar as suas coisas. O primeiro passo a dar evolve criar uma lista de tudo o que necessita de adquirir e de quanto pretende gastar, na qual deve englobar tudo o que diz respeito à mudança, como o material de empacotamento, o transporte da mobília, o combustível e a mão de obra que pode ser necessária.
Crie um orçamento detalhado, pois assim será mais fácil manter-se firme quanto ao valor que estipulou para gastar, bem como compreender onde pode cortar custos. Se lhe for mais conveniente, pode criar um calendário onde organiza todas as ações que vai ter, assim como o valor que vai gastar para cada uma.
2. Organize as tarefas
É essencial organizar todas as tarefas que vai ter de realizar até ao dia da mudança. A forma mais fácil de o fazer é através de listas, onde pode designar, divisão a divisão, tudo o que vai levar para a nova casa, o que pretende doar, o que vai para o lixo e o que pode vender.
Ao fazer uma lista de tarefas, vai também conseguir perceber os materiais que tem por casa que podem ser úteis para reutilizar durante a mudança, como revistas e jornais para embrulhar os objetos mais frágeis, malas de viagem e caixas.
Caso não tenha materiais disponíveis em sua casa, para não necessitar de comprar materiais que não vai voltar a utilizar, aconselhamos a que fale com os seus familiares e amigos para perguntar se lhe podem ceder caixas ou cestos que não utilizem, ou até mesmo abordar supermercados e outras superfícies comerciais que costumem receber várias caixas e, habitualmente, não se importam de ceder alguns destes materiais.
3. Corte nos serviços
Durante a mudança são vários os serviços que podem ser contratados para agilizar o processo, no entanto, pode cortar alguns destes gastos, como:
• Empresa de mudanças: opte por fazer a mudança sozinho ou com a ajuda de amigos e familiares, para além de poupar dinheiro, irá criar um momento de convívio entre todos;
• Serviço de limpeza: pode não ser necessário, mas principalmente se estiver a mudar para uma casa que sofreu obras recentemente, vai ter que realizar uma limpeza ao imóvel. Contratar um serviço de limpeza pode ser mais fácil, no entanto, esta é uma tarefa que pode ir realizando por divisões e que rapidamente estará concluída.
Tenha em consideração no seu orçamento que, antes de comprar um imóvel, pode ser necessário contratar uma agência imobiliária para agilizar o processo de compra. Apesar de esta não ser uma opção obrigatória, é sempre aconselhável que recorra a um profissional para o guiar durante todo o processo.
No entanto, se não estiver imediatamente preparado para realizar esse investimento,
pode fazer uma pesquisa inicial em portais imobiliários, como o SUPERCASA e o CASASAPO, que lhe vão permitir ter uma ideia melhor do tipo de imóveis disponíveis, assim como levá-lo aos agentes imobiliários responsáveis por cada imóvel.
4. Venda o que não necessita
Quando empacotar os seus pertences, certamente vai notar que existem coisas que já não utiliza. Ao invés de mandar tudo fora, considere aproveitar o que está em bom estado para vender.
Caso repare que também necessita de adquirir algo novo, como por exemplo mobília, pode também comprar em segunda mão. Assim, vai encontrar opções mais acessíveis e que, mesmo que necessitem de alguma reparação, lhe vão permitir ter mais espaço no seu orçamento.
5. Atualize os contactos
Mudar de casa também implica algumas burocracias, como a atualização da morada junto da Autoridade Tributária, Segurança Social, carta de condução e local de trabalho, entre outros. Uma forma de evitar gastos desnecessário é cancelar os serviços que não vai utilizar nos últimos tempos que estará na sua antiga casa, como a televisão, a internet e o telefone.